O ambiente de estufa é favorável à reprodução de pragas de insetos. Uma dessas pragas de plantas que amam o calor é a mosca branca. Vamos nos familiarizar com os sinais da aparência desse inseto nos tomates e a metodologia de combatê-lo, além de como evitar sua aparência.
Descrição e Habitat de Pragas
As moscas-brancas são pequenos insetos (cerca de 1,5–2 mm) com dois pares de asas esbranquiçadas com uma flor em pó. Muitos comparam sua aparência com pequenas mariposas, embora estejam mais próximas dos pulgões do que das borboletas. Os insetos se alimentam de sucos de plantas e depositam ovos de 0,25 mm na parte inferior das folhas. Aparecendo larvas sutis também sugam sucos de massa verde e mancham folhas com produtos de sua atividade vital, contra os quais a planta é freqüentemente afetada por um fungo fuligem.
Você sabe A família das moscas brancas possui mais de 1.500 espécies, mas as mais estudadas são aquelas conhecidas como pragas: moscas-da-estufa, citros, morango, repolho e tabaco.
A mosca branca é um inseto termofílico; a faixa de temperatura + 21 ... + 28 ° C e a umidade de 60% são as mais adequadas. Tais condições apenas correspondem a edifícios com efeito de estufa. Quando a temperatura cai abaixo de + 10 ° C, a mosca branca morre, mas não a oviposição. Os ovos morrem em grandes geadas e, em invernos amenos, sobrevivem com sucesso ao inverno mesmo em campo aberto.
Sinais de aparência e danos
Você deve inspecionar periodicamente os arbustos de tomate na estufa e olhar sob as folhas, a tempo de detectar os seguintes sinais de atividade da mosca branca:
- A aparência do revestimento de verniz adesivo.
- Pontos na parte inferior da folha (branco, amarelo, preto).
- Folhagem dobrável e murcha.
- A mosca branca também pode ser vista a olho nu, especialmente se tiver sido criada. Neste último caso, basta sacudir o mato para ver o bando de pequenos insetos brancos subindo.
- Fraco amadurecimento dos frutos do tomate - listras brancas aparecem na polpa.
Métodos de controle de mosca branca com efeito de estufa
Existem muitos métodos completamente diferentes de controlar moscas brancas. Consideramos cada um deles com mais detalhes.
Mecânico
Para se livrar das moscas-brancas em plantações com tomates, muitos jardineiros usam métodos mecânicos de controle, porque são ecologicamente corretos, sem o uso de produtos químicos prejudiciais ao corpo humano. Para fazer isso, as pragas adultas são derrubadas pela pressão da água da mangueira e o solo é escavado. As larvas das folhas da planta (especialmente na parte de trás) são limpas com uma esponja umedecida em água com sabão em pó dissolvido. Um aspirador de pó também é usado para coletar borboletas voadoras.
Você sabe Os insetos apareceram na Terra há 400 milhões de anos e ainda não são totalmente compreendidos. Eles são tão resistentes que sobreviverão a qualquer cataclismo que a humanidade não tolerará.
Outra maneira mecânica de matar pragas voadoras é com armadilhas pegajosas. Eles podem ser comprados na loja ou podem ser feitos de forma independente. Ao comprar, é melhor usar esses dispositivos de cor amarela, pois essa cor atrai mais mariposas. Para a fabricação de armadilhas com as próprias mãos, use folhas de papelão ou papel grosso. Retângulos são cortados com tesoura pintada com tinta amarela.
Depois que a tinta secar completamente, uma camada pegajosa é aplicada uniformemente. Para fazer isso, você pode usar vaselina, mel com resina, óleo sólido ou cola de pequenas pragas de roedores. Em seguida, esses retângulos são fixados aos suportes instalados ou com uma corda no teto da estrutura da estufa. Essas armadilhas devem pendurar no topo dos arbustos de tomate.
Retângulos pegajosos aumentam à medida que as plantas crescem. Depois que a camada pegajosa é preenchida com insetos, é necessário limpar a armadilha e lubrificar a camada adesiva. Para melhorar o resultado do uso de tais dispositivos, os especialistas recomendam agitar levemente os arbustos de tomate. Mariposas alarmadas voam e voam para a cor brilhante da armadilha.
Químico
Os inseticidas são excelentes para matar moscas-brancas. Vale ressaltar que a mosca branca forma rapidamente uma imunidade ao produto químico utilizado, portanto os meios utilizados devem ser trocados periodicamente.
Importante! Ao usar inseticidas, os padrões recomendados especificados nas instruções devem ser observados. O excesso de pesticidas pode afetar adversamente plantas e culturas.
Os seguintes produtos fornecem um bom resultado para o controle de pragas:
- Baseado em imidaclopride - “Comandante”, “Confidor”, “Tanrek”, “Centelha Dourada”, “Imagem”. A substância ativa é tóxica para a sucção de pragas. Ele penetra na massa verde das plantas, mas não afeta muito os frutos. Na Europa, é proibido o uso ao ar livre, pois causa a morte de abelhas.
- Baseado em acetamipride "Mospilan." Semelhante em ação ao grupo anterior. Sua vantagem é que pertence a novos pesticidas e as pragas não estão acostumadas a isso, além de ser um pouco tóxico para as famílias de abelhas.
- Baseado em Malathion - "Fufanon", "Kemifos", "Novaktion". Os medicamentos se decompõem rapidamente no ambiente. Eles são mais eficazes em ambientes fechados.
- Baseado em tiametoxam "Actara." Este pesticida também não atinge a fruta, mas se acumula principalmente na vegetação e envenena insetos sugadores.
- Com base em pirimifos metilo "Actellicus." Eficaz contra vários insetos.
- Baseado em piretróide - "Buprofezin", "Appleood", "Karatê". Estes são os inseticidas menos tóxicos, que são análogos às piretrinas naturais contidas nas flores do piretro. Eles não são perigosos para abelhas e peixes.
Remédios populares
Os jardineiros para combater a mosca branca costumam usar métodos populares:
- Desinfecção com efeito de estufa. Para desinfetar a estrutura, cal e outros meios são usados no início da primavera ou no final do outono. Você também deve desinfetar todos os equipamentos e acessórios. Pintar todas as partes da estufa de metal.
- Congelando uma estufa no inverno. Para esse fim, quando ocorrem fortes geadas, todas as janelas e portas da estufa são abertas. Certifique-se de remover a neve. Ao congelar o solo, as larvas de mosca branca, que podem passar o inverno calmamente no solo, morrem. Este método é adequado para invernos com grandes geadas.
- Fumigação do tabaco com efeito de estufa. Durante esse evento, você precisa fechar bem as janelas e portas da estufa. 5 damas são tomadas por pequena área. Eles são simultaneamente incendiados em locais diferentes e mantidos em estufa fechada por 24 horas.
- Infusão de alho. Ajuda muito com os primeiros sinais de uma praga. Uma solução para pulverização é preparada da seguinte forma: 6 dentes de alho picados são agitados em 1 litro de água e deixados em infusão por 6-7 dias. Em seguida, a solução resultante é diluída com água na proporção de 100 g por 10 l de líquido e o tratamento de plantio é realizado. A pulverização é realizada pelo menos 3 vezes por semana.
- Infusão de pó de tabaco. Preparado desta maneira: 1 embalagem por 1 litro de água. Essa mistura é insistida por uma semana. A pulverização é realizada a cada 5 dias.
- Sabão em pó. O sabão é moído e dissolvido em água morna na proporção de 1: 6. Esta solução é usada para limpar arbustos de tomate das larvas.
- Infusão de Yarrow. Para prepará-lo, tome 80 g de grama e despeje 1 litro de água fervida. Esta infusão é usada para limpar folhas grandes e pequenas são pulverizadas.
- Solução de amônia. São tomados 35 ml de solução de amônia a 10% por 10 l de água. O pouso é pulverizado com esta solução. Este método só pode ser utilizado antes da floração do tomate.
Importante! Ao processar arbustos de tomate com agentes anti-mosca branca, é especialmente importante prestar atenção à parte inferior da folhagem.
Biológico
Este método é completamente inofensivo, porque se baseia no uso de insetos e organismos vivos, que são os inimigos naturais das moscas brancas na natureza. Tais insetos no estado de uma pupa são colocados em folhas de papelão e pendurados entre tomates. A prole amadurecida se move para as folhas infectadas com a mosca-branca e come suas larvas. Um controle biológico de pragas é uma ótima alternativa aos produtos químicos.
Os seguintes insetos são usados para combater a mosca-branca:
- Mosca de Lacewing. O comprimento da mosca é de 10 mm com asas na faixa de 15 a 30 mm, a cor é esverdeada. A transformação em adulto após a oviposição leva 25 a 30 dias. A larva se desenvolve por 2-3 semanas. Ela se alimenta de larvas de mosca branca. Para insetos adultos, a comida é néctar, orvalho de mel.
- Macrolofus. Este é um bug de cor verde com um tamanho de 2,7-3,7 mm. Para 1 m², basta 1-2 pessoas. A expectativa de vida é de cerca de um mês. A fêmea põe 140 ovos, dos quais 70 a 80 unidades sobrevivem. Desde a oviposição até a aparência de um adulto, passam de 6 a 8 semanas. Durante a ausência da praga, os percevejos são alimentados com ovos congelados de uma mariposa de grãos.
- Ankarsia. Este inseto é pequeno em tamanho com cerca de 0,6 mm de comprimento, com abdômen amarelo nas fêmeas e marrom escuro nos machos. Em 2 m², são necessárias apenas 3 pessoas. Fêmeas desta alvenaria de insetos em larvas de mosca branca. A prole à medida que cresce começa a comer as larvas, o que leva à sua morte.
- Joaninha. Este inseto pertence à família dos besouros e é generalizado. Da primavera ao final do outono, esses insetos destroem ativamente pragas, como pulgões e moscas-brancas. A expectativa de vida é de vários meses a um ano, dependendo da comida e das condições climáticas. Os indivíduos mais jovens têm uma cor laranja brilhante, que desaparece com a idade. As joaninhas secretam um líquido venenoso com um cheiro pungente das articulações das pernas. Esses insetos voam bem.
Os métodos biológicos também incluem agentes biológicos como a Verticilina, contendo esporos e micélio do fungo entomopatogênico Verticillium lecanii, que leva à morte de filhotes de moscas-brancas e pulgões.
Medidas preventivas
Como é difícil se livrar das moscas-brancas, os especialistas em cultivar tomates em estufas recomendam a seguinte profilaxia:
- Desinfecte a estufa e as ferramentas na primavera e no outono.
- Fumar uma estufa na primavera antes de plantar mudas com damas de tabaco.
- Após a colheita da última colheita de frutas, é imperativo remover a vegetação residual, queimá-la e cavar o solo.
- Desinfetar o solo usando sulfato de cobre. A solução é preparada com base numa proporção de 200 g por 10 l de água. O procedimento é realizado 1 vez em 3 anos.
- Não engrosse o patamar. As mudas devem ser plantadas a uma distância aceitável uma da outra.
- Evite o excesso de umidade. Isso contribui para a rápida reprodução desta praga. É necessário ventilar constantemente a estufa.
- Realizar a pulverização preventiva com a ajuda de remédios populares ou preparações químicas.
Você sabe Joaninha no Ocidente nos tempos antigos era considerada um símbolo de boa sorte. Os católicos europeus atribuem a joaninha ao inseto da Virgem Maria. A matança de uma joaninha em várias culturas é inaceitável.
As moscas-brancas nas estufas precisam ser notadas a tempo e usar métodos diferentes para se livrar dela. Se houver muitas pragas, é melhor usar produtos químicos eficazes; em outros casos, você pode usar métodos alternativos e remédios populares.