Pasynkovka é um passo importante para cuidar de muitas culturas de jardim, especialmente quando se trata de espécimes altos. Apesar do fato de que nem todas as variedades de berinjela podem ser chamadas assim, esse procedimento também é relevante para elas, mas agora você aprenderá como executá-la em tipos de solo aberto e fechado.
Faça enteados berinjela
As opiniões dos jardineiros sobre a conveniência de beliscar berinjelas geralmente diferem, mas para garantir sua importância, você só precisa aprender mais sobre as nuances e características de um evento como esse. A presença de um grande número de enteados retardará o crescimento de absolutamente qualquer planta, o que significa que o amadurecimento dos frutos será adiado.
Os processos laterais, por qualquer meio, tentam ocupar seu lugar entre a folhagem do caule principal; portanto, se você não removê-los a tempo, a berinjela se transformará em uma planta fofa a partir de um arbusto normal e moderado, sem a formação normal de ovários de frutas (eles começarão a cair e não se formarão normalmente). Simplificando, as variedades culturais e mais frutíferas só precisam ser beliscadas; caso contrário, não serão capazes de obter uma colheita completa e de alta qualidade.Importante! Comer frutas de berinjela maduras pode ser perigoso para a saúde humana, porque elas contêm uma quantidade aumentada do alcalóide nocivo da solanina. Quando entra no corpo, podem ocorrer vômitos, náusea, diarréia e cólicas intestinais, que são frequentemente complementadas por falta de ar, convulsões e até turvação da mente.
Quando iniciar o procedimento
Na maioria das vezes, a primeira remoção do excesso de brotos na berinjela é realizada 3-4 semanas após o transplante das mudas para um local constante de crescimento. Nesse ponto, raízes fortes já deveriam ter se formado nas plantas e já conseguem se enraizar nas novas condições ambientais.
Ao mesmo tempo, o crescimento ativo ainda não foi discutido; portanto, qualquer intervenção nesse estágio não será tão traumática. Quanto ao horário específico do procedimento, é melhor que seja um dia seco e sem precipitação, pois o aumento da umidade ou outros fatores desfavoráveis podem provocar o desenvolvimento de infecção nos locais de corte.
Além disso, ao planejar o procedimento, vale a pena transferi-lo para o horário da manhã, para que a ferida possa cicatrizar bem na tarde fria.
Como plantar berinjela corretamente: um diagrama
Existem várias maneiras de beliscar berinjela. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, mas qual escolher, você decide com base na variedade e local de cultivo selecionados.
Em um talo
A formação de uma planta em uma haste é adequada para as berinjelas que são plantadas em pequenas estufas, com espaço limitado para maior crescimento.
As plantas de Pasynkovanie, nesse caso, levam a grandes frutos, de modo que jardineiros experientes seguem as seguintes regras de poda:
- Depois que a planta atingir 30 cm, é necessário remover todo o excesso de folhas e enteados, até o garfo (para o primeiro ovário, geralmente só resta uma folha).
- Se vários brotos já se formaram no arbusto da berinjela, somente o mais forte precisa ser selecionado e o restante deve ser completamente removido.
- É aconselhável remover partes em excesso da planta todas as semanas, até que elas comecem a extrair energia de outros brotos mais importantes. A folha ao lado do primeiro ovário é removida logo após o início de seu crescimento ativo.
- Cerca de um mês antes do início do tempo frio, é necessário remover as flores e a parte superior e, com elas, pequenos ovários que não têm tempo para amadurecer e começam a interferir na formação de frutos grandes. Essa opção também é adequada para plantas fracas com uma parte fina do caule, pois pode quebrar com o peso de frutas pesadas.
Além dos processos extralaterais (enteados), não se esqueça de remover as corolas secas da planta, que, com alta umidade, podem fazer com que a berinjela apodreça.
Em duas hastes
A formação de arbustos de berinjela de dois caules é adequada para plantas médias e baixas, porque, graças a essa poda, você pode garantir o desenvolvimento completo e a formação ideal de ovários de frutas.
Execute este procedimento na seguinte ordem:
- Quando a planta atinge uma altura de 30 cm, é necessário remover o ponto de crescimento.
- Entre todos os brotos que crescem descontroladamente, restam apenas 2 a 5 dos mais fortes, e o restante é removido por tesouras de podar ou interrompido manualmente (alguns jardineiros consideram essa opção mais apropriada).
- Juntamente com as ações tomadas, é necessário remover regularmente todos os brotos localizados abaixo do primeiro ovário e, em cada broto esquerdo, é necessário remover os ovários extras. Se você precisar apenas de frutas grandes, não mais que 5-6 ovários devem permanecer em uma planta, enquanto na formação usual eles podem chegar a 20.
- À medida que a fruta cresce, é necessário remover as placas em excesso e doentes, mas se as mudas ficarem fracas, o número de brotos deverá ser grande.
Importante! Nas regiões áridas de cultivo, é melhor não tocar nas folhas e brotos inferiores, o que protegerá o sistema radicular de secar.
Em três hastes
A remoção de brotos extras para formar três ou mais hastes em um arbusto de berinjela é realizada de acordo com as mesmas regras da versão anterior, mas com alguns recursos. Belisque a parte superior da planta a uma altura de 30 a 35 cm.
Para iniciar a formação do mato, são selecionados dois brotos fortes e densos, removendo todos os outros:
- Após cerca de 2 semanas, quando começa a formação de ramos esqueléticos, um ou dois enteados é deixado nas hastes e o restante é comprimido após a segunda folha (o ovário para a formação de frutos é preservado).
- Na próxima bifurcação, todo o processo é repetido e, novamente, apenas uma fuga permanece. Assim, é possível formar completamente a coroa do arbusto e criar todas as condições para o desenvolvimento posterior do fruto.
- Todos os brotos estéreis, galhos danificados e outras partes da berinjela devem ser removidos durante toda a temporada e, um mês antes da colheita esperada, aperte os pontos de crescimento dos brotos. A cessação do desenvolvimento da cultura ativa a redistribuição de nutrientes e sua concentração em locais de desenvolvimento de frutos.
A formação de berinjela em 3 hastes será apropriada para o plantio livre ou a falta de mudas para o preenchimento ideal da área designada. Em áreas densamente espessadas, é melhor não usar esse método, para não contribuir para um sombreamento e corte ainda maiores das frutas.
Quando você não pode fazer isso
Apesar do procedimento recomendado para beliscar berinjela, há situações em que isso não é necessário. Por exemplo, ao cultivar variedades subdimensionadas de espessamento excessivo de plantações, você não pode ter medo, pois o arbusto não formará excesso de verduras.Você não precisa se preocupar em beliscar ao cultivar berinjela em solo aberto em áreas grandes e iluminadas do jardim. Com seca severa, as folhas da planta formarão uma espécie de escudo que protege o substrato da secagem excessiva. Além disso, no espaço aberto, a massa de folhas não cresce tão rápido, de modo que o mato não será capaz de crescer muito.
Às vezes, o procedimento de criação de berinjela é abandonado, mesmo quando os caules da colheita parecem grossos e firmes, deixando enteados densos e saudáveis. Todos eles indicam uma quantidade suficiente de nutrientes dentro do mato e a ausência da necessidade de sua redistribuição.
Você sabe Os mais úteis são os frutos alongados da berinjela, de cor preto-azulado, com superfície brilhante. Normalmente, essas variedades têm um número limitado de sementes, o que pode ser considerado como uma vantagem adicional da planta.
Dicas úteis e erros comuns
Para não confundir a necessidade de executar o procedimento e beliscar a berinjela exatamente como deveria, é aconselhável remover brotos em excesso somente após um exame preliminar da cultura: com um pequeno número de brotos pequenos e sua elasticidade suficiente, você pode esperar um pouco.
Se a planta realmente precisar de poda, preste atenção às seguintes recomendações:
- A compressão de arbustos em geral e brotações mais baixas em particular deve ser realizada em condições de umidade moderada: nesse caso, a planta não sofrerá alagamentos, mas não secará devido à falta de umidade.
- Beliscar a parte superior da parte principal e remover o excesso de folhas inferiores é obrigatório ao realizar qualquer tipo de beliscão; portanto, é a partir delas que você precisa começar a formar um arbusto.
- Com um grande número de folhas e um fluxo luminoso limitado, algumas chapas terão que ser removidas para que as frutas sejam bem iluminadas pela luz solar. O caule abaixo da linha de bifurcação deve ser limpo regularmente de folhas e enteados, assim como a remoção de flores que apareceram no local do beliscão.
- Você pode fazer beliscar apenas com um comprimento de broto não superior a 5 cm e, por algum motivo, a brotação exceder esse valor, se o arbusto não for suficientemente forte, ele deverá ser deixado no local para não prejudicar a cultura.
Entendendo se berinjela e berinjela e como fazê-lo corretamente em uma estufa ou em campo aberto, é bem possível que você encontre as seguintes opiniões, muitas vezes erradas, de outros residentes de verão:
- Absolutamente todos os arbustos de berinjela podem ser deixados em sua forma natural. Esta afirmação é apenas parcialmente verdadeira, no que se refere a variedades subdimensionadas. No caso de culturas de altura média e alta, não será possível prescindir do beliscão; caso contrário, todos os nutrientes não serão direcionados para a formação de frutos, mas para apoiar a atividade vital de um arbusto enorme.
- Beliscar os brotos pode atrapalhar o desenvolvimento natural da berinjela, por isso é melhor ficar sem esse procedimento. Na maioria das vezes, isso é verdade, pois qualquer poda pode ser considerada uma violação do processo natural de crescimento e desenvolvimento da cultura. No entanto, a possibilidade de dano mecânico não pode ser descartada sem essa intervenção, portanto, dado o aumento da abundância e qualidade da cultura, ainda vale a pena o risco.
- Mais perto do topo do mato, o número de ovários precisa ser reduzido, para que frutas fortes e suculentas sejam formadas na parte do meio. De fato, é na parte apical que o número de ovários deve ser aumentado, pois a maioria dos frutos de alta qualidade será formada aqui.
- A parte inferior e basal da parte do caule da planta (localizada antes do primeiro garfo) não precisa formar ou remover folhas. Esse é um erro bastante comum que pode causar conseqüências extremamente desagradáveis: os nutrientes provenientes do sistema radicular permanecem nos níveis inferiores e não atingem os brotos apicais, o que significa que a formação de frutos grandes será impossível.
Você sabe A berinjela estimula o fluxo sanguíneo de uma pessoa e pode ser usada como produto dietético para anemia e diabetes. Além disso, a planta não será menos útil para pessoas que sofrem de aterosclerose e problemas com a micção.
Como você pode ver, a criação de berinjela é realmente um processo muito importante e responsável, que será apropriado em quase todos os casos. Dependendo da variedade cultivada, você pode escolher o esquema mais conveniente para formar um arbusto, mas, ao mesmo tempo, ainda precisa estudar cuidadosamente as regras para podar brotos extras, para que em nenhum caso danifique a planta.