As variedades holandesas de pepino significam boa qualidade das sementes e altos rendimentos. Uma dessas variedades é um híbrido da primeira geração Tchaikovsky F1. Leia sobre as características de seu cultivo na revisão.
Caracterização e descrição da variedade
A variedade Tchaikovsky F1 é um pepino de salada com efeito de estufa, com casca fina e macia e carne perfumada. Eles se distinguem por um sabor suave, sem amargura e uma pequena quantidade de sementes. O originador da variedade é a empresa holandesa Rijk Zwaan Zaadteelt En Zaadhandel B.V., que registrou essa variedade em 2017.
O híbrido é projetado para cultivo em estufas 2 e 3 zonas de luz. A lista dessas áreas inclui não apenas a faixa intermediária da Rússia, mas também todas as regiões do norte.
Característica da variedade:
- básico: híbrido de pepino médio-precoce, alface, autopolinizante (partenocarpic) da primeira geração com boa frutificação;
- amadurecimento: no quadragésimo dia após o surgimento das mudas;
- potencial de rendimento: padrão, cerca de 4,8 kg / m²;
- resistência a doenças: alta a cladosporiose.
Você sabe Os ancestrais selvagens dos pepinos ainda crescem no Himalaia. As pessoas começaram a comê-los mais de 6000 anos atrás.
Descrição externa de Frutos e Arbustos
Pepinos são representantes da família das abóboras. Eles formam um caule que se apega a um suporte e se eleva ao sol. Nos entrenós do caule, as flores se formam e depois os ovários. Folhas de tamanho médio, cinco lóbulos, de cor verde claro. Variedade Tchaikovsky é um pepino verde escuro fino que cresce até 10 cm de comprimento.
Características da planta:
- arbusto: de ramo médio, com cílios fortes, indeterminado;
- flores: tipo feminino;
- folhas: verde escuro, tamanho médio;
- fruto: cilíndrico, alongado, pequeno tuberoso;
- peso fetal: 84-110 g;
- cor: verde brilhante;
- carne: sem amargura, aromático.
Frutificação
O autor indica que o rendimento da variedade está no nível padrão e corresponde a 4,8 kg de pepino de uma planta. Em termos de metro quadrado - são 21 kg. Ao mesmo tempo, em um metro quadrado, recomenda-se semear mais de 3 plantas.
Você sabe Cilindro — não é a única forma de pepino. Os criadores dos Emirados Árabes Unidos criaram uma variedade de frutas quadradas.
Períodos de amadurecimento e floração
A maturidade de um pepino é determinada por vários fatores, incluindo a aparência e o cheiro. Se o pepino atingiu um tamanho de 8 a 10 cm e tem um cheiro pronunciado, ele amadureceu. As datas de amadurecimento declaradas para a variedade Tchaikovsky F1 são 40 dias após o aparecimento das mudas.
Prós e possíveis desvantagens da variedade
- As vantagens da variedade são:
- frutificação simultânea;
- alta produtividade;
- falta de necessidade de polinizadores;
- boa transportabilidade e durabilidade;
- sabor agradável sem amargura;
- a possibilidade de armazenamento a longo prazo da colheita;
- resistência a doenças.
Uma característica dos pepinos é o amadurecimento "amigável". Os cílios nos quais os verdes ficam pendurados são fortes o suficiente e podem suportar uma colheita grande. Mas os agricultores recomendam amarrá-los para facilitar a carga nas videiras. As plantas podem dar frutos até os resfriados, e a colheita é bem armazenada, o que também é a vantagem deste híbrido.
- As desvantagens da variedade:
- recomendado para cultivo em estufas, apesar do amadurecimento precoce;
- auto-fértil, mas quando poluída por insetos, é possível deformar o fruto.
As sementes híbridas não são colhidas - para plantar a mesma variedade para o próximo ano, você precisa comprá-las novamente.
Você sabe As primeiras estufas foram criadas pelos jardineiros do imperador Tibério (14).–16 anos aC) Ele queria ver pepinos em seu cardápio o ano todo. Para isso, seus jardineiros inventaram carrinhos especiais, cobertos com pedaços de mica transparente, nos quais o vegetal favorito do imperador era cultivado.
Sementeira e tecnologia crescente
Existem dois tipos principais de pepinos: para cultivar ao ar livre e em estufa. Aqueles projetados para terrenos abertos são ásperos, ligeiramente nervurados. Eles são mais tolerantes ao clima frio. Tais frutos são sempre espinhosos ao toque. Mas os pepinos com efeito de estufa formam uma casca mais suave e precisam de calor adicional para amadurecer. Ambos precisam de muito sol. Algumas variedades, mas não todas, podem crescer tanto na estufa quanto no solo.
Em campo aberto
Para áreas abertas, as mudas são cultivadas em vasos pequenos, com uma mistura universal de solo. Para a germinação, as sementes precisam de uma temperatura de cerca de + 20 ° C. Portanto, os recipientes são colocados no propagador para germinação mais rápida ou iluminados com lâmpadas especiais, o que aumenta a temperatura do ar perto das plantas.
Para o pouso, você precisará de:
- capacidades;
- sementes:
- solo.
Os tanques são lavados cuidadosamente com sabão. O solo é escolhido normalmente, para plantas de interior. Para desinfetá-lo dos fitopatógenos, aplique água fervente e desinfecção com solução de permanganato de potássio a 1%. As sementes são embebidas em uma solução salina a 3% por 5 minutos. Aqueles que emergem não podem germinar, então são jogados fora. As sementes de alta qualidade são desinfetadas em uma solução rosa-clara de permanganato de potássio e germinadas sob gaze úmida por 3 dias.Importante! Os pepinos são plantados nos canteiros somente quando a temperatura não cai abaixo de +15° Com, inclusive à noite. Caso contrário, as plantas não formarão um ovário.
O solo é derramado em copos preparados, umedecidos e 2 sementes são colocadas em cada um deles. Cubra com um filme até a germinação. A temperatura do ar deve estar entre 22 e 24 ° C. Após o surgimento de brotos, o filme é removido, o que leva a uma diminuição da temperatura. É ideal ajustá-lo a + 16 ° C. Adubar mudas pela primeira vez, quando 2-3 folhas verdadeiras forem formadas. Em seguida, a cobertura é repetida imediatamente antes de plantar nas camas. Além disso, durante todo o período de crescimento, eles garantem que a terra não seque.
Em campo aberto, as mudas são plantadas após 3-4 semanas. O plantio de montes é praticado ou em fileiras. As plantas são plantadas pela manhã, durante horas não quentes, para que os brotos possam se aclimatar melhor. O método de plantio das mudas fornecerá uma porcentagem maior de plantas saudáveis e, portanto, um melhor rendimento. Nas regiões sul, o desembarque pode ser realizado no início de maio e em um clima mais fresco no final de maio.
Na estufa
Os pepinos com efeito de estufa podem ser plantados em canteiros em estufa ou em recipientes especiais. Você definitivamente precisará de uma treliça para consertar o mato.Uma estufa antes da próxima temporada é sempre desinfetada de pragas e patógenos junto com o solo. Portanto, antes de plantar, basta afrouxar o solo e desinfetá-lo com uma solução a 7% de sulfato de cobre. Em seguida, faça estrume apodrecido - 5-8 kg / m². Isso criará uma fonte de calor adicional, importante nas regiões do norte. Os nutrientes da matéria orgânica são liberados gradualmente - portanto, não é necessário fertilizar as sementes germinadas, pois os pepinos podem ser plantados com sementes e mudas na estufa. A semeadura é realizada em buracos ou sulcos. A profundidade de semeadura é de 3-4 cm.
Recursos de Cuidados
Pepinos são considerados plantas caprichosas em termos de cuidados. Definitivamente, será necessário regar regularmente, soltar o solo e remover ervas daninhas, pulverização preventiva de pragas. Além disso, os agricultores estão formando um arbusto para melhorar a frutificação.
Rega e fertilização
Água fria pode ser prejudicial às plantas. Portanto, recomenda-se que os pepinos sejam regados com água morna ou que sejam usados irrigação por gotejamento do solo. Profundidade de rega - até 10 cm.
Regras de rega:Importante! Se a irrigação for realizada irregularmente, os pepinos começarão a ficar amargos. E com rega insuficiente, eles serão pequenos.
- a pressão da água deve ser fraca;
- a água não deve cair nas folhas - isso criará condições favoráveis ao desenvolvimento de fungos;
- a rega da manhã é preferível à noite;
- para reter a umidade - cubra a zona das raízes com cobertura morta.
Se as folhas parecem fracas e amarelas, as plantas precisam de mais nitrogênio - 15 g de nitrato de amônio para cada planta. Durante a frutificação, os fertilizantes não são mais aplicados, mas as plantas continuam sendo regadas.
Formação de ligas e arbustos
As plantas de pepino são videiras. Atingem um comprimento de 1 m ou mais. Portanto, os agricultores usam treliças para consertá-las. Os flagelos são fixados com material macio à treliça ou pino de suporte, tanto na vertical quanto na horizontal. Depende apenas das preferências pessoais do agricultor.
Cuidado do solo
O cuidado do solo com pepino inclui:
- capina;
- afrouxamento;
- mulching.
O afrouxamento é realizado a uma profundidade de 5-7 cm após cada rega, o que cria melhores condições para o desenvolvimento do sistema radicular. Simultaneamente ao afrouxamento, as ervas daninhas são removidas - plantas grandes na vertical são arrancadas com a raiz. E aqueles que têm raízes rastejantes são podados com podadores e arrancados para não danificar a borragem. As ervas daninhas também são removidas para não atrair pragas, não esgotar o solo e não criar um ambiente para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos.Você sabe Na Europa, eles preferem comer pepinos macios. Mas na Rússia eles acreditam que frutas com espinhas são mais saborosas. Talvez por essa razão, os europeus chamam essas frutas de "pepinos russos".
Cobertura morta é a cobertura da zona das raízes com serragem, palha ou outros materiais. Evita o crescimento de ervas daninhas, a rápida evaporação da umidade e a compactação do solo. A profundidade da camada de cobertura morta deve ser de cerca de 5 cm. Diretamente perto do caule, a cobertura morta não é estendida. Isto é devido à necessidade de rega racional das plantas.
Controle de Pragas e Doenças
Plantas saudáveis e fortes são capazes de lidar com microorganismos patogênicos por conta própria. Mas se o microclima é violado devido a um excesso de umidade, culturas espessadas, isso contribui para um aumento da morbidade. Portanto, o cuidado com a colheita começa com a seleção de variedades resistentes a doenças.Os principais sinais da doença: desaceleração do crescimento das plantas, amarelecimento e murcha das folhas, manchas na massa verde, frutas ou trepadeiras. Para combater doenças, são usados fungicidas e também recomendamos que você siga as regras de rotação de culturas.
Você sabe Variedades de frutificação precoce, incluindo Tchaikovsky, não são consideradas super produtivas. Mas eles não são suscetíveis à maioria das doenças fúngicas simplesmente porque começam a dar frutos antes que o tempo seja favorável para os fungos.
As principais doenças de pepinos.
- Ascocitose - uma doença infecciosa por fungos, acompanhada de manchas amarelas claras nas folhas, que em breve ocuparão quase toda a placa foliar. A doença se desenvolve durante o desenvolvimento do feto. Para combater o fungo, é recomendável evitar molhar com água fria. As plantas doentes são pulverizadas com uma solução de líquido de Bordeaux (1%), após a remoção das folhas afetadas.
- Bacteriose - infecção fúngica, que se manifesta na forma de manchas nas folhas. As diferenças de temperatura durante a estação chuvosa contribuem para a doença. Os pepinos doentes são destruídos e o restante é pulverizado com uma solução a 0,2% de Fitoflavina-300.
- Cladosporiose ou manchas de azeitona afeta frutas e folhas. São descoloridos e manchados com cores terrosas. Recomenda-se pulverizar as plantas com uma solução a 1% de líquido Bordeaux, duas vezes, com um intervalo de 2 semanas.
- Podridão da raiz afeta as plantas se o solo estiver excessivamente úmido. Para evitar o problema, controle a temperatura da água e a frequência da irrigação. Destrua plantas doentes.
- Mosaico folhas enrugadas, pepinos cobertos de manchas branqueadas. Esta é uma doença viral que é transportada por pulgões e outras pragas. Portanto, a luta contra ele começa com a destruição de insetos nocivos.
- Oídio pepinos marcantes na estação das chuvas. Aparece na forma de um revestimento prateado nas folhas. Eles tratam plantas pulverizando com preparações de Topázio e Karotan.
- Fusarium murcha - Estes são topos caídos de folhas. À noite, as folhas ganham vida, mas subsequentemente desaparecem de qualquer maneira. Use spray com Privikura.
As principais pragas dos pepinos são pulgões e outros insetos sugadores. A detecção de pragas é complicada pelo fato de viverem na parte inferior das folhas e não serem particularmente ativas durante o dia. Mas você pode notar a deformação das folhas e outros danos. Nesse caso, as culturas são tratadas com inseticidas.
As principais pragas:
- Pulgões de cabaça - a praga principal. É perigoso não apenas porque viola a integridade das folhas, mas também porque é portador de vírus. O revestimento pegajoso que deixa nas folhas torna-se um terreno fértil para a propagação de esporos de fungos. Destrua os pulgões pulverizando pepinos com uma solução de sabão inseticida. Você também pode processar colheitas com Fitoferm ou Iskra.
- Ácaro aranha - um inseto microscópico que se alimenta de suco. Você pode observar sua atividade danificando a chapa e as teias de aranha. Para combatê-lo, use acaricidas.
Colheita e armazenamento
A colheita começa 40 dias após a emergência. Provisoriamente, este é o mês de junho ou julho. Para o transporte, corte os pepinos, deixando uma pequena cauda (1-2 cm). Para você ou para a colheita no inverno, é aconselhável coletar pepinos diariamente. Isso estimula ainda mais a frutificação.
Um feto de qualidade não deve ser deformado ou danificado. Todos os greenbacks serão aproximadamente do mesmo tamanho, com um sabor pronunciado de pepino. Eles podem ser armazenados na geladeira em um filme plástico por até 10 a 15 dias. Mas pepinos frescos mais longos não são armazenados.
Não é difícil cultivar uma grande safra de vegetais amada por todos, o principal é observar requisitos simples e compreensíveis para cuidar de plantas. Aplique as recomendações mencionadas no artigo na prática, e as plantas certamente agradarão você com uma boa colheita.