Espargos de soja é um componente de muitos pratos salgados. Recentemente, tornou-se popular em uso conosco. O que é espargos de soja, de que é feito, é possível comer, para que serve, qual é o nome deste produto na Ásia, como são os espargos e como os pratos são usados nele, você pode aprender com este artigo.
O que é espargos de soja
O aspargo de soja é um prato relativamente novo para a nossa cultura. O que é e por que os espargos de soja serão encontrados em mais detalhes posteriormente.
Deve-se ter em mente que formalmente o nome deste produto é incorreto, pois não se aplica a vegetais da família dos espargos.
Este ingrediente chinês em outros países não é chamado de aspargo, mas de outra forma:
- Fuju;
- yuba;
- idiota.
Como Fazer Espargos de Soja
Vamos dar uma olhada no que é feito o fuju. Este ingrediente incomum é obtido da soja. Para saber como é feito o aspargo, você precisa entender como a soja cresce. Este arbusto é de tamanhos diferentes (de 15 cm a 2 m), possui uma haste fina e um feijão de duas e três sementes. Este componente é a base para o fuju.
O próprio procedimento para preparar o ingrediente é realizado em várias etapas:
- Primeiro, é feita a coalhada de feijão, da qual o leite é separado.
- Aquecido a 100 ° C usando equipamento especial.
- Em seguida, a espuma do leite de soja é removida.
- É seca e a folha seca resultante é consumida na forma seca, encharcada e em conserva.
Na forma finalizada, o prato é agradável e delicado. O fuju seco é armazenado por cerca de um ano.
Teor de calorias e composição química
Fuju é um nutriente bastante calórico. 390 kcal por 100 gramas de produto.Além disso, 42 g de proteína, 19 g de gordura e 12 g de carboidratos estão incluídos.
O ingrediente também contém os seguintes componentes químicos:
- vitaminas: A, B1, B2, B5, B6, B9, B12, C e PP;
- ferro
- potássio
- cálcio
- magnésio
- manganês;
- cobre
- Sódio
- selênio;
- fósforo;
- zinco.
Importante! A soja não possui colesterol e lactose, o que torna este ingrediente muito benéfico para o consumo.
Benefícios e malefícios do aspargo de soja
Este produto é popular entre os vegetarianos, pois é feito de soja. Não contém elementos de origem animal.Propriedades úteis para a saúde do corpo são a prevenção de doenças cardiovasculares e oncológicas, além da osteoporose.
Mas o pâncreas não lida bem com o processamento deste produto, por isso é muito importante não comê-lo em grandes quantidades.Vamos considerar com mais detalhes se os alimentos com adição de soja são bons para o corpo.
Para mulheres
Aspargo de soja contém substâncias que estabilizam o equilíbrio hormonal. Tais propriedades tornam seu uso especialmente importante durante o período da TPM e da menopausa. Fuju também é a prevenção do câncer de mama e é recomendado para uma doença feminina, como os fibróides.
É importante observar a dosagem de aspargos nos alimentos para que não ocorra um desequilíbrio hormonal no organismo.
Para homens
O aspargo de soja é um produto que contém selênio, portanto seu uso ajuda a combater o câncer de próstata e cólon.Isto é especialmente importante para a saúde dos homens.
Você sabe Uma antiga lenda chinesa diz que quando o Imperador Qin Shihuang-di, que estava procurando uma maneira de viver para sempre, experimentou o fuju, ele gostou tanto deste produto que desde então tem sido chamado de elixir da imortalidade.
Posso usar
Em geral, a soja enriquece o corpo com várias substâncias e é adequada para consumo por quase todas as pessoas. No entanto, existem doenças nas quais vale a pena limitar ou excluir este produto da dieta.
Durante a gravidez e amamentação
Muitas gestantes se perguntam se a soja é boa para o corpo durante esse período e como o bebê reagirá ao uso desse produto por sua mãe.Espargos de soja incluem muitos elementos úteis para mães grávidas e lactantes.
Ela rapidamente satura o corpo de uma mulher, o que torna possível alimentar mais completamente o bebê. Todos os elementos obtidos através do leite de uma mãe que usa fuzhu servirá como uma boa base para o crescimento e desenvolvimento da criança.
A soja lida perfeitamente com a estabilização do sistema hormonal de uma mulher. Portanto, é adequado para uso durante a gravidez.
Ao perder peso
A soja contém energia suficiente, satura rapidamente o corpo e também é excretada rapidamente, de modo que as pessoas que desejam perder peso são pratos adequados que incluem soja.BZHU é: 40%, 40% e 18%, respectivamente.
Importante! Lembre-se de que o aspargo é muito rico em calorias. Se você seguir uma dieta que inclua este produto, precisará usar a tabela de calorias e não exceder a porção estabelecida de fuju nos alimentos.
Com diabetes
Os espargos de soja contêm uma quantidade bastante grande de proteínas facilmente digeríveis, que dão ao corpo uma grande carga de energia. Por esse motivo, as pessoas com diabetes são aconselhadas a consumi-lo. Devido à estabilidade na saturação da soja, os níveis de insulina não mudarão drasticamente.
Com pancreatite
A soja é muito ativa no pâncreas; portanto, se você tiver problemas com o pâncreas, em particular a pancreatite, vale a pena minimizar o uso de fuju. Melhor ainda, abandone completamente este produto, caso contrário, existe o risco de agravar a doença.
Com gota
A gota é um motivo sério para comer com cuidado alimentos que contenham soja.Como o fuju contém muitos elementos que contribuem para a eliminação de fosfatos, cloretos e uréia, isso pode não ser seguro para as pessoas que sofrem desta doença.
Importante! A doença da gota reduz significativamente o tamanho da porção de aspargos nos alimentos. Você pode comer alimentos que contenham fujia, até três vezes por semana, no valor de cerca de 100 gramas.
Como escolher e armazenar
Aspargos de soja com consistência fresca não podem ser armazenados por um longo período. O prazo de validade máximo do fuju fresco é de uma semana e deve ser armazenado na geladeira.
Como raramente encontramos esse ingrediente fresco, é mais provável que você use o fuju seco. Aspargos secos são tão úteis quanto os aspargos frescos, a única diferença é quanto fuju é armazenado e como cozinhá-lo.
Esse produto é armazenado bem fechado, de preferência em um local escuro com baixa temperatura. Nesse local, não deve estar úmido e os raios diretos do sol não devem cair na embalagem do produto.
Se a embalagem com soja estiver aberta, pode ser armazenada por não mais que um mês.
Valor energético do produto (proporção de proteínas, gorduras, carboidratos):
- Proteínas: 45 g, 180 kcal.
- Gorduras: 20 g, 180 kcal.
- Carboidratos: 20 g, 80 kcal.
Aplicação de Culinária
A soja do aspargo é especialmente popular nos países asiáticos. Os chineses costumam usar fuju seco, e os japoneses, pelo contrário, gostam mais de fresco. Basicamente, este ingrediente é um aperitivo ou seu componente, mas o fuju embebido em molho de soja é o mais valorizado. O uso desse componente também está preparando macarrão chinês.
O fuju seco também precisa de preparação preliminar antes do uso. Deve ser embebido em água para que as fibras fiquem saturadas com líquido. O fuju restaurado adquire um sabor delicado e textura elástica.
Os espargos podem ser cozidos como um prato independente ou como um lanche. A Fuju se presta perfeitamente a cozinhar, fritar e também é usada em sopas, pratos quentes e saladas.Assim, o aspargo de soja é um produto útil, e vários métodos de uso diversificam o cardápio e enriquecem o corpo com as substâncias necessárias para manter a saúde.