A couve-flor é considerada um dos legumes mais saudáveis e ricos em vitaminas, por isso muitos jardineiros preferem cultivá-la em seus locais. Em geral, é fácil cuidar dessa cultura, no entanto, é muito sensível a várias doenças e as pragas não são avessas a se deliciar com a folhagem e as inflorescências. O que pode destruir a colheita de couve-flor e como evitá-la será discutido abaixo.
Doenças comuns da couve-flor e seu tratamento
Na maioria das vezes, a couve-flor é afetada por várias doenças, algumas das quais podem ser prejudiciais à planta. É importante que o jardineiro conheça seus principais sinais para tomar as medidas necessárias em tempo hábil.
Você sabe Em 2014, o jardineiro britânico Peter Gleizbrook, interessado em cultivar legumes recordes, conseguiu cultivar uma couve-flor gigante, cujo peso excedia 27 kg.
Podridão branca
Uma das doenças desagradáveis da natureza fúngica é a podridão branca. Ocorre em vegetais já colhidos, violando as regras de armazenamento, em particular quando o nível de umidade permitido é excedido (acima de 80%). Um cotão branco que se assemelha a formas de molde na superfície da cabeça da cabeça, pode ser visto revestimento mucoso nas folhas e caule.
Você pode combater a doença, observando as regras básicas:
- manutenção da umidade e temperatura ideais do ar 0 ... + 1ºС;
- tratamento de sala com solução de permanganato de potássio;
- seleção cuidadosa de repolho, sem defeitos e sinais da doença.
Kila
É considerada uma das doenças mais fatais para a cultura. A doença é causada por um fungo e afeta o sistema radicular: os nós são formados nas raízes que interrompem o processo metabólico normal, como resultado do qual o vegetal para de crescer primeiro, depois as folhas ficam amarelas e depois a planta morre.
Para evitar a propagação da infecção, você precisa:
- remover plantas doentes;
- tratar o solo com uma solução de Bordeaux líquido a 1% ou qualquer fungicida agrícola, de acordo com as instruções;
- remover ervas daninhas regularmente.
Importante! O replantio de couve-flor na área onde a doença da quilha se espalhou anteriormente é possível somente após 5 anos.
Perna preta
A ameaça para as plantas jovens, e especialmente para as mudas, é outra doença fúngica chamada perna negra. O caule de mudas jovens, como resultado do processo de decomposição, é coberto por manchas pretas, torna-se fina, como resultado, mudas morrem. Ao mesmo tempo, existe o risco de infecção de plantas próximas.
As seguintes medidas ajudarão na luta contra a perna negra:
- processar o solo dos leitos com fungicida (por exemplo, solução a 1% de Fitosporin);
- as sementes são embebidas antes da semeadura em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos;
- os poços dos quais as plantas doentes foram removidas, despeje solução de permanganato de potássio.
Podridão cinzenta
Esta doença afeta não apenas a couve-flor, mas também o repolho branco, sua aparência pode ser notada durante o armazenamento de vegetais. A princípio, manchas cinzentas características aparecem na cabeça e, em seguida, começa o processo de decomposição, formando um cotão cinza e uma placa mucosa.
Para evitar o aparecimento dessa doença, é necessário armazenar adequadamente a colheita:
- desinfetar prateleiras, paredes e recipientes na sala com uma solução de permanganato de potássio;
- manter o regime de temperatura dentro de 0 ... + 1ºС.
Mosaico
Esta é uma doença viral perigosa que é transmitida através do suco de plantas infectadas ou transportada por pulgões. A doença geralmente se faz sentir após o transplante de mudas para os canteiros, quando a imunidade das mudas é enfraquecida. Na folhagem do vegetal, as veias ficam amarelas, para de crescer. Como resultado do desenvolvimento da doença, folhetos são dobrados, manchas se formam sobre eles e eventualmente caem.
Para impedir a propagação do vírus do mosaico, você deve:
- remova as amostras doentes escavando-as cuidadosamente do chão, tomando cuidado para não danificar as raízes;
- desinfetar as sementes antes do plantio, mergulhar em água quente a 50ºС por 20 minutos e depois secá-las;
- manter o regime de temperatura para mudas + 18 ... + 20ºС, endurecer uma semana antes de transplantar em campo aberto;
- remova regularmente as ervas daninhas do local.
Importante! A alimentação excessiva de couve com fertilizantes contendo nitrogênio pode provocar o desenvolvimento da doença.
Míldio fofo
Doença fúngica, manifestada pelo aparecimento de manchas amarelas e placa esbranquiçada na folhagem. A planta diminui o crescimento, a doença afeta os caules, testículos, focos pretos ou marrons aparecem neles. Muitas pessoas se perguntam se esse vegetal pode ser consumido: se a doença não afetou as inflorescências e não ficou manchada, o produto não causará danos; caso contrário, você não poderá comer repolho.
Para a prevenção da doença, você precisa:
- certifique-se de processar o material de plantio: deixe as sementes de molho por 15 a 20 minutos em água quente e depois por 3 minutos em frio;
- Realizar lavoura fungicida com solução de Fitosporina, de acordo com as instruções.
Bacteriose da mucosa
Uma das doenças mais comuns que afetam diretamente as inflorescências da cabeça da couve-flor. Uma infecção bacteriana aparece inicialmente na forma de decomposição da base das folhas e, em seguida, infecta as inflorescências, como resultado das manchas pretas na cabeça do repolho, um cheiro desagradável e putrefativo emana do vegetal.
Você pode corrigir o problema eliminando os fatores provocadores:
- evitar o alagamento do solo;
- remover ervas daninhas em tempo hábil;
- realizar controle de pragas (a repolho é especialmente perigosa);
- desinfete a área de armazenamento de vegetais.
Bacteriose vascular
Uma doença comum, característica da couve-flor, se manifesta em qualquer estágio do desenvolvimento da planta e causa danos significativos à cultura. Afeta o sistema vascular de um vegetal. É mais frequentemente encontrado em regiões com clima chuvoso e úmido. Manifestações externas são visíveis nas folhas: o início da doença é caracterizado pelo aparecimento de pontos amarelos claros nas bordas da folhagem, que crescem gradualmente até o centro, as veias ficam pretas. A folhagem começa a desbotar e se desfaz.
O combate à infecção bacteriana é eficaz apenas na forma de prevenção:
- a área onde os vegetais infectados cresceram precisa ser tratada com enxofre coloidal a uma concentração de 0,4%, enquanto o próximo plantio de repolho não pode ser feito antes de três anos depois;
- embeba as sementes antes de plantar mudas na solução Agat-25 (5 g da preparação por 1 litro de água, mergulhe as sementes por 2-3 horas).
Fusarium murcha
Uma doença incurável causada por um fungo que retém sua atividade no solo por um longo tempo. A derrota da doença faz com que as folhas fiquem amarelas. Gradualmente, pontos marrons ou marrons escuros aparecem no amarelo emergente, que crescem até pontos extensos. Na fase final da doença, as folhas caem completamente.
Esta doença não está sujeita a tratamento, apenas medidas sintomáticas são possíveis:
- as cabeças de repolho afetadas destroem;
- o solo é pulverizado com sulfato de cobre à taxa de 5 g de produto químico por balde de água.
Pragas e controle de couve-flor
Além de doenças, a couve-flor que cresce em campo aberto em uma casa de veraneio é ameaçada por várias pragas, enquanto algumas são tão discretas que são encontradas somente após causar sérios danos à colheita. O que são esses parasitas e como lidar com eles, uma questão urgente para muitos jardineiros.
Slug
Estes são parasitas de aparência semelhante a um caracol; podem ser encontrados em qualquer planta de jardim suculenta. Eles comem sucos, roendo folhagens, caules e frutas de vegetais. A couve-flor é freqüentemente afetada por lesmas, especialmente as folhas inferiores.Não há meios específicos para a destruição da praga, e indivíduos solteiros não são capazes de causar danos significativos à colheita. É mais fácil removê-los mecanicamente, coletando manualmente das plantas. Como as lesmas iniciam em um ambiente úmido, para evitar sua aparência, é necessário observar o regime de rega e evitar a estagnação da água ao redor do repolho.
Repolho afídeo
Talvez uma das pragas mais formidáveis para o repolho, o inseto se multiplique rapidamente e se alimente da seiva da planta. Nesse caso, a folhagem sofre em primeiro lugar, enrola e fica coberta com um revestimento rosa.
Medidas oportunas tomadas podem impedir a morte de vegetais:
- remoção de ervas daninhas e limpeza do local;
- cavar o solo antes de plantar couve-flor;
- as folhas afetadas são tratadas com uma solução de sabão;
- use agentes inseticidas para pulverizar (por exemplo, "Karbofos").
Você sabe Às vezes, os pulgões podem ser benéficos. Em algumas culturas, o suco contém muitos açúcares, o que interfere na fotossíntese normal. Os pulgões, ao consumirem esse suco, eliminam o excesso, normalizando os processos metabólicos da planta.
Pulgas crucíferas
Parasitas perigosos que se alimentam de repolho. Especialmente comum em plantas jovens. São pequenos insetos pretos que roem muitos buracos nas folhas e, como resultado, a folhagem morre. A praga é capaz de destruir rapidamente todo repolho plantado.
Para interromper a invasão do parasita, você precisa seguir recomendações simples:
- destruir ervas daninhas crucíferas;
- desenterrar o solo regularmente;
- no calor para cobrir o patamar com material denso;
- plante arbustos de tomate em volta da couve-flor, cujo cheiro assusta as pulgas crucíferas.
Mosca de repolho primavera
Pragas perigosas que colocam larvas ao redor do caule e no solo. À medida que crescem, as larvas começam a comer verduras e talos de couve e outras plantas.
Os seguintes métodos foram usados com sucesso para combater o parasita:
- colheita de repolho pelo menos 1 vez por mês;
- cavar solo;
- polinização de plantas com cinzas de madeira;
- uso de inseticidas para irrigação (por exemplo, solução de Karbofos a 0,2%), de acordo com as instruções.
Lagartas
Entre os jardineiros, pode-se ouvir com frequência os chamados vermes de couve, no entanto, com um estudo detalhado do problema, pode-se entender que o destruidor encontrado não tem nada a ver com vermes, essa é uma das variedades de lagartas que parasitam a couve-flor. Mariposas e borboletas brancas, que depositam larvas diretamente na folhagem da planta, prejudicam seriamente o vegetal. À medida que envelhecem, as larvas se transformam em lagartas, que primeiro comem folhas e depois chegam a inflorescências.
A chave para uma luta bem-sucedida contra o parasita será a implementação de dicas simples:
- inspeção regular da planta, coleta e destruição de ovos postos e adultos das folhas;
- pulverização subsequente de repolho com inseticidas de baixa toxicidade (por exemplo, "Dipel"), de acordo com as instruções.
Como processar couve-flor de pragas e doenças
Para preservar a colheita da couve-flor e protegê-la efetivamente de doenças e parasitas, é necessário não apenas organizar adequadamente os cuidados com a colheita, mas também escolher com responsabilidade os meios e preparativos para o processamento.
Na maioria das vezes, os jardineiros usam meios populares e acessíveis:
- Para superar as doenças bacterianas e sua prevenção, o solo é tratado com uma solução de enxofre coloidal de 0,4% (consumo médio de 5 g por lote de 1 m²).
- As doenças fúngicas são superadas com sucesso graças ao uso de agentes fungicidas. Na maioria das vezes, Bordeaux 1% é usado para pulverizar as camas. Além disso, o produto biológico Fitosporin é amplamente utilizado para o cultivo de solo e sementes, de acordo com as instruções em anexo.
- No controle de pragas, como regra, inseticidas industriais são usados para pulverizar plantas e solo. O remédio mais popular entre os jardineiros é o medicamento Bankol, um inseticida universal de amplo espectro. A solução é preparada de acordo com as instruções do fabricante.
- Nem se pode ignorar os remédios populares. Por exemplo, para destruir larvas de pulgões ou outros insetos, uma solução forte de sabão em pó (100 g de sabão por 1 balde de água) é perfeita. Para superar doenças infecciosas, a calagem do solo é realizada aplicando cinzas à taxa de 2 kg de cinzas por 1 m² de plantio).
Assim, as principais doenças e pragas que afetam a couve-flor foram descritas acima. Isso permite concluir que esta planta é suscetível a um grande número de doenças, no entanto, o método de combatê-las é reduzido a uma estrita adesão às técnicas agrícolas de cultivo, ao monitoramento e à aplicação de medidas preventivas padrão, como cuidados com o solo de qualidade e inspeção regular. O cumprimento dessas regras simples evitará problemas e, no final da temporada, colherá uma rica colheita de vegetais saudáveis.