Se você gosta de cozinhar algo novo e usar livros de receitas para procurar receitas, geralmente pode encontrar um componente tão importante nos pratos principais e doces como o anis. É frequentemente encontrado como parte integrante de vários medicamentos. O que é anis e por que é tão amplamente utilizado, diremos mais adiante.
Composição química e descrição da planta
Anis (outro nome é anis coxa) é uma planta herbácea da família Umbrella usada como tempero. Não se sabe exatamente de onde vem essa planta, mas acredita-se que seja do Mediterrâneo ou do Oriente Médio. Na natureza, você não pode conhecê-lo especialmente, mas é cultivado em todo o sul da Europa, na Ásia Menor, México, Egito, Ucrânia, Bielorrússia. No território da Rússia, é mais frequentemente encontrado nas regiões sudoeste, onde o clima é mais adequado para o seu cultivo.
Na aparência, o anis é uma planta herbácea curta, de 30 a 70 cm, com um caule ereto, arredondado e levemente abaixado. Sua raiz é fina, não ramificada. A folhagem inferior é arredondada em forma de coração, na parte central é em forma de cunha, dissecada em pecíolos curtos e acima dela é tripla em forma de coração arredondada, praticamente sem pecíolos.
A planta floresce com pequenas flores indescritíveis de cinco membros, formando guarda-chuvas complexos. O fruto é um ovoide oval de duas sementes com nervuras pouco pronunciadas. É muito semelhante às sementes de erva-doce, mas tem um sabor agradavelmente doce com um sabor de alcaçuz e um sabor refrescante. O cheiro é agradável.
Aqui está o que a semente seca tem:
- óleos essenciais - 1,2 a 3,5% (às vezes 6%);
- óleos graxos - 16 a 28%;
- substâncias proteicas - cerca de 19%;
- açucar
- ácidos orgânicos.
Nos óleos essenciais estão presentes:
- anetol;
- metilchavicol;
- aldeído anísico;
- anis cetona;
- álcool anis;
- ácido anísico;
- α-fellandren;
- a-pineno;
- dipenteno;
- canfeno;
- acetaldeído;
- anisketone.
Propriedades úteis
- Anis vulgaris era parte integrante de muitos medicamentos usados na antiguidade, uma vez que agia como:
- anti-séptico;
- agente anti-inflamatório;
- carminativo;
- antiespasmódico;
- analgésico;
- lactogonoso;
- laxante;
- colerético.
Características do uso de anis
Embora os benefícios do anis sejam conhecidos desde a antiguidade, existem alguns recursos em sua aplicação.
Anis durante a gravidez
As mulheres na situação devem se recusar a usar a planta e todos os produtos que a contêm. O fato é que pode causar sangramento uterino, o que comprometerá a vida do feto e a saúde da mulher grávida. No século XIX, foi usado até para interromper uma gravidez.
Na medicina popular
O uso na medicina tradicional é devido ao efeito benéfico descrito acima. A partir das sementes são preparadas tinturas, decocções, chás e outros medicamentos que ajudam com problemas no trato gastrointestinal, sistema respiratório, problemas ginecológicos.
Importante! Deve-se lembrar que o anis é um produto altamente alergênico.
Tintura
O uso de tinturas melhora a lactação, elimina o mau hálito e revigora o corpo como um todo. As sementes são usadas para fazer esta bebida. Em combinação com açafrão, a tintura de sementes de anis elimina a inflamação nos olhos.
Se você preparar um medicamento usando a raiz, ele poderá ser usado para eliminar vermelhidão e desconforto após queimaduras.
Chá de anis
O chá ajuda na tosse, flatulência e outros problemas gastrointestinais. Além disso, uma boa bebida ajuda no calor. Com ele, você pode melhorar a qualidade do sono e aliviar a tensão do sistema nervoso.
Decocção
A decocção trata vários problemas do sistema respiratório: asma, pneumonia. Eles também podem parar o sangramento intestinal. Se você adicionar clara de ovo à decocção, obterá outro remédio maravilhoso para queimaduras. Uma decocção de folhas melhora a lactação, alivia a dor durante a menstruação e, além disso, reduz sua intensidade.
Como aplicar anis para tosse?
Para usar o anis como remédio para tosse, você pode comprar óleo essencial do fêmur em uma farmácia. É tomado em 3-4 gotas, diluídas em 1 colher de sopa. eu água morna, com o estômago vazio, no máximo 4 vezes ao dia. A poção é muito boa para tosse úmida, pneumonia concomitante, bronquite e outras doenças do trato respiratório inferior. Você pode usar óleo para inalação misturando-o com água mineral comum ou alcalina, mas não com solução salina. 2-3 gotas de óleo são suficientes para um procedimento.
Importante! O anis não apenas remove a fleuma com uma tosse úmida e amacia a seco, mas também é um bom diaforético. Portanto, é desejável após seu uso após 30 minutos. deite-se e cubra bem para suar.
Se a tosse estiver seca, é melhor preparar um remédio a partir das sementes. Por exemplo, tome 1 colher de sopa. semente, despeje 0,5 l de água fervente, tampe e deixe esfriar um pouco. Divida em quatro partes e consuma antes das refeições por um quarto de hora. Há outra receita: 1 hora de sementes esmagadas em pó é despejada em 0,25 litros de água e levada a ferver. O líquido é filtrado e usado para 1 colher de sopa. antes da refeição.
Anis com perda de voz
Os produtos à base de plantas combatem bem os processos inflamatórios nas vias aéreas causados por microorganismos patogênicos. Portanto, tratam traqueíte, laringite, broncopneumonia, bronquiectasia e coqueluche em crianças. Tais doenças geralmente levam à perda de voz.
Para curar e restaurar o trabalho das cordas vocais, recomenda-se preparar uma decocção a partir de sementes de anis e 250 ml de água, fervendo-a por 15 minutos. Ponto art. mel de tília e ferva a mistura novamente. Retire do fogo e adicione 1 colher de sopa. conhaque. Este remédio deve ser bebido com rouquidão na garganta, até recuperar 1 colher de sopa. a cada 30 minutos
Regras de coleta e armazenamento
O anis pode ser cultivado em sua própria área. Na maioria das vezes, as sementes da variedade Vegetable Blues são usadas para esses fins.
Se você decidir se dedicar ao cultivo em campo aberto, precisará conhecer as regras da colheita e as nuances de seu armazenamento:
- A pobre fruta no último mês do verão. A colheita é realizada enquanto os frutos são cinza-esverdeados.
- Para colher, você precisa cortar a planta, prender as roldanas e secá-las por vários dias.
- As sementes são obtidas pela debulha das roldanas.
- A debulha é melhor antes do uso, pois o sabor e o aroma das sementes desaparecem rapidamente.
- Se a semente já estiver escura, significa que é antiga e já perdeu seu sabor e cheiro brilhantes.
- O tempero é armazenado nas roldanas em uma sala ventilada.
Você sabe O óleo graxo remanescente após a destilação das sementes de anis é usado na fabricação de sabão, e seu componente denso pode substituir o cacau.
Possíveis contra-indicações
- Apesar dos benefícios significativos, existem contra-indicações para a planta:
- picadas;
- crianças menores de 12 anos;
- atonia intestinal;
- acidez aumentada;
- uma úlcera;
- gravidez
Como você pode ver, o anis é uma planta medicinal muito útil. Mas, para fins terapêuticos, deve ser usado após consultar um médico, para não obter o efeito oposto.