O pimentão, devido à variedade de cores vivas, aroma único, sabor doce agradável e polpa crocante e suculenta, é ótimo para tratar a si e aos seus entes queridos com preservação da casa ou outro prato de legumes desovados no inverno. Esta revisão fornece as maneiras mais populares e pouco conhecidas, mas muito originais, de prolongar a temporada de comer esse maravilhoso vegetal durante todo o ano.
Como escolher e preparar pimentões
Cada método de compra tem suas próprias regras para a seleção de matérias-primas, mas existem requisitos universais.
Portanto, qualquer dona de casa deve saber que:
- A melhor época para a colheita de inverno começa no meio da frutificação vegetal sazonal apropriado e pode durar quase até o final desse período. As últimas frutas removidas do mato antes de serem removidas do leito nem sempre são adequadas para preservação, congelamento ou secagem, pois geralmente não estão totalmente maduras, podem ter vestígios de congelamento ou danos causados por doenças e pragas que conseguiram atacar a planta durante a estação. No entanto, os primeiros frutos são uma escolha ainda pior. Esses vegetais geralmente contêm uma quantidade mínima de nutrientes. Estamos falando de variedades criadas especialmente para o amadurecimento acelerado; nesse modo acelerado, a fruta simplesmente não tem tempo para tirar do solo tudo o que se supõe. Para suprir a deficiência de vitaminas no início do verão, essa opção é adequada, mas apenas vegetais e frutas que passaram por um ciclo completo de desenvolvimento devem ser colhidos.
- O pimentão pode ser visto à venda durante todo o ano, no entanto, só faz sentido usar frutas da época para a colheita produção doméstica. As culturas vindas de países ensolarados distantes provavelmente amadureceriam após a remoção do mato, o que reduz significativamente a qualidade de um vegetal assim; além disso, o transporte prolongado está associado a um risco aumentado de deterioração, portanto, como regra, os produtos passam por processamento químico adicional antes de tal procedimento, não os adicionando utilitário.
- Uma matéria-prima ideal para a colheita é uma cultura cultivada em seu próprio jardim, porque somente nesse caso você pode ter certeza absoluta de que, ao cultivar frutas, estimulantes de crescimento, pesticidas e outras substâncias perigosas não foram usados. Aqueles que não estão envolvidos no cultivo de seus vegetais só podem ser aconselhados a comprar produtos de vendedores confiáveis, se possível, adquirindo conhecimentos entre camponeses ou residentes de verão.
Você sabe O pimentão é um campeão no conteúdo de vitamina C, entre outros vegetais e frutas. O ácido ascórbico é muito mais do que em groselhas ou frutas cítricas.
- Ao comprar pimentão, ele deve ser cuidadosamente examinado. Um fruto adequadamente cultivado, amadurecido, mas não maduro demais, deve ser uniformemente colorido, denso e resistente, ter uma cor brilhante, um brilho agradável e um caule verde e não seco. Rachaduras e outras lesões nas frutas não são permitidas, porque é através delas que a microflora patogênica penetra rapidamente no vegetal. Além disso, não compre frutas molhadas, murchas ou murchas.
- Independentemente da variedade, o sabor do pimentão deve ser doce. Se sentir amargura ao quebrar a polpa, isso significa que a fruta não atingiu a maturidade técnica ou foi cultivada em violação da tecnologia.
- Frutas colhidas em verde (outra característica distintiva é a coloração irregular) podem amadurecer facilmente em casa., para isso, basta deixá-los por vários dias em uma sala escura à temperatura ambiente. Mas é melhor não usar esses vegetais para a colheita, porque eles têm menos nutrientes e aroma do que aqueles que amadureceram no jardim.
- Concentração de nitratos perigososque se acumulam nos vegetais devido ao abuso de fertilizantes nitrogenados para estimular o crescimento das plantas, os frutos cultivados em estufas são sempre maiores do que os cultivados em campo aberto com o mesmo conteúdo de derivados de nitrogênio no solo.
Independentemente de qual método de colheita a pimenta será usada, removida dos canteiros ou das frutas adquiridas deve ser bem lavada em água corrente e depois completamente seca à temperatura ambiente. Para isso, é melhor colocar a pimenta inteira em um material absorvente de água e deixar repousar por várias horas.Qualquer colheita exige a remoção obrigatória do caule e das sementes (na pimenta búlgara, ao contrário da pimenta amarga, as sementes não são comestíveis); no entanto, os métodos para realizar esse procedimento dependem da colheita total ou parcial das frutas.
As melhores receitas para preparar pimentão para o inverno
A maneira mais popular pela qual você pode preparar pimentões para o inverno é, obviamente, a conservação. Existem muitas receitas para fazer giros com este vegetal popular. Abaixo estão quatro opções para pratos que diferem não apenas no sabor, mas também na tecnologia que fornece preservação ao produto, ou seja, preservação por um longo tempo.
Pimentões enlatados
O "destaque" desta receita é a ausência de vinagre nela. Nesse caso, o mel e a mostarda atuam como conservantes.
Importante! O cravo-da-índia tem um aroma muito brilhante e rico, que pode facilmente estragar a impressão do prato. Use este tempero com muito cuidado e em quantidades muito pequenas.
Para a receita, é melhor usar variedades de pimenta de paredes espessas, mas a cor não importa muito.
3 latas de 0,5 L cada
óleo vegetal
1 xícara
- Coloque os pimentões preparados inteiros (sem limpeza preliminar) em uma assadeira coberta com papel manteiga e asse até ficar cozido. No processo de assar, verifique se as frutas não estão queimadas e, se necessário, vire-as. A uma temperatura de + 200 ° C, o processo leva cerca de 15 minutos. A pimenta pronta ficará macia e a casca inchará levemente.
- Transfira as frutas para um saco plástico ou embrulhe em papel alumínio e deixe por meia hora até esfriar. Essa "sala de vapor" artificial facilitará a retirada da fruta da pele.
- Retire a casca dos pimentos, retire o pedúnculo e o interior com as sementes.
- Corte a carne em pequenas tiras.
- Em uma panela aquecida com paredes grossas ou um caldeirão, despeje o óleo vegetal e coloque todos os outros ingredientes lá, exceto pimenta, misture bem e aqueça.
- Com muito cuidado, adicione pimenta à marinada, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos a partir do momento da fervura.
- Encha os frascos esterilizados com um aperitivo, coloque-os em uma panela com água quente; no fundo, um pedaço de gaze ou toalha de cozinha é pré-cama, cubra a panela com uma tampa e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.
- Retire as latas da água fervente, cubra, aperte, coloque as tampas em uma toalha limpa e, certificando-se de que a cortiça esteja firme, deixe esfriar completamente em um local protegido de correntes de ar.
Importante! A esterilização é um pré-requisito nesta receita, porque devido à ausência de vinagre na composição do lanche, a probabilidade de processos biológicos indesejáveis se desenvolvendo dentro dos frascos aumenta acentuadamente.
Em conserva
Este aperitivo parece especialmente impressionante se você usar pimentas de cores diferentes em sua preparação - verde, vermelho, amarelo, laranja.
É melhor usar variedades de abacaxi, elas são as mais carnudas.
3 latas de 0,5 L cada
óleo vegetal
200 ml
- Corte a pimenta ao meio longitudinalmente, retire o caule e o núcleo com sementes.
- Divida cada metade longitudinalmente em 2 partes (se as frutas forem muito grandes, podem ser feitas 3 pétalas, no entanto, é importante que os fragmentos sejam grandes).
- Mergulhe a pimenta picada em água fervente e deixe ferver por 2-3 minutos (é importante que a carne permaneça crocante, em nenhum caso o vegetal deve ser fervido).
- Prepare a marinada misturando todos os ingredientes e fervendo a mistura.
- Disponha os pimentões em frascos esterilizados para que as partes coloridas caiam dentro de cada um.
- Encha os recipientes com marinada quase até o topo.
- Esterilize os frascos em água fervente sob uma tampa por 15 minutos.
- Depois de retirar o recipiente da água fervente, feche as tampas imediatamente, vire, verifique se está bem apertado e deixe esfriar.