Ao cultivar plantas de jardim, o cumprimento das regras de rotação de culturas é de grande importância. Esta é uma condição indispensável para obter rendimentos estáveis, impedindo o desenvolvimento de doenças e ataques de insetos nocivos. Quais plantas são recomendadas e quais não devem ser plantadas após a colheita do pimentão, você aprenderá com este artigo.
Recursos de rotação de culturas
A rotação de culturas refere-se às recomendações justificadas pelos cientistas e à agricultura prática sobre a alternância de culturas de jardins em áreas de cultivo e de acordo com o tempo. Eles sugerem que todos os anos na mesma cama é necessário mudar a cultura cultivada.
No próximo ano, uma planta deve ser plantada neste local que não faz parte da mesma família da colheita anterior. Simplificando, se no ano atual a batata, um representante da família Paslyonov, cresceu no jardim, no próximo ano uma plantação não relacionada deve ser plantada neste local, por exemplo, beterraba, cenoura e cebola. O solanáceo vale a pena cultivar em outra área, por exemplo, onde as leguminosas cresceram.Você sabe Os habitantes da vila de Ein Yahav (Vale de Arava) cultivavam pimentão com peso de 0,5 kg: era cultivado em casa de vegetação e regado com água salgada. Os agricultores que cultivavam um vegetal gigante recorreram ao Guinness Book of Records com um pedido para registrar um recorde mundial.
As regras de rotação de culturas são projetadas para:
- impedir o acúmulo de insetos e patógenos nocivos. Assim, se durante o próximo ano, após qualquer cultura, for plantada uma planta que não atraia parasitas, depois do inverno elas não terão fonte de nutrição e não poderão se multiplicar em massa;
- abaixar assentamento do lote com ervas daninhas;
- impedir o acúmulo de substâncias nocivas no solo. Quando cultivadas por um longo período em uma parcela de algumas plantas, é observada uma diminuição significativa no rendimento. Isso se deve à sua sensibilidade a um alto nível de toxinas no solo, que deixam ou são aplicadas com fertilizantes, tratamentos preventivos contra doenças e insetos nocivos;
- reduzir a ingestão de nutrientes. Cada cultura de jardim, para se desenvolver e crescer normalmente, requer certos elementos micro e macro. Por exemplo, as batatas precisam de 49,6 kg / ha de nitrogênio, 99,2 kg / ha de fósforo, 340,7 kg / ha de potássio, trigo 45,8 kg / ha de nitrogênio, 21,6 kg / ha de fósforo, 28,1 kg / ha de potássio. Como você pode ver, essas duas plantas esgotam o solo de maneiras diferentes. Quando cultivada por muitos anos no mesmo canteiro da mesma planta ou cultura relacionada, ocorrerá a depleção do solo e, no futuro, não será capaz de fornecer totalmente a nutrição necessária à vegetação;
- eliminar efeitos negativos no solo, que aparecem devido ao cultivo de certas culturas.
Você sabe O recorde de pimenta que come mais rápido pertence ao americano Wayne Algenyo, de 31 anos: ele conseguiu comer 22 frutas queimando em um minuto. Depois de estabelecer um recorde, um homem teve que beber cerca de 10 litros de leite para acalmar a sensação de queimação na boca e na garganta.
As regras básicas de rotação de culturas são as seguintes:
- É impossível realizar o cultivo anual no mesmo local da mesma colheita ou plantas pertencentes a ela na mesma família.
- Não é recomendável cultivar vegetais em uma terra por 2 anos consecutivos afetados pelos mesmos patógenos e insetos nocivos.
- O cultivo de plantas no mesmo canteiro deve ser devolvido antes de 3 anos, mas depois de 4 a 5 anos.
- Ao alternar as culturas, você deve prestar atenção às características da nutrição das plantas e aos elementos necessários para elas.
- Após as culturas com um sistema radicular superficial (cebola, pepino, pimentão), é necessário cultivar plantas com raízes profundas (beterraba, cenoura).
- De acordo com uma rotação de três anos, as primeiras raízes (cebola, cenoura, batata, rabanete, beterraba) são plantadas no local, depois as plantas de jardim de frutas e feijões (pimentão, ervilha, milho, abóbora, tomate) e pós-decíduas (vários tipos de repolho, espinafre).
Sujeito às regras de rotação de culturas, é possível alcançar os seguintes resultados:
- aumentar o rendimento das culturas e a qualidade de seus frutos;
- aumentar a fertilidade do solo;
- estabelecer o uso racional de nutrientes da terra;
- reduzir a contaminação do solo por patógenos, insetos parasitas, ervas daninhas.
Que culturas podem ser plantadas depois da pimenta no próximo ano
O pimentão é cultivado em solo aberto e protegido. Foram desenvolvidas recomendações sobre o que plantar depois para obter bons rendimentos. Jardineiros e residentes de verão precisam deles para fazer uma programação para mudar as culturas para o futuro.
Em campo aberto
O representante considerado da família Paslyonov possui um sistema radicular de superfície, o que significa que ele retira nutrientes das camadas superiores do solo. Portanto, depois é recomendável plantar as plantas cujas raízes atingem um nível médio e profundo do solo.
Entre eles estão:
- cenouras;
- rabanete;
- beterraba;
- rabanete.
Além disso, depois da pimenta no site, eles se sentem bem:
- cebolas;
- pepinos
- verduras;
- feijão;
- alho
- siderados;
- Cereais;
- trevo
De forma alguma a pimenta afetará o crescimento, desenvolvimento e rendimento das seguintes plantas:
- repolho;
- legumes;
- aipo;
- cenouras;
- nabo;
- salada;
- Espinafre
- ervas picantes.
Importante! Os residentes experientes no verão são aconselhados a elaborar um plano escrito para plantar uma horta para o próximo ano e um procedimento aproximado para mudar as hortaliças pelos próximos 3-4 anos.
Na estufa
Aqui está o que você pode cultivar depois de pimenta em estufas:
- verduras;
- cebolas;
- rabanete;
- repolho.
Os vizinhos nos canteiros de estufa do representante da família Paslyonov em consideração podem ser pepinos, repolho, cenoura, feijão, legumes, milho, cebola, alho, manjericão. Essas plantas não competem por nutrientes e não se sombream.
O que não pode ser plantado depois da pimenta
Após o pimentão, é indesejável plantar todos os solanáceos, isto é, batatas, tomates, berinjela, pimenta (búlgara e pimenta), tabaco. Todos eles são atacados apenas por parasitas e doenças. Além disso, depois da pimenta, as abóboras se desenvolvem mal no jardim.
Isso se deve ao fato de que essas culturas exigem a presença dos mesmos elementos micro e macro na terra. Consequentemente, depois que a pimenta retira o máximo de substâncias necessárias da terra, as colheitas de abóbora sentirão falta delas. Como resultado, eles passarão fome e sua produtividade sofrerá. Além disso, as abóboras são suscetíveis a toxinas deixadas no solo.
Depois de quais culturas é melhor plantar pimenta
Para cultivar pimenta com sucesso em um terreno aberto ou protegido, ela deve ser plantada em canteiros plantados anteriormente:
- pepinos;
- repolho;
- cebolas;
- alho
- culturas de raízes;
- legumes anuais;
- ervas perenes;
- siderados.
Importante! A pimenta deve ser plantada a uma distância significativa do doce, para que, quando polinizada, os frutos deste último não comecem a amargar.
Assim, a fim de prevenir a infecção por doenças, a disseminação de insetos nocivos, a depleção do solo e obter altos rendimentos no plantio de hortas, deve-se aderir a uma determinada sequência no plantio no mesmo local.
A pimenta é uma planta exigente; portanto, depois de cultivá-la em um local onde o solo está esgotado, você não deve plantar vegetais. As únicas exceções são aquelas culturas que requerem outros oligoelementos e para as quais esse predecessor não tem um efeito positivo ou negativo.