Representantes do gênero cedro pertencem a culturas fortes e resistentes, mas também são suscetíveis a doenças. É possível determinar que tipo de doença atingiu a planta observando sua folhagem e galhos. Para fazer isso, você precisa conhecer os principais sinais da doença e os recursos da atividade vital das pragas de cedro. Leia mais sobre isso e os métodos de tratamento posteriormente neste artigo.
Por que o cedro começa a doer?
Os cedros são árvores verdes monóicas de até 50 m de altura com um tronco poderoso. Eles crescem na Europa, Ásia, América do Norte e até na África. O gênero é composto por 4 espécies: cedros do Atlas, Himalaia, Libaneses e Cipriotas. Mas na natureza há também várias árvores famosas, cujo nome contém a palavra cedro, mas pertencem a gêneros completamente diferentes.
Por exemplo, cedro siberiano é pinheiro de cedro siberiano (Pinus sibirica), branco canadense é o nome sinônimo de thuja ocidental (Thuja occidentalis) e vermelho canadense é thuja dobrado (Thuja plicata). O grau de resistência a doenças, como as próprias doenças, pode variar, embora haja várias comuns.
Uma árvore saudável e bem desenvolvida é capaz de lidar com patógenos e insetos por conta própria. Mas se algum fator o enfraquecer, o cedro não lidará com a infecção e começará a doer. Se a doença for lançada, será difícil curar a planta.
- Assim, para uma muda, os fatores de enfraquecimento serão:
- falta de água ou, inversamente, quantidades excessivas de umidade;
- ervas daninhas
- solo não nutritivo;
- processo de transplante.
Além disso, substâncias aromáticas secretadas por coníferas atraem insetos, e isso também pode contribuir para a infecção. Uma árvore adulta é infectada com fitopatógenos devido a danos mecânicos na casca, bem como devido à transferência de bactérias de árvores doentes para saudáveis.
Cedros muito velhos podem ser enfraquecidos pelo desenvolvimento a longo prazo de fungos, líquenes e outros microorganismos neles. Para reduzir o número desses fatores, é recomendável fornecer aos cedros as condições ideais para o seu desenvolvimento.
A incidência também é afetada por:
- predisposição varietal de uma árvore a doenças;
- falta de controle e medidas preventivas oportunas;
- violações na implementação de medidas agrícolas para o cuidado de árvores.
Importante! Groselhas, groselhas e coníferas são suscetíveis a ataques dos mesmos fitopatógenos, como fungos que causam ferrugem. Por esse motivo, não é recomendável cultivá-las nas proximidades.
Doenças do cedro e seu tratamento
A doença pode ser precedida por condições climáticas adversas. Eles surgem devido a danos causados por granizo, raios, geada. Os patógenos podem ser transportados pelo ar, pela água, usando coisas vivas (insetos, vermes, pássaros) ou durante trabalhos agrícolas no jardim.
Por exemplo, se uma árvore é tratada com uma ferramenta não estéril, os microorganismos são transferidos de uma planta para outra. As doenças putrefativas surgem devido a condições desfavoráveis ao crescimento: umidade excessiva, troca insuficiente de ar na coroa e outras imperfeições no ambiente de vida.
Dados os agentes causadores da doença, eles são divididos em vários grupos principais: fungos, virais, bacterianos, necróticos.
Para entender como o cedro é saudável, você precisa prestar atenção aos primeiros sinais de doença e, depois de descobri-los, rapidamente começa a tratar:
- Examine a árvore quanto a agulhas amareladas. Muito provavelmente, esses são sinais de danos nos carrapatos. Para combatê-los, sprays oleosos são usados.
- Então preste atenção nas agulhas. Se você observar agulhas roídas, estes são sintomas da presença de lagartas. Durante o dia, descem mais perto do chão e, à noite, chegam a fontes de alimento. Nesta situação, cintos de caça vão ajudar.
- Placa branca, que é formada nas agulhas e galhos, são sinais de uma lesão de pinheiro-hermes. A placa preta é formada por fungos fuliginosos - este é o resultado de uma infecção secundária após os pulgões.
- Pequenos buracos na casca são uma evidência do aparecimento de besouros, bem como de seus vermes. Eles costumam atacar árvores já doentes e velhas.
- Agulhas danificadas pelo sol ou baixas temperaturas no inverno também são mais atraentes para ataques de insetos do que para as saudáveis. Para evitar isso, você precisa seguir as regras para preparar árvores para o inverno.
- A presença de agulhas, que mudaram de cor, é um sintoma de doenças fúngicas - por exemplo, ferrugem, fusarium. Manipule uma planta doente com fungicidas.
Seryanka, ou câncer de alcatrão - inchaço em uma haste de cedro
Seryanka refere-se a danos ao tronco de uma árvore. Ligue para ela cogumelos Cronartium flaccidum ou peridermium pini. Depois que os esporos dos fungos passam por rachaduras na casca de cedro, eles germinam nela. E foi exatamente isso que deu à doença o nome "Seryanka".
À medida que cresce, crescimentos aparecem na área afetada, coberta com etsidiosporia amarela, semelhante a flocos. Quando maduros, são transportados pelo vento na forma de um pó amarelo. Depois que os esporos se separam, uma ulceração do córtex é formada nessa área com liberação abundante de alcatrão.
Se o cedro for velho, a resina não será demais. Ele se espalha ao longo do tronco e a casca adquire uma cor preta e resinosa. E isso deu o segundo nome da patologia - câncer de alcatrão. Como a doença pode demorar, a árvore secará gradualmente, começando do topo.
Entre as medidas obrigatórias para eliminar a doença - limpeza das áreas afetadas para um latido saudável. Em seguida, a superfície é desinfetada com uma solução a 5% de sulfato de cobre e revestida com tinta a óleo. Todos os pedaços de madeira cortados são queimados.
Importante! Pragas de insetos não podem ser notadas, pois muitas delas se escondem durante o dia, mas você pode ver os resultados de suas atividades: morder agulhas, teias de aranha, placa, etc.
Atualmente, acredita-se que os fungicidas não sejam muito eficazes no controle da doença. Mas, no entanto, usado Boscalid, Cantus, Bellis. Eles bloqueiam processos metabólicos nas células do fungo, inibem o processo de sua respiração e inibem a produção de células básicas de construção.
- As medidas preventivas serão:
- Final de outubro rega de cedro.
- Abrigo obrigatório de estopa para mudas pequenas.
- Aplique uma camada de cobertura morta sobre a zona raiz. Isso ajuda a evitar o congelamento do solo e os danos nas raízes devido a uma diferença acentuada de temperatura após o degelo.
Ferrugem das galhas
A ferrugem aparece como galhas bronzeadas nos galhos de cedro. Seu diâmetro é de até 5 cm e as formações também podem ter antenas laranja, aparecendo após a chuva.
A peculiaridade da doença é que, para completar o ciclo de vida, o fungo utiliza 2 tipos diferentes de árvores - por exemplo, cedro e macieira ou espinheiro. Por esse motivo, a doença causa sérios danos às hortas.
Para combatê-lo, é utilizado um tratamento fungicida à base de cobre. A pulverização é repetida 3-4 vezes com um intervalo de 10 dias. Você também pode usar não um, mas dois medicamentos: acredita-se que isso aumenta as chances de uma luta bem-sucedida contra o fungo.
Você sabe Na ilha de Yakushima, no Japão, cresce o cedro japonês Jōmon Sugi, considerado o mais antigo do mundo. Sua idade é estimada em 2000–7000 anos
A ferrugem pode afetar agulhas e cones. Então, os fungos Coleosporium batido frequentemente com agulhas. Entre as agulhas doentes, um líquido branco-amarelo irá borbulhar - são esporos do fungo. Então as agulhas ficam marrons e começam a desmoronar.
Para combater a doença é necessário:
- remover ervas daninhas que se tornam portadoras de esporos de fungos;
- depois limpe a casca dos danos, corte e queime os galhos danificados;
- depois de desinfetar as seções com uma solução de sulfato de cobre a 1% e cobrir com tinta a óleo.
Para prevenção, é imperativo pulverizar na primavera "Arcerídeo" (50 g por 10 litros de água). Repita o tratamento 4 vezes com um intervalo de 10 dias.
A ferrugem dos cones é acompanhada pelo aparecimento de focas marrons escuras com um diâmetro de 2-3 mm em suas escamas. Esses cones precisam ser coletados e queimados, e a árvore é tratada com os mesmos medicamentos que outros tipos de ferrugem.
Pragas e a luta contra eles
As pragas são os principais portadores da doença. Como medida preventiva, recomenda-se que as árvores forneçam ar fresco e sol suficientes. A coroa não deve ser mais espessa e não deve haver ervas daninhas que possam servir de refúgio para insetos. Se a infecção ocorreu, fungicidas são usados para controlar insetos.
Vídeo: pragas de cedro
Pulgões pinho em agulhas jovens
Os pulgões do pinheiro são insetos marrons alaranjados brilhantes em uma idade jovem e, posteriormente, cinza ou marrom escuro. Eles não são muito grandes - até 5,2 mm. Pulgões inverno sob a forma de ovos (pequenos amarelo-marrom), colocados em agulhas. A presença de pulgões também é acompanhada pela presença de formigas - eles são seus principais vendedores ambulantes.
Você sabe Em The Epic of Gilgamesh, a floresta de cedro sagrado é referida como o reino dos deuses, no qual o herói invade em busca da imortalidade.
Não é difícil detectar insetos: eles grudam em agulhas jovens. Ao redor da árvore, você também pode ver formigueiros. Como resultado de infecção intensa, as agulhas começam a cair. Além disso, a resistência ao dano por patógenos diminui e o crescimento diminui. Isto é devido à toxicidade da saliva dos insetos e dos fungos fuliginosos que se depositam nas secreções doces dos pulgões.
Com um pequeno número de pragas, elas podem ser lavadas com um forte fluxo de água. Mas se houver muitos deles, aplique spray Actellicus, "Karbofos", "Fufanon". Repita o tratamento após 3 semanas, quando uma nova geração de pulgões aparecer dos ovos postos.
Sinais de um ácaro - teias de aranha
Um ácaro não é um inseto, mas mais de 1200 espécies, unidas em 95 gêneros. Muitos deles podem viver em plantas diferentes, incluindo coníferas.
O carrapato se instala na parte inferior das folhas ou galhos. Devido ao seu tamanho pequeno (1 mm), é bastante difícil perceber. Muitas espécies de ácaros tecem teias de aranha - esse é o sinal e pode-se entender que a árvore está infectada. Outro sinal de infecção são pequenos pontos nas agulhas ou folhas das plantas.
O inseto carrega o vento. As condições ideais para seu desenvolvimento ocorrem quando o clima quente e seco se instala. A principal medida preventiva é o uso de métodos voltados para a destruição de mulheres durante o inverno no solo. Para fazer isso, o solo e as plantas são pulverizados com acaricidas.
Quanto aos métodos de luta, existem vários deles:
- Os insetos podem ser lavados com cedro.
- No jardim, são plantados predadores naturais - joaninhas ou ácaros predadores.
- Para aqueles que preferem métodos de controle químico, existem várias drogas - Apollo, Ditox, "Fufanon".
A pulverização é realizada durante a estação de crescimento. Você precisará diluir o produto com água de acordo com as instruções. Por exemplo para a Apollo, são 500 g por 1 litro de água. Serão necessários 2 tratamentos com um intervalo de 40 dias.
Spruce carrapato e agulhas murcha
O abeto é uma das variedades de ácaros: danifica as agulhas. O inseto é extremamente prolífico - durante a estação, as fêmeas são capazes de ceder até 6 novas gerações da praga, de modo que a quantidade máxima de danos ocorre no final do verão, quando a população cresce ao máximo.
Em clima quente, o número de carrapatos aumentará muito rapidamente. As fêmeas depositam de 50 a 100 ovos ao longo da vida. O ciclo de vida de um inseto varia dependendo das condições climáticas e da temperatura do ar. Pode levar três semanas se as condições de desenvolvimento forem favoráveis.
Os sintomas da doença são teias de aranha e agulhas que escurecem. Para reduzir o grau de dano, você precisa aumentar a umidade. Os mesmos medicamentos são adequados para o controle de insetos e para o restante dos ácaros.
Os agentes acaricidas podem ser pulverizados diretamente nas acumulações de pragas. É permitido fazer intervalos de três dias entre os tratamentos, a fim de destruir os insetos que não foram afetados pela droga na época anterior.
Importante! Tenha cuidado ao aplicar sprays de óleo: sob o sol, o óleo esquenta e causa queimaduras nas árvores.
Esferas rosa em entrenós - pequeno escudo de abeto
Os escudos falsos são completamente diferentes dos insetos: parecem bolas rosadas nos entrenós das agulhas. Essas pragas se alimentam do suco de brotos jovens. Isso causa enfraquecimento do cedro e leva à secagem das agulhas. Como pulgões, escudos falsos deixam para trás melaço pegajoso. Os fungos com fuligem começam a se desenvolver, fornecendo à árvore uma infecção secundária.
Não é difícil determinar a presença desses insetos: em primeiro lugar, eles são perceptíveis e, em segundo lugar, abelhas e outros insetos aparecem ao redor da árvore, atraídos pelo cheiro de melaço doce liberado pela praga.
O inseto tem cerca de 4 mm de comprimento. Eles não têm asas. A superfície do corpo se aproxima em forma da bola.
O ciclo de vida dura 1 ano. As fêmeas adultas aparecem em maio. A oviposição termina no final de maio. As larvas se alimentam de agulhas até o outono e depois descem para a parte inferior dos galhos para o inverno. A gama de escudos falsos abrange toda a Europa e América do Norte.
Entre os produtos químicos para controle de pragas está a pulverização Ditoxom, Sumition, Iskra, Fufanon Novaoutras drogas. Por exemplo, Proteus diluído da seguinte forma: 6 ml / por 10 litros de água. O consumo será de 3 litros por 1 árvore com 1 m de altura.
Quanto aos cedros adultos, você pode precisar de cerca de 100 litros de solução. Droga Aktara introduzido sob a raiz. Dilua da seguinte forma: 1,4 g por 0,5 l de água. Para uma árvore de um metro, você precisará de 4 litros de argamassa.
Hermes - placa branca em galhos de cedro
Hermes é um representante da sucção de pragas. É uma espécie de pulgão. Sua presença é notável em uma camada esbranquiçada nos brotos - é um acúmulo de larvas. Insetos inverno sob a casca de abeto, na primavera eles põem ovos.
A infecção de outras árvores se deve ao fato de parte de Hermes ser alada: elas baseiam novas colônias em outras árvores. O inseto é distribuído principalmente na Sibéria e na zona das estepes da floresta.
Para combater a praga, os brotos afetados são pulverizados com a droga Inta-Vir. Sua substância ativa (cipermetrina) paralisa hermes, afetando seu sistema nervoso. Aplique também a pulverização "Fufanon".
Colher e suas lagartas peludas cinzentas em agulhas
As conchas de borboletas prejudicam muitas culturas. Estes incluem luz noturna manchada, mariposa. São borboletas de cor marrom-acinzentada, que começam a voar em maio e continuam até julho. Na primavera, eles depositam seus ovos e suas larvas (lagartas cinzentas e peludas) se alimentam de sucos e tecidos vegetais por 1,5 meses. Durante a estação de crescimento, as borboletas conseguem pôr 1 a 4 gerações de ovos.
Para tratar plantas de larvas, são usadas colheres Kinfos, Fascord, Tsiperus, Alatar, "Bitoxibacilina". Todos os medicamentos são contato. Sua substância ativa deve paralisar o sistema nervoso da praga.
Durante o vôo ativo das borboletas, armadilhas de feromônio também são usadas. Na superfície interna deste design, há uma camada pegajosa. O cheiro atrai os machos, e a superfície adesiva os impede de voar.
Lagartas de traça cinza feia
A mariposa, como todas as conchas, aparece em meados de maio. É difícil notar uma borboleta sentada: a cor de suas asas coincide com a cor da casca - um indefinido, marrom-acinzentado. A borboleta começa a botar ovos entre as agulhas. Durante o verão, ela é capaz de fazer 4 alvenarias.
As lagartas que apareceram um mês depois comerão ativamente agulhas jovens. Seu comprimento é de 5 a 7 cm.Ele se move de maneira circular, movendo as pernas dianteiras para as traseiras, o que faz parecer que está medindo um galho.
A maneira mais fácil de lidar com a praga é um cinto de caça em um cedro. Na primavera, ele não permitirá que as larvas que passam o inverno no chão subam para a copa. Além disso, você pode usar uma armadilha com feromônios ou fazer armadilhas adicionais a partir de pedaços de borracha lubrificados com cola adesiva.
1 - limpe a casca do caule; 2 - amarre o papel com barbante; 3 - espalhe papel com cola.
Eles também cultivam o solo no jardim no outono para destruir parte dos insetos de inverno. Os inseticidas devem ser usados na primavera no momento da partida das borboletas, ou seja, em meados de maio. Pode ser drogas Karbofos, Fitoferm, Decis.
Importante! Durante o verão, uma lagarta mariposa é capaz de comer 3,5 kg de agulhas jovens, portanto esses insetos são considerados pragas perigosas.
Secagem de bichos-da-seda e galhos
Pobegovyun também é chamado de folhagem de coníferas. Esta é uma borboleta da família Tortoise. Suas asas são marrom-alaranjadas, com listras transversais de tom mais claro. As fêmeas voam de maio a agosto. Põem ovos na casca perto dos brotos apicais. Quando as larvas aparecem, elas se alimentam desses brotos e, à medida que crescem, vão para dentro dos brotos - seu desenvolvimento posterior ocorrerá lá.
Epítetos de bicho-da-seda foram obtidos pelas larvas porque alinham seu movimento com teias de aranha semelhantes a seda. À medida que a madeira é comida e as larvas se desenvolvem, os galhos de cedro secam. Os brotos dobram gradualmente, e as pontas que parecem uma vassoura se formarão nas extremidades.
Para controlar pragas, é usada a pulverização com inseticidas bacterianos - por exemplo, "Lepidocida". Esta é uma droga projetada para matar Lepidoptera. Não é tóxico para abelhas e pássaros e pode muito bem ser usado tanto no cultivo industrial de lavouras quanto na horta. A taxa de consumo é de 1 a 1,5 g da droga por 10 litros de água. Levará até 5 pulverizações com um intervalo de 5 dias, pois as borboletas colocam várias garras durante o verão.
Você sabe A madeira de cedro coreana e os óleos derivados dela atuam como repelentes naturais de traças, razão pela qual é altamente considerada na produção de móveis.
Pragas de cedros velhos - besouro da casca
O besouro da casca também é chamado de tipógrafo. Esta é uma praga do caule. O comprimento do corpo do besouro é de até 5 mm. Na primavera, quando o tempo está quente (+ 20 ° C), as fêmeas começam a botar ovos sob a casca. Cada um pode colocar até 120 ovos. Após 14 dias, as larvas aparecerão a partir delas. Besouros da casca são capazes de comer muita madeira durante a sua vida. Como resultado de suas atividades, florestas inteiras podem ser destruídas em pouco tempo.
A prevenção da infecção de cedros com besouros de casca consiste em atrair aves para o território, matar insetos com armadilhas de feromônios e pulverizar com piretróides durante a estação de crescimento. Os piretróides são um grupo de medicamentos à base de camomila dálmata ou seus análogos sintéticos: Teflutrina, Allethrin, Vaportrin, Alfa cipermetrina e outros Eles são capazes de penetrar profundamente nos tecidos das plantas e destruir insetos.
Você sabe A camomila dálmata foi usada pela primeira vez pelos soldados de Alexandre, o Grande, como inseticida. Eles a espalharam pela Ásia até o território da China antiga.
Como se livrar e como tratar o líquen
Na casca de cedros, que não são suficientemente soprados pelo ar e mal iluminados pelo sol, mais cedo ou mais tarde aparecem líquenes. Eles retêm a umidade e não secam bem após a chuva. No inverno, a superfície sob o líquen pode rachar devido ao congelamento de cristais de água. Um bom abrigo para microflora patogênica e algumas pragas também é formado aqui.
Portanto, os líquenes devem ser removidos do tronco.
Para trabalhar, você precisa de uma escova rígida: ela deve ser elástica o suficiente para ajudar a limpar a vegetação, mas não danificar o tronco. A área limpa deve ser limpa com sulfato de ferro (300 g / 10 l de água) - isso evitará o desenvolvimento de esporos que possam permanecer nas rachaduras.
Medidas preventivas
Como outras coníferas, os cedros são suscetíveis a doenças que podem danificá-las ou causar a morte. E não depende de onde a árvore cresce - na floresta ou no parque. Além disso, o cedro velho, podre ou doente é um perigo potencial para a segurança das pessoas nos assentamentos. Por esses motivos, é importante tomar medidas oportunas para prevenir doenças.
Os fatores que afetam a saúde dos cedros são:
- fungos parasitando-os;
- condições climáticas;
- local de plantio, incluindo a composição do solo, a rega.
É difícil diagnosticar com precisão doenças. Eles podem ocorrer sem sintomas visíveis - por exemplo, infecção de uma árvore com besouros de casca ou apodrecimento das raízes no estágio inicial. A perda ou descoloração das agulhas pode ser causada por estresse causado por secas ou inundações, danos por herbicidas, carrapatos e fungos. E isso também se torna um motivo importante para começar com a prevenção, sem esperar quando será necessário tratar a árvore.
A prevenção inclui:
- verificações sanitárias regulares de árvores;
- planejamento de desembarques, levando em consideração o estado do solo e tomando medidas para melhorá-lo;
- gerenciar as condições em que o cedro cresce.
É necessário considerar se o local preparado para o plantio não é suscetível a inundações, secas ou compactação do solo. Se possível, você deve eliminar as deficiências e escolher as variedades que podem crescer nas condições que você possui.
Ao comprar uma muda em um viveiro, você precisa descobrir a quais doenças uma determinada variedade é suscetível, os termos e condições sob as quais elas ocorrem.
Isso permitirá que você planeje uma programação para o tratamento de madeira com fungicidas, a fim de evitar infecções. Também é aconselhável descobrir nas sociedades hortícolas locais que doenças são comuns na sua região. Isso ajudará a identificar o problema e a escolher a melhor estratégia para o tratamento químico.
Se uma árvore doente for encontrada, será necessário avaliar o grau do problema. Com uma pequena lesão, é necessário remover os ramos infectados, tratar a ferida com uma solução de Bordeaux líquido a 1% e cobrir com var.
Importante! As ferramentas utilizadas no trabalho devem ser limpas com álcool antes e após o corte, para não transferir fitopatógenos de cedros doentes para outros saudáveis.
Pragas e doenças podem se espalhar muito rapidamente, portanto, o tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sinais de um problema forem notados. Lembre-se de que ele precisa ser realizado várias vezes para destruir os insetos que eclodem mais tarde dos ovos postos. Isso não apenas manterá os cedros saudáveis, mas também apoiará sua imunidade.