Escolher o tipo de colmeia pode parecer uma tarefa assustadora se você se concentrar na variedade de opções usadas na apicultura moderna. Mas este não é necessariamente o caso. Comece pequeno, leia sobre as várias modificações nesta revisão e isso ajudará você a fazer uma escolha.
Requisitos gerais para abelhas
Qualquer que seja o modelo escolhido, os requisitos gerais serão os mesmos para qualquer um deles. Mas esses requisitos podem ser fornecidos de diferentes maneiras.
Requisitos gerais para qualquer tipo de construção:
- o desenho universal deve poder se expandir com o aumento do tamanho da família das abelhas;
- a colméia deve ter ventilação de alta qualidade, que forneça ar fresco e secura por dentro;
- é desejável que retenha bem o calor devido ao isolamento ou materiais dos quais é feito;
- a colméia deve ser leve o suficiente para ser conveniente para se mover;
- vida útil - pelo menos 15 anos;
- a estrutura não deve ficar encostada nas paredes; a distância ideal entre eles e a parede é de pelo menos 7-8 mm; espessura do quadro - 25 mm;
- para produção, o uso de tábuas de madeira macia: cedro, abeto, abeto, pinheiro, choupo, salgueiro, tília;
- a madeira deve estar livre de nós;
- umidade de madeira permitida - não mais de 15%;
- os cantos são unidos com cola e unhas à prova d'água;
- a parte externa da colméia deve ser preparada com óleo de linhaça e revestida com tinta a óleo.
Você sabe Nas profundezas das florestas do Himalaia, a maior abelha do mundo produz mel alucinógeno a partir de rododendros em flor. Esse mel é tão valioso que os habitantes da China e do Nepal arriscam suas vidas para colher e vender para turistas ricos e curiosos.
Os desenhos mais famosos
Você tem muitas opções de colméia para escolher, incluindo algumas amostras muito exóticas e interessantes. Mas apenas cerca de 5 tipos principais de colmeias são usados ativamente. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Como na maioria dos casos, os apicultores aconselham exatamente o tipo de colméia que usam como a única correta. Portanto, não será supérfluo se familiarizar com cada um deles.
Colmeia Dadanov
A colméia original de Dadan é uma estrutura vertical de casco simples com 10 quadros medindo 26,7 × 45,7 cm (10½ × 18 polegadas). É copiado do modelo Quinby para 11 quadros e é sua contrapartida prática. Portanto, o próprio Dadan chamou o modelo de Quinby Dadan. Em 1920, um Dadan modificado de 12 quadros foi lançado. Portanto, agora você pode encontrar várias opções para o dispositivo da colméia, que inclui 10 a 12 quadros.
A singularidade da tecnologia para o desenvolvimento de uma colméia está no fato de que em uma seção horizontal é um quadrado. E sotoramki pode ser colocado na horizontal e na vertical. Para fazer isso, as dobras são colocadas nas quatro paredes.Ule Dadan não é isolado, portanto, na primavera, ele precisa ser isolado, especialmente nas regiões norte, para garantir o rápido desenvolvimento da família das abelhas. Para isso, um tapete especial é colocado no teto das estruturas de nidificação e as paredes laterais são isoladas.
Como parte da colméia:
- fundo;
- casco com letok;
- extensão de loja para quadros;
- o teto está coberto;
- placa de chegada;
- quadros de aninhamento;
- armações de lojas;
- placa de encaixe.
Você sabe Ao contrário da maioria dos produtos, o mel não se deteriora com o tempo. O espécime de mel mais antigo conhecido encontrado na tumba egípcia antiga e datado de cerca de 3.000 anos atrás é considerado completamente comestível.
Alpino
Roger Delon é um apicultor comercial da região de Vosges (França). Ele tomou a colmeia de Varre como base de seu design. Seu princípio de manter o calor no ninho, adicionando novas caixas quando o clima muda, é a base do novo design.
No contexto da colméia também é um quadrado. O fundador do projeto, o abade Emil Varre, considerou especialmente importante manter o princípio do espaço exterior na colméia. É compreensível para as abelhas em um ambiente natural. O interior deve estar próximo da estrutura que as abelhas selvagens criam dentro da árvore.
O tamanho da estrutura é reduzido para aproximá-lo do oco. Novas caixas são adicionadas abaixo das existentes e as existentes são movidas para cima na pilha. Isso é conveniente para quem tem problemas com o levantamento de muito peso.
Para apoiar os quadros verticais, o Varre usou guarnições simples cobrindo a parte superior de cada caixa. Portanto, as abelhas conduzem sua construção em condições naturais - de cima para baixo. No topo da estrutura há uma cobertura para a colocação de tapetes. Eles absorvem a condensação que as abelhas podem gerar. E é muito importante no inverno, para não causar o acúmulo de umidade a partir de temperaturas extremas.
Características da colméia:
- tamanho da caixa interna 30 × 30 × 21,5 cm;
- a altura máxima da colméia no verão é de 1,5 m;
- paredes com espessura de pelo menos 3 cm com pintura externa e aplicação obrigatória de óleo desidratante ou outro primer antes da pintura;
- chão inclinado para a frente;
- Tábua de pouso de 45 graus com uma entrada de 30 cm de largura; as abelhas da colméia decolam deste tabuleiro ou retornam a ele com néctar.
Paredes grossas, um piso inclinado com uma entrada de tamanho normal que pode lidar com qualquer condensação, tornam a colmeia alpina Delon mais adequada para climas frios. O uso de molduras que não impedem a vedação apertada do soquete na parte superior ou contornam alguns locais nas laterais da caixa também é um bom recurso de design.
Não há grades de ventilação ou divisão neste projeto. O esquema de movimento das massas de ar é o mais simples possível: o fluxo de ar é aquecido e saturado com dióxido de carbono ao se mover do entalhe, atingindo o ponto superior da estrutura, girando e retornando à saída.
- Os apicultores observaram as seguintes vantagens de design:
- as famílias nele se desenvolvem mais rapidamente;
- a coleta de néctar e pólen é 2-3 vezes maior que em outros sistemas;
- devido à sua simplicidade, o sistema é compreensível para o apicultor e fácil de manter;
- a colméia contém muito menos madeira e é um pouco mais leve que a colmeia Dadan;
- é fácil de transportar, mesmo com mel pesa até 16 kg;
- o tamanho reduzido das molduras permite resolver o problema da coleta de mel em condições de suborno fraco;
- o tapete de polipropileno é usado para o aquecimento do inverno e isso é suficiente para manter a temperatura.
Você sabe As abelhas vivem não apenas em grupos. Uma abelha de madeira ou de carpinteiro é um inseto solitário e não cria mel. Das milhares de espécies de abelhas, apenas 7 são melíferas.
Ruta
A colméia de Ruth ou Langstroth é a construção mais famosa. Este é o avô de todas as colmeias, que foi inventado pelo Rev. L. L. Langstrot em 1852. Obviamente, o design da colméia mudou um pouco nos últimos anos. Tornou-se modular, expansível e conveniente para o apicultor. A principal modificação é um quadro pendurado verticalmente. O design também reflete um espaço conveniente para uma abelha em um ambiente natural.
A inovação de Langstroth foi uma colméia de abertura com favos de mel móveis. Mas a contribuição de Ruth é que ele fez o design com vários cascos. A casa tornou-se não apenas revolucionária, mas também mais conveniente para uso em grandes apiários.
- Vantagens ou características da colméia de Rute:
- proximidade máxima ao habitat natural da abelha - oca;
- limpeza conveniente da casa - basta substituir o fundo por um limpo;
- bom desenvolvimento familiar;
- bombeamento conveniente de mel;
- design de altura ajustável, dependendo da estação e do desenvolvimento da família das abelhas;
- Estão disponíveis 3 caixas de profundidade: profunda, média e rasa e 2 opções de largura para 10 ou 8 quadros.
Importante! Construção de colméia Langstrota-Ruta é padrão e muitos acessórios e componentes são produzidos para ele. Você pode montar facilmente um sistema para suas colônias de abelhas.
O tamanho da estrutura é de 40 × 46,2 × 24 cm, as molduras para fotos são 43 × 23 cm e os slots Letkovye podem ser ajustados de 9 a 23 mm. A configuração Langstroth preferida ainda é um design de 8 quadros e peso reduzido, no qual todas as peças são intercambiáveis. Caixas rasas são geralmente usadas para aninhar alimentadores ou outros acessórios, em vez de expandir a colméia. Esta é uma ótima opção para quem quer ter um pequeno apiário com várias colmeias.
Cassete
Os apicultores domésticos também não param, principalmente porque a prática da apicultura em nosso país tem uma longa tradição. A colméia do tipo cassete foi inventada pelos irmãos Sorotkin. O sistema foi projetado para facilitar o transporte de colméias ao alterar o local da coleta de mel após o declínio da planta principal. O design é um pavilhão modular sobre rodas. Pode ser de qualquer tamanho e pode ser transportado por qualquer carro. Estima-se que cerca de 24 famílias de abelhas se encaixem no trailer de um carro de passeio.
As colméias são combinadas em 4 seções em 2 fileiras, entre elas há espaço para trabalhar com abelhas. Seções consistem em gavetas. Cada um deles tem sua própria porta. Para empurrar a gaveta, existem guias das barras. A parede frontal possui um entalhe e, na parte inferior do gabinete, há um espaço com letras.
A forma do design também se assemelha a um armário, que consiste em gavetas individuais. As dimensões da seção da fita cassete podem ser quaisquer, dependendo do tamanho do trailer. Eles dependem de quantas famílias você precisa acomodar. O número de quadros também pode ser qualquer.
Requisitos básicos de projeto:
- Entre cassetes ou gavetas adjacentes, deve haver cerca de 10 mm de folga. Se a lacuna for maior, as abelhas começarão a formar favos de mel aqui e, se for menor, elas a selarão com própolis.
- O espaço de cada colônia de abelhas deve ser separado.
- A espessura das paredes da estrutura não é inferior a 7 mm.
Importante! Não é recomendado fazer colmeias com pranchas resinosas. A resina pode dar um sabor específico ao seu mel.
- É verdade que esse design tem desvantagens significativas:
- o isolamento insuficiente das famílias leva à rápida disseminação de infecções e à morte de abelhas;
- aglomeração do útero também é um problema;
- um trailer com colméias é um projeto bastante volumoso e os apiários são afastados de boas estradas, portanto, pode haver um problema com o transporte do local de instalação.
Dos aspectos positivos, os apicultores observam a conveniência de usar um sistema de cassetes para a colocação estacionária de colméias nas regiões sul. Sua manutenção é minimizada e não requer esforço físico. Além disso, eles não precisam ser isolados ou protegidos de roedores. Na construção de tais tamanhos, os roedores têm medo instintivo de partir.
Espreguiçadeira ucraniana
Uma construção um tanto fora do padrão, mas suficientemente usada é a “espreguiçadeira ucraniana”. Em forma, assemelha-se a um baú e não possui partes dobráveis. A colmeia foi projetada para 22 quadros altos medindo 30 × 43,5 cm.
Recursos de design:
- o verão está localizado ao lado da colméia;
- adequado para manter 2 colônias de abelhas (você pode inserir uma partição para dividir o espaço);
- tamanho da colmeia 83 × 44 × 60 cm;
- o comprimento das ranhuras superior e inferior é de 20 cm e a altura é de 1,2 cm.
A construção é simples o suficiente para cuidar. A espreguiçadeira da colméia é conveniente para os apicultores envolvidos na criação de famílias de abelhas.
- Entre as falhas de design, os apicultores observam:
- volume;
- inconveniência de transporte;
- troca de ar complicada na estação fria durante o inverno;
- localização inconveniente do soquete (vertical).
Importante! Estudos comprovam que a atividade das abelhas depende do plano do ninho. E em seu arranjo horizontal, eles são mais ativos.
Colmeia multicase
A colmeia bezfaltsovy com várias conchas é um nome sinônimo para a colmeia Langstroth. O design consiste em vários casos, extensões de loja para mel, uma tampa, uma cobertura de teto para isolamento para o inverno, um fundo, uma grade de separação e um suporte. O projeto baseia-se na idéia de maximizar a casa das abelhas para seu habitat natural - um buraco.Pode consistir em 5 a 6 edifícios ou 3 edifícios e extensões de lojas. Em cada caso, são colocadas 10 molduras com um tamanho de 43 × 23 cm.
- Vantagens da colméia de vários cascos e sem fardos:
- montagem fácil;
- permutabilidade de elementos;
- uma grande variedade de componentes nas lojas, pois a colméia possui tamanhos padrão.
Este design não é recomendado para iniciantes devido ao fato de ter sido projetado para um apiário grande e uma grande coleção de mel. Além disso, o transporte de tais estruturas com mel pode ser um pouco difícil.
Você sabe A empresa de publicidade de doces M & amp; Ms alegou que "o chocolate é melhor em cores". Mas os apicultores da região nordeste da Alsácia não concordam com isso. Afinal, as abelhas produzem mel azul e verde, coletando resíduos doces de uma fábrica de biogás, a empresa Agrivalor, fabricante de doces.
Características da colméia:
- tamanho interno 45 × 37,5 × 25 cm;
- as dobras localizadas em todas as paredes permitem a instalação de molduras horizontal ou verticalmente;
- nas laterais existem alças para transferência;
- espessura da parede - 35 mm.
Como fazer você mesmo evidência
Se você acha que pode fazer colmeias com suas próprias mãos, é difícil discordar disso. De fato, com a disponibilidade de materiais de qualidade e o conhecimento das dimensões do que você precisa, você poderá fazer casas para as abelhas. Mas se você não tiver certeza, tente fazer um modelo sem papel ou faça um desenho e calcule os possíveis custos de mão-de-obra. Ao mesmo tempo, lembre-se de que deve ser conveniente que as abelhas morem na colméia e colete mel com o mínimo de dificuldades.
Materiais e ferramentas que você precisa
Para o trabalho, você precisará de:
- bancada para cortar madeira;
- ferramenta para aplainar tábuas;
- uma plaina;
- ferramenta de medição e marcação (níveis, fita métrica);
- broca para furos;
- unhas pequenas de 5/8 de polegada;
- madeira;
- cola para madeira;
- óleo de secagem;
- tinta para aplicar um revestimento externo.
Apesar do surgimento de muitos novos materiais de construção, os apicultores usam madeira. Eles são mais naturais para as próprias abelhas. Dos novos materiais, fabricantes estrangeiros recomendam poliestireno expandido. As casas feitas com esse material são extremamente quentes e confortáveis para o inverno. Mas eles precisam ser bem fixos, pois ventos fortes podem derrubar essas estruturas leves.
Importante! Use uma placa de colméia de qualquer espécie de madeira macia. É inapropriado usar madeira compensada ou papelão devido à sua suscetibilidade à precipitação atmosférica e à deformação causada pela umidade.
Dimensões, desenhos e diagramas
Pegue a colméia de Dadan como base. Primeiro você precisa fazer um caso. Esta é uma construção de parede sem fundo. Ele acomodará a estrutura. O tamanho interno é de 45 × 45 × 34 cm, a espessura do cartão é de 3,7 cm e a caixa pode acomodar 10 quadros de revista ou 20. A estrutura do soquete foi projetada para formar favos de mel.
Dimensões da estrutura de aninhamento (comprimento x largura x espessura):
- barra inferior 41,5 × 2,0 × 1,0 cm;
- tiras laterais 22 × 3,7 largura superior × 2,5 largura inferior × 1,0 cm;
- barra superior 47,0 × 2,5 × 2,0 cm;
- os ombros da barra superior - espessura 1,0, profundidade 2,75 cm.
E você também precisará criar:
- placa de dobradiça;
- extensão da loja - é necessário aumentar a família;
- cobertura de teto para fixação do isolamento; tamanho 53,5 × 50,5 × 9 cm, espessura da placa 1,5 cm;
- o teto, montado em tábuas de 47,8 × 8 1 cm;
- um telhado (pode ser de passo único, empena ou plano); altura de amarração 10,5 cm, comprimento da parede lateral 58,5 cm, extremidade - 53,5 cm; espessura da placa 1,5 cm;
- uma placa de inserção para dividir o espaço da colméia; tamanho 45 × 32 cm;
- fundo profundo extensível ou estacionário da estrutura; tamanho 54 × 48 cm;
- quadros seccionais para mel.
Você sabe Para obter uma colher de chá de mel, você precisa de pelo menos oito abelhas.
Instruções passo a passo
A criação de uma colméia consiste em duas operações principais: a preparação de peças e a montagem da estrutura. Você também pode comprar madeira pronta, que resta apenas para finalizar e montar a estrutura.
O material destinado ao trabalho deve estar seco e preparado para o trabalho. Caso contrário, você não poderá manter o tamanho com precisão e, após a secagem, ocorrerão deformações na estrutura finalizada. Escolha madeira sem defeitos e nós. Nós com diâmetro superior a 30 mm são permitidos se não houver mais de 2 peças por peça. Nível de umidade de madeira permitido - 15%.
Instrução de produção:
- Pegue todos os materiais. Lembre-se de que comprar suprimentos baratos não apenas reduzirá a vida útil da colméia, mas também poderá prejudicar as abelhas (e o mel).
- Use madeira crua - geralmente pinho ou cedro.
- Nenhuma das caixas tem um fundo, então você só precisa comprar madeira suficiente para criar paredes laterais.
- Alguns componentes, como molduras e uma cobertura externa, não são fáceis de fabricar e é melhor comprá-los.
- Faça o caso, guarde a extensão, o teto, o fundo.
Vídeo: fazendo o corpo da colméia
Habitação
A caixa é uma estrutura retangular para a colocação de quadros, que consiste em paredes laterais. Nele, você precisa fazer um entalhe, que pode ser superior ou inferior. Na parte inferior, a parede frontal não deve atingir 1,5 cm da interseção com o elemento inferior.O entalhe superior é um orifício redondo com um diâmetro de 25 mm a 7 cm da borda superior.
Você sabe As abelhas controlam a transparência do mel batendo as asas nos pontos de ventilação da colméia em diferentes velocidades para controlar a evaporação da água.
O telhado
O telhado pode ser de passo único, empena ou plano. A inclinação é possível devido ao fato de que a parte frontal do chicote é mais alta que a traseira em altura. Você pode cobrir a colméia com material de cobertura, ferro galvanizado ou outro material.
Abaixo, sob a cobertura, há uma cobertura do telhado, que é um retângulo de placa sem fundo. Contém tapetes de aquecimento, alimentadores e taças. Ao transportar a colméia, uma malha de metal é colocada na parte inferior do capô, o que ajuda na troca de ar.O teto em si é montado em tábuas separadas. Eles são coletados usando tiras. O teto será colocado sobre as barras superiores do favo de mel.
Inferior
Pegue sua madeira preferida e crie uma base retangular medindo 54 × 48 cm e montá-la a partir de várias tábuas. Certifique-se de que a prancha tenha entre 2,5 e 3 cm de espessura e, em seguida, pegue 3 tábuas e pregue-as de 3 lados. No quarto lado, faça uma protrusão para poder prender a placa de chegada. Se o fundo não for extensível, é pregado ao corpo. Mas se ele se mover, será necessário instalar os patins para que você possa movê-lo em relação ao corpo.
Você sabe As abelhas podem selar a colméia por conta própria. Para fazer isso, eles criam própolis. Esta resina é um selante natural que protege sua casa de microrganismos nocivos e possui propriedades anti-varráticas.
Como colocar uma colméia em um apiário?
O local para instalação deve ser preparado no outono ou primavera. Escolha um site perto do local com plantas de mel florescendo. As abelhas podem viajar longas distâncias, mas ainda assim, assim você terá certeza de que terá mel. Pessoas e carros podem interferir nas abelhas. Portanto, as colmeias são colocadas longe de rodovias e lugares lotados.
Cada casa precisa ser colocada em um estande especial. Certifique-se de expandi-lo para que o letok esteja localizado na direção sudoeste. As letras devem ser paralelas uma à outra. Isso elimina o aborrecimento entre as famílias vizinhas.
É desejável que as colmeias estejam parcialmente escondidas à sombra das árvores. Portanto, eles superaquecerão menos e as abelhas não precisarão gastar energia para resfriar suas casas. Se não houver árvores por perto, plante milho ou girassol perto das colméias. Essas plantas altas cobrirão o apiário quando chegar o período mais quente.
Se possível, instale as colmeias no mesmo local em que elas estavam localizadas na temporada anterior. As abelhas lembram bem a estrada e a localização das plantas de mel. Eles não precisarão realizar o reconhecimento do terreno e explorar o território novamente. As colmeias podem ser colocadas em linhas ou em grupos de várias peças.
Em conclusão, podemos acrescentar que, escolhendo tipos padrão de colmeias, você pode contar com o fato de que sempre pode comprar elementos adicionais para elas. Mas, por outro lado, os produtos feitos à mão diferem em soluções estruturais aprimoradas. E esta é a principal vantagem de criar uma casa para abelhas com as próprias mãos. Além disso, essa casa pode ser mais barata do que comprada.