No verão, quando o cachorro ou o cachorro está na rua, é difícil evitar picadas de insetos. Mais frequentemente, as mordidas não causam sérias conseqüências, mas nem sempre. Vamos considerar o perigo de uma abelha ou picada de vespa em cães, seus sintomas, que ajuda necessária deve ser fornecida e quais são as medidas para evitar complicações.
O que é uma picada de abelha perigosa para um cachorro?
As pessoas costumam se divertir quando um gato ou cachorro persegue insetos. Tal jogo com abelhas pode terminar em fracasso. Esses insetos, quando picados, deixam sua picada no corpo do animal. Uma única mordida geralmente não apresenta consequências negativas, mas às vezes ocorre uma reação alérgica e a situação se torna ameaçadora.
Juntamente com a picada, a abelha deixa uma substância especial no cão, que é um sinal de ataques de outras abelhas que guardam a colméia. Mordidas múltiplas aumentam a probabilidade de reações alérgicas e choque anafilático. É especialmente perigoso se o inseto picar no rosto. Na presença de alergias, o edema pode causar sérios problemas respiratórios. Mordidas nos membros causam muito menos preocupação.
Você sabe As abelhas têm uma picada serrilhada que fica presa no local da picada. Ao mesmo tempo, parte do intestino do inseto é puxada com ele e logo morrerá. As vespas têm uma picada sem cortes e deixam depois de picá-las.
Sintomas da mordida
Em um cão que foi mordido por vespas ou abelhas, pode-se observar:
- Medo de picada dolorosa;
- o lugar atacado por insetos incha e coça, você pode notar uma picada nele;
- fraqueza ou salivação;
- se o cão for picado na pata, ele ficará mole e, se na mandíbula, não será capaz de comer.
Se ocorrer uma reação alérgica a uma picada de abelha, os sintomas serão os seguintes:
- a respiração se torna difícil;
- aparecem sintomas de falta de oxigênio - língua e boca azuis;
- edema grave;
- uma erupção cutânea começando na picada.
Sinais de choque anafilático:
- a aparência de espuma da boca;
- vômito
- fraqueza severa, o animal não se levanta;
- perda de consciência.
Importante! Na presença de abelhas e vespas, uma pessoa deve se mover sem problemas. Se você acenar com as mãos bruscamente, afastando os insetos do animal, você poderá se tornar vítima da picada. Uma pessoa também pode ser alérgica ao veneno desses insetos.
Primeiros socorros
As ações necessárias do dono do cão com uma picada de abelha dependem da reação do corpo a ele.
Na maioria dos casos, você precisa fazer o seguinte:
- Encontre e inspecione o site da mordida. Nesse caso, você deve encontrar uma picada presa na pele e removê-la cuidadosamente com uma pinça ou com uma agulha, tentando não violar a integridade da cápsula com veneno. Todos os instrumentos devem ser pré-desinfetados com álcool.
- Depois que o ferrão é puxado, várias gotas de sangue precisam ser espremidas na superfície para evitar a possibilidade do veneno entrar no sangue.
- É bom tratar a ferida com um anti-séptico (álcool, iodo, verde brilhante).
- Aplique frio no local da picada.
- Dê ao animal mais bebida.
- No lugar da picada, para que não coça, esfregue uma pomada anti-histamínica, por exemplo, 1% de hidrocortisona. A coceira pode ser reduzida lubrificando o local com uma solução de refrigerante. O alcali neutraliza os ácidos contidos no veneno das abelhas.
- Para fins profiláticos, administre anti-histamínicos ao animal (Cetrin, Suprastin ou Difenidramina).
- Observe a condição do cão e limite sua mobilidade por um tempo para evitar a propagação de veneno.
Vídeo: O que fazer se um cachorro foi mordido por uma abelha
O que fazer em caso de reação alérgica aguda?
Um dachshund ou outra raça de cachorro mordida por abelhas pode inchar muito e parecer engraçada, mas não há nada engraçado nessa situação. Pelo contrário, o animal precisa de ajuda urgente. Se você notar uma reação alérgica grave, é necessário administrar o anti-histamínico na dosagem correta o mais rápido possível.
Medicamentos antialérgicos
No caso de uma reação grave, as ampolas devem ser escolhidas para que o medicamento comece a agir o mais rápido possível.
Você pode escolher da seguinte lista:
- "Tavegil";
- "Suprastin";
- Difenidramina;
- "Dexametasona";
- "Furosemida".
Você sabe A abelha rainha pica apenas rivais e nunca toca outros animais e pessoas. Os drones não têm uma picada e as abelhas que trabalham protegem sua colméia e útero de ameaças externas ao custo de suas vidas, porque depois de uma mordida elas morrem.
Dosagem para alergias agudas
Se não for possível esclarecer o volume da dose no veterinário, você pode usar as seguintes dosagens para diferentes drogas.
Para "Difenidramina", "Suprastin" e "Tavegil", dependendo do peso corporal do cão, o medicamento é administrado com base nos seguintes cálculos:
- para indivíduos que pesam até 10 kg - 0,1 ml / 1 kg de peso corporal;
- 10-20 kg - 1 ml por animal;
- mais de 20 kg - 2 ml.
Para Dexametasona:
- para cães com peso até 10 kg - 0,1 ml / 1 kg de peso;
- 10-30 kg - 1 ml por indivíduo;
- mais de 30 kg - 2 ml.
- para animais com peso até 10 kg - 0,1 ml / 1 kg de peso;
- 10-19 kg - 1 ml por indivíduo;
- 20–29 kg - 2 ml;
- 30-39 kg - 3 ml;
- 40-60 kg - 4 ml.
Importante! A dose do medicamento depende do peso do cão, e é recomendável coordenar com um veterinário.
Precauções de segurança
Para proteger animais de estimação de picadas de abelha, siga estas precauções:
- Não ande perto do apiário.
- Se você levar seus animais de estimação para fora da cidade, leve consigo o kit de primeiros socorros do seu cão. Deve conter anti-histamínicos.
- Não deixe o cão passear pelos canteiros, assim como pelos arbustos que atraem vespas e abelhas com a sua cor.
- Se uma abelha ou vespa voou para dentro de casa, você precisa abrir a janela e afastar o inseto com uma toalha. Nesse caso, os animais devem ser isolados em outra sala.
- Ao ir para a natureza, lembre-se de que os cheiros de perfumes e doces atraem esses insetos.
- Se um animal de estimação é levado para o país, deve-se garantir que não haja ninhos de vespas ou abelhas na área. Caso contrário, tome medidas para destruí-los.
- Se ocorreu uma picada, e é necessário realizar um procedimento doloroso para remover a picada ou uma injeção, você precisa se comportar com confiança e firmeza para que o cão se sinta um líder em você. Os procedimentos devem ser realizados rapidamente. Se necessário, recorra à ajuda de outra pessoa que restringirá o cão ou amarre-o.
Na maioria dos casos, quando um cão abelha morde, é suficiente processar o local da picada, mas às vezes você não pode ficar sem uma injeção. No verão, é recomendável manter medicamentos anti-alérgicos no armário de remédios de sua casa, que podem salvar a vida do animal.