A inflamação pancreática ou pancreatite é uma doença grave que requer uma adesão estrita à dieta e uma rejeição completa de bebidas alcoólicas. No entanto, muitas vezes você quer se deliciar com frutas deliciosas, aromáticas e saudáveis, como a melancia. É permitido comer melancia com esta doença e quais são as normas de seu uso, vamos descobrir.
A composição química e o teor calórico da melancia
Melancia é uma fruta de abóbora de uma planta anual da família Pumpkin. É considerada a maior baga, cuja forma pode variar de uma bola regular, uma oval a um cubo. De acordo com a classificação culinária, a melancia é considerada uma fruta.
Pelo número de componentes úteis entre os frutos, o fruto descrito ocupa uma posição de liderança. Sua composição química é representada por vitaminas e minerais.
Vitaminas:
- Grupo B (B1, B2, B6, B9): participe ativamente do metabolismo energético, melhore e normalize o funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso, alivie a insônia e ajude a reduzir o estresse;
- vitamina e: possui propriedades antioxidantes pronunciadas, evita o rápido envelhecimento do corpo, participa da regeneração das células, tem um efeito benéfico sobre a condição da pele, cabelos e unhas;
- vitamina H: normaliza a coagulação do sangue, participa do trabalho dos rins, fígado, sistema urogenital, permite neutralizar os efeitos de venenos e produtos químicos;
- vitamina PP: regula o colesterol no sangue, mantém o nível necessário de glicose, combate os radicais livres;
- ácido ascórbico: fortalece o sistema imunológico, ajuda a produzir colágeno, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e capilares, aumenta as funções protetoras do corpo.
Minerais:
- potássio: regula o equilíbrio ácido-base, ativa o trabalho de muitas enzimas, melhora o funcionamento do trato digestivo;
- cálcio: fortalece o tecido musculoesquelético, é responsável pela coagulação sanguínea, normaliza hormônios, é necessário para a transmissão de impulsos nervosos;
- magnésio: ativa a síntese de colágeno, interage com muitas enzimas, fornece os processos metabólicos mais importantes, normaliza o sistema nervoso;
- ferro: transporta oxigênio para as células sanguíneas, evita o risco de anemia, tem um efeito positivo no metabolismo, participa de processos de formação de sangue;
- fósforo: é necessário para a formação óssea, participa do metabolismo energético celular, participa de muitos processos fisiológicos, regula o equilíbrio ácido-base do corpo;
- sódio: necessário para o funcionamento dos rins, o fígado, responsável pelo transporte de aminoácidos e glicose para as células sanguíneas, armazena minerais no sangue, protege células e tecidos da desidratação.
Além disso, a baga contém água, fibra, fibra alimentar, mono- e dissacarídeos, ácidos orgânicos e amido. Possui baixo teor calórico, onde 100 g de polpa representam apenas 25 a 27 kcal.
Fruta BZHU:
- proteínas - 0,6 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 5,8 g.
Você sabe Surpreendentemente, a África é considerada o berço das melancias. Os frutos são parentes de abóbora, abobrinha e até pepino.
É possível comer uma melancia com pancreatite
A rica composição química da baga determina suas altas qualidades curativas e benefícios inestimáveis para o corpo humano. A melancia na medicina tradicional é prescrita para uso em muitas doenças, em particular na pancreatite. Mas você precisa comer frutas, observando várias regras importantes.
Os benefícios do consumo
A inflamação do pâncreas é uma doença bastante séria, que geralmente assume uma forma crônica. Só é permitido desfrutar de uma baga suculenta e perfumada quando a doença está em remissão.
- O uso do feto nesse período possui várias qualidades positivas, pois:
- baixa caloria, pode ser usado em alimentos dietéticos;
- contém substâncias antioxidantes que aliviam a inflamação, combatem os radicais livres, limpam o corpo;
- possui propriedades diuréticas, o que ajuda a melhorar o funcionamento do trato urinário e do sistema geniturinário;
- é uma das principais fontes de ácido fólico, que melhora o processamento de proteínas, participa do processo de divisão celular;
- serve como fornecedor de magnésio, necessário para melhorar o funcionamento do sistema neuromuscular, regular o ritmo cardíaco e impedir a formação de pedras nos rins e nos dutos urinários;
- sacia a sede com febre.
Na fase de remissão, a dose máxima admissível de consumo do feto solar é de 1,5 kg, dependendo do bem-estar da pessoa e de suas necessidades individuais.
É melhor consumir frutas cruas, como parte de saladas e sobremesas frias, beber suco de melancia.
Prejudicar
- Se a fruta doce for consumida indevidamente durante processos inflamatórios no pâncreas, poderá causar danos significativos aos seres humanos:
- um único uso de melancia em grandes volumes pode provocar fortes dores no abdômen, levar ao desenvolvimento de gravidade, aumentar a carga no pâncreas;
- o aumento do peristaltismo da vesícula biliar pode provocar o movimento de pedras, que, com tamanhos grandes, podem ficar presas nos dutos e provocar o desenvolvimento de icterícia obstrutiva. Quando o ducto localizado na entrada do intestino é bloqueado, pode ocorrer estagnação da secreção pancreática e, como resultado, o desenvolvimento da doença mais perigosa - necrose pancreática;
- a ingestão descontrolada de melancias com pancreatite pode provocar náusea, diarréia grave, aumento da flatulência e cólica intestinal, o que aumenta significativamente as sensações desagradáveis da doença.
Recursos de uso
Graças à sua composição equilibrada de vitaminas e minerais, a melancia é um componente de muitas dietas terapêuticas. No entanto, deve ser consumido em porções estritamente dosadas, somente após um exame completo do corpo e orientação profissional.
Importante! Alguns preferem melancia em conserva, no entanto, com pancreatite, comer tal prato é extremamente indesejável, pois pode provocar uma exacerbação.
Com exacerbação
É estritamente proibido o uso de melancia, sob qualquer forma, na fase de exacerbação da doença, pois pode causar sérios danos ao corpo humano. Quando ocorrem processos inflamatórios no pâncreas, é imperativo abandonar o consumo de frutas, bagas e vegetais em sua forma bruta.
A melancia em sua composição possui fibra alimentar, que, durante uma exacerbação da doença, pode melhorar a formação de gases no intestino, provocando problemas digestivos, desenvolvimento de diarréia aguda e fortes dores no trato digestivo.
O consumo de melancia na pancreatite aguda só agrava o problema e leva ao aumento de processos inflamatórios, ao aparecimento de cólicas intestinais, diarréia.
Na pancreatite crônica
Depois que a forte dor no estômago pára, as náuseas, a diarréia desaparecem, o estado geral do corpo se normaliza, os médicos permitem que a melancia seja adicionada ao menu diário. É permitido consumir bagas na forma crua e cozida, como parte de saladas, sucos e compotas.
Eles começam a consumir frutas com 1 colher de sopa de polpa de cada vez, aumentando gradualmente a dose para 200 g.É permitido comer de 1 a 1,5 kg por dia, na ausência de uma reação adversa do organismo. É muito importante consumir a baga em temperatura ambiente, e não na geladeira.
Você sabe A maior melancia do mundo foi de 159 kg. Berry foi cultivada pelo fazendeiro americano Chris Kent em 2013. Os 61,4 kg de frutas cultivadas pelo produtor de legumes russo Igor Likhosenko em 2009 foram o recordista de peso no continente euro-asiático.
Com colecistite
A colecistite é uma doença na qual ocorre a inflamação da vesícula biliar, que é o órgão mais importante da cavidade abdominal para desempenhar funções vitais. Como na exacerbação da pancreatite, é proibido comer melancia durante a fase aguda da colecistite.
Frutas deliciosas são permitidas durante o período de remissão estável.
Nesse caso, várias regras devem ser observadas:
- coma fracionadamente, em pequenas porções;
- de cada vez, não use mais de 250 g de polpa;
- adicione óleos vegetais e uma quantidade suficiente de líquido (de 1,5 litros de água pura) à dieta.
Importante! É estritamente proibido praticar dias de jejum ou métodos de limpeza em uma melancia na presença de qualquer patologia gastrointestinal crônica.
Normas de uso
Como mencionado acima, a taxa de consumo de melancia na pancreatite pode variar de 150 g a 1,5 kg por dia. Ao mesmo tempo, comer frutas só é possível com uma fase estável de remissão da doença.
A polpa deve ser consumida, começando com pequenas dosagens, aumentando gradualmente a porção para ser confortável para o corpo. É permitido incluir a fruta em quantidades razoáveis em saladas, sobremesas, fazer sucos ou conservas. Você não pode consumir a baga em conserva ou em forma de sal e também ingerir 1-2 kg de polpa.
Como escolher uma boa melancia sem prejudicar a saúde
O benefício de consumir melancia que uma pessoa pode obter apenas comendo uma fruta natural de alta qualidade. As melancias têm a capacidade de acumular substâncias e toxinas nocivas, razão pela qual não é recomendável comprar frutas cultivadas perto da rodovia, rodovia, usinas químicas, em áreas poluídas com toxinas.Os especialistas na escolha de uma melancia devem ser orientados pelas seguintes regras:
- Grau. Você não deve dar preferência a variedades com maturação precoce, porque muitas vezes para acelerar o processo de amadurecimento, as bagas são "recheadas" com produtos químicos. A melhor época para comprar frutas é considerada o final de agosto - o início de setembro.
- Tamanho. É necessário escolher bagas de tamanho médio, pesando 5-7 kg. Se o peso é pequeno, existe o risco de adquirir uma fruta verde, se grande - então, muito provavelmente, a fruta foi cultivada com o uso de nitratos.
- Aparência. Você deve prestar atenção à aparência da baga: ela deve ter um padrão de melancia claramente definido, casca lisa, brilhante e bastante densa, uma cauda completamente seca. A presença de um rabo de cavalo verde indica que a baga não está madura.
- Som. Um dos melhores métodos para verificar a maturação de uma melancia é considerado tocar levemente sua superfície: se o som estiver crescendo, a fruta estará madura, se o surdo não estiver maduro, estará maduro, rasgado com antecedência.
Você pode determinar a qualidade de uma melancia em casa usando vários métodos simples:
- coloque um pouco de polpa de melancia em um copo de água: se o líquido adquiriu uma cor rosa saturada - melancia com nitratos, se a água ficar turva com um leve tom de rosa - a fruta é cultivada sem o uso de química;
- coloque uma melancia inteira em um recipiente grande com água: se a baga aparecer - é sem química, se se afoga - a fruta foi cultivada com preparações químicas.
A melancia é uma fruta suculenta, aromática e saudável, que possui não apenas excelente sabor, mas também excelentes propriedades curativas. No entanto, antes de incluí-lo no menu, as pessoas com pancreatite devem definitivamente consultar um médico, não comer frutas durante o período de exacerbação da doença e seguir um padrão de consumo claramente definido.