Rabanete contém um grande número de substâncias úteis que são necessárias para o corpo humano. Para obter o máximo benefício da ingestão de vegetais, você precisa saber quais vitaminas, minerais e minerais estão contidos neste produto, bem como escolher um rabanete de qualidade. Você aprenderá sobre isso no artigo.
Descrição da cultura vegetal
O rabanete é uma planta anual ou bienal do gênero Radish da família do repolho. As variedades de um ano são européias e as de dois anos são japoneses ou chineses. O nome do vegetal em latim significa "raiz". Suas frutas e topos são utilizados na preparação de vários pratos em muitos países do mundo. Possui raízes de forma redonda ou alongada, vermelha, rosa ou branco-rosada, com 2-3 cm de tamanho e as partes superiores são verde claro ou escuro. Rabanete tem um sabor acentuado específico devido ao óleo de mostarda na composição.
Composição de rabanete
As partes superiores do rabanete são um produto mais valioso se a colheita de raiz. É usado para fazer saladas e adicionado a sopas, acompanhamentos, carne cozida ou cozida. Nos topos contém uma quantidade mais concentrada de nutrientes do que nas culturas de raízes.
Raízes de rabanete contêm 2 vezes mais proteína do que outros vegetais: tomate, abóbora, abobrinha e berinjela. Essa quantidade de proteína afeta a estrutura das células do corpo.
Composição energética por 100 g:
- proteínas - 1,2 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 3,4 g.
A composição química também inclui amido e dextrinas, mono- e dissacarídeos, bem como aminoácidos. Este produto é rico em vitaminas e minerais, discutidos em mais detalhes abaixo.
Rabanete é um produto de baixa caloria; 20 kcal por 100 g de produto
Vitaminas
Rabanete tem um grande número de vitaminas que têm um efeito positivo no corpo humano.
- As vitaminas encontradas neste produto incluem:
- B1 (tiamina), que promove o metabolismo no corpo, melhora o crescimento e o desenvolvimento dos sistemas cardíaco, nervoso e digestivo.
- B2 (riboflavina) sua função é formar glóbulos vermelhos e anticorpos, controlar o crescimento e o funcionamento dos órgãos reprodutivos. A vitamina também tem um efeito positivo na saúde da pele, unhas, cabelos e glândula tireóide.
- B3 (ácido nicotínico) promove a expansão e melhora a microcirculação de pequenos vasos sanguíneos, além de possuir propriedades de desintoxicação.
- B5 (ácido pantotênico) estimula a criação de hormônios adrenais, protegendo o corpo de artrite, colite, alergias e doenças cardíacas.
- B6 (adermin) estabiliza o sono, melhora a imunidade, a cor da pele, alivia os sintomas de anemia e a síndrome do intestino irritável.
- B9 (ácido fólico) serve para melhorar as funções do sistema circulatório e imunológico.
- C melhora a condição da pele, gengivas, dentes, promove a cicatrização de feridas, afeta o trabalho do cérebro.
- E melhora a imunidade do corpo.
Você sabe O vegetal foi trazido pela primeira vez para a Europa pelo viajante Marco Polo, no final do século XIII, da China.
Minerais
Além de vitaminas, essa cultura é rica em minerais.
- No rabanete existem esses minerais:
- O potássio afeta o trabalho do sistema cardiovascular, controla a pressão sanguínea dentro da faixa normal, alivia os sintomas de alergias e também afeta positivamente o funcionamento do sistema nervoso.
- O cálcio é necessário para fortalecer ossos e dentes.
- O magnésio fornece o coração, fortalece os vasos sanguíneos, remove o colesterol, o que é mais necessário para os idosos.
- O sódio regula o equilíbrio água-sal, melhora o funcionamento dos rins.
- O fósforo afeta o funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular, é um elemento importante na formação de enzimas e hormônios.
Propriedades úteis de rabanetes
Devido ao grande número de vitaminas e minerais, o vegetal tem um efeito positivo no corpo humano. Seus benefícios são aumentar a imunidade, a luta contra a SARS. Devido à grande quantidade de ácido fólico, as colheitas de raízes afetam positivamente o corpo das mulheres, bem como o desenvolvimento do feto em mulheres grávidas. Também é recomendável usá-lo para a deficiência de vitaminas, uma vez que possui uma norma diária de ácido ascórbico.
Rabanete reduz o açúcar no sangue, estabiliza a hemoglobina no sangue, normaliza o funcionamento do trato gastrointestinal, ajuda na luta contra a oncologia, melhora os vasos sanguíneos. Vegetal de baixa caloria, portanto, adequado para uso com várias dietas.
Você sabe O maior rabanete foi cultivado por um agricultor israelense Tamir de Israel. O peso da colheita de raízes foi de 10 kg; para essa conquista, o vegetal foi incluído no Guinness Book of Records.
Normas e regras de uso
A taxa diária de uso de rabanetes é de 100 a 170 g, quantidade suficiente para obter todos os nutrientes necessários para o corpo e fortalecer o sistema imunológico. Os nutricionistas recomendam que pessoas saudáveis comam este produto pelo menos uma vez a cada 7 dias. Rabanete pode ser usado em alimentos cozidos e crus. O melhor de tudo é que existe toda uma fruta crua, pois retém mais vitaminas de minerais e oligoelementos.
Contra-indicações para comer
Apesar de suas propriedades benéficas, este vegetal pode causar danos significativos ao corpo humano.
Não é recomendado o uso de raízes para pessoas que:
- doenças do trato gastrointestinal;
- colite;
- alterações na glândula tireóide;
- distúrbios metabólicos;
- flatulência;
- doenças do fígado e rins.
Importante! Para evitar o fator prejudicial do rabanete em doenças do sistema endócrino, recomenda-se usá-lo na forma fervida.Substituir fato
Como escolher um produto de qualidade
Ao escolher um produto, é necessário examinar cuidadosamente, em primeiro lugar, os topos dos vegetais. Deve ser fresco, não lento, isso indica que o vegetal foi colhido recentemente.Primeiro use os topos. Deve ser cortado e enxaguado antes de cozinhar. Tops utilizados para a preparação de sopas, pratos de carne e acompanhamentos de legumes. Rabanetes sem ervas podem ser armazenados por 7 dias.
As colheitas de raízes devem ser firmes, suaves, livres de defeitos. A pele deve ser plana e a carne suculenta. O aparecimento de pontos pretos indica que o processo de decadência começa no feto.É melhor guardar rabanetes na geladeira. Em um ambiente frio, ele mantém a frescura por até duas semanas.
Tendo se familiarizado com as regras de escolha, as normas de uso, bem como as contra-indicações e propriedades úteis dos rabanetes, você pode apreciar este vegetal sazonal, recebendo a maior quantidade de nutrientes para o corpo.