O verão é o momento ideal para erguer um pavilhão de verão para relaxar no jardim. Um lugar onde você pode ler um livro, jantar no círculo familiar e fazer amigos. Este artigo é sobre como construir um pequeno caramanchão fechado a partir de uma árvore com uma área de 4 × 4. Dará instruções passo a passo para o trabalho.
Preparação para construção
Para que o trabalho seja rápido e o resultado seja satisfatório, o proprietário da trama precisa tomar cuidado antes de adquirir a quantidade certa de materiais. Também é muito importante realizar a preparação preliminar do local em que está planejado a construção de um mirante. Todas as etapas da construção devem ser realizadas seqüencialmente, uma após a outra, o que garantirá a qualidade adequada do edifício que está sendo construído.
Você sabe Há um grande número de variedades de edifícios de jardins de verão, não apenas mandris abertos e fechados, mas também pérgulas, bancos e balanços sob um dossel. Todos eles são destinados à recreação de pessoas na natureza.
Ferramentas e materiais necessários para o trabalho:
- moedor, motosserra, chave de fenda, avião;
- martelo, parafusos, porcas, âncoras de aço, pregos, parafusos auto-atarraxantes no teto;
- nível de água, fita métrica, canto, giz;
- anti-séptico (mancha, impregnação), verniz ou tinta, pincel;
- material para o telhado: chapas de aglomerado, ondulina, metal ou ardósia;
- betume líquido ou material de cobertura;
- tábuas de madeira (4 cm de espessura) e madeira (15 por 15 cm).
Escolhendo um local e material
A escolha de um local para o pavilhão de verão é uma questão fundamental, pois é o local mais visitado no jardim de verão. É importante decidir para que será usado e quais funções executar. Para um descanso passivo, um local calmo e tranquilo é adequado - de preferência na zona mais distante do local, longe do portão de entrada e da rua. Os arquitetos aconselham a construção de um mirante nas imediações da casa em um estilo semelhante. Isso também se aplica aos materiais a partir dos quais serão feitos.
Importante! As tábuas do piso não podem ser colocadas diretamente no chão, é necessário garantir o isolamento da exposição à umidade. Negligenciar esses requisitos levará ao fato de que o edifício começará a apodrecer rapidamente e se tornará inutilizável.
Se o local for pequeno e próximo das famílias vizinhas, se possível, tente não colocar essa estrutura perto de uma cerca. Pode acontecer que os vizinhos interfiram no resto ou, inversamente, os proprietários deste site farão muito barulho durante reuniões amigáveis.
Este edifício é perfeito para refeições ao ar livre ou uma grande festa. Seria bom escolher um local próximo o suficiente da casa para que não fosse oneroso carregar pratos com bebidas. Também é maravilhoso quando a casa de verão é cercada por vários lados por uma vegetação exuberante. Isso, em certa medida, contribui para um isolamento adicional dos olhares indiscretos e dá aos proprietários mais liberdade no uso diário da sala.
Além disso, vale a pena construir um mirante longe da garagem, lixeira e fossa séptica, para que nenhum ruído ou odor desagradável estrague suas férias.
Os mais populares são os pavilhões de pinheiro, abeto, com menos frequência de lariço ou carvalho. Um mirante de madeira (prancha, madeira ou forro) parece muito bem cercado por vegetação de jardim, mas sua proteção deve ser cuidada regularmente. A estrutura de madeira não pode ser instalada diretamente no chão, e os elementos de fixação devem ser feitos de metal inoxidável.
Um gazebo de madeira 4 por 4 deve ter contato limitado com o solo, deve ser instalado em blocos de concreto ou em uma fundação de tijolo (pedra). Essa proteção é suficiente para que a estrutura não absorva a umidade do solo. Além da umidade, é ameaçada por pragas (por exemplo, besouros e minhocas), fungos e chuva ácida. A prevenção eficaz pode ser a atualização periódica do revestimento externo (verniz, tinta), bem como o uso de fluidos de impregnação e proteção.
Desenho
Tendo uma casa particular com um jardim, vale a pena usar todas as suas vantagens, uma das quais pode ser um mirante. No verão, este é o lugar onde os proprietários passam a maior parte do tempo livre. Já na fase de construção ou compra de uma casa, os proprietários devem pensar em como o site ficará e se esse objeto é necessário lá. Sua localização e tamanho são cruciais, pois um plano mal sucedido pode tornar o pavilhão de verão uma sala pouco visitada e inútil.
No acesso gratuito à World Wide Web, você pode escolher muitos projetos interessantes para a construção de mandris 4 × 4. Cada um deles tem suas próprias vantagens. A tarefa do dono da casa é escolher um esquema que atenda plenamente às necessidades das famílias.Você sabe Na Internet, você encontra projetos incomuns de gazebos de jardim, cujo material de construção são garrafas plásticas vazias de água e outras bebidas com capacidade de 1,5 e 2 litros.
Processo de construção
A primeira ação prática deve ser o nivelamento e fortalecimento da superfície do local em que está planejada a instalação do pavilhão de verão. Você precisa escolher o melhor local e remover todas as pedras, raízes e detritos de madeira espessa. Recomenda-se remover a camada superior do solo fértil, substituindo-a por uma mistura de areia e cimento, o que ajudará a fortalecer ainda mais a base.
Depois de nivelar o site, planeje o território para acomodar o design futuro. Designe todos os cantos do objeto. Como a estrutura será quadrada, a marcação é bastante simples. A localização dos cantos das paredes deve ser fixada com estacas que caem no chão. Entre eles, puxe uma corda que delineie o perímetro da estrutura.
Fundação
Se o proprietário quiser obter maior confiabilidade da fundação, ele poderá fabricá-la na forma de uma plataforma contínua de concreto. Para fazer isso, você precisa cavar um poço. Ao longo do perímetro do futuro edifício, coloque as superfícies laterais com a cofragem das placas. Para construí-lo, estacas de madeira são empurradas para os cantos do poço, um pouco mais do que o recesso em altura. O espaço entre eles é "costurado" com pranchas colocadas "na borda".
Uma almofada de areia de até 10 cm de profundidade é colocada no fundo do poço e, em seguida, é derramado cascalho de frações finas ou médias, após o que é derramado com mistura de concreto. Antes da solidificação da mistura, as extremidades das âncoras metálicas são imersas nela (uma embaixo de cada coluna), que será usada para a instalação de racks de suporte de carga. Após a cimentação do monólito de cimento, a cofragem não é mais necessária e é desmontada. As fendas laterais existentes entre o solo e a fundação são cobertas com areia ou solo e compactadas firmemente.Importante! A solução mais fácil é erguer um mirante sem base nos apoios que estão sobre a superfície do solo. Lembre-se de que esse método de fixação da base é absolutamente instável para vendavais.
Outra opção: fundação de tira. Para sua fabricação, uma vala é cavada com uma profundidade de 70 cm e uma largura de 50 cm ao longo de todo o perímetro do mirante. Além disso, todas as ações são idênticas às realizadas na fabricação de um local contínuo de concreto, mas com pequenas alterações. A cofragem não terá uma, duas paredes opostas de tábuas como tábuas para vazamento de cimento. Antes de o cimento começar a endurecer, as extremidades das âncoras de metal são imersas nele pela distância indicada no desenho do projeto (uma para cada rack da estrutura acima do solo), que será usada ainda mais na instalação da estrutura da haste.
Você sabe Pesquisadores japoneses determinaram que, durante desastres naturais, os edifícios de madeira mantêm sua estrutura melhor do que outras estruturas feitas de outros materiais.
Mas geralmente essas construções leves não requerem uma concretagem completa como base. Isso significa que não é necessário fazer uma fundação sólida ou de tira em torno de todo o perímetro da estrutura. Haverá pequenas bases individuais suficientes para cada pilar de suporte da estrutura elevada (seu número é indicado no desenho). Para fazê-las, basta cavar nos locais indicados no plano, recessos no solo com uma largura de cerca de 50 cm e uma profundidade de pelo menos 70 cm. Depois disso, cada buraco é coberto com cascalho e derramado no topo com mistura de concreto.
Instalação no fundo e no chão
As vigas laterais inferiores da estrutura prendem toda a estrutura e assumem a carga principal do peso do pavilhão com uma área de 4 × 4, incluindo o teto. Esse arnês é colocado horizontalmente a uma altura de 80 a 90 cm da linha de fundação entre os postes da estrutura instalados na âncora e é fixado com parafusos. Uma operação idêntica é realizada na parte superior da estrutura da parede, afastando-se 80–90 cm do futuro nível do teto. O design, fixado pelo acabamento inferior e superior, será forte e durável.
Depois que a estrutura do edifício de madeira estiver pronta e reforçada com acabamentos laterais, será hora de pensar em erguer paredes sólidas com janelas ou instalar grades a céu aberto. O proprietário também pode deixar as aberturas de parede completamente abertas.A construção da casa de verão também inclui a montagem do piso. Lá você pode colocar móveis de jardim, o que dará conforto ao descanso. Infelizmente, geralmente dentro de uma sala é úmida o suficiente, o que pode causar a rápida destruição da árvore.
Esta é uma etapa particularmente importante, que permitirá o uso futuro do mirante com conveniência.
Para colocar pisos de madeira, no chão sob o gazebo como suporte, você precisa colocar tábuas ou vigas grossas. Empilhe-os perpendiculares à entrada, paralelos um ao outro. Durante a montagem, é dada especial atenção à criação de uma superfície lisa, controlando-a com um nível de água. O trabalho incorreto nesta fase pode levar a um revestimento curvo. Após a colocação, resta pregar ou prender as tábuas do piso nas vigas inferiores, previamente lubrificadas com um anti-séptico.
Você sabe Segundo dados arqueológicos, os primeiros mandris serviram de proteção contra o sol há 20 mil anos e foram construídos no território do Egito Antigo. Grandes estruturas monumentais desse tipo apareceram um pouco mais tarde na Grécia antiga e em Roma, onde foram decoradas com caro mármore e granito.
O projeto não requer a instalação de vigas inferiores transversais, se for planejado fabricar um piso de concreto. As lajes ou pavimentadoras de cimento podem não parecer tão impressionantes quanto a madeira, mas são muito mais resistentes à umidade e não requerem manutenção. Devido à sua despretensão, eles são escolhidos de bom grado para mandris de madeira.
Postagens de quadro
Após a conclusão da fundação, é hora de instalar os suportes estruturais verticais da estrutura. A construção é iniciada somente após a argamassa de cimento secar completamente. Os suportes são aparafusados a âncoras de aço que sobressaem do concreto endurecido.
Durante a operação, será mais importante observar ângulos no plano vertical e horizontal. Todas as medições são realizadas pelo menos duas vezes, o que ajudará a garantir o perfil correto da estrutura de suporte do edifício. Depois de instalar e fixar a estrutura com uma fita (superior e inferior), você pode começar a montar as paredes.
Sistema de telhado e telhado
Casas de veraneio 4 × 4 exigem a criação de um telhado durável, resistente às condições climáticas. O telhado pode ser diferente: clássico em quadril, único ou empena, empena. Projetos prontos para gazebos de jardim determinam as características exatas da estrutura da estrutura e os materiais de acabamento preferidos. O telhado inclinado mais simples é o mais fácil de instalar. Infelizmente, essa solução é ao mesmo tempo a menos elegante; portanto, a escolha das especificações de forma e design deve ser levada em consideração antes do início da construção, ao criar um desenho ou considerar um projeto finalizado.
Você sabe O edifício mais antigo de madeira nlocalizado no Japão — Este é o templo Horyuji. Ele tem cerca de 1400 anos.
A base do telhado é uma moldura de madeira. Nela, as vigas transversais são fixadas com parafusos e são instalados suportes angulares adicionais. Sobre eles são colocados aglomerados com espessura de 2 a 3,5 cm, que se tornam a camada inferior do telhado, fortalecendo a estrutura de suporte ao longo das encostas longitudinais. O próximo passo deve ser a instalação de isolamento de umidade, por exemplo, material de cobertura ou revestimento de betume. Também em estruturas de madeira, você pode usar um telhado de metal, ardósia ou palha tradicional.
A escolha do revestimento depende inteiramente do efeito decorativo que o mestre deseja obter.
Walling and cladding
A construção de um mirante fechado termina com a instalação de paredes densas, homogêneas ou a céu aberto e decorativas (grades de madeira). Eles são feitos separadamente em blocos para cada lado, após o qual os elementos acabados são fixados diretamente na estrutura de suporte.
É aconselhável proteger a madeira para a fabricação de uma casa de veraneio contra danos por impregnação, mancha, verniz ou tinta a óleo. O verniz transparente é muito popular, o que enfatiza a estrutura da árvore e escurece levemente a cor do material. A escolha da cobertura depende do gosto e das preferências do proprietário do lote.
A impregnação e a mancha penetram profundamente na estrutura da árvore, protegendo-a por dentro. Eles são muito eficazes contra pragas, mas não muito bons como obstáculo à umidade. Por sua vez, todos os tipos de vernizes e tintas a óleo fornecerão uma barreira à prova de umidade da rua. O mirante deve ser pintado (envernizado) uma vez a cada dois a três anos.
Um mirante é o sonho de muitas pessoas terem uma casa com um jardim ou um terreno. Pode se tornar um destino de férias de verão para toda a família, proteção contra sol e chuva, além de decorar a propriedade.