Os ovários em queda dos tomates causam considerável dor e ansiedade aos jardineiros. As medidas para salvar as inflorescências restantes devem ser tomadas imediatamente, caso contrário, você poderá ficar sem uma colheita. Vamos ver o que pode causar a queda de cores, como agir neste caso, quais são as medidas preventivas.
Por que os tomates florescem, mas não o ovário
As razões pelas quais o ovário começa a cair dos tomates podem ser as seguintes:
- Violação de temperatura. Calor extremo (acima de + 30–35 ° C) ou frio (abaixo de -15 ° C) leva ao fato de que os frutos simplesmente não endurecem. A temperatura ideal para o tomate é considerada na faixa de + 20–25 ° C.
- Desvio de umidade. Com muita secura e falta de rega, as folhas da planta se enrolam, o topo cai e a cor começa a cair. Com o aumento da umidade, o pólen do tomate fica pegajoso e incapaz de dar frutos. Além disso, o aumento da umidade provoca doenças fúngicas.
- Falta de luz. A falta de escolha de um local para o plantio de tomates (sombreado) ou muito espessamento pode afetar negativamente a formação de brotos. Em um local com sombra, os tomates geralmente não têm frutas. A mesma situação pode ocorrer com tempo nublado prolongado.
- Rega errada. Os tomates não devem ser regados com água fria. Esse estresse pode causar não apenas a queda do ovário, mas também provocar várias doenças.
- Falta de moldagem. Filhos da enteada e excesso de folhas e galhos se puxam, causando um agravamento da amarração.
- Doença do Tomate. Um arbusto doente deixa cair seus ovários, freqüentemente a doença afeta os próprios botões.
- Pragas. Muitas pragas de tomate estragam os ovários, a cor e os brotos, reduzindo o número de frutas a serem colocadas.
- Itens em excesso. O excesso de nitrogênio durante a floração afeta negativamente a estrutura das flores.
- Falta de elementos. A falta de fósforo e potássio durante a floração e a frutificação resultam em poucos ovários se formando nos tomates.
- Falha na colheita. Quando os tomates são frequentemente cultivados no mesmo local ou após outras culturas solanáceas, eles começam a carecer de elementos para o desenvolvimento normal.
- Pesticidas durante a floração. Apenas medicamentos aprovados devem ser usados, e é melhor usar medidas para evitar o aparecimento de doenças e pragas.
- Semente ruim. Coletar sementes de híbridos que não transmitem suas qualidades para as gerações futuras, que podem formar muitas flores estéreis.
- Variedade de tomate. Em tomates de frutos múltiplos e grandes, o ovário é freqüentemente observado.
Importante! Os tomates podem ser plantados novamente no mesmo local somente após 3-4 anos. Em estufas, recomenda-se que o cultivo alterne com pepinos.
Na estufa
Tomates com efeito de estufa são mais propensos a soltar ovários:
- Ao plantar muito cedo na estufa. Nesse caso, as plantas geralmente precisam ser iluminadas e aquecidas. Durante esse período, as plantas são regadas com água morna e monitoram não apenas a temperatura do ar, mas também a temperatura do solo.
- Na ausência de ventilação. As condições de estufa geralmente contribuem para altas temperaturas. Na estufa, recomenda-se fazer pelo menos 2-3 aberturas para descarregar o excesso de calor durante o calor.
- Falta de polinização. Nas ruas dos tomates, a polinização ocorre naturalmente pela influência das vibrações do ar. Em uma estufa não ventilada, não há movimento de massas de ar e insetos.
- Alta umidade. A água da estufa não evapora tão logo do terreno aberto; portanto, você deve garantir que durante a floração dos tomates a umidade não exceda a norma.
- Falta de rotação de culturas. Tomates em estufas geralmente ficam no mesmo lugar, por isso é importante fertilizar adequadamente o solo e alimentar as plantas. É necessário realizar trabalho preventivo contra doenças e pragas, principalmente se elas já apareceram nos últimos anos.
Vídeo: O que fazer se o tomate não estiver amarrado em uma estufa
Em campo aberto
Para os tomates, é importante tomar o lugar certo. Deve ser bem iluminado pelo sol, não deve estar em uma planície com estagnação da água. Os melhores precursores para eles são legumes e cabaças, cebola, cenoura e repolho. O tomate não é recomendado para ser plantado no mesmo local ou após outras plantas solanáceas.
É importante escolher um horário de pouso para que a ameaça de geada passe. Não molhe diretamente do poço.
Vídeo: As razões da falta de ovários nos tomates em campo aberto
Pré-requisitos para ovário
Se possível, você precisa criar ou usar condições ideais para o cultivo de tomates.
Para uma boa definição de frutas, elas devem ser as seguintes:
- temperatura diurna - +25 ° C, noturna - + 17–19 ° C;
- umidade do solo - ao nível de 80%;
- umidade relativa do ar - 60%;
- a intensidade da luz no início da floração é de 4 a 5 mil lux e, durante a frutificação, de 10 mil lux.
Você sabe Os cientistas descobriram que o espectro de cores da luz afeta o desenvolvimento e o florescimento dos tomates. Na luz azul, não difere da luz solar comum, mas em vermelho começa a desacelerar. Mas quando iluminados no espectro verde, seu crescimento diminui e o florescimento pode não ocorrer.
O que fazer e como processar tomates
Existem algumas práticas agrícolas que ajudam a preservar o ovário nos tomates.
Polinização
Criar condições para a polinização é muito importante para os tomates com efeito de estufa. Para isso, a aeração é feita com a criação de um calado quente e a possibilidade de visitar o abrigo polinizando insetos. Em torno das plantas de estufa, são plantadas flores, que são plantas de mel e atraem insetos. No período frio, os ventiladores acendem nas estufas ou agitam os arbustos.
Você pode usar o conhecido método manual - o pólen é transferido usando um pincel.
Top vestir
Antes da floração, para que a planta se desenvolva melhor e plante mais inflorescências, o tomate é fertilizado com fertilizantes minerais orgânicos ou complexos contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Geralmente, essa cobertura é feita 2 semanas após o transplante de mudas.
Durante o período de floração, é útil alimentar essas plantas com fertilizantes com fósforo e potássio. Para isso, esse curativo é adequado - dissolva 15 g de superfosfato duplo e sulfato de potássio em um balde de 10 litros de água.
Muitos jardineiros deste período gostam de fertilizar as camas com cinzas. Contém potássio e muitos outros elementos micro e macro, mas não é tão eficaz quanto os fertilizantes minerais.
Importante! Mas o nitrogênio e os fertilizantes que contêm nitrogênio nesse período devem ser significativamente reduzidos. O abuso de esterco, fezes de galinha e nitrato resultará em um arbusto de tomate forte e bem frondoso, no qual os frutos não foram amarrados.
O fertilizante “verde” abrangente será muito mais eficaz. Para prepará-lo, erva daninha picada (urtiga é mais adequada) em um barril de 200 litros, ½ balde de fezes de frango, um pacote de 100 gramas de fermento de padeiro, 1 litro de soro de leite e 1 kg de cinza. Tudo é derramado com água e insistido por 2 semanas. Em seguida, 0,5 l do líquido resultante é diluído em um balde de 10 litros e os tomates fertilizados não mais do que 1 vez em 2 semanas. Tal cobertura não apenas contribui para o bom endurecimento das frutas e o crescimento das plantas, mas também aumenta excelentemente sua resistência a doenças e vários fatores climáticos adversos.
Iodo
Para melhorar a aparência da cor nos arbustos de tomate, é utilizado iodo comum. Para fazer isso, 25-30 gotas de iodo são tomadas por 1 balde de água. Esta solução é regada com uma planta. Este procedimento aumentará significativamente a produtividade.
O iodo também pode ser usado para pulverizar tomates. Para fazer isso, adicione um copo de leite desnatado e 5 gotas de iodo a 1 litro de água. Spray não é abundante. Em algumas receitas, o leite é substituído pelo soro de leite.
Ácido bórico
Para formar um bom ovário no tomate, você pode pulverizar com ácido bórico. A solução de tratamento é feita nas seguintes proporções: 1 g de ácido bórico é dissolvido em 1 L de água quente. Para aumentar a cor e eliminar a queda, esse remédio popular é borrifado com pincéis de plantas.
Rega adequada
Os tomates não gostam de calor intenso, nem de umidade excessiva. Os parâmetros ideais de umidade do solo e do ar são 80% e 50-60%, respectivamente. Após o plantio de mudas e rega pesada, a próxima rega é realizada após 4-5 dias. Antes da floração a rega é realizada duas vezes por semana em uma quantidade de 1-2 litros para cada planta. Durante a floração a rega é aumentada para 4-5 l sob o mato, mas a frequência da rega é reduzida - 1 vez por semana. Em clima severamente seco a rega é recomendada pelo menos 2 vezes por semana. No período de formação e crescimento de frutos você precisa regar 1-2 litros sob cada planta 2 vezes por semana.
Para a irrigação, é necessário usar água morna e assentada. A rega em si é realizada apenas na raiz, a aspersão é inaceitável, pois isso pode levar a queimaduras nas folhas do sol, bem como o aparecimento de doenças fúngicas. É melhor usar a chamada irrigação por gotejamento.
É aconselhável regar os tomates de manhã ou à noite (3-4 horas antes do pôr do sol), quando não houver calor intenso.
Importante! A falta de umidade durante o período de floração pode fazer com que a cor caia; portanto, durante esse período, o solo não deve secar.
Prevenção de Ovários
Os jardineiros recomendam as seguintes medidas preventivas para preservar o ovário nos arbustos de tomate:
- Os tomates devem ser regados com água morna e sedimentada.. Para isso, são utilizados barris nos quais a água assenta e aquece até a temperatura ambiente. É necessário manter a temperatura requerida na estufa no nível de + 20–25 ° C.
- Ao esfriar, aqueça a estufa, faça abrigos adicionais (cobertores, filmes, papelão).
- Plantar mudas somente após a ameaça de geada.
- Em clima seco, não feche a estufa. Durante esse período, o calado não será supérfluo, pois ajuda na maturação e no movimento do pólen, e tudo isso contribui para uma melhor formação do ovário.
- Oportuna e correta para introduzir fertilizantes minerais e orgânicos complexos. No estágio inicial da floração, o superfosfato e o sulfato de potássio são introduzidos no solo e asseguram que não haja excesso de componentes contendo nitrogênio.
- Forma arbustos e pitada. Com uma distribuição apropriada das hastes e a remoção de processos em excesso (enteados) durante a formação da bucha, o nível de frutificação aumenta significativamente. Como resultado desse procedimento, a cultura da planta ficará suficientemente iluminada e o ar circulará bem.
- Não engrossar o plantio de tomate e plantas de acordo com os padrões recomendados.
- Escolha material de plantio de boa qualidade. Compre sementes de um produtor respeitável. Sementes velhas ou de baixa qualidade podem levar à falta de formação de ovários e desbotamento da cor.
- Realizar trabalhos de manutenção contra o aparecimento de doenças e pragas.
- Escolha variedades despretensiosas e resistentes de tomate.
- É melhor plantar plantas de diferentes períodos de frutificaçãopara evitar caprichos climáticos.
Para obter uma boa colheita de tomate, você deve monitorar cuidadosamente as condições ideais para a aparência do ovário e, se possível, ajustá-las. Para melhorar a configuração das frutas durante a floração, a alimentação e a pulverização especiais ajudarão, além disso, a adotar medidas preventivas para melhorar a configuração dos tomates.Você sabe Acredita-se que o uso constante de tomate seja a prevenção do câncer. Além disso, essa propriedade não é perdida durante o tratamento térmico dessas frutas. É útil incluir suco de tomate, ketchup, pasta de tomate em sua dieta.