O abeto vermelho é uma árvore conífera sempre-verde. Só pode se reproduzir com a ajuda de cones que contêm sementes. A planta é despretensiosa e é considerada uma das coníferas mais comuns no norte da Europa e no mundo. No jardim da casa, o pinheiro possui não apenas suas qualidades decorativas, mas também sua utilidade para o trato respiratório humano e a capacidade de limpar o ar de bactérias nocivas.
Seleção de material de plantio
O sucesso do cultivo de abetos depende diretamente do material de plantio certo.Se você for comprar mudas para plantar, decida com antecedência a escolha da variedade de plantas. Além disso, entre em contato apenas com fornecedores ou viveiros confiáveis para obter serviços. Inspecione cuidadosamente o material de plantio e não corra para a escolha.
Auto-pesquisa
No caso em que você decide encontrar e coletar material de plantio, o principal é escolher a época do ano e o clima adequados. É melhor procurar cones no final do outono ou início do inverno, quando o solo já está congelado. Isso se deve ao fato de que as sementes são melhor preservadas na ausência de umidade e durante a geada são sempre baixadas.
Encontrar seu próprio material de plantio é muito simples - visite o parque mais próximo de sua casa ou a faixa de plantio em que crescem os pinheiros.Tenha atenção à integridade, cor e umidade dos cones. As sementes nem devem estar um pouco podres ou molhadas: esse material não é adequado para o plantio e cultivo bem-sucedidos.
Você sabe De acordo com os mitos da Grécia antiga, todos os pinheiros descendentes de Pitis. Esta é a ninfa do amanhecer, que se transformou em abeto.
Compra de sementes
Ao escolher um material de plantio pronto, preste atenção aos seguintes critérios:
- aroma;
- cor
- estrutura
Primeiro de tudo, o cheiro das sementes não deve conter notas maduras. Isso indica um possível começo do processo de deterioração por dentro. [img
A cor deve ser uniforme marrom ou cinza escuro, não intercalada. Amostras enrugadas indicam armazenamento inadequado, o que também pode afetar a qualidade do material.
O tipo de solo também depende da escolha da variedade de árvores; portanto, para jardineiros inexperientes, são recomendadas as plantas que crescem naturalmente na região de residência. Se você quiser deixar o abeto diretamente em casa ou apartamento, os pinheiros anões serão a opção ideal.Importante! Ao brotar árvores de cones de variedades híbridas de pinheiro, na maioria dos casos, a decoratividade da planta é perdida.
Estratificação
Para acelerar a germinação de mudas, as sementes de muitas plantas são mantidas em local úmido ou a uma temperatura específica. Para os primeiros, não há uma forte necessidade dessa ação, mas a estratificação é recomendada. Isso aumentará a taxa de germinação.
A maneira mais fácil de estratificar é extrair sementes retiradas de cones em água fria derretida 3 dias antes da semeadura. Se durante esse processo eles permanecerem juntos, você poderá secá-los um pouco - a temperatura ambiente é adequada para isso. Muitos jardineiros recomendam a desinfecção com uma solução de manganês, a fim de se livrar do risco de doenças para a planta.
Preparação do solo
Plante uma árvore de Natal na mesma terra em que árvores maduras dessa variedade já crescem. A melhor opção para os pinheiros é o solo arenoso. Para começar, frite o solo no forno - esse procedimento ajudará a se livrar de bactérias e organismos prejudiciais indesejados. Em seguida, regue o solo com uma solução de permanganato de potássio para fixar o resultado da desinfecção.
Para aumentar o valor nutricional da terra, adicione uma pequena quantidade de turfa. Se você não tiver, compre um solo especial para pinheiros em uma loja especializada na forma de uma mistura pronta.
Você sabe O abeto mais antigo cresce na Suécia - a árvore tem mais de 9 mil anos. Isto se deve ao fato de que, após sua própria morte, é capaz de brotar novamente das raízes remanescentes, o que aconteceu com esse pinheiro recorde.
Plantando sementes
Para germinar as mudas, prepare uma panela grande para dar liberdade às raízes. Além disso, a umidade é retida em um recipiente grande, o que estimula o crescimento.
Em seguida, siga as etapas nesta sequência:
- Coloque a drenagem no fundo da panela e o solo pré-preparado vai uma camada acima.
- A próxima camada deve consistir de sementes, que são aspergidas por cima com uma pequena quantidade de terra.
- Cubra o topo da panela com filme plástico.
- Coloque o recipiente com as futuras mudas no peitoril da janela, para que haja iluminação suficiente.
Cuidados de germinação
Antes de os brotos germinarem, é necessário regar. Para não corroer uma fina camada de solo, regue e descontamine exclusivamente com um spray. Depois que os primeiros brotos aparecerem, pare de regar: a umidade excessiva pode provocar apodrecimento e doenças. Em vez disso, pulverize a planta ocasionalmente com um pouco de água morna.
Para mudas de abeto, as diferenças de temperatura no inverno são úteis. Além disso, a panela deve ser removida do parapeito da janela - brotos delicados devem evitar a luz direta do sol. Se os brotos pareciam até tronco branco e a casca das sementes é visível, você fazia tudo certo. Após o broto, a cor mudará dependendo do nível de iluminação ambiental. No caso em que, além do principal, apareceram outros troncos fracos e curvos, corte-os para que não consumam nutrientes.
No primeiro aquecimento da primavera, você pode levar a panela para o ar fresco durante o dia e trazê-la de volta à noite. A melhor temperatura para a planta nesta fase de desenvolvimento é de + 15 ° C. Na estação quente, regue regularmente. Os primeiros invernos devem aquecer a árvore jovem com turfa. Portanto, não sofrerá geadas e não parará de crescer no inverno.
Período de crescimento
Demora pelo menos duas semanas para germinar a árvore. Não desanime se, após esse período, as mudas não chegarem ao seu destino: muitos abetos precisam de mais tempo. Em média, o broto aparece durante os primeiros dois meses. No entanto, algumas variedades da árvore podem não mostrar sinais de vida por um ano inteiro, após o que podem crescer com sucesso. Nesse caso, não pare de cuidar da planta - com o tempo ela germinará se as sementes selecionadas forem de alta qualidade.
Transplante aberto
Você pode plantar um pinheiro em solo aberto no outono ou primavera. Muitos especialistas escolhem a segunda opção para que as mudas possam se acostumar com o solo e ficar mais fortes antes do início do inverno.O plantio no outono é bom porque nesta época do ano a taxa de crescimento radicular é muito maior do que em outras estações. Preste atenção na própria árvore: deve haver menos galhos no lado norte e é nessa posição que você precisa transplantar no campo aberto.
Primeiro de tudo, cavar um buraco para o plantio. Sua profundidade depende da idade das mudas: se tiver um ano de idade, você precisará cavar apenas 50 cm de profundidade. Se a árvore tiver 2 anos, é necessário um orifício de medição.Importante! Embora o abeto seja considerado uma árvore muito resistente à geada, uma muda jovem pode não sobreviver em invernos rigorosos.
Para um transplante adequado, siga estes pontos:
- Prepare o solo: despeje pedras na cova para drenagem, adicione adubo por cima e adubo como camada superior.
- Insira o tronco da árvore no espaço restante e polvilhe com terra.
- Bata no solo para que nenhuma raiz permaneça nas raízes.
- Água com um pouco de água.
Se a muda for muito pequena, você pode providenciar uma estufa com a ajuda do polietileno, que deve ser removido após 7 dias.
Cuidados de acompanhamento
Depois que o abeto cria raízes, é necessário um cuidado constante com a árvore. A principal coisa para um jardineiro é regar adequadamente. Uma árvore já cultivada, mas ainda jovem, requer 15 litros de água por semana. Na estação das chuvas, você não precisa regar. Em um período de seca, o pinheiro comum pode secar. Se isso acontecer, regue a planta com uma mangueira.
Abetos jovens com 1 ano de idade necessitam de rega com uma pequena quantidade de água, mas com muito mais frequência. É recomendável fazer isso diariamente para manter uma pequena quantidade constante de umidade no solo. Solte o solo regularmente para que o ar fresco entre nas raízes.
A partir do momento do plantio, o fertilizante deve ser suficiente por vários anos, pois não é necessário adicionar novos nutrientes a princípio. Ao longo dos anos, a planta pode continuar o crescimento independente sem intervenção humana.
Cultivar essas coníferas a partir de sementes é um processo difícil, demorado e longo. No entanto, o pinheiro cultivado irá decorar o seu jardim. Após o aparecimento dos cones de abeto, você pode coletar sementes para realizar o processo de reprodução artificial novamente. Desta forma, você pode cultivar uma pequena floresta de coníferas.