Folhas amarelas de pepino incomodam todos os cultivadores de vegetais que encontraram um problema semelhante. Existem vários fatores que levam a esse estado da planta e, antes de tratar o mato, você precisa entender todos os meandros desse assunto.
Por que os pepinos viram folhas amarelas
Os engenheiros agrônomos identificam várias razões pelas quais as folhas dos pepinos ficam amarelas e secas. Isso inclui processos naturais, erros no atendimento, ataque de pragas e doenças.
Você sabe Os maiores produtores de pepinos do mundo são China, Rússia e Turquia.
Causas naturais
A folhagem amarelada em conjunto com o final da frutificação pode indicar o final da estação de crescimento. Pepinos são plantas anuais e, ao final do crescimento, murcham. Primeiro, as folhas na parte inferior do caule começam a ficar amarelas e secas, após o que os sintomas se espalham para o restante das folhas e caules.
Cuidados inadequados
Muitas vezes, a razão para mudar a cor das folhas para amarelo é uma violação das regras para o cultivo de arbustos. Erros de cuidados perigosos incluem o seguinte:
- Falta de luz. Essa reação é possível se você não fornecer boa iluminação à planta e obscurecer os arbustos.
- Exposição à luz solar direta. A luz brilhante, que é tão importante para os pepinos, deve ser difusa. Isto é especialmente verdade para os pepinos cultivados em estufa. Nesse caso, é provável que haja queimadura solar - devido à evaporação da umidade das folhas, a condensação se acumula, através da qual os raios solares queimam a folhagem. Uma situação semelhante também é possível ao umedecer a parte verde da planta, razão pela qual é recomendado irrigar apenas o solo na base do caule e somente de manhã ou à noite.
- Rega inadequada. Pepinos amam irrigação abundante do solo 1 vez em 2-3 dias. Quanto mais quente, mais frequentemente você precisa regar os arbustos. Se a planta não tiver umidade suficiente, as lâminas das folhas secam.
- Umidade excessiva. Uma situação desagradável ocorre no caso de umidade excessiva. Com a estagnação da água no solo, o rizoma começa a apodrecer, depois a decomposição se espalha para os caules, e as folhas adquirem um tom amarelo pronunciado.
- Deficiência mineral. Uma causa comum de problemas é a falta de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, importantes para os pepinos. Uma situação semelhante ocorre quando o jardineiro não alimenta a planta ou não contribui com fundos suficientes. Com a falta de nitrogênio, as folhas inferiores ficam pálidas e os ovários caem, a falta de fósforo é indicada ao envolver as folhas e a tonalidade amarela mais perto do vermelho, e uma deficiência de potássio se manifesta secando e torcendo as bordas para dentro.
- Baixa umidade. O ar seco afeta significativamente a condição do arbusto de pepino. Se o nível de umidade cair abaixo de 75%, as chapas começam a secar e enrolar.
- Baixa temperatura A aparência da folhagem amarela é possível se a temperatura do ar cair acentuadamente para + 15 ° C e abaixo. Também é perigoso se a coluna do termômetro for mantida nesse nível por um longo período de tempo e, como resultado, a hipotermia do solo começa.
- Molhar com água fria. A hipotermia e, como conseqüência, o amarelecimento das folhas, podem levar à rega com água fria. Umedecer o solo deve ser apenas água bem aquecida.
- Danos às raízes. Às vezes, os plantadores de hortaliças não plantam mudas com muito cuidado em um local permanente e soltam o solo com folga. Como resultado, podem aparecer danos mecânicos no rizoma. Depois disso, a planta não pode realizar uma atividade de vida plena e gasta energia na restauração do sistema radicular. Nesse caso, as chapas que adquirem um tom amarelado sofrem.
Pragas e doenças
Uma razão extremamente perigosa para mudar a cor da folhagem é a presença de pragas no mato ou a propagação de doenças.
Você sabe O médico grego antigo Hipócrates usava pepinos como remédio para o tratamento de pacientes.
As pragas mais comuns que podem afetar a condição do arbusto incluem os seguintes insetos:
- Mosca branca São pequenos insetos esbranquiçados, com no máximo 1,8 mm de comprimento, com dois pares de asas. Eles são presos ao fundo da folha e começam a sugar sucos, o que leva ao amarelecimento na forma de manchas.
- Pulgões. Com a propagação de pulgões, as bordas das folhas se dobram e as próprias placas começam a ficar amarelas. No lado interno, os insetos têm vários milímetros de tamanho, na maioria das vezes verdes.
- Ácaro. Esses insetos quase imperceptíveis com um diâmetro de até 0,6 mm podem ser determinados pela presença de uma fina teia de aranha que adere à folha. Como uma mosca branca, essas pragas sugam os sucos da planta, o que leva ao aparecimento de manchas de um tom amarelado.
- Antracnose. Um sintoma dessa doença é o aparecimento de manchas marrom-amareladas nas placas foliares com rachaduras finas. Além disso, essas lesões podem ser vistas nos brotos e nos frutos.
- Oídio Manifestada não apenas pelo amarelecimento e torção da folhagem, mas também pelo aparecimento de um revestimento esbranquiçado, semelhante à farinha.
- Peronosporose (míldio). O início desta doença é marcado pelo aparecimento de muitas pequenas manchas amarelas nas folhas. Se você não iniciar o tratamento, após algumas semanas as áreas afetadas ficarão marrons, começarão a secar e cair.
- Podridão cinzenta. As áreas afetadas pelo patógeno fúngico gradualmente ficam amarelas e secas.
As doenças virais também podem causar um amarelo brilhante na folhagem. Assim, aparece uma doença perigosa do mosaico, exigindo intervenção imediata.
Importante! Pragas podem espalhar infecções fúngicas e virais. Por esse motivo, quando insetos são encontrados no jardim e após sua remoção, a planta deve ser cuidadosamente monitorada.
O que fazer e quais remédios populares para processar pepinos
Para determinar o que fazer, você precisa identificar a causa dessa condição do arbusto. Você precisa recorrer a tratamentos nos seguintes casos.
- Deficiência de nitrogênio. É necessário borrifar com uma solução de uréia (1 colher de chá. A 5 l de água).
- Deficiência de fósforo. Pulverize uma vez com uma infusão de superfosfato (1 parte para 10 litros de água, infusão por 24 horas).
- Deficiência de potássio. É necessário tratar os topos com sulfato de potássio (1 colher de chá de substância por 10 litros de água).
- Doenças fúngicas. As partes afetadas devem ser removidas. Além disso, o tratamento é realizado com qualquer fungicida sistêmico. Uma excelente opção seria o líquido de Bordeaux, popular entre os agrônomos.
- Pragas. Os insetos são removidos com uma esponja com água e sabão, as folhas com lesões são cortadas. Depois disso, eles recorrem ao uso de um inseticida, por exemplo, o medicamento Actellic.
- Solução de Kefir. Para 10 litros de água, adicione 2 litros de kefir e pulverize as buchas com este produto. Kefir pode ser substituído por soro de leite.
- Infusão de cebola. 1 xícara de casca de cebola insiste em 3 l de água por 12 horas. Em seguida, você precisa drenar o líquido e espremer a casca. 1 parte desse concentrado é misturada com 4 partes de água. Este produto é pulverizado com partes superiores e regado o solo.
- Infusão de cinzas. Dentro de 48 horas, você precisa insistir em uma mistura de 1 litro de água e 3 colheres de sopa. cinzas. A ferramenta é usada uma vez por pulverização.
- moderar ou aumentar a rega;
- água quente para irrigação;
- elevar a temperatura para +20 ... + 24 ° С na estufa;
- aumentar a umidade para 75-90%;
- ajuste a iluminação e forneça luz indireta brilhante.
Importante! Os vegetais não podem ser plantados por 4 anos no local de crescimento dos pepinos afetados pelo mosaico.
Medidas preventivas
Para cultivar uma planta saudável, é necessário recorrer a medidas preventivas com antecedência:
- plante uma colheita sempre em um novo local, mantendo a rotação ideal da colheita;
- a rega deve ser realizada apenas com água morna uma vez a cada 2-3 dias; no calor, você pode realizar o procedimento diariamente;
- manter a temperatura ideal (durante o dia - +20 ... + 24 ° C, à noite - +18 ... + 22 ° C) e umidade (75-90%);
- evitar sombreamento ou raios diretos brilhantes;
- água somente sob a raiz;
- alimentar arbustos com fertilizantes minerais e orgânicos, saturando o solo com quantidades suficientes de fósforo, nitrogênio e potássio para a vegetação;
- para prevenir doenças fúngicas com fungicidas, por exemplo, líquido de Bordeaux.
Folhas amarelas em pepinos podem ser o resultado de um dos muitos problemas. Com o tratamento adequado, o produtor certamente poderá salvar a planta e tirar uma colheita rica e saudável.