As lentilhas são conhecidas pela humanidade desde tempos imemoriais. Menção de suas datas de 2000 aC. e) Acredita-se que as primeiras lentilhas apareceram no oeste da Ásia. Esta é uma planta anual gramínea pertencente à família das leguminosas, cultivada por seres humanos juntamente com trigo, ervilhas e cevada. Coma as sementes na forma de uma lente comum.
Valor nutricional
Existem muitas variedades de lentilhas. Eles diferem principalmente na cor das sementes: do quase branco ao preto. Sementes cozidas de qualquer tipo têm um sabor semelhante. As lentilhas são geralmente servidas como acompanhamento para pratos de carne ou peixe, também em sopas, saladas, almôndegas, cereais. A rica composição permite que você use o produto como um prato independente, por exemplo, pessoas vegetarianas.
A composição do feijão de lentilha é verdadeiramente única e permite que uma pessoa obtenha boa nutrição com custos financeiros mínimos. O produto é especialmente apreciado pela presença de proteína, que é mais fácil de digerir do que as proteínas animais. Além de presença de ácidos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6 e a grande gravidade específica de carboidratos complexos permite atribuir lentilhas a produtos dietéticos que promovem a perda de peso.
Vitaminas: | Oligoelementos: |
|
|
100 g de lentilhas contêm 295 kcal, bem como:
- gorduras - 1,5 g;
- proteínas - 24 g;
- carboidratos - 46,3 g;
- fibra - 3,7 g.
Importante! Comer 100 g de lentilhas cozidas cobre a ingestão diária de ferro no organismo. Isto é especialmente verdade durante a gravidez, quando você deseja evitar tomar medicamentos.
Os benefícios e malefícios do consumo
O feijão é uma dieta completa rica em vitaminas e minerais. Seu benefício para o corpo humano não pode ser superestimado.
Qualquer lentilha é um produto ecológico. Seus grãos não absorvem substâncias nocivas do meio ambiente.
- Comer grãos de lentilha tem um efeito benéfico em muitos órgãos e sistemas:
- Permite construir tecido muscular, o que contribui para uma grande porcentagem de proteína facilmente digerível.
- Cura o músculo cardíaco e os vasos sanguíneos - o magnésio e o potássio ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a fortalecer o músculo cardíaco; a vitamina B9 ajuda a tornar as paredes dos vasos sanguíneas fortes e elásticas; uma grande quantidade de fibras remove o colesterol “ruim” do corpo e evita a formação de placas de colesterol.
- Com o diabetes, pode retardar a absorção de glicose e sua conversão em gordura, pois os carboidratos complexos são processados por um longo tempo.
- Melhora a atividade cerebral, aumenta a concentração e a memória devido à presença de um grande número de vitaminas do complexo B.
- Afeta favoravelmente a motilidade intestinal e o fígado, eliminando a constipação e removendo toxinas do corpo.
- A presença de ferro ajuda a aumentar a hemoglobina de maneira natural com anemia, gravidez e amamentação.
- Promove o rejuvenescimento da pele devido à presença de ácido fólico.
- O selênio inibe o câncer.
- Cálcio, fósforo, ômega-3 e ômega-6 melhoram a qualidade das unhas e cabelos, são úteis para ossos quebradiços.
- O triptofano contido nos grãos ajuda as mulheres a lidar com a TPM e melhora o humor.
- Como qualquer outro alimento, o feijão pode não apenas se beneficiar, mas também prejudicar uma pessoa:
- A presença de fibras e carboidratos complexos pode levar a inchaço, flatulência e dor no trato gastrointestinal.
- A purina, que faz parte das sementes, contribui para o acúmulo de uréia, o que complica o trabalho dos rins e pode levar a processos inflamatórios nas bolsas articulares.
- A lisina pode causar urolitíase, à medida que se acumula no corpo.
- O potássio com consumo excessivo afeta negativamente o trabalho do coração, leva a dormência dos membros.
- Pode ser a causa de reações alérgicas.
Você sabe As lentilhas receberam seu nome da palavra latina, que significa "lente".
É possível comer lentilhas com gota?
Como mencionado acima, os grãos têm uma composição química rica, contêm uma enorme quantidade de vitaminas e minerais. Nem todos eles são seguros para comer com uma doença como a gota. A gota é uma conseqüência de uma violação do metabolismo do ácido úrico. Os sais de uréia - uratos, são depositados nas articulações, levando a deformações e fortes dores durante o período de exacerbação.
Comer lentilhas para pacientes com gota deve ser descartado. O produto contribui para o acúmulo de ácido úrico e, consequentemente, provoca diretamente a exacerbação da gota.
Contra-indicações
Conhecendo as propriedades do produto, você pode entender em que casos é útil e em que seu uso, pelo contrário, é contra-indicado.
- Contra-indicações para comer lentilhas incluem:
- exacerbação de gastrite, úlcera péptica do estômago e duodeno, colite, enterite, inflamação do intestino;
- colecistite;
- pancreatite
- urolitíase;
- hemorróidas;
- hipotensão;
- gota
- diátese de ácido úrico.
Em geral, o feijão não deve ser consumido durante a exacerbação de qualquer doença crônica, porque sua digestão exerce uma forte carga sobre o trato digestivo, fígado, pâncreas, rins, e isso é extremamente indesejável em períodos agudos.
As lentilhas são consideradas a cultura mais antiga descoberta pelos arqueólogos. Um homem muitos séculos antes do nosso tempo, com razão, apreciou sua capacidade de trazer rapidez e eficiência à saciedade, ajudar com muitas doenças.
Importante! Grãos crus de lentilhas são venenosos para os seres humanos, é impossível comê-los. Para eliminar substâncias tóxicas, basta absorver o produto ou aquecê-lo.
Atualmente, esta planta não é usada na culinária com a mesma frequência que o trigo ou a cevada. Deve-se notar que, na ausência de contra-indicações, o feijão pode se tornar a base de pratos deliciosos, apesar de seu custo ser bastante baixo.