O tomate "Stolypin" pode ser cultivado em estufa e no jardim, o que o torna um vegetal versátil. Sem dúvida, juntamente com outros tomates, essa variedade tem vantagens e desvantagens, mas elas podem ser determinadas apenas pelo estudo melhor de suas características.
Descrição da nota
Os representantes da cultivar Stolypin pertencem aos tomates maduros precoces, pois apenas 85 a 100 dias decorrem desde o momento do plantio até a maturidade técnica (as mudas são geralmente plantadas em solo aberto por 55 dias após a semeadura). Pelo menos 8 a 9 kg de deliciosos tomates ovais, que, a propósito, são muito resistentes à praga tardia, são colhidos em 1 m² de território.
Características externas do arbusto:
- bucha do tipo determinante, não uma bucha padrão;
- altura do caule - 50-60 cm, cresce até a formação de várias escovas frutíferas;
- folhas - tamanho médio, verde escuro;
- inflorescências são simples, as articulações estão localizadas nos caules;
- os frutos são ovais, cada um pesando 90-120 g (no estado verde, sua cor é verde claro e os tomates completamente maduros são vermelho-alaranjado ou vermelho vivo).
Você sabe Os frutos do tomate selvagem pesam apenas alguns gramas, enquanto as plantas cultivadas produzem frutas bastante pesadas: o maior tomate oficialmente registrado pesava 3,8 kg e foi cultivado em Minnesota (EUA) em 2014.
Vantagens e desvantagens
Escolhendo a opção mais adequada para você, vale a pena explorar antecipadamente todos os prós e contras de cultivá-la em uma área específica.
- No caso dos tomates Stolypin, os seguintes aspectos positivos serão válidos para zonas climáticas médias ou mesmo frias:
- alta produtividade, mesmo em períodos de chuva;
- alta resistência à ferrugem tardia e ao craqueamento do fruto;
- sabor excelente, e não apenas em forma fresca, mas também em lata;
- amadurecimento precoce.
- As desvantagens são visivelmente menos:
- a necessidade de poda e amarração de arbustos;
- a possibilidade de danos por podridão de vértice durante chuvas prolongadas.
Mudas de crescimento próprio
Semear e trabalhar com mudas "Stolypin" não são muito diferentes do cultivo de tomates de outras variedades. No entanto, algumas características ainda existem, então vamos olhar todas as nuances do cultivo com mais detalhes.
Momento ideal para a semeadura
A semeadura de tomate desta variedade é realizada aproximadamente 55-60 dias antes da data prevista para o plantio no solo, ou seja, no meio ou no final de março. Os primeiros rebentos de tomates jovens aparecerão 5-7 dias após a semeadura, mas isso depende em grande parte da qualidade das sementes e de sua germinação preliminar.
Solo
A abundância da cultura do tomate Stolypin depende em grande parte do conteúdo de nutrientes do solo; portanto, mesmo na fase de semeadura, vale a pena cuidar da presença de todos os componentes necessários na composição da mistura do solo. Uma boa solução seria uma mistura de areia de rio, turfa e cinza de madeira misturada na proporção de 1: 1: 1. É útil derramar o substrato acabado com uma solução fraca de permanganato de potássio ou calcina no forno e umedecer bem antes de semear diretamente as sementes.
Capacidade de crescimento
Caixas de mudas tradicionais (de madeira ou plástico), copos de plástico individuais ou comprimidos de turfa populares são adequados para a capacidade de mudas. A escolha aqui depende mais da localização das mudas e da conveniência de cuidar delas. Muitas vezes, os jardineiros plantam mudas em longas caixas montadas no parapeito da janela, o que ajuda a resolver o problema com a iluminação. Para estandes caseiros, você pode usar vasos separados - o principal é que eles estejam bem fixos.
Importante! Colocando mudas longe de fontes naturais iluminação, vale a pena planejar um local para a instalação de lâmpadas fluorescentes.
Preparação de sementes
Para obter uma colheita abundante e saborosa de tomates Stolypin, vale a pena manter adicionalmente as sementes por 10 a 15 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio ou por várias horas em um estimulador de crescimento. No primeiro caso, ao final do procedimento, você precisa enxaguar bem as sementes e secá-las um pouco antes de ser colocada no solo; no segundo caso, o material de plantio úmido também é adequado para a semeadura.
Semeando sementes
É melhor plantar sementes de tomate Stolypin em solo úmido preparado, de acordo com o seguinte esquema: 2 cm entre os grãos adjacentes e 3 cm entre os sulcos. A profundidade do encaixe é de 2 a 3 cm e, a partir de cima, a caixa com plantações é coberta por um filme que acelera o tempo de "bicar" as mudas.
Assim que os primeiros brotos aparecem, a tampa do filme é removida e as próprias plantas mergulham em recipientes com um volume de pelo menos 0,5 l.
Cuidados com mudas
Para o crescimento bem-sucedido do tomate semeado, nos primeiros cinco dias a caixa com mudas é deixada em local quente (não inferior a 23 ° C) e ligeiramente escurecido, regando regularmente as plantações com água morna (o solo sempre deve permanecer levemente úmido). No futuro, a temperatura pode ser reduzida para 20–18 ° C, e a quantidade de luz solar, pelo contrário, é ligeiramente aumentada.
A cobertura das plantas jovens é realizada 2-3 vezes durante o "cultivo em casa", usando compostos minerais para fertilização. No final da primeira semana, é aconselhável colocar as mudas com mais frequência em um local ensolarado, girando diariamente a caixa com o outro lado para o sol. Isso ajudará a fortalecer o sistema radicular, e as próprias mudas parecerão mais "atarracadas".
Endurecimento de mudas
O primeiro contato do tomate ao ar livre deve ocorrer o mais tardar em 2 a 3 semanas antes do suposto plantio de mudas em um local constante de crescimento. Na primeira semana de endurecimento, as caixas com plantas são levadas para a varanda por apenas algumas horas, aumentando gradualmente a duração da “caminhada” para 5-6 horas. Alguns dias antes do transplante para o jardim, os tomates jovens podem ser deixados na varanda até o final da noite, levando para o quarto apenas durante a noite.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas jovens são transplantadas para um local permanente de crescimento, ou seja, em solo aberto, imediatamente após o final da última geada. Se o perigo de resfriamento ainda não passou, a plantação deve ser coberta com um filme.
A idade das mudas durante o transplante é de 55 a 60 dias, o que significa que cada arbusto já ocupa decentemente lugares no território. O esquema de plantio ideal para tomates Stolypin é 70 × 30 × 40 cm, mas você pode mudar um pouco; o principal é que não deve haver mais de 5 plantas por 1 m² de território. Com um grande espessamento de plantações, nem todas as plantas poderão crescer e se desenvolver normalmente, algumas amostras não terão luz solar suficiente, pelo que as frutas perderão o sabor.
O processo de pouso em si não difere em maior complexidade e consiste em várias ações seqüenciais:
- Em locais selecionados, é necessário fazer recessos e preenchê-los com uma pequena quantidade de solo fertilizado.
- Uma muda é colocada no centro do buraco e, nivelando cuidadosamente suas raízes, polvilhada com a mistura restante do solo.
- A uma distância de 5 a 10 cm do tronco, a terra é levemente violenta e depois regada abundantemente com água.
Importante! Nos primeiros dias, mudas imaturas são melhores porto à noite com um filme.
Características do cultivo ao ar livre
Cuidar de mudas de tomates Stolypin em solo aberto é o segundo estágio no caminho para obter a cobiçada colheita. De modo geral, não há nada complicado, e o jardineiro só é obrigado a regar, fertilizar e amarrar os arbustos de tomates jovens em tempo hábil.
Rega
Uma quantidade suficiente de umidade é muito importante para a fruta endurecer, porque, se estiver faltando, o tomate poderá não se formar. Os arbustos são regados apenas com água morna sob o arbusto, com uma frequência de 1 vez em 2 dias. Em dias especialmente quentes, você pode aumentar a frequência da irrigação para a umidade diária do solo. Automatizar sistemas de irrigação ajudará a facilitar a tarefa.
Top vestir
Como fertilizante para a variedade de tomate descrita, compostos orgânicos e minerais podem agir, o principal é alterná-los entre si. Por exemplo, fertilizantes de fósforo-potássio podem ser aplicados ao solo após o início do florescimento dos arbustos, com uma frequência de uma vez a cada duas semanas, e seria bom derramar o solo com misturas orgânicas uma vez a cada três semanas.
Importante! Não se empolgue demais com a matéria orgânica, especialmente se os topos dos tomates e sem ela forem longe demais.
Stepson
Normalmente, a criação de tomate deve ser realizada algumas semanas após o transplante de mudas para um local constante de crescimento. Este procedimento simples envolve a remoção de brotações laterais desnecessárias, a fim de melhorar a qualidade da fruta formada; portanto, na maioria dos casos, é considerado um evento obrigatório no tratamento de tomates.
Ao cultivar a variedade Stolypin, esse evento não é tão relevante e muitas vezes ignorado, pois o crescimento de enteados que aparecem nas axilas é limitado e eles não consomem energia da planta. No entanto, para não perder os brotos extras, é melhor inspecionar os tomates de tempos em tempos.
Cuidado do solo
Os cuidados com o solo para o cultivo de tomates Stolypin são baseados em um conjunto padrão de trabalhos: remover ervas daninhas e soltar o solo logo após a rega, cobrindo com serragem para preservar a umidade. O abate dos arbustos pode ser realizado alguns dias após a chuva ou a próxima rega, quando a terra já estiver um pouco seca, mas ainda será bastante maleável. As ervas daninhas são removidas de acordo com um padrão bem conhecido: cada vez que o solo é afrouxado ou imediatamente após (é muito mais fácil extraí-las do substrato solto).
Bush amarrando
Amarrar arbustos de tomate é outro procedimento obrigatório ao cuidar deles. Considerando a altura da variedade, é impossível excluir as hastes da parte do caule sob o peso de frutos, portanto, assim que você notar que a planta começa a se inclinar para o lado - é hora de dirigir com estacas e continuar amarrando o caule com cordas macias (como alternativa, você pode usar uma estrutura de arame de metal ) Normalmente, o procedimento é realizado no início ou meados de junho.
Tratamento preventivo
A variedade Stolypin tem excelente imunidade à praga e a outras doenças, mas isso não significa que medidas preventivas sejam inapropriadas aqui. Para evitar a possibilidade de infecção por doenças infecciosas ou a probabilidade de um ataque de pragas, é aconselhável tratá-lo com fungicida (por exemplo, Quadris ou Ridomil) e inseticida (Actara, Confidor) 1-2 vezes durante o crescimento de mudas. Você pode comprá-los em qualquer loja especializada, e as regras de dosagem e reprodução estão sempre indicadas na embalagem.
Você sabe O tomate contém uma grande quantidade de serotonina, também chamada hormônio da felicidade. Com base nisso, apenas alguns tomates ajudarão a afastar o início da depressão ou do baço.
Colheita
Três meses após a semeadura, os tomates Stolypin estão prontos para a colheita. Ao remover as frutas dos arbustos, é preciso empilhá-las cuidadosamente em cestas ou caixas. Em boas condições de cultivo, a partir de 1 m² de território, você pode coletar de 8 a 9 kg de tomates suculentos, perfeitamente separados do caule.
Não se pode dizer que plantar e cultivar tomates dessa variedade é mais difícil do que cultivar o restante, mas, para obter um bom resultado do seu trabalho, você precisará fazer alguns esforços. E a recompensa por isso será uma colheita generosa.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS: "Meaty", saboroso, praticamente sem sementes, não quebra. DESVANTAGENS: Não. De alguma forma no mercado, mais uma vez em uma busca ativa por sementes para plantio no meu site, vi tomates Stolypin da Aelita . Na foto, é claro, um tomate muito bonito foi retratado. Você sabe, esse tipo de gordura, oblonga com moderação. Mas aprendemos há muito tempo que, no final, não cresce exatamente o que os fabricantes prometem, e às vezes não produz nada)))) Mas eu realmente me perguntei a aparência do tomate e decidi levar algumas embalagens para testar. Bem, plantei! E cresceram! Eu acho que os tomates justificam seu nome tão alto)) É verdade, não muito grande, mas o fabricante não prometeu tamanhos altíssimos. O peso médio, pessoalmente, dos meus tomates, era de cerca de 100 gramas. Muito apertado, delicioso. Dentro há muito poucas sementes, uma polpa. Outra coisa que eu notei - eles não quebram. E isso é muito bom, concordo! É bom e conveniente colocá-los em potes de salga.Não sei - foi minha primeira experiência em cultivar esse sotra com tanto sucesso ou eles sempre se tornaram "excelentes"? Mas este ano eu decidi repetir definitivamente a experiência. Vou plantar "Stolypin" definitivamente!