Cientistas de todo o mundo continuam lutando para criar uma vacina contra a ASF. De vez em quando, de diferentes países, há relatos sobre a invenção de medicamentos, mas, para sua produção, são necessários estudos de longo prazo.
Embora os cientistas não possam oferecer nada, as autoridades da Transbaikalia aconselham os agricultores a esquecerem a criação de porcos e a tentarem criar outros animais.
O Ministério da Agricultura do Território fala de uma tensa situação veterinária em zoológicos e recomenda que o povo de Transbaikal pense em mudar para "outras áreas de criação de animais". Ao mesmo tempo, os que estão no poder enfatizam que aconselham, e não ordenam.
O Ministério da Agricultura do Território fez um apelo aos empresários das aldeias, nos quais propôs mudar para outras áreas de criação de gado, levando em consideração as recomendações da sede operacional da comissão da Federação Russa, que está empenhada em impedir a propagação e eliminação do ASF na Rússia.
Ao mesmo tempo, os serviços veterinários já estão prontos para surtos maciços de peste suína africana, e na região introduziram um alerta alto.
Enquanto isso, a ASF não para, conquistando todos os novos países do mundo a caminho. Recentemente, a doença foi registrada na Coréia do Sul.
Desde meados do mês passado até o presente, foram confirmados 9 casos da doença entre porcos selvagens e domésticos. O país já destruiu 67 mil porcos. Se outro caso próximo a Seul for confirmado, o número total de porcos reciclados será igual a 94 mil.