Um dos primeiros vegetais que nos encontramos na primavera é o rabanete. Após a deficiência de vitaminas no inverno, este produto ajuda a preencher a falta de nutrientes no corpo e a remover toxinas. Mas quantas calorias esse vegetal contém - consideraremos em nosso artigo.
Rabanete calórico por 100 g
Este vegetal é considerado um produto de baixa caloria, mas possui uma característica: quanto mais tempo for armazenado, maior será o seu conteúdo calórico. Isto é devido ao acúmulo de amido nos tecidos.
Fresh
O valor energético dos rabanetes, arrancados do jardim:
- proteínas: 1,2 g (cerca de 5 kcal).
- gorduras: 0,1 g (1 kcal).
- carboidratos: 3,4 g (cerca de 10 kcal).
A porcentagem de BZHU - 24: 5: 68%. Conteúdo calórico de rabanete fresco - 16 kcal por 100 g.
Congelado
Ao congelar rabanetes, muitos podem estar interessados em saber se o conteúdo calórico muda e quantas calorias estão contidas neste vegetal congelado. O teor calórico do rabanete congelado é um pouco maior que o fresco - 20 kcal por 100 g de produto.
Apenas frutas jovens e médias são adequadas para congelamento. Eles precisam remover os topos e as raízes, lavar e secar completamente e depois cortar em círculos.
Você não pode congelar imediatamente as fatias, pois a água contida na colheita das raízes se transformará em cristais de gelo, que mais tarde, após o descongelamento, simplesmente derretem e vazam, deixando pedaços macios em vez de vegetais crocantes. Além disso, muitas vitaminas serão destruídas.
Importante! Rabanetes congelados não devem ser armazenados por mais de 3 meses. Após esse período, o sabor e as qualidades saudáveis são reduzidos, e a carne fica menos crocante.
Portanto, um regime de congelamento expresso profundo será necessário aqui. O rabanete picado deve ser colocado em um prato e colocado por 15 minutos em um freezer com temperatura muito baixa, cerca de –40 ° C. Em seguida, retire-o, coloque-o em sacos e envie-o para um freezer comum para armazenamento a longo prazo.
Composição quimica
Rabanete contém várias vitaminas, em particular:
- C - 25 mg;
- PP (equivalente niacina) - 0,30 mg;
- B5 - 0,20 mg;
- B6 - 0,10 mg;
- E (tocoferol) - 0,10 mg;
- B2 (riboflavina) - 0,04 mg;
- B1 (tiamina) - 0,01 mg;
- B9 - 6 mcg.
Importante! Recomenda-se que o rabanete fresco com folhas seja guardado na geladeira por 1 semana, sem tampas e com as pontas aparadas - não mais que 5 dias.
Rico em vegetais e minerais:
- potássio - 255 mg;
- cobre - 150 mg;
- cloro - 44 mg;
- fósforo - 44 mg;
- cálcio - 39 mg;
- magnésio - 13 mg;
- sódio - 10 mg;
- ferro - 1 mg;
- zinco - 0,20 mg;
- manganês - 0,15 mg;
- vanádio - 185 mcg;
- iodo - 150 mcg;
- boro - 100 mcg;
- flúor - 30 mcg;
- lítio - 23 mcg;
- níquel - 14 mcg;
- crómio - 11 mcg;
- cobalto - 3 mcg.
Os benefícios e malefícios dos rabanetes
- Propriedades positivas desta cultura vegetal:
- Tanto as raízes quanto as folhas contêm uma substância anti-séptica natural - óleo de mostarda. Uma fatia fresca do vegetal pode ser aplicada à ferida e comê-la ajuda a curar as membranas mucosas dos órgãos internos.
- Rabanete ajuda a aumentar o apetite e tem um efeito positivo sobre a atividade do trato digestivo.
- As antocianinas vegetais contidas no produto têm a capacidade de impedir a propagação de células cancerígenas.
- Rabanete é eficaz como um produto de desintoxicação: reduz a quantidade de colesterol ruim e remove as toxinas do corpo.
- Na fase ativa das doenças respiratórias e durante a recuperação, o vegetal ajuda a fortalecer a imunidade.
- Tintura de rabanete alivia a inflamação na cavidade oral.
- Este vegetal é útil em uma dieta.
Você sabe O famoso viajante Marco Polo trouxe sementes de rabanete da China para a Europa no final do século XIII.
- Apesar dos grandes benefícios, também existem os danos causados por essa lavoura vegetal:
- O armazenamento a longo prazo de rabanetes leva ao aparecimento de fibras grossas na polpa. Como resultado, esse vegetal é mal digerido e irrita as membranas mucosas do estômago e intestinos.
- O produto é estritamente contra-indicado em úlceras e pessoas que sofrem de gastrite crônica.
Valor nutricional
As culturas de raiz de rabanete incorporam as seguintes substâncias:
- água - 93 g;
- mono- e dissacarídeos - 3,1 g;
- fibra alimentar - 1,6 g;
- cinza - 0,6 g;
- amido - 0,3 g;
- ácidos orgânicos - 0,1 g.
Características da aplicação do rabanete
Os vegetais são mais frequentemente consumidos assim. Além disso, é adicionado a vários pratos, como okroshka, saladas frescas, ensopados de legumes. Rabanetes também podem ser preservados e em conserva para o inverno. A colheita das raízes vai bem com outros vegetais e ervas frescas. Um rabanete fatiado, pão integral e manteiga farão um excelente sanduíche de vitaminas.
Sopa verde suave pode ser feita a partir de folhas de rabanete. E para que os topos não fiquem amargos, antes de cozinhar é necessário mergulhá-lo em água fria por 15 minutos.
Rabanete é rico em fibras, por isso é usado em quase todas as dietas para perda de peso. Dá uma sensação de saciedade com um conjunto mínimo de calorias. Acredita-se que se você usar uma salada com rabanetes duas vezes por semana durante um mês, poderá perder facilmente 3 kg de excesso de peso.Em nossa região, é comum comer esse vegetal de raiz cru, e poucas pessoas sabem que ele pode ser cozido ou frito, recebendo novos pratos saborosos. Rabanetes fritos serão um excelente prato de carne e cozidos, juntamente com alho-poró e frios, irão decorar a festiva sopa francesa.
Rabanete é um vegetal muito útil, embora tenha contra-indicações de uso, que não devem ser negligenciadas. Se você tiver problemas com o trato gastrointestinal, é melhor consultar um médico antes de comê-lo. Em outros casos, o rabanete é uma fonte indispensável de vitaminas e minerais, um produto dietético que remove toxinas e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.