Nem todos os jardineiros sabem que as folhas de poda dos pepinos podem aumentar a produtividade e melhorar o sabor das frutas. A poda dos verdes permite que o arbusto economize energia e direcione energia para a formação do vegetal.
Preciso colher folhas de pepino em uma estufa?
É necessário remover os topos dos pepinos, pois a planta pode produzir brotos masculinos que não dão frutos e, posteriormente, formam flores vazias. Esses processos devem ser removidos e, em seu lugar, galhos frutíferos aparecerão nas laterais do caule.
Para a questão de saber se é necessário remover o excesso de folhas, se a colheita é boa, jardineiros experientes respondem que essas manipulações ainda são necessárias, uma vez que o excesso de verduras atrai umidade e nutrientes que podem ajudar a melhorar a qualidade e a quantidade de frutas.
Além disso, é importante aparar as folhas secas e doentes do caule, caso contrário a planta pode ser infectada por parasitas ou infecções, o que pode causar a morte do arbusto. Apertar com as podas masculinas leva a uma mudança no sabor da fruta - elas começam a ficar amargas.
Importante! Não retire todos os vegetais, você precisa economizar parte da folhagem para que a planta tenha a capacidade de fotossíntese e produção de oxigênio.
Tempo e princípios básicos de poda
Não há datas inequívocas para o início de aparar verduras com pepinos. Esse momento depende da taxa de crescimento dos cílios, que devem ser removidos a tempo, para que o arbusto não entre em crescimento não regulamentado. Os pepinos podem ser cortados se o comprimento dos galhos crescer mais de 6 cm, durante esse período a planta não sofrerá ferimentos graves.
O caule principal deve ser amarrado ao teto da estufa, é melhor fazer isso imediatamente após o plantio das plantas. E quando o chicote cresce muito, ele precisa ser enrolado em um laço e direcionado para baixo. Os enteados precisam ser aparados em tempo hábil até endurecer, e as folhas podem ser removidas após o aparecimento de 5 peças.
A formação do mato e a intensidade da poda dependem da área da estufa, e os cílios não devem ser amarrados mais que 5 nós. Você pode cortar os nós de 4 a 5 folhas antes de comprimir.
Que folhas devem ser cortadas dos pepinos
A correta remoção de verduras depende do tipo, especificidades de cultivo, polinização e época da colheita dos pepinos.
A remoção obrigatória requer aquela folha na qual:
- existem danos mecânicos (rasgos, cortes, etc.);
- sinais de parasita ou infecção são observados;
- manchas insalubres, deterioração, secura apareceu.
Nas variedades capazes de autopolinização, a maioria das frutas contém no chicote principal, com base nisso, toda a parte lateral deve ser removida. O mesmo se aplica às espécies que as abelhas polinizam. A colheita do excesso de verduras é necessária para garantir o acesso dos insetos.
A folhagem amarela, localizada abaixo dos locais de frutificação, deve ser removida; todo o resto é deixado como está.
Pode acontecer que o arbusto esteja cheio demais de galhos; nesse caso, é necessário cortar o ponto de crescimento, reduzir a quantidade de fertilizante nitrogenado e secar o solo. Assim, todos os oligoelementos benéficos chegam ao fruto.
Como podar pepinos em uma estufa
Para limpar adequadamente o arbusto, é necessário dividi-lo visualmente em 4 partes. Para melhorar a ventilação da planta, é necessário remover os brotos e inflorescências, que são de 2 a 4 folhas. Isso garantirá a formação correta da bucha e evitará o aparecimento de podridão.
Cultivo total
Nas variedades autopolinizadoras, é necessário formar um arbusto com um caule. Isso ajudará a torná-lo forte para que o arbusto não se quebre com o peso dos pepinos e não seja danificado. Isso não afetará a frutificação de forma alguma, uma vez que os rebentos laterais compensam os danos causados pela limpeza do arbusto.
Antes de começar a poda, a planta inteira deve ser dividida em 4 partes. O primeiro ocupa a base do tronco, e o segundo - vários nódulos de crescimento. Outros 50 cm deles é a terceira parte. O topo é a quarta zona.
Em seguida, considere uma descrição passo a passo do processamento de cada uma dessas partes da planta:Você sabe Pela primeira vez, pepinos foram plantados em estufas na Roma antiga. Eles foram construídos por ordem do imperador Tibério, que queria usar esse vegetal o ano todo.
- Para evitar o aparecimento de podridão radicular, é necessário remover todas as inflorescências, verduras inferiores, folhas e brotos amarelados. Todos os topos, localizados perto do chão, são removidos. Isso permitirá que todos os elementos da cobertura cheguem livremente à fruta.
- Na segunda parte, é necessário cortar o ponto de crescimento e remover todas as flores vazias. As folhas não deixam muito, o mesmo com os frutos, que devem permanecer no máximo 4.
- Além disso, na terceira parte do pepino, é necessário selecionar vários nós nos quais restam apenas quatro vegetais e metade das folhas do que nas partes anteriores. Os nós restantes podem ser deixados intocados. Isso permitirá que os frutos amadureçam uniformemente, serão mais suculentos e o número de pepinos no mato aumentará.
- A parte superior deve ser anexada com antenas para adereços ou ligas. Isso remove o ponto de crescimento, localizado a 4 folhas da parte superior. Essa zona precisa ser limpa de tempos em tempos, e as antenas devem ser dispostas ao longo do fio, para que a luz entre no arbusto em quantidades suficientes e não interfira na colheita.
Poda iluminadora
A poda de raios é realizada se o arbusto começar a desbotar ou enfraquecer. Portanto, não é necessário poupar os brotos, mas vale a pena cortar os galhos secos e secos, independentemente da sua localização. Também vale a pena remover o ovário. Como resultado, um máximo de 6 nós e um mínimo de vegetação devem permanecer no mato. Este procedimento aumentará o grau de ventilação da planta e a quantidade de luz necessária. Os nutrientes vão diretamente para os galhos certos, o que ajudará a planta a recuperar e produzir frutos.
Além disso, o surgimento de um novo rebento próximo ao solo ajudará a planta a dar frutos melhores. Para fazer isso, coloque cuidadosamente um novo chicote no chão.
Importante! Para obter mais ar para as raízes, você deve afrouxar regularmente o solo entre os arbustos.
Cuidados posteriores para pepinos
O alimento é obtido da folha, localizada ao lado do próprio pepino; se cortada, o vegetal morre imediatamente. Para garantir que a produtividade não diminua, você precisa fornecer a nutrição máxima para os greens restantes.
Para alimentar adequadamente a planta, é necessário monitorar cuidadosamente suas alterações e prestar atenção às necessidades do arbusto durante todas as fases do crescimento. É importante moderar a alimentação com nitrogênio e aumentar a ingestão de potássio e fósforo.
Se a planta apresentar um surgimento abundante de flores vazias, é melhor parar de regar e deixar o solo secar.Se, no entanto, não houver desvios na formação dos ovários, a rega deve ser realizada de acordo com o cronograma. Você precisa tomar apenas água morna.
Dicas úteis
O uso das regras gerais pode aumentar significativamente os rendimentos, mas para maximizar a frutificação, é útil usar as seguintes dicas:
- Corte o excesso de verduras apenas com ferramentas limpas e bem afiadas. Em nenhum caso você pode arrancá-lo, pois pode ferir gravemente o arbusto, o que levará à sua morte.
- Se o número de flores vazias não for muito grande, não se apresse em removê-las. Basta reduzir o nitrogênio e a rega.
- Toda folhagem antiga deve ser removida completamente, pois sua presença pode prejudicar o arbusto. Para fazer isso, duas vezes por semana, é necessário inspecionar todas as plantas e remover o excesso de folhas.
- Se o arbusto começar a crescer lentamente, o esclarecimento da poda ajudará a eliminar esse problema. Ao mesmo tempo, apenas alguns ovários são deixados nos galhos.
- Ao cuidar de arbustos, certifique-se de considerar a variedade de pepino para não prejudicar a planta.
A poda oportuna dos arbustos aumentará a produtividade e ajudará a evitar a ocorrência de doenças. Além disso, esse procedimento deve ser realizado o mais rápido possível, a fim de economizar tempo e facilitar o processo de cuidar das plantas.Você sabe É geralmente aceito que um pepino já esteja maduro na forma de pepino. Mas, de fato, amadurece apenas quando fica grande e amarelo, mas ao mesmo tempo o vegetal perde todo o sabor.