Ao cultivar tomates no local, existe o risco de infecção por várias doenças que podem aparecer com técnicas agrícolas impróprias para o cultivo desta cultura. Para evitar a ocorrência do problema, recomenda-se o uso de meios especiais - fungicidas, um dos quais é o Pennocotseb. Este artigo fornece uma descrição do medicamento, uma lista de seus prós e contras, o princípio da exposição ao tomate e instruções de uso.
Você sabe O uso de fungicidas em combinação com inseticidas leva a um aumento na toxicidade deste último e afeta adversamente a população de abelhas e abelhas.
Descrições e forma de liberação do medicamento
O fungicida Pennocotseb pertence a preparações de contato que desempenham uma função protetora. Seu uso evita o aparecimento e o desenvolvimento de infecções fúngicas nos tomates.
A descrição da ferramenta é apresentada abaixo:
- A substância ativa do Penncoceb é o mancozeb, que protege a superfície das plantas da penetração de patógenos prejudiciais. O seu conteúdo em 1 kg do produto é de pelo menos 800 g.
- A substância mancozeb inibe o desenvolvimento da membrana celular de microorganismos nocivos e interrompe a atividade de suas enzimas.
- A droga é bem combinada com pesticidas e outros fungicidas, mas é incompatível com agentes altamente ácidos e alcalinos.
- Esta ferramenta pertence à 2ª classe de toxicidade para seres humanos. Ao usá-lo, é necessário cuidar do equipamento de proteção individual, e o trabalho manual nas camas pode ser realizado apenas 7 dias após o processamento.
- A forma do medicamento é um pó molhável, embalado em embalagens de papel de vários tamanhos.
Você sabe A produção global anual de tomates frescos é superior a 60 milhões de toneladas.
Vantagens e desvantagens do fungicida Pencotseb
Este medicamento ganhou popularidade entre muitos jardineiros devido ao fato de ser um profilático verdadeiramente eficaz contra infecções por fungos.
- Uma lista de todas as vantagens do Penncoceb é apresentada abaixo:
- o medicamento pode ser usado durante toda a estação de crescimento das plantas;
- adequado para processar várias culturas de hortaliças e hortaliças (tomates, batatas, uvas, macieiras);
- o produto contém manganês e zinco, que fornecem nutrição foliar adicional ao tomate;
- falta de resistência (vício);
- gruda bem na superfície das folhas das plantas;
- não se acumula no solo e nos frutos, seguro para pássaros e insetos;
- bem solúvel em água;
- boa compatibilidade com outros produtos químicos no processamento de leitos;
- ajuda a obter um alto rendimento;
- É higroscópico, deixando umidade nas folhas e no solo ao redor das plantas.
- As desvantagens deste fungicida são:
- o uso da solução é eficaz somente antes que os primeiros sinais de doença apareçam na planta;
- em tempo chuvoso, a ação protetora do produto é reduzida, porque parte da solução é lavada da superfície das plantas.
Efeitos do Penncoceb nas plantas
Essa ferramenta pertence a medicamentos que atuam exclusivamente na superfície da planta e não penetram em seus frutos. Isso torna o Penncozeb o mais seguro possível para o cultivo de tomates em sua casa de verão, desde que seja usado corretamente.
As características e o momento do efeito do fungicida nos arbustos de tomate estão listados abaixo:
- o medicamento começa a agir dentro de um dia após o processamento das camas;
- ao misturar o pó com a água, obtém-se uma suspensão estável, que permanece por muito tempo na superfície da bucha;
- após a pulverização, o fungicida se espalha uniformemente na superfície das folhas e caule da planta, protegendo-o de infecções;
- a duração do medicamento depende das condições climáticas e é de até 15 dias a partir da data do tratamento;
- cobrindo as plantas com uma fina camada protetora, a solução fungicida impede a penetração de microrganismos e fungos nocivos nas folhas e no caule.
Importante! Para irrigação de 1 m² de canteiros, recomenda-se o uso de 10 l de solução fungicida. O intervalo de tempo entre as pulverizações é de 7 a 10 dias.
Dosagem e instruções de uso
Para processar as camas com tomates, a quantidade necessária de fungicida Penncoceb deve ser dissolvida em 10 l de água e as plantas tratadas com a solução resultante. A pulverização é realizada de manhã ou à noite a uma velocidade do vento não superior a 5 m / s. Essa ferramenta pode ser usada para prevenir várias doenças que podem afetar não apenas os arbustos de tomate, mas também outras culturas. A taxa de consumo do medicamento e o número de tratamentos dependem de qual cultura é usada.
Abaixo estão as taxas de dosagem para várias doenças:
- para evitar a contaminação tardia no tomate, use 16 g do produto para cada 10 litros de água, tratando os arbustos até 3 vezes por temporada. A colheita de frutas é possível não antes de 20 dias após o último processamento;
- para evitar o aparecimento de bolor nas uvas, é necessário preparar uma solução de 10 litros de água e 20-30 g da droga. Até 4 tratamentos podem ser realizados em uma estação, mas o último deles não deve ser inferior a 30 dias antes da colheita;
- Para proteger as batatas da macrosporiose e da praga tardia, para cada 10 l de água, 12 a 16 g de fungicida são usados, tratando profilaticamente os leitos até 3 vezes por estação. A última pulverização é realizada o mais tardar 1 mês antes da colheita;
- para evitar danos aos canteiros com cebola por peronosporose, é necessário pulverizar as plantas com uma solução de 20-25 g de pó e 10 l de água. Podem ser realizados até 3 tratamentos por estação e as colheitas podem ser colhidas não antes de 14 dias após a última pulverização;
- Para proteger as macieiras da casca e da podridão dos frutos, 20 g de Penncoceb devem ser dissolvidos em 10 litros de água e pulverizados três vezes por estação. Desde o momento do último processamento até a colheita, pelo menos 30 dias devem passar;
- para a prevenção da rizoctonia da batata de semente, os tubérculos são irrigados com uma solução de 10 l de água e 25 g de fungicida.
Importante! Durante as chuvas, parte do produto pode ser lavada da superfície dos arbustos, portanto, recomenda-se que o tratamento seja feito em clima seco.
Termos e condições de armazenamento
O prazo de validade da preparação Penncoceb é de 2 anos a partir da data de fabricação, indicada na embalagem.Ao armazenar fundos, você deve seguir estas regras:
- o medicamento não pode ser colocado próximo à comida;
- a temperatura do ar deve ser –15 ... + 30 ° C;
- o fungicida deve ser armazenado fora do alcance de crianças e animais de estimação;
- proteger o produto da luz solar direta;
- você não pode colocar o medicamento perto de dispositivos de aquecimento e outras fontes de calor;
- Armazene o fungicida somente na embalagem original selada em local seco.
Após o uso do produto, a embalagem deve ser queimada e o pó espalhado aleatoriamente deve ser cuidadosamente coletado e enterrado em uma área separada. O fungicida Penncoceb é um meio confiável de proteger os tomates da praga, mas requer manuseio cuidadoso. Seguindo as recomendações para o uso do produto listado neste artigo, você pode proteger os canteiros de infecções e obter uma colheita generosa de tomate.