Abóbora contém muitas substâncias úteis para o corpo. Esta fruta pode ser armazenada até a primavera sem comprometer sua palatabilidade. No entanto, muitos jardineiros se deparam com a questão de como crescer. Para mais informações sobre como cultivar adequadamente a abóbora, vamos falar no artigo.
Por que plantar mudas e não plantar diretamente no solo
Muitos produtores de hortaliças preferem não se envolver em mudas, mas plantar sementes diretamente no solo.
Este método tem suas desvantagens:
- A cultura em questão é termofílica e precisa de um solo aquecido a pelo menos +13 ° C. Em climas de latitude média ou mais severa, será necessário atrasar significativamente as datas de plantio e, consequentemente, a colheita. Nas condições de um curto verão, a abóbora não tem tempo suficiente para amadurecer completamente.
- A casca dura de sementes não germinadas anteriormente não garante mudas. Para a semeadura direta, mais sementes são usadas no solo, plantando 2-3 em um buraco.
- Sempre há a ameaça de uma mudança no clima - uma queda acentuada de temperatura ou chuvas frequentes. O solo alagado também atrasará a eclosão das sementes e o frio pode destruir os brotos.
Diante desses fatores, a maioria dos jardineiros cultiva mudas.
Como plantar uma abóbora para mudas em casa
Para crescer, primeiro você precisa determinar a variedade de plantas.
Cada um deles tem suas próprias características:
- frutos de noz-moscada - uma classe ideal para sobremesas, sabor doce e suave, polpa suculenta. Abóbora de noz-moscada é especialmente termofílica;
- culturas de frutos grandes - amadurecem e armazenam bem, polpa doce, sementes grandes que também são consumidas. Falta de severidade do fruto, o que dificulta o transporte;
- variedades de casca dura - eles são armazenados por mais tempo, amadurecem rapidamente e são fáceis de transportar devido ao seu pequeno tamanho. A polpa das variedades de casca dura também pode ser dura, levará mais tempo para cozinhar.
Você sabe O suco de abóbora cru tem pílulas para dormir, e a carne cura queima perfeitamente.
O momento
As datas de semeadura são calculadas levando em consideração as variedades de amadurecimento e o clima da região. Cerca de semeadura é realizada a partir de meados de abril a meados de maio.
Tanques de aterrissagem e solo
Não é aconselhável mergulhar uma abóbora, pois possui raízes quebradiças, portanto a semeadura é realizada em vasos de turfa de 10 a 14 cm de altura e largura.
Composição ideal do solo:
- turfa - 2 partes;
- serragem apodrecida - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- cinza de madeira - 0,5 partes.
Preparação de sementes
As sementes colhidas da colheita anterior, depois de removidas da polpa, são cuidadosamente lavadas e secas. Para a semeadura, amostras grandes e não danificadas são selecionadas e armazenadas em sacos de linho ou papel.
Poucos dias antes da semeadura, as sementes são colocadas em uma solução rosa fraca de manganês por meia hora. Para a germinação, enrole em um pano úmido até que a cauda apareça.
Semeando sementes para mudas
As sementes são semeadas em vasos cheios de substrato a uma profundidade de 3 cm, com a cauda para baixo. À medida que o broto cresce, o filme da semente sai voando. Você precisa semear no solo úmido, mas não molhado. O vaso de sementeira é coberto com uma película e colocado no calor (+ 25-30 ° C).
Cuidados adicionais para mudas em casa
Cuidado padrão com as mudas: manutenção da temperatura, rega e cobertura. É importante fornecer às plantas a iluminação necessária.
Iluminação
Mudas emergentes desde os primeiros dias precisam de boa iluminação; caso contrário, os brotos se esticarão em busca de uma fonte de luz.
Importante! Se as mudas forem muito alongadas, o caule em um local próximo à superfície do solo, enrolar e polvilhar com o solo, deixando a folhagem no topo. Não tenha medo de quebrar o caule: nesta fase de crescimento, é flexível.
O horário de verão das mudas deve durar até 10 horas, estenda-o usando phytolamps.
Temperatura
Após a emergência, nos primeiros 3-4 dias as mudas são mantidas em condições frescas.
Além disso, o regime de temperatura muda:
- dia - + 15–18 ° C;
- noite - + 12–13 ° C
Abrigo
Até que as mudas apareçam, as mudas são mantidas encobertas: o efeito estufa estimula o crescimento das mudas. Após 3-5 dias, quando os brotos aparecem, o abrigo é removido. Agora, uma planta jovem precisa de acesso a ar fresco e luz para o pleno desenvolvimento.
Rega
Ao regar, você precisa se concentrar na umidade do solo na panela. É igualmente ruim deixar mudas sem umidade e água. A irrigação é realizada com água morna, não inferior a +25 ° C. É regada pela manhã para que a água tenha tempo para absorver e seu excesso - para evaporar.
Top vestir
Se durante a semeadura a mistura do solo foi preparada de forma independente e há húmus em sua composição, não é necessário mais fertilizante para mudas. Porém, no caso dos menores desvios do desenvolvimento normal, as mudas fornecem alimento.
Ao comprar complexos prontos, use fertilizantes para cabaças de acordo com as instruções. Em outro caso, use uma infusão de verbasco diluída em água 1:10. É regado sob a raiz, se necessário, após duas semanas o procedimento é repetido.
Arejamento e endurecimento
5-7 dias antes do transplante no solo, as mudas são endurecidas. Nesse caso, é necessário levar em consideração a termofilicidade da planta: nas primeiras horas ao ar livre, o vaso com uma muda deve ser coberto pelo vento, instalando uma cortina feita de tecido denso. Você pode terminar o endurecimento no local de pouso, deixando o pote para uma pernoite ao ar livre.
Plantio de mudas em campo aberto
A abóbora não é uma planta mal-humorada, mas ao plantar em um jardim aberto, várias regras devem ser observadas.
O momento
A data do transplante varia de acordo com o clima da região: início ou meados de maio. A principal condição é que a temperatura média diária não caia abaixo de +10 ° C. As mudas têm 22 a 30 dias de idade, enquanto o caule tem cerca de 20 cm de comprimento, é grosso e possui mais de 2 folhas desenvolvidas.
Seleção de assento
Para o pouso, escolha uma área plana e iluminada, protegida do vento. O solo ideal é o barro arenoso ou argiloso, com acidez neutra. Maus predecessores são batatas e outros melões.
Algumas semanas antes do processo, o local é desenterrado, quebrando torrões pesados de terra e aplicando fertilizante (por metro quadrado):
- húmus - 15 l;
- aparas de madeira - 3,5 l;
- nitrofoska - 200 g;
- cinza de madeira - 1 l.
Esquema
Os canteiros de abóboras têm até 70 cm de largura e a distância entre eles é de até 2 m.
A sequência de ações durante o pouso:
- Os poços são preparados até uma profundidade de 25 cm, em um volume de 25 a 30 cm.
- É aconselhável sobrepor as bordas com turfa ou tábuas.
- Eles enchem o solo e o derramam com água morna (1 balde).
- Cada buraco é coberto com um filme escuro.
- Após 2-3 dias, um buraco correspondente ao diâmetro da panela é cortado no filme.
- Eles se espalham para a formação de chorume e plantam um vaso de mudas nesse chorume.
- O filme permanece até o seu enraizamento final.
- Nas regiões do norte, as mudas são cobertas adicionalmente com “spanbond” ou “agrospan”.
Cuidado ao ar livre
A cultura não exige cuidados, no entanto, um processo de polinização pode causar alguma preocupação. Em seguida, considere tudo em ordem.
Rega
A rega é realizada por irrigação em solos previamente soltos. É necessária água morna, não inferior a +20 ° C, o tempo de rega é à noite. Cerca de 20 litros de água são consumidos por planta. Durante a formação de inflorescências, a norma é aumentada para 30 l, durante a frutificação, novamente reduzida.
Importante! As plantas têm um sistema radicular poderoso e profundo, de modo que são descritas normas médias. Determine a necessidade de rega e a quantidade de água necessária de acordo com as condições da planta, o clima e a quantidade de chuva.
Beliscar
Cabaças tendem a construir cílios longos que precisam ser modelados. Dois métodos são usados:
- o primeiro - não deixe mais de 3 ovários com 2-3 folhas, o resto é removido;
- o segundo - 2 ovários são deixados no caule principal, um ao lado.
A compressão dos brotos é realizada até a formação de inflorescências - remova parte do broto com o botão da flor apical.
Se você negligenciar os procedimentos, as hastes crescerão muito, se afogando, as frutas serão pequenas e sem sabor. Além disso, você deve cuidar da integridade do desenvolvimento dos frutos: é preciso colocar uma prancha embaixo deles para que a casca não entre em contato com o solo e não apodreça.
Você sabe No Quirguistão, as frutas de abóbora são usadas como um recipiente para o koumiss - portanto, a bebida mantém a frescura por um longo tempo.
Aplicação de fertilizantes
Como o solo é fertilizado antes do plantio, a planta não precisa de muita fertilização. Use misturas minerais e orgânicas.
Mineral:
- na fase de ocorrência de 5-6 folhas, é introduzido nitrofos - 10 g de pó são incorporados no solo do círculo do tronco;
- na fase do aparecimento dos cílios, o nitrofosfato é diluído com água (15 g / 10 l) por arbusto.
- no período de crescimento de verduras, é usada uma infusão de verbasco diluído 1:10 em água (6 a 8 arbustos 1 balde);
- na formação de ovários de frutas - na mesma quantidade e proporções.
Para repelir pragas, as plantações são regularmente polvilhadas com cinzas de madeira.
É necessário esclarecer o método de aplicação de fertilizantes para as abóboras: eles cavam uma vala em torno de cada planta e os fertilizam nesses sulcos. Assim, a nutrição é melhor distribuída no solo.
Polinização
A abóbora se destaca pela formação de flores bissexuais, mas devido à gravidade do pólen, sua transferência pelo vento nem sempre é bem-sucedida. Existem dificuldades na polinização com insetos devido ao mau tempo, então você precisa polinizar a planta manualmente.
Faça isso de manhã após a rega: usando uma escova macia, remova delicadamente o pólen dos estames e transfira-o para o pistilo da flor feminina.
Não é difícil distinguir flores por gênero:
- os machos crescem com uma inflorescência longa, fundem estames com pólen;
- a fêmea na base das pétalas tem um selo redondo (um embrião do feto) e um pilão em um copo.
Cuidado do solo
O solo no canteiro precisa ser cultivado: cultivo e capina. O afrouxamento é realizado antes da rega nos espaçamentos das fileiras para melhor distribuição da umidade e no círculo próximo ao tronco para troca de ar. Nas primeiras semanas, a profundidade do cultivo é de 10 a 12 cm, depois não mais profunda que 8 cm, para não danificar as raízes.
A remoção de ervas daninhas é realizada exclusivamente à mão, sem o uso de um triturador, para evitar danos às raízes. Ao eliminar as ervas daninhas cultivadas, elas não são arrancadas, mas comprimidas; caso contrário, as raízes próximas da planta principal podem ser danificadas.
De acordo com engenheiros agrônomos experientes, o método de plantio de abóboras é mais eficaz. Realizar manipulações simples para cuidar da planta em todas as etapas do seu desenvolvimento é a chave para obter uma colheita de alta qualidade.