O repolho é um vegetal bastante popular, e a variedade Cyclops é considerada uma de suas melhores variedades. Muitos jardineiros cultivam essa cultura em suas parcelas, a fim de produzir grandes cabeças de repolho, que podem ser amplamente usadas frescas e na culinária. Este artigo lista as principais características da variedade Cyclops, as regras para plantá-la e as recomendações para cuidar dos arbustos, além de maneiras de lidar com possíveis dificuldades.
História da criação de variedades
O repolho Ciclope foi criado por criadores japoneses no início do século XXI. Os cientistas da Sakata Vegetables Europe S.A.S. trabalharam nessa variedade. Eles queriam obter uma nova espécie que fosse distinguida por densas cabeças de repolho, excelente sabor e alta produtividade, e que também pudesse ser cultivada em regiões com diferentes condições climáticas. Na Rússia, o repolho Cyclops F1 é cultivado desde 2011 e é uma variedade popular entre os jardineiros.
Descrição e característica
A variedade Cyclops pertence aos altamente produtivos, mas não precisa de cuidados específicos. As cabeças crescem poderosas e densas, proporcionando alta produtividade e seu excelente sabor permite que você use a colheita não apenas na forma fresca, mas também no processamento.
Você sabe O repolho é cultivado no Egito antigo desde o século XV. BC e
Descrição da cabeça de repolho
Cabeças de repolho dessa variedade têm uma aparência atraente; muitos jardineiros as cultivam não apenas para necessidades pessoais, mas também para venda. Além disso, os vegetais mantêm sua forma bem durante o transporte e são ideais para fermentação.
As principais características da aparência das cabeças do repolho Ciclope:
- As folhas da planta têm uma forma redonda e bordas levemente onduladas. Eles são pintados na cor verde claro e montados em uma saída tridimensional, cujo diâmetro é de cerca de 60 cm.
- A superfície das folhas é levemente côncava e borbulhante, coberta de veias finas. Praticamente não há revestimento de cera nele.
- A cabeça do repolho tem um tamanho compacto e uma forma redonda e achatada. Seu peso é de 3 a 5 kg.
- Uma cabeça é caracterizada por uma estrutura densa. Praticamente não há espaços vazios entre as folhas finas e, no corte, são pintadas de cor amarelada.
- Como o coto é curto, a quantidade de desperdício de cada cabeça é mínima.
Tempo de amadurecimento
O repolho Cyclops pertence a variedades de maturação média, por isso leva algum tempo para amadurecer a colheita. Todo o período de vegetação da planta leva até 140 dias, começando com o aparecimento das primeiras mudas no plantio de sementes para mudas.
Cerca de 90 dias decorrem desde o plantio de couve em campo aberto até a colheita de cabeças maduras de couve. Essa variedade é caracterizada por alta produtividade, que é de 340 a 600 kg / ha.
Qualidades de sabor
O repolho Cyclops pode ser usado em alimentos de qualquer forma - ele mantém seu bom gosto, mesmo após o tratamento térmico.
Cabeças densas podem ser facilmente cortadas em tiras longas e finas com as seguintes características:
- as folhas do vegetal são doces, devido ao alto nível de açúcar nelas (cerca de 8%);
- no gosto do repolho Ciclope, há uma ligeira nitidez;
- as folhas finas são suculentas e crocantes e sua cor não muda durante o processo de fermentação;
- 100 g de repolho contém cerca de 12 mg de vitamina C e até 7% de caroteno.
Prós e contras da variedade
Comparado a outras variedades, o repolho Cyclops tem várias vantagens benéficas, graças às quais muitos jardineiros ficam felizes em encontrar um lugar para ele em suas áreas.
- Uma lista das principais vantagens dessa cultura é apresentada abaixo:
- alta produtividade;
- excelente título;
- boa transportabilidade;
- despretensão em partir;
- sabor rico e composição saudável de vitaminas;
- a possibilidade de crescer em várias condições climáticas;
- universalidade do uso de vegetais;
- boa resistência ao fusarium.
- As pequenas desvantagens dos jardineiros de repolho Cyclops incluem essas qualidades:
- maturação prolongada das cabeças;
- manutenção insuficiente da colheita;
- dependência do tamanho do repolho na quantidade de nutrientes no solo.
Você sabe A palavra "repolho" vem da palavra grega antiga "caputum" e é traduzida como "cabeça".
Características das variedades em crescimento
O ciclope precisa de muito tempo para obter uma colheita de repolho, então essa variedade é cultivada exclusivamente em mudas. Ao plantar sementes diretamente em campo aberto, as cabeças podem não ter tempo para amadurecer antes do início do tempo frio. O plantio prévio de mudas permite que o jardineiro transplante plantas jovens no local mais cedo com o início do calor constante.Além disso, o artigo discute os recursos do plantio de sementes e as regras básicas para o cultivo de mudas, bem como instruções passo a passo para o transplante de brotos de repolho em campo aberto.
Preparando o material de plantio
Para que as mudas de repolho do Ciclope sejam suficientemente fortes no momento do plantio em um local permanente, é recomendável plantar sementes na primeira quinzena de abril. O material de plantio adquirido em uma loja especializada, via de regra, passa por todo o processamento necessário e não precisa de preparação adicional antes da semeadura.
Importante! Mantenha as sementes de repolho em uma solução de permanganato de potássio para fins de desinfecção não deve exceder 30 minutos.
Mas, para melhorar a germinação das sementes, você pode executar independentemente vários procedimentos adicionais:
- mergulhe o material de plantio em um copo de água morna (cerca de + 40 ° C) - as sementes defeituosas flutuam para a superfície e as de alta qualidade afundam no fundo;
- dissolver 3 g de permanganato de potássio em 250 ml de água (temperatura +40 ... + 45 ° C) e mergulhar o material de plantio na mistura resultante para desinfecção e depois enxaguar com água corrente;
- para reduzir o tempo de germinação das sementes, você pode mergulhá-las antes de plantar em uma solução de estimulador de crescimento - nesse caso, você deve seguir as instruções na embalagem do produto.
Cultivo de mudas
Recomenda-se que as sementes de couve Ciclope sejam plantadas em um recipiente comum, preenchido com solo solto e fértil. Para preparar uma mistura de solo adequada, são utilizados os seguintes componentes:
- relva - 50%;
- húmus - 45%;
- areia - 5%.
- Na superfície do solo, desenhe pequenos sulcos com uma profundidade de cerca de 1 cm, colocando-os a uma distância de 5 cm um do outro.
- Coloque as sementes preparadas no fundo de cada sulco com um intervalo de 3-5 cm e polvilhe-as com uma pequena camada de solo solto, batendo levemente a superfície com as mãos.
- Se necessário, polvilhe o solo no recipiente com água morna. Cubra o recipiente com um filme e, em seguida, coloque-o em um local bem iluminado com uma temperatura do ar de +23 ... + 26 ° С.
- Após 4-5 dias, brotos verdes aparecem nas sementes plantadas. Nesta fase, você precisa remover o filme do recipiente e diminuir a temperatura diária na sala com mudas para + 16 ° C. À noite, recomenda-se manter os brotos a + 10 ° C para que eles não comecem a esticar rapidamente em altura.
- À medida que o solo seca, as plantas são regadas com uma pequena quantidade de água.
- Em 1 a 1,5 semanas após a germinação das sementes, os brotos jovens mergulham em recipientes separados com cerca de 6 a 8 cm de altura.Recomenda-se que as mudas sejam aprofundadas no solo até o nível das folhas do cotilédone.
- Coloque as mudas em um peitoril da janela bem iluminado e cresça a uma temperatura do ar de + 18 ° C por 2-3 dias. Depois disso, reduza a temperatura diária na sala para + 14 ° C e a noite - para + 12 ° C.
- Forneça brotos com água morna moderada e luz solar adequada. Em tempo nublado, você pode usar iluminação artificial.
- As mudas devem ser mantidas afastadas de correntes de ar, mas realizadas regularmente em uma sala de ventilação. Periodicamente, afrouxe a superfície do solo em recipientes para melhorar sua respirabilidade.
- 10 dias antes do plantio em local permanente, comece o endurecimento dos brotos. Para fazer isso, é necessário levá-los ao ar fresco por 40 a 50 minutos, colocando os recipientes em sombra parcial. A cada dia seguinte, o tempo gasto pelas plantas nas ruas aumenta gradualmente.
Importante! Se as mudas do repolho Cyclops parecerem fracas, você pode alimentá-lo com uma solução líquida de fertilizantes complexos ou infusão de fezes de pássaros (1 parte da substância em 3 partes de água).
Preparação do terreno e do terreno
Para coletar o rendimento máximo, o repolho Cyclops precisa ser cultivado em um local selecionado corretamente, bem como na preparação preliminar do solo.
Recomenda-se que essa cultura seja plantada em locais que atendam aos seguintes requisitos:
- boa exposição solar - seus raios estimularão o crescimento das cabeças de repolho e proporcionarão um bom aquecimento do solo;
- proteção contra correntes de aras plantas ovais são sensíveis a temperaturas extremas e podem ter infecções por fungos;
- solo fértil e solto com acidez neutra - passa bem a água e o ar e também fornece repolho com os nutrientes necessários para o crescimento;
- a ausência de água subterrânea perto da superfície da terra - causam uma saturação excessiva do solo com a umidade, o que pode causar podridão e doenças nas raízes;
- bons antecessores - é recomendado o cultivo de repolho, onde antes cresciam cenouras, batatas, pepinos, cebolas, alho, cereais e legumes. Maus predecessores são considerados tomates, rabanetes, rabanetes e beterrabas.
Para preparar o solo no local para o plantio de mudas de couve, é necessário executar as seguintes ações:
- após a colheita, remova todos os detritos da planta do solo;
- para solos ácidos e alcalinos durante a escavação de terra no outono, para cada 1 m², são aplicados cerca de 80 g de cal;
- cave a terra novamente na primavera, adicionando 1 balde de húmus, 2 xícaras de cinza de madeira, 1 colher de chá a 1 m² de área. uréia e 2 colheres de sopa. superfosfato;
- imediatamente antes de plantar mudas, afrouxe e nivele a superfície da terra.
Transplante de mudas para o solo
Recomenda-se que as mudas de ciclope sejam transplantadas para o campo aberto na primeira quinzena de maio. A essa altura, a rua deve ter pelo menos +18 ... + 20 ° C. Brotos jovens podem sobreviver a um resfriamento de curto prazo, mas o congelamento prolongado levará à morte das plantas.
Importante! Para que as mudas do Ciclope transfiram melhor o transplante para o campo aberto, recomenda-se limitar a rega cerca de uma semana antes deste procedimento.
As plantas são transplantadas em tempo nublado ou à noite, seguindo esta sequência de ações:
- Prepare pequenos orifícios na superfície do solo. A distância entre as filas de furos deve ser de 60 cm, e o intervalo entre as plantas adjacentes em cada linha deve ser de cerca de 50 cm.
- Despeje 1 litro de água em cada poço e aguarde até que o líquido seja completamente absorvido pelo solo.
- Remova o broto de repolho de um recipiente individual, juntamente com um pedaço de terra e coloque-o em um buraco para que a superfície da terra fique no nível da base da primeira folha inferior.
- Polvilhe as raízes da planta com terra e aperte um pouco a superfície com as mãos.
- Despeje as mudas com água, gastando 0,5 l de líquido para cada uma delas.
- Nos primeiros dias, recomenda-se proteger as mudas de repolho da luz solar direta.
Cuidados com as plantas
A variedade Cyclops precisa de alguns cuidados. Para um bom crescimento, as mudas precisam de rega adequada, cobertura oportuna e cuidados com o solo. Nesse caso, você precisa conhecer as normas de consumo de água para cada planta em diferentes estágios de crescimento, seguir o cronograma de aplicação do fertilizante e monitorar o estado da camada superior do solo nos canteiros. Os princípios básicos do cuidado com as culturas são discutidos mais adiante neste artigo.
Rega e alimentação
O repolho é uma cultura higrófila, mas ao regar os canteiros, é necessário observar uma medida para não provocar rachaduras nas cabeças de repolho e impedir a ocorrência de doenças fúngicas. Se os vegetais receberem pouca água, seu crescimento diminuirá e a produtividade diminuirá visivelmente.
Você sabe Na Rússia, o repolho começou a ser cultivado apenas no século IX.
Regras básicas para regar o ciclope do repolho:
- você precisa irrigar os canteiros com plantas a cada 5-7 dias, mas em clima seco e quente, pode regar com mais frequência, se necessário;
- pelo menos 3 litros de líquido são consumidos por cabeça;
- recomenda-se que as camas com vegetais sejam irrigadas de manhã e à noite, para que toda a água seja absorvida pelo solo e não evaporada ao sol;
- Para a irrigação, você pode usar apenas água morna com uma temperatura de +18 ... + 20 ° С - a água fria pode prejudicar o sistema radicular;
- Recomenda-se o uso do método de irrigação por gotejamento de canteiros com repolho - ajuda a umedecer mais uniformemente o solo.
Para fazer isso, durante toda a estação de crescimento, as plantas são alimentadas 3 vezes com fertilizantes, seguindo estas regras:
- 2 semanas após o transplante de mudas para o campo aberto, o repolho é derramado com uma solução líquida de fertilizantes orgânicos - para a sua preparação, 0,5 l de fezes de frango são dissolvidos em 10 l de água e 500 ml do fertilizante obtido são derramados sob a raiz de cada planta;
- a segunda alimentação é realizada aproximadamente 2 semanas após a primeira - o repolho é regado com uma solução líquida de superfosfato (20 mg da substância por balde de água), gastando cerca de 1 litro de fertilizante em cada planta;
- a última vez que os nutrientes são introduzidos no início da frutificação da cultura - é preparada uma solução de 40 mg de nitrato de potássio e 10 litros de água e, em seguida, cada arbusto é regado com 2 litros da mistura resultante.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Ao cultivar repolho dessa variedade, é importante remover as ervas daninhas dos canteiros e cuidar do solo ao redor dos arbustos. A vegetação silvestre nos corredores não serve apenas como um ambiente favorável para a propagação de infecções e pragas por fungos, mas também retira nutrientes e umidade das plantas, além de ocultá-los da luz solar.
As regras básicas para remover ervas daninhas e afrouxar o solo nos canteiros de repolho estão listadas abaixo:
- recomenda-se que esses procedimentos sejam realizados após cada chuva ou rega - ao mesmo tempo em que a terra fica mais macia e fácil de processar;
- todas as ervas daninhas que crescem perto do repolho devem ser arrancadas com raízes e removidas do local;
- para melhorar a permeabilidade ao ar do solo e impedir a estagnação da água ao redor da haste do mato, é necessário afrouxar o solo nos leitos e quebrar a densa crosta formada em sua superfície;
- afrouxamento do solo é realizado não mais do que 6 cm de profundidade - isso ajudará a evitar danos às raízes do arbusto localizadas abaixo.
Arbustos de abate
A fim de estimular o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, além de contribuir para o aumento do tamanho das cabeças de couve, recomenda-se cultivar canteiros com couve. Esse procedimento é realizado pela primeira vez já três semanas após o transplante das mudas para um local permanente e, em seguida, repita-o novamente após 1,5 a 2 semanas. Ao mesmo tempo, um pequeno monte de terra é formado ao redor do caule de cada planta.
Você sabe O suco de couve roxa é amplamente utilizado na culinária - colore molhos e cremes em azul.
Controle de Pragas e Doenças
Ao cultivar repolho do Ciclope, alguns jardineiros podem ter dificuldades na derrota desta colheita por doenças e pragas. Normalmente, esses problemas surgem como resultado da não conformidade com as recomendações para cuidar de plantas ou ao plantar arbustos no lugar errado. De qualquer forma, você precisa conhecer os sintomas de possíveis doenças e pragas do repolho para detectá-los em um estágio inicial e tomar as medidas necessárias.
As principais doenças e pragas da variedade Cyclops incluem:
- Bacteriose (podridão preta). Sinais de infecção são pequenas manchas escuras na superfície das folhas, que com o tempo aumentam de tamanho e adquirem uma cor marrom. Eles levam ao amarelecimento e murcha das folhas, como resultado do qual o repolho morre. Esta doença não é passível de tratamento; portanto, com uma derrota severa, é necessário remover imediatamente o arbusto do jardim.
- Kila. Esta doença tem uma natureza fúngica e afeta principalmente plantas jovens. Ao mesmo tempo, crescimentos de várias formas aparecem nas raízes do mato, o que não permite que a cultura absorva a umidade e os nutrientes do solo. Como resultado, o repolho para de crescer, suas folhas parecem fracas e letárgicas e, com um esforço mínimo, as plantas podem ser completamente arrancadas do solo. Para eliminar a doença, você precisa remover imediatamente as amostras afetadas dos leitos e polvilhar generosamente o solo neste local com limão.
- Pulgas crucíferas. A praga é muito pequena e salta facilmente de uma planta para outra. Os insetos adultos roem pequenos buracos nas folhas do repolho e as larvas danificam as raízes. Você pode se livrar das pulgas com uma solução de manganês e sal coloidal (2 mg por 10 litros de líquido) - esse agente é pulverizado com plantas a cada 10 dias até que a praga seja completamente destruída. Em casos graves, são utilizadas preparações químicas contra insetos.
- Besouros e borboletas (pulgões, insetos crucíferos, mariposa de repolho). Essas pragas danificam as folhas da planta, porque se alimentam da polpa e sugam o suco da planta. Ao mesmo tempo, no repolho, você pode notar insetos adultos e suas larvas. No estágio inicial da derrota, você pode se livrar de besouros e lagartas com uma mistura seca de pó de tabaco e cinzas de madeira - ele precisa polvilhar as folhas dos arbustos. Se houver muitos insetos, então são usados inseticidas.
Para evitar o aparecimento desses problemas, basta observar as medidas preventivas:
- remover ervas daninhas em tempo hábil;
- aderir ao horário de rega;
- desinfetar sementes antes do plantio;
- observar rotação de culturas;
- aderir ao esquema de plantio recomendado para plantas no local.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Colheita de repolho O ciclope geralmente amadurece até o final do verão. Ao mesmo tempo, as cabeças de couve se tornam densas e deixam de crescer em tamanho, o que indica a necessidade de limpeza.
As regras para a coleta e armazenamento de cabeças de couve desta variedade estão listadas abaixo:
- Recomenda-se colher a colheita em clima seco a uma temperatura do ar de cerca de + 7 ° C - isso prolongará a vida útil dos vegetais.
- Cabeças de repolho são cortadas com uma faca afiada para que um toco de 3-4 cm de comprimento permaneça na superfície do solo.
- As cabeças montadas são classificadas por tamanho e depositam amostras danificadas - elas devem ser usadas primeiro.
- Cabeças densas de couve com pelo menos duas folhas verdes de cobertura são adequadas para armazenamento.
- Os vegetais colhidos são armazenados em paletes de madeira na adega, colocando as cabeças em 2 a 3 fileiras - em cada fileira as cabeças de repolho são dispostas em um padrão quadriculado, colocando-as com pontos para cima.
- Na sala de armazenamento de culturas, mantenha uma temperatura de 0 ... + 2 ° C e umidade de pelo menos 90%.
- Sujeito a todas as condições acima, o prazo de validade dos frutos da variedade Cyclops é de aproximadamente 2 meses.
Deles são preparados:
- saladas frescas;
- sopa de beterraba, sopas e sopa de repolho;
- ensopados de legumes;
- tarugos em conserva;
- repolho recheado.