Amarelar folhas de abóbora é um dos problemas mais comuns encontrados ao cultivar este vegetal. Para evitar isso, é necessário estudar as causas do amarelecimento, bem como quais medidas preventivas devem ser tomadas. Mais sobre isso mais adiante neste artigo.
Por que as folhas de abóbora começam a ficar amarelas em campo aberto e o que deve ser feito
A abóbora é um vegetal muito comum que pode ser encontrado em praticamente qualquer jardim. Durante o cultivo, você pode encontrar o fato de que as folhas da colheita ficam amarelas com antecedência, e isso afetará gravemente a colheita, sua qualidade e quantidade, ou até a destruirá completamente. Considere as principais causas do amarelecimento precoce da folhagem das abóboras, métodos de tratamento e prevenção desse fenômeno.
Efeito do tempo
As folhas de abóbora podem ficar amarelas devido ao congelamento causado por uma queda significativa da temperatura ambiente. Ou acontece que o tempo frio aparece aqui em combinação com outro motivo - plantio antecipado. Em ambos os casos, o aquecimento é recomendado como uma ajuda à cultura.
Eles o organizam instalando arcos metálicos sobre os brotos como uma moldura e colocando um filme plástico sobre ela. Neste caso, sob um dossel próximo à planta deve colocar uma garrafa de plástico com água quente. Quando fica mais quente na rua, esse design pode ser removido e os brotos tratados com medicamentos que ajudam a abóbora a sobreviver aos efeitos do estresse e ativar a restauração das forças internas da planta.
Importante! Para evitar queimaduras nas folhas, é necessário regar a abóbora à noite com água morna debaixo da raiz.
Estes podem ser preparações de zircão ou Epin. O clima quente também pode levar ao amarelecimento da folhagem das abóboras, pois nesse caso, no caso de rega prematura da planta, combinada com o contato com a umidade nas folhas, ocorrem queimaduras.
Deficiência de nutrientes
A abóbora para seu crescimento e desenvolvimento normais requer nutrientes no solo, como ferro, manganês, magnésio, cobre, potássio, molibdênio, boro, enxofre e nitrogênio. Nesse caso, para evitar o amarelecimento precoce, é necessário introduzir fertilizantes orgânicos (húmus) e um complexo de fertilizantes inorgânicos no solo, contendo os elementos acima.
Deve-se notar que, em alguns casos, é bastante difícil determinar qual substância específica está faltando na cultura. O plantio das chamadas plantas indicadoras, que antes da abóbora refletem a escassez de certos minerais (batatas, tomates, beterrabas, morangos etc.), ajudará a lidar com essa tarefa.
Pragas
O amarelecimento das folhas pode ser causado por danos causados por um ácaro. Ele se recosta na parte de trás da folha e a cobre com teias de aranha. Como resultado, as folhas são primeiro pintadas com uma sombra de mármore, depois ficam amarelas e secas. Com um ácaro, não apenas as folhas ficam amarelas, mas os ovários e as flores caem, a planta morre.
Você sabe O peso da menor abóbora é inferior a 1 kg, mas a maior fruta atingiu um peso de 250 kg.
Favorável para a propagação do ácaro é o clima quente e seco. Contra o aparecimento e a propagação de ácaros, uma medida eficaz, além de tratar plantas com produtos químicos, também é um remédio popular - pulverizar cascas de cebola ou alho com infusão. Além da derrota das folhas, a causa de seu amarelecimento pode ser pragas que se alimentam das raízes da fruta - é um urso, lesmas.
A prevenção de sua aparência pode servir como escavação do local antes do plantio, de preferência várias vezes, além de capina periódica. Contra as lesmas, você pode espalhar o solo em torno das plantações de abóbora com solo, casca de ovo, cinzas ou areia grossa. Lutar contra um urso envolve um conjunto de medidas, incluindo a remoção de ervas daninhas e o uso de produtos químicos, de acordo com as instruções.
Importante! Ao cultivar abóboras, não se deve esquecer a remoção oportuna de ervas daninhas, porque elas frequentemente se tornam a fonte de introdução de várias doenças fúngicas e insetos nocivos à cultura.
Doenças
As seguintes doenças fúngicas também podem causar amarelecimento das folhas de abóbora:
- Clorose - com ele, o processo de fotossíntese é interrompido, causando o amarelecimento das folhas. As causas da clorose podem ser uma infecção, uma falta de minerais, flutuações de temperatura, o método errado de cultivar plantas. Para combater esta doença, você precisa tratar a planta com preparações que contenham ferro, por exemplo, "Ferovit" ou "Agricola". Primeiro, remova todas as folhas amareladas.
- Antracnose - um fungo que se desenvolve com uma combinação de calor e alta umidade e leva ao amarelecimento prematuro das folhas de abóbora. Para o tratamento, a cobertura é aplicada com fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo, e também as plantas são tratadas com cinza moído ou líquido de Bordeaux.
- Oídio - um tipo de fungo que se desenvolve a baixas temperaturas ambientes e alta umidade. Externamente, parece um revestimento branco em pó nas folhas. Com oídio, as folhas secam, os frutos amadurecem com antecedência, o que afeta negativamente sua qualidade. Nos primeiros sintomas da doença, as plantas devem ser tratadas com solução de enxofre coloidal a 1% 2 vezes, com um intervalo de 2-3 semanas.
- Podridão da raiz - um fungo que se desenvolve devido à baixa temperatura do solo, fertilização excessiva no solo, rega as plantas com água fria. Com base na segunda e terceira razões, fica claro que a podridão das raízes pode ser evitada observando as regras de cobertura e rega. Além disso, recomenda-se "Fitosporina" ou uma solução quente de permanganato de potássio como preparações químicas.
Medidas preventivas
O cumprimento de medidas simples de segurança protegerá a colheita de danos causados por fungos e pragas.
Aqui estão os principais:
- escolha variedades de abóbora resistentes a fatores prejudiciais;
- Escolha condições climáticas favoráveis para aterrissagem (tempo ensolarado e seco);
- não esqueça de limpar o solo das ervas daninhas;
- siga as regras de rega, não suponha falta e excesso de umidade no solo;
- desinfetar sementes antes do plantio;
- tratar plantas com produtos químicos, mas o mais tardar 20 dias antes da colheita;
- isolar plantas doentes de outras pessoas para que a doença delas não passe para brotos saudáveis.
Assim, se você seguir todas as medidas preventivas descritas no artigo e também estudar cuidadosamente as causas do amarelecimento das folhas de abóbora e impedir sua aparência, obterá uma colheita saudável e rica de vegetais saudáveis.Você sabe Além das abóboras alaranjadas, também existem frutos de azul, verde e branco.