Altos rendimentos de pepinos são colhidos em parcelas férteis. E como qualquer solo está esgotado, fertilizantes devem ser adicionados a ele. No artigo, você encontrará informações sobre quando e como alimentar adequadamente pepinos com adubo em campo aberto, além de como preparar adequadamente a cobertura.
É possível alimentar pepinos com esterco fresco?
Pepinos (Cucumis sativus) pertencem à família das abóboras. Independentemente da variedade, eles respondem bem à aplicação de fertilizantes orgânicos, incluindo esterco.
Esta substância é um desperdício de animais domésticos:
- gado e gado pequeno;
- cavalos
- porcos;
- coelhos;
- outros animais de criação e aves.
Todas essas espécies não são equivalentes no conteúdo de nutrientes. Portanto, eles podem ser recomendados para diferentes tipos de plantas.
O estrume de cavalo forma a estrutura mais solta do solo, devido ao fato de sua temperatura de decomposição ser de + 80 ° C. Substâncias úteis são liberadas mais rapidamente do que em outras espécies devido à deterioração acelerada. O extrato de estrume de cavalo é considerado o mais rico em composição química. É usado se você precisar criar uma almofada térmica sob as plantas. Dilua com água na proporção de 1:10. A taxa de aplicação é de 5-6 kg / m².
O esterco de vaca é considerado mais pobre que o estrume de cavalo. Tem mais água. Mas é mais aceitável para pepinos. Deve ser diluído com água na proporção de 1:10 ou menos e deixado para insistir. A taxa de aplicação é de 10 l / m². Em suas propriedades, é semelhante ao estrume de cavalo.
Você sabe Pepinos começaram a crescer cerca de 6.000 anos atrás na Índia e na Mesopotâmia. Segundo a lenda indiana, existem 6.000 sementes em cada pepino. Seu número é igual ao número de crianças raja, graças a quem esses vegetais apareceram.
Excrementos de pássaros são um fertilizante muito eficaz. Possui muito nitrogênio e também contém cálcio, fósforo e magnésio em uma forma facilmente digerível. Afetará o solo por vários anos, pois se decompõe por muito tempo. Mas se você for longe demais com a dosagem, poderá queimar as plantas. As vantagens dos excrementos de pássaros são a destruição do mofo no solo e a redução do número de ervas daninhas. Acredita-se que seu uso possa aumentar a produtividade em 20 a 40%.
O estrume não é usado fresco, pois pode conter sementes de ervas daninhas e microorganismos patogênicos. É usado como fertilizante somente após amadurecer por pelo menos 6 meses.
Características de alimentar pepinos com estrume
A composição do esterco contém: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e outras substâncias. Para as plantas, três delas são especialmente significativas: nitrogênio, fósforo e potássio:
- O nitrogênio é necessário para produzir proteínas, criar massa verde. Mas seu excesso faz com que os ovários caiam e a deficiência se manifesta na forma de videiras finas e folhas pequenas.
- O fósforo é necessário para o desenvolvimento do sistema radicular. Sua principal característica é a assimilação lenta. Portanto, da substância introduzida no solo este ano, a planta utiliza apenas 15%. O fósforo é necessariamente introduzido anualmente e, quanto mais anos for introduzido, mais solo saturado você terá.
- O potássio é necessário para processos metabólicos. Fornece às plantas resistência a doenças.
O teor dos principais oligoelementos no estrume (em% em relação à massa total de fertilizante):
Gado | Nitrogênio | Fósforo | Potássio |
Gado | 0,5 | 0,23 | 0,59 |
Cavalos | 0,77 | 0,28 | 0,63 |
Gado pequeno | 0,83 | 0,23 | 0,67 |
Porcos | 0,65 | 0,19 | 0,6 |
Características da produção de nutrientes:
- Pepinos precisam de muito pouco nitrogênio. Sua massa foliar não é muito grande. Mas você precisa de muito potássio e fósforo.
- Solos arenosos perdem nutrientes muito mais rapidamente, portanto, as plantas desses solos fertilizam com mais frequência.
- Certifique-se de adicionar matéria orgânica ao solo antes de plantar pepinosproporcionar boas condições para o desenvolvimento gradual das plantas.
- Mais estrume deve ser usado no primeiro anoe nos anos subsequentes - menos. Isso ocorre porque substâncias orgânicas melhoram a qualidade do solo e algumas delas atuam por vários anos.
Importante! A adição de estrume no solo aumenta sua aeração. Quanto melhor a ventilação do solo, mais intensamente absorve água e nutrientes.
Acredita-se que o composto bem envelhecido será uma melhor fonte de nutrientes para os pepinos do que o estrume. Contém apenas 2% de nitrogênio. E não causa vegetação ativa, mas enriquece o solo. Qualquer que seja o tipo de fertilizante escolhido, leia as instruções no rótulo e aplique-as de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta.
Tipos de fertilizantes
A nutrição das plantas é:
- orgânico
- inorgânico.
A diferença entre eles é que eles de diferentes maneiras "contato com pepinos". Os orgânicos são liberados lentamente, liberando elementos benéficos conforme as plantas precisam. Isso é bom para o crescimento gradual. Além disso, a composição inclui não apenas 3 elementos básicos, mas também outros: enxofre, magnésio, ferro, cálcio. As substâncias inorgânicas são divididas em 3 grupos: fósforo, nitrogênio e potássio. Na maioria das vezes, apenas 1 ou 2 oligoelementos estão presentes no fertilizante. Eles serão liberados rapidamente, o que é útil se você precisar alimentar urgentemente os pepinos.
Quanto ao estrume, a principal característica dos fertilizantes utilizados é que apenas o estrume dos herbívoros é usado nos leitos. Não use os resíduos de predadores. Juntamente com a carne, eles podem consumir helmintos. Esse fertilizante pode ser perigoso.
Regras de fertilizantes para pepinos
Ao preparar o local para o plantio, 10-15 toneladas / ha de estrume apodrecido e 400 kg / ha de superfosfato são introduzidos no solo. Se o local for com solo acidificado, será desoxidado aplicando cal no outono ou um mês antes do transplante de mudas.
O estrume não é recomendado para espalhar no chão. Durante a irrigação, gotas de água contaminada caem sobre os pepinos, criando um risco de infecção por Escherichia coli para as pessoas. Tente adicionar matéria orgânica misturando-se com o solo ao plantar. Os fertilizantes serão aplicados: durante o crescimento, floração, formação de frutos e frutificação.Você sabe Os orgânicos são mal absorvidos se o solo não for aquecido e os microrganismos do solo estiverem inativos. Nesse caso, fertilizantes inorgânicos atuam nas plantas mais rapidamente.
Se os pepinos não se desenvolverem bem, eles adicionam 0,1% de fertilizantes nitrogenados (10 g / 10 litros de água). Tal cobertura é introduzida na fase 2 das folhas inteiras. Após 10 dias, é repetido. Na fase de 3-5 folhas, adicione fertilizante para a massa foliar. Isso ajudará as mudas a desenvolver, fortalecer folhas e raízes.
Como criar estrume para alimentar pepinos
A forma líquida de fertilizante fornece rápida absorção de nutrientes. Aplique antes da frutificação para garantir a formação de ovários. Para o estrume, o método de criação depende do tipo de substância:
- estrume de gado é produzido - um jarro de litro de matéria seca em 10 litros de água;
- fezes de frango mais concentrado, serão necessários 0,5 litros por 10 litros de água; a mistura é insistida por uma semana e, em seguida, as plantas são alimentadas após a diluição do nutriente com outros 10 litros de bois.
Como crescer pepinos, calendário de alimentação
Programação de fertilizantes:
- na fase de floração ou antes de começar;
- durante a formação de pequenos frutos;
- na fase de frutificação ativa.
No total, 4 curativos precisam ser realizados. Entre cada um deles deve haver pelo menos duas e não mais de quatro semanas.
Mudas de pepino de alimentação
A cobertura das mudas começa quando duas folhas verdadeiras aparecem nas plantas. O perigo de introduzir verbasco nesta fase é que aumenta a temperatura do solo e isso pode causar a queima do sistema radicular. Portanto, a maioria dos jardineiros prefere aplicar fertilizantes inorgânicos e mais seguros.
Vídeo: Cobrir mudas de pepino
Pode ser uma solução de:
- 15 g de nitrato de amônio;
- 40 g de superfosfato;
- 15 g de sulfato de potássio;
- 10 litros de água.
2 semanas após o primeiro curativo, faça o segundo. Se você decidir alimentar com verbasco, lembre-se de que a concentração da solução para mudas deve ser 2-3 vezes menor do que para plantas adultas.
Importante! Pepinos reagem negativamente à presença de cloro. Portanto, a água usada para a reprodução de fertilizantes deve ser defendida durante o dia ou usar filtrada.
Cobertura após aterrissagem em campo aberto
Calendário e tecnologia de alimentação:
- no início da floração, é necessário alimentar; Você pode adicionar 1 colher de chá de uréia e 1 colher de chá de superfosfato à solução de esterco; mas se fertilizantes orgânicos são aplicados durante o plantio, isso não é necessário.
- durante a formação da fruta, é realizada mais uma cobertura; neste momento, 1 copo de cinza pode ser adicionado à solução.
- 2 semanas após a segunda alimentação, é realizada uma terceira, com os mesmos componentes que a primeira; taxa de spread - 8 l / m²;
- e depois de 2 semanas - a última.
Tipos especiais de cobertura
O conhecimento da composição química dos fertilizantes enriqueceu a agricultura relativamente recentemente. E antes disso, o entendimento dos benefícios de certas substâncias era baseado em observações. Portanto, havia muitas maneiras populares de alimentar pepinos.
Nutrição para o crescimento ativo de pepinos
Como resultado da decomposição do estrume misturado ao solo, forma-se uma mistura, denominada húmus ou húmus. Esta substância é tão saudável quanto o estrume. Torna o solo nutritivo e solto. O húmus é introduzido na primavera na proporção de 4-5 kg de fertilizante por 1 m² de solo. É misturado com a terra quando as camas são formadas.
Se os fertilizantes orgânicos são “preenchidos” por minhocas, eles processam matéria orgânica e produzem biohumus. O primeiro a inventar esse fertilizante nos Estados Unidos usando vermes vermelhos da Califórnia. A eficácia do vermicomposto é 5 a 8 vezes maior que o esterco. O biohumus para alimentação é diluído com água na proporção de 1:20 e defende por vários dias. Isso é necessário porque os vermes processam orgânicos frescos e é bastante tóxico para as plantas.
A cinza de madeira é uma fonte natural de potássio. Além de servir como cobertura, seu uso ajuda no controle de pragas. Cinzas polvilhavam os corredores.
Importante! O esterco de vaca contém a menor quantidade de nitrogênio. É mais fácil de obter e é menos provável queime plantas ou deixe você sem uma colheita.
Outros curativos úteis:
- Levedura aumenta a flor. Misture 3 colheres de sopa. colheres de sopa de fermento com 10 litros. regue e pulverize as plantas assim que as flores aparecerem. Isso atrairá insetos polinizadores.
- Cebola descascando plantas e as protege de pragas . Um caldo de casca de cebola é pulverizado após o início da frutificação. Para obter uma solução, um punhado de cascas é fervido em 1,5 litros de água por 5 minutos, resfriado, ajustado para 5 litros com água limpa e pulverizado.
- O uso de "folk" significa Não substitui a alimentação principal, mas pode complementá-la, melhorando a condição das plantas.
Como alimentar pepinos para formar um arbusto
Pepinos arbustos são compactos e mal escalando. Eles ocupam muito pouco espaço e são recomendados para o cultivo em pequenas áreas. Ao plantar formas de arbusto, adubo ou composto é adicionado à parcela - na taxa de 8 a 10 kg / m². Você pode adicionar 80 g de superfosfato por 1 m². Esses pepinos percebem bem a cobertura de excrementos de pássaros ou verbasco diluído em água na proporção de 1: 8 e 1:20, respectivamente. É aconselhável deixar a solução fermentar antes de alimentar as plantas.
A aplicação adequada de fertilizantes garantirá um bom crescimento dos pepinos e, portanto, um bom rendimento. Use-os levando em consideração as recomendações de dosagem e não se esqueça de usar equipamentos de proteção individual para atividades agrícolas com fertilizantes.