Cedro e pinheiro pertencem à única família Pine, Pinales. Também inclui abeto, abeto e larício. São coníferas sempre-verdes. Cedro siberiano, ou cedro siberiano - do gênero Pinus. Esta é a classificação do pinheiro comum. Ou seja, esses são parentes muito próximos. O artigo sugere aprender a distinguir essas árvores por várias características.
Diferenças na aparência
Pinheiro comum é muito semelhante ao cedro siberiano. O cedro é amplamente distribuído na Sibéria Ocidental e no sul do leste, e cresce no sul do Cazaquistão para a China. E o comum cresce - em toda a Eurásia. E na Grã-Bretanha cresce, e na Lapônia e na China, seu alcance é amplo. Ela também é uma visitante frequente em florestas mistas, parentes de coníferas são semelhantes, podem estar próximos um do outro. Leia mais sobre como diferenciá-los de acordo com diferentes critérios.
Em agulhas
Considere os ramos de pinheiro e cedro:
- as primeiras 2-3 agulhas em um monte;
- outro tem 5 deles.
Você sabe Segundo a lenda, Nymph Pitis gostava muito do deus Pan, e o deus do vento norte a levou e transformou-a de ciúmes em uma árvore sempre verde - Pinus. Daí o nome do gênero das árvores.
Mas vale a pena prestar atenção ao comprimento das agulhas:
- pinho cerca de 4-6 cm;
- com um parente - até 14 cm.
E o mais importante, as agulhas de cedro são macias, de seção triédrica. As agulhas de pinheiro são mais rígidas, ligeiramente curvadas.
Altura
O pinheiro pode crescer de 25 a 40 m. Na costa sul do Báltico, as árvores atingem 50 m de altura. O cedro, que cresce muito lentamente, também pode crescer de 35 a 40 m, mas geralmente a altura da árvore é de 20 a 25 m. A copa do cedro possui vários picos.
E o pinheiro - em forma de cone, arredondado por cima. Freqüentemente, o tronco altera a curva em caso de danos causados por vermes na parte aérea. O tronco da espécie siberiana é uniforme, portanto a árvore tem uma aparência imponente e bonita.
Em tamanho e forma dos cones
Durante a frutificação, cones femininos são formados no topo de brotos de cedro frescos, cones masculinos com pólen são formados na base do crescimento do ano atual.
Os cones maduros são caracterizados por:
- tamanho grande;
- forma ovóide alongada;
- uma tonalidade marrom-púrpura;
- até 8 cm de largura e 13 cm de comprimento.
Os cones de cedro amadurecem após 14 meses ou mesmo após 15. Eles caem inteiros no próximo outono, cada um pode ter mais de 100 sementes.
E o pinheiro tem outras frutas:
- macho de até 12 mm, fêmea - 3-6 cm de comprimento;
- cor dos homens - do amarelo ao rosa;
- a forma dos cones femininos é cônica simétrica;
- cor - de cinza-marrom a cinza-verde.
As pinhas polinizadas há 20 meses amadurecem no final do outono ou no início do inverno. Primeiro eles abrem e só então caem. A forma das escamas é notável - quase até rômbica (o cedro tem um losango achatado). As sementes do pinheiro da Sibéria são familiares a todos - são nozes, e as sementes do pinheiro são pequenas com “asas”.
Você sabe O óleo de cedro em sua composição química não possui análogos.
Ao longo do tronco e casca
O fato de o tronco do cedro ser reto e o pinheiro dobrar já foi dito acima. Cor de cedro - cinza-marrom. A ramificação está torcida. A casca difere da seguinte forma: o fundo do pinho é escamoso, marrom com uma tonalidade cinza, apresenta rachaduras, e quanto maior a casca, mais fina.
Descasca na parte superior do tronco e nos galhos, de cor vermelho-laranja, brilhante.A casca de um parente siberiano é marrom-acinzentada, escamosa - em árvores velhas.
Diferenças ao longo da vida
O cedro é um verdadeiro veterano. Atinge 500 anos e, às vezes, 800 anos de idade. Há sugestões de que essa árvore possa sobreviver a mil anos. E o parente dele é mais modesto - em média, a vida dela é de 400 anos.
É claro que existem representantes antigos, por exemplo, pinheiro espinhoso entre montanhas, crescendo nos Estados Unidos. Ela está em uma altitude elevada (3 mil metros acima do nível do mar) e sua idade é venerável - ela tem 4850 anos. Até o nome da árvore é adequado - Matusalém. Mas este é outro tipo de família.Importante! A densidade da madeira de cedro é menor que a do pinheiro (o primeiro se assemelha a uma cortiça), a secagem do material é extremamente pequena. O cedro é mais quente e mais confiável.
No Japão, cresce uma árvore, cuja idade é desconhecida, mas não inferior a 2000 anos. Eles até sugerem que o veterano japonês é de cerca de 7000. No entanto, essas espécies são especiais e não germinam na Rússia. De qualquer forma, acontece que os cedros - os reais - quebram recordes em termos de vida.
Tempo de floração
O pinheiro floresce em maio e o cedro em junho. Obviamente, isso não está florescendo no sentido literal, porque as árvores são gimnospermas. Os cones masculinos que as pessoas observam são chamados, por simplicidade, de "flores" e grãos de pólen amadurecem neles. O pólen do pinheiro é tão leve que pode voar milhares de quilômetros. Com o tempo, o solavanco muda de cor - torna-se amarelo, rosado.
Os brotos femininos estão um pouco mais longe do masculino, em diferentes ramos. Essa floração ocorre todos os anos e o amadurecimento das sementes - no início do outono do próximo ano. Um solavanco está hibernando. E em março ou abril, a + 10 ° C, os cones se abrem, as sementes voam. No ambiente natural, o pinheiro dá frutos não antes dos 10 anos de vida.
As sementes de cedro amadurecem não antes de um ano após o aparecimento dos cones masculinos. Em junho do ano seguinte após a polinização, o pólen começa a fertilizar. Em setembro, a colisão amadurece. Acontece que a colheita das árvores é uma vez a cada dois anos. No quinto ano, o rendimento é melhor e depois de mais 10 a 15 anos - o número de cones é muito grande. A semeadura começa tarde - entre 25 e 40 anos de vida. E em árvores velhas, a frutificação está chegando a nada.
Diferenças na casa de madeira
O cedro é uma madeira porosa. A cor da casa de madeira é rosada e quente. Com o tempo, a árvore fica vermelha. Os anéis de crescimento são bem visíveis, levemente embaçados. A estrutura é homogênea, uniforme. E o cheiro é persistente - não desaparece por um período muito longo de uso de madeira.
A exploração de pinheiros é mais difícil, mais pesada. Não escurece, mas desaparece, e a cor é levemente acinzentada. O aroma é apropriado, pinho, eventualmente desaparece, desaparece. O lugar de um nó no cedro é impressionante - é claramente distinguido por um tom avermelhado, mas o parente não tem essa característica.
Importante! Se o tronco de cedro começar a ficar azul após a remoção da casca, ele será afetado por uma doença fúngica que, no entanto, não estraga as propriedades do material.
Aqui, de fato, são descritas as principais diferenças entre as duas espécies da família Pine. Você pode usar notas simples: o cedro é mais alto, vive mais, floresce mais tarde, tem cinco agulhas em um monte nas filmagens e traz presentes úteis - cones de cedro.
A madeira bonita e perfumada desta árvore se torna mais bonita ao longo do tempo, razão pela qual é usada como material de acabamento e decorativo. O pinheiro é usado mais como material principal, o sabor perde e as propriedades da madeira são um pouco piores.