No processo de paisagismo de uma casa de campo ou pátio de verão, muitas vezes é necessário criar uma cobertura barata, decorativa e de rápido crescimento. As uvas de menina, mais conhecidas como "selvagens", são adequadas para esse fim. Como cultivar uma trepadeira em si mesmo, forçando-a a trançar uma cerca ou uma haste em um curto período de tempo, é descrito na revisão abaixo.
Características do cultivo de uvas para meninas
A uva de menina (nome latino Parthenocissus), de fato, pertence à família das vinhas, embora externamente seja mais parecida com hera. A terra nativa da planta é a América do Norte, embora algumas espécies (mais de uma dúzia sejam conhecidas) cresçam na China e no Japão.
Você sabe O nome latino da planta é traduzido do grego como "hera de menina" (de "παρθενος" - uma virgem e "κισσός" - hera). Uma comparação de videiras com uma virgem é explicada pelo fato de suas bagas serem formadas sem polinização cruzada.
Ao decidir plantar parthenocissus no local, é necessário levar em consideração as características da planta, a saber:
- As uvas silvestres se propagam rápida e facilmente para conquistar vastos territórios. Portanto, é necessário plantar a planta de tal maneira que o território destinado à videira seja limitado por obstáculos confiáveis (por exemplo, um meio-fio, uma parede de uma casa ou outra construção de capital) e fique longe de canteiros e canteiros de flores, especialmente se forem cultivadas colheitas leves.
- Pela mesma razão (crescimento rápido), partenocisto requer corte e escavação constantescaso contrário, as raízes e os cílios acima do solo logo se estenderão por todo o site.
- Para o desenvolvimento e aparência bonita da liana precisa de suporte verticalportanto, o melhor uso para a planta é a criação de uma cobertura natural, densamente coberta de folhas decorativas - verde brilhante no verão e vermelho-sangue no outono. No entanto, deve-se ter em mente que o crescimento exuberante de cipós adquire um peso bastante significativo ao longo do tempo, portanto, tentar esconder estruturas instáveis e em ruínas com ela é uma idéia malsucedida: um suporte não confiável pode não suportar a carga.
- A uva da menina é uma planta despretensiosa: Pode ser cultivada em solo pobre e empobrecido, com alto teor de sal. A liana não precisa de rega abundante e cobertura; é pouco exigente à luz do sol. A única sutileza que precisa ser levada em consideração é que, em áreas muito sombreadas, o parthenocissus permanece verde por mais tempo no outono e, além disso, nessas condições, a liana às vezes não dá frutos.
- A resistência à geada das plantas é altaPortanto, não precisa de abrigo para o inverno. No caso de congelamento de brotos individuais de brotos de substituição, novos chicotes são rapidamente formados; para preservar a decoratividade do mato, é necessário apenas aparar a madeira morta em um tecido saudável. Além disso, para o cultivo nas regiões do norte, como os Urais e a Sibéria, é melhor usar variedades especiais adaptadas às temperaturas mais baixas do inverno, pois remover a cerca viva da parede é uma tarefa ingrata.
Importante! Ao contrário do medo de muitos residentes de verão, os frutos das uvas selvagens não são venenosos: a razão pela qual eles não são consumidos é porque são insípidos e sem valor nutricional. E o alto teor de ácido oxálico nas bagas é um tipo de garantia de que crianças ou animais de estimação não os comerão tanto quanto envenenam.
Tempos de reprodução ideais
Devido à absoluta despretensão, as uvas para meninas podem ser plantadas com sucesso em qualquer época do ano. A planta sobrevive perfeitamente no outono, primavera e verão - desde que os dias não sejam muito quentes; caso contrário, uma planta jovem, especialmente sem sombra e rega abundante, pode morrer.
Como propagar uvas de menina?
Existem várias maneiras de plantar uvas de garotas em um terreno ou varanda. É mais fácil fazer isso vegetativamente, usando estacas, galhos de raiz ou brotos laterais. Uma opção mais longa, embora também praticada, é plantar as sementes de uma planta.
Vamos considerar em mais detalhes cada um dos métodos mencionados.
Estacas
As estacas são uma maneira comum e fácil de fazer sebes a partir de uvas de garotas. Em termos de velocidade e confiabilidade, é inferior à propagação das plantas pelos galhos laterais e radiculares; no entanto, para usar esses dois métodos, é necessário que o local já tenha uma planta-mãe pronta, cuja vitalidade possa ser usada para enraizar galhos.
É mais fácil obter estacas durante a poda, pois neste momento muitos cílios extras são removidos da planta.
Para o enraizamento, recomenda-se o uso de fragmentos não jovens, mas já lenhosos - sua viabilidade é maior.
Para enraizar o corte recém-cortado da bucha-mãe, é necessário inspecionar e selecionar nele uma ou várias seções com uma espessura de pelo menos 5 mm com 4-5 internódios. O corte deve ser feito apoiando 3 cm da parte inferior do rim.
Estacas prontas podem ser colocadas na água até que as raízes sejam arrancadas, embora muitos jardineiros omitam esse estágio e plantem brotos no chão imediatamente após a poda.
Ao plantar as mudas no chão, dois brotos devem estar no subsolo, o restante permanece na superfície. Ao cuidar de mudas no estágio de enraizamento, duas condições devem ser observadas - para proteger as plantas jovens do sol muito brilhante e proporcionar rega regular.Importante! As raízes plantadas na água morrem após o plantio e são substituídas por novas, portanto, manter as mudas na água não faz sentido. A única razão pela qual você pode recorrer a esse procedimento é a incapacidade física de plantar a parte aérea imediatamente após o corte.
Jardineiros experientes recomendam cortar partenocissus no outono, porque durante esse período os brotos jovens criam raízes melhor. A segunda opção possível é o início do outono, antes do início do período de fluxo ativo de seiva (no último caso, o jovem rebento sofre menos trauma no processo de separação do arbusto-mãe e, consequentemente, não corre tanto risco de infecção).
Se você deseja enraizar as mudas no verão, use fragmentos de plantas mais grossos que já tenham seus próprios ramos laterais como material de plantio. Tais estacas são chamadas em forma de martelo. A vantagem deste método é que, a partir das estacas enraizadas, obtém-se imediatamente arbusto de crescimento rápido e ramificado.
Vídeo: Propagação de uvas novas por estacas
Camadas de raiz
A propagação de uvas bravas por camadas de raiz é ainda mais fácil do que a enxertia. Este método é utilizado quando, devido a poda prematura ou falta de suporte adequado, hastes individuais da trepadeira foram capazes de se espalhar pelo chão. Esses brotos são fixados ao solo não com a ajuda de antenas, que a planta usa para permanecer no suporte, mas com raízes reais liberadas pelos entrenós.
Assim, cada broto da trepadeira rastejando no chão, em contato com o solo, depois de um tempo forma uma planta independente, que pode se desenvolver separadamente do arbusto-mãe. O jardineiro precisa de apenas dois cortes para separar essas mudas do início e do fim do chicote, depois cava-as do chão com a raiz e transplanta-as para um novo local, certificando-se de que o colo da raiz permaneça acima do solo.Você sabe A liana mais longa do mundo é um rattan de palmeira tropical. Com trezentos metros de comprimento, esta trepadeira possui um tronco cuja espessura não excede 7 cm.
Tiros laterais
Para propagar a hera feminina com brotos laterais, é necessário criar artificialmente uma situação com a formação de camadas radiculares. Ao mesmo tempo, se houver essa oportunidade, você deve inicialmente colocar o chicote para que o enraizamento ocorra nos locais em que está planejado plantar novas plantas (por exemplo, estique um longo tiro ao longo da cerca ou da parede que você deseja apertar com liana).
Se necessário, em locais com expectativa de enraizamento, os cílios podem ser presos ao chão com grampos de cabelo (eles podem ser feitos de eletrodos, arame duro ou laços de madeira) e polvilhados com o solo, embora o partenocissus rapidamente comece a criar raízes sem ajuda adicional.Se você esticar a liana de forma que ela se enraíze no lugar certo, não há possibilidade, os brotos laterais podem ser separados com segurança do arbusto-mãe e transplantados no próximo ano.
Sementes
O método de propagação de sementes de uvas silvestres raramente é utilizado, uma vez que apresenta um grande número de desvantagens em comparação aos métodos vegetativos.
Em especial, semear sementes:
- é um processo problemático, que não se pode dizer sobre o enraizamento de estacas, camadas e brotações laterais;
- permite obter uma planta adulta a longo prazo;
- não garante a preservação dos traços parentais na nova trepadeira, que deve ser levada em consideração na propagação de formas híbridas de partenocissus.
Importante! A capacidade das uvas bravas de brotar e enraizar se estende facilmente a suas sementes. Como eles têm excelente germinação, é necessário garantir que os frutos do partenocissus não desmoronem no solo e não fiquem deitados até a primavera; caso contrário, no próximo ano, eles transformarão o local em selva impenetrável.
A propagação de sementes da hera de meninas é tecnologicamente assim:
- Frutos completamente maduros são removidos do mato.
- A baga é aberta e as sementes são extraídas dela.
- O plantio de sementes é possível de duas maneiras: imediatamente após a coleta ou na próxima primavera. No primeiro caso, a germinação demora um pouco mais, geralmente os primeiros rebentos aparecem apenas em junho. Para acelerar o processo, é usada a semeadura de primavera com estratificação preliminar (este termo é usado para se referir a uma simulação especial de sementes de invernada no solo): aproximadamente duas semanas antes da data prevista da semeadura, as sementes são embebidas por várias horas em água fria, envolvidas em várias camadas de gaze molhada envolvidas com polietileno, e colocado na seção de vegetais da geladeira. Em vez de gaze, você pode usar areia ou turfa bem umedecida.
- Sementes semeadas em campo aberto e em recipientes para mudas. Dependendo do método escolhido, o período de plantio da primavera pode variar de fevereiro a abril.
- Enterre as sementes no solo a uma profundidade de 10 mm.
- Na fase de germinação, certifique-se de que o solo não seque e também proteja os rebentos da luz solar direta.
Cuidados subsequentes com as uvas
Cuidar de videiras jovens é simples.
Tudo o que é necessário para isso:
- rega regular (à medida que a camada superficial do solo seca);
- proteção contra luz brilhante;
- liga (uma planta adulta encontra facilmente um suporte e se apega a ele, mas brotos jovens precisam de ajuda e os direcionam corretamente);
- cobertura superior (duas vezes por temporada, fertilizantes orgânicos e complexos de nitrogênio, fósforo e potássio, como o nitroammophoski, podem ser adicionados ao solo, isso acelerará o crescimento das cipós);
- poda (além do objetivo sanitário, esse procedimento também estimula a ramificação do mato e o desenvolvimento mais ativo).
Você sabe O recorde mundial para a taxa de crescimento é de bambu - em um dia pode chegar a 70 cm de comprimento. O crescimento das uvas das meninas é muito mais lento, mas esta videira dá um aumento impressionante — taxa anual de 2 a 4 metros!
Ao formar um arbusto, você deve seguir estas regras:
- É importante, nos estágios iniciais, construir adequadamente o "esqueleto" da planta, direcionando novos rebentos usando suportes especiais ao longo do caminho desejado.
- Os galhos "impertinentes", que se desdobram teimosamente em uma direção indesejável, devem ser removidos imediatamente. Deste dano, o mato não irá, pelo contrário, acelerar seu crescimento.
- No futuro, os cuidados com o cipó devem consistir apenas em podas sanitárias de brotos mortos e danificados na primavera e no verão, remoção de cílios em excesso que violam a cobertura decorativa. Além disso, para evitar o crescimento descontrolado, é necessário evitar o surgimento de brotos rastejantes no solo e numerosos brotos basais, que, entre outros, são formados como resultado da germinação das sementes do ano passado.
Vídeo: Uvas para garotas úteis e bonitas