Mais de 7.500 aves foram abatidas após a confirmação de três casos de gripe aviária em três fazendas de aves no condado de Yunlin, informou o Departamento de Inspeção e Quarentena de Animais e Plantas de Taiwan (BAPHIQ) no domingo, 7 de julho.
Aves de duas fazendas de patos e um peru no condado de Dongshi foram encontrados infectados com uma cepa altamente patogênica da gripe aviária H5N2, disse o comunicado da BAPHIQ.
De acordo com o BAPHIQ, para impedir a propagação do vírus, a estação BAPHIQ Yunlin coletou 6520 patos e 1121 perus em três granjas de aves e acompanhou o processo de desinfecção no local.
De acordo com os dados mais recentes, o número total de granjas de aves que foram infectadas pelo vírus atingiu 35 este ano;
O BAPHIQ explicou que o clima em Taiwan, especialmente nas partes central e sul do país, mudou drasticamente recentemente devido aos ventos do sudoeste, o que levou a um aumento do risco de morbidade de aves.
A Repartição lembrou aos avicultores a necessidade de um gerenciamento diário mais eficiente de suas fazendas, incluindo a manutenção de densidade adequada de aves, nutrição adequada, ventilação adequada e outras medidas necessárias para manter a saúde de suas aves.
As autoridades também pediram aos criadores de aves que relatassem imediatamente às autoridades quaisquer casos incomuns de morte de aves e desvios de comportamento em suas fazendas.