Pahira é uma das plantas domésticas mais bonitas que atrai a atenção com sua coroa original. Como cultivar adequadamente uma cultura em casa e no que prestar mais atenção ao cuidar dela, vamos descobrir.
Descrição botânica da planta
Pakhira é uma cultura exótica da família Malva, a subfamília Baobab, cuja pátria é considerada pelos estados da América Central e do Sul. Contam-se 24 espécies de plantas, no entanto, a mais popular para o cultivo doméstico é a pahira aquática ou aquática.
Visualmente, a planta parece uma árvore, no entanto, graças à sua excelente moldagem, pode ser cultivada como um bonsai. A cultura é caracterizada por crescimento lento, mas se todas as regras de atendimento forem seguidas, ela poderá crescer até 3 m de altura em apenas dois anos. Observe que, em condições naturais, a altura da pahira é igual a 20 m.A planta da casa é de caule único, começa a formar galhos quando atinge 2 m, enquanto a copa tem 1,5 m de diâmetro.Folhas de palmito são formadas nos galhos, cuja cor varia de claro a verde brilhante. Uma das características surpreendentes do pakhira é a sua flexibilidade.
Você sabe No apartamento, Pahira é plantada com 3 flores em uma capacidade. Quando os troncos são levemente estendidos, eles são trançados em um pigtail, cuja forma endurece e permanece tão eterna.
Em casa, pahira não floresce. Mas, na natureza, a floração ocorre todos os anos, de julho a novembro. As flores de Pachira são bastante espetaculares, originais, de 10 a 12 cm, têm uma cor rosa ou amarela.
Após um período de floração, em vez de flores, forma-se uma fruta grande e bastante maciça, que lembra uma noz grande em forma e amendoins a gosto. Dentro da fruta há numerosas sementes. Surpreendentemente, os frutos da pakhira são comestíveis e podem ser consumidos crus ou fritos.
Sistema raiz | Rizomas Stilted |
Tronco | Liso, reto, gordo |
Forma de folha | Complexo Palmate |
Cor da folha | Verde claro, verde brilhante, verde escuro |
Flor | Grande, até 10-12 cm, coletado em inflorescências |
Cor da flor | Amarelo ou rosa |
A fruta | Baga grande no meio com sementes, verde claro, comestível |
O sabor da fruta | Parece amendoim |
Tipos principais
3 tipos de pakhira são mais adaptados ao cultivo em casa:
- Aquático (água). Caracteriza-se por uma altura de caule de até 3 m, com diâmetro de até 1,5 m, distingue-se pelas folhas enrugadas, coriáceas ao toque, compostas de palma de cor verde claro, semelhantes às folhas de castanheiro. No fundo do caule há um espessamento, que acumula água durante a seca. Com a manutenção da habitação, a cultura não floresce, se propaga com a ajuda de sementes ou mudas.
- Prateado. Ele recebeu esse nome por causa da cor da chapa, que em um fundo verde tem listras e desenhos prateados. Em todos os outros aspectos, a planta não difere da água pachira: é caracterizada por crescimento lento, uma altura de caule de até 2-3 me um diâmetro de copa de 1 a 1,5 m.
- De folhas redondas. É fácil distinguir esta espécie das demais, pois possui uma estrutura não convencional do caule, que se espalha pelo solo e não está localizada diretamente. No caule, há folhas verdes claras de forma redonda, que é outra característica da pachira em forma redonda.
Condições de cultivo da casa
Pakhira - uma flor não é muito extravagante, mas requer conformidade com o regime de temperatura e hidratação competente e oportuna.
Iluminação
A árvore do dinheiro é uma planta bastante fotófila, prefere iluminação difusa, mas tolera negativamente os raios diretos do sol. O arranjo ideal da flor seria a parte ocidental ou oriental do apartamento. O arranjo de um vaso de flores com pahira do lado sul da sala é permitido, no entanto, neste caso, ele precisa estar sombreado.
No lado norte, a cultura, pelo contrário, experimentará uma falta de luz, o que pode afetar negativamente seu pleno desenvolvimento. Para garantir iluminação suficiente, recomenda-se a instalação de fontes de luz adicionais.
Em clima quente, a pahira pode ser retirada ao ar livre, protegendo a cultura da radiação UV direta. Note-se que a flor não tolera correntes de ar, por isso deve estar localizada em um local bem iluminado, mas silencioso.
Airing
O ar seco e estagnado no apartamento afeta adversamente o desenvolvimento da coroa de pachira e a cor de suas folhas. Os especialistas recomendam várias vezes a cada 7-10 dias no verão para organizar a aeração da planta ou levá-la ao ar livre, em particular no terraço ou varanda.
Você deve gradualmente acostumar a cultura à rua, aumentando cada vez mais o tempo em que a flor fica aberta. Ao mesmo tempo, você precisa monitorar a ausência de rascunhos que afetam adversamente a árvore e podem provocar sua morte.
Modo de temperatura
Para um crescimento e desenvolvimento adequados, os indicadores de temperatura interna na temporada primavera-verão devem variar entre +22 ... + 26 ° С. No período frio, quando a planta está em repouso, basta manter a temperatura no nível de +15 ... + 18 ° C. Com uma longa estadia da flor a uma temperatura abaixo de +15 ° C, é possível apodrecer o sistema radicular.
Importante! Na estação de aquecimento, não é recomendado colocar a paquira perto de baterias e outras fontes de calor, pois a falta de umidade pode provocar a secagem da folhagem.
Humidade do ar
Apesar de a pachira não ser muito sensível à umidade e poder crescer no ar seco, ela se desenvolve mais intensamente em um ambiente úmido (65-75%). A pulverização de rebrota da coroa afeta positivamente o crescimento da colheita.
Realizando o procedimento de pulverização, é necessário garantir que o líquido não caia no barril, pois o excesso de umidade pode levar à sua deterioração.
Como cuidar em casa
Como qualquer planta ornamental, a pahira requer cuidados regulares e de alta qualidade, cujos principais pontos são: rega, cobertura, circuncisão e transplante.
Importante! Ao aplicar fertilizantes minerais no solo, você deve aderir estritamente à dosagem necessária, pois o excesso de fertilização pode queimar as raízes da árvore.
Rega
Como você sabe, a palma falsa da pahira tem uma qualidade única para acumular umidade no tronco "em reserva". No entanto, essa propriedade não significa que a planta não precise de umidade. No verão, você precisa regar a flor de forma sistemática e abundante, à medida que o solo seca.Ao mesmo tempo, a umidade não deve estagnar na panela, pois isso pode causar cáries.
A rega deve ser realizada com muito cuidado, certificando-se de que o líquido não caia sobre o tronco. Recomenda-se praticar o método de menor rega, em paletes. Para hidratar, você precisa aplicar água macia e à temperatura ambiente.
No período de novembro a fevereiro, a rega deve ser reduzida e realizada somente após a camada superior da terra secar completamente.
Top vestir
A árvore do dinheiro deve ser alimentada sem falhas durante seu desenvolvimento ativo. No período primavera-verão, a cobertura é aplicada regularmente, a cada 3-4 semanas. Como fertilizante, recomenda-se o uso de produtos à base de minerais destinados a palmeiras e dracaena.
Poda de coroa
Para criar um belo arbusto na forma de uma árvore ou bonsai, é necessário aparar sistematicamente a pachira. Realize um evento no início da primavera, até que a planta entre em uma fase de crescimento ativo.
Galhos secos e velhos, bem como os que são esticados e arrancados da forma geral, podem ser cortados. Ao mesmo tempo, brotos jovens e fortes aparecem nos locais de corte posteriormente, permitindo que você crie a bucha com a forma desejada.
Filhos pequenos de raízes também são removidos, o que enfraquece a planta e retira os nutrientes dela.
Transplante
Todos os anos, do final de março a meados de abril (antes do início da estação de crescimento), recomenda-se transplantar a planta jovem em uma panela mais espaçosa. Deve-se lembrar que tomar muita capacidade não vale a pena, porque neste caso a pahira interromperá seu crescimento e colocará toda sua força no desenvolvimento do sistema radicular.
A nova embalagem deve ser 5 cm maior que a anterior.
Os especialistas aconselham o replantio de culturas jovens com menos de três anos por ano, após - uma vez a cada 2-3 anos, dependendo da taxa de crescimento. A capacidade da flor deve ser ampla, mas não rasa, porque quando plantada em profundidade, a árvore do dinheiro começa a doer e interrompe seu desenvolvimento.
Importante! Ao transplantar, atenção especial deve ser dada à camada de drenagem, que deve ser ¼ da altura do vaso.
Um transplante de planta consiste nos seguintes estágios:
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do novo tanque usando argila expandida, seixos ou seixos pequenos.
- Raízes velhas, podres e fracas são removidas da planta.
- Prepare um substrato para o plantio de grama, terra decídua e areia fina, tomadas em proporções iguais.
- Coloque cuidadosamente a flor em uma panela, polvilhe com uma camada de terra e bem regada.
Uma semana após o plantio, é necessário alimentar a cultura usando qualquer produto mineral destinado a palmeiras ou dracaena.
Reprodução
O processo de propagação da paquira não causará dificuldades especiais para os jardineiros. Para obter uma nova flor, são utilizados dois métodos: estacas e propagação por sementes.
Estacas apicais
Propagar a cultura por estacas é fácil. A principal dificuldade desse processo é a seleção correta de um estaca de qualidade. O momento mais ideal para a seleção do material é considerado o final do verão, quando um grande número de brotos jovens adequados para propagação é formado na planta.
Recomenda-se dar preferência a estacas apicais com tronco lignificado. Eles devem ter pelo menos um rim e um folheto.
Os talos cuidadosamente cortados devem ser enraizados em uma mistura especial, que inclui turfa e areia do rio em proporções iguais. O recipiente com o material deve ser coberto com polietileno e o regime de temperatura deve ser fornecido dentro de +25 ... +30 ° C.
Em seguida, você deve organizar os cuidados tradicionais para os brotos: hidratação regular, arejamento. Sob condições favoráveis, as mudas devem formar raízes algumas semanas após o plantio. Quando processos radiculares são formados nas estacas, eles podem ser plantados em recipientes separados.
Você sabe Dos frutos da pakhira, cujo sabor se assemelha a um amendoim tradicional, é preparada no Panamá uma bebida muito saborosa e saudável, semelhante ao chocolate quente. As folhas e flores da planta também são consumidas.
O enraizamento de mudas na água também é permitido. Para fazer isso, eles devem ser baixados em um recipiente de água, colocados em um local quente e aguardar a formação das raízes.
Sementes
Utilizando o método de sementes para propagação de pakhira, é necessário garantir que o material seja o mais fresco possível, pois perde rapidamente sua capacidade de germinação. As sementes devem ser semeadas em uma mistura de solo composta de turfa e areia ou turfa e perlita.
Ao mesmo tempo, o material das sementes não é aprofundado no solo, mas simplesmente distribuído uniformemente e polvilhado com uma pequena quantidade de terra por cima.
Um pré-requisito para o cultivo de mudas a partir de sementes é manter uma temperatura razoavelmente alta, dentro de + 25 ... + 27 ° C. Imediatamente após a semeadura, o recipiente deve ser coberto com filme plástico ou vidro para formar um efeito estufa.
Antes que as primeiras mudas apareçam, é necessário umedecer regularmente o solo com uma pistola de pulverização e ventilar, removendo o filme por um tempo. Seguindo essas condições, após 25 a 30 dias, você pode esperar o surgimento de plantas jovens.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar a paquíra, os cultivadores de flores podem encontrar algumas dificuldades, que são mais frequentemente associadas a cuidados analfabetos e a não conformidade com os padrões estabelecidos para rega, fertilização ou iluminação. Como resultado de tais ações, a planta pode ser exposta a várias doenças ou ser afetada por pragas.
Pragas
Uma das vantagens do pakhira caseiro é que raramente é atacado por pragas, apenas em casos raros pode ser afetado por um ácaro ou crosta de aranha:
- a presença de líquido pegajoso na folhagem, o amarelecimento da vegetação são evidências dos efeitos nocivos da sarna;
- a presença de uma teia transparente no tronco e entre as folhas indica a presença de um ácaro.
Para livrar a planta de convidados indesejados, folhagem e tronco devem ser tratados com inseticidas.
Doença
Você pode descobrir facilmente sobre as doenças da cultura simplesmente olhando e estudando sua aparência:
- Tronco macio e lento - é evidência de alagamento excessivo do solo. Para reanimar uma cultura, é necessário transplantá-la para outra capacidade, substituindo completamente o solo, removendo raízes podres e tratando o sistema radicular com pó de carvão vegetal.
- As folhas de Pahira ficam amarelas e caem - esta situação indica que o pote foi selecionado incorretamente (suas dimensões são muito grandes). Nesses casos, recomenda-se transplantar a pahira em um recipiente menos espaçoso.
- As folhas ficam macias, enrolam, escurecem nas pontas - isto é consequência de saltos acentuados de temperatura e o efeito de correntes de ar. A correção do regime de temperatura ajudará a salvar a planta.
- Folhas brilham, manchas marrons se formam nelas - O motivo é considerado excesso de luz e possíveis queimaduras solares. O vaso de flores deve ser movido para outro local ou fornecido com uma sombra.
Sinais e superstições
Deve-se notar que muitos sinais diferentes, bem como superstições, estão associados ao pakhira. Desde os tempos antigos, as pessoas acreditavam que a planta é capaz de trazer prosperidade financeira para a casa e é um símbolo de riqueza, riqueza, prosperidade. Nas pessoas comuns, o nome original "pahira" foi substituído por "árvore do dinheiro".No entanto, de acordo com as crenças populares, para que a flor traga dinheiro, ela precisa ser plantada em um recipiente vermelho e várias moedas devem ser colocadas no fundo. Quanto mais folhagem houver na árvore, mais dinheiro haverá em casa.
Nos países do Oriente, pahira é considerado um símbolo de prosperidade e boa sorte; muitas pessoas cultivam essa planta em sua casa.
Há uma crença de que é impossível dar pachir a outro proprietário, porque depois que ela se muda, o antigo proprietário perde a sorte. Se você ainda precisar dar o pakhir, durante a transferência, pegue algumas moedas em troca, como se estivesse vendendo uma flor.
Pahira é uma planta ornamental maravilhosa, que hoje é muito popular por causa de sua aparência original e capacidade de purificar o ar interno de substâncias nocivas. Além disso, esta planta, de acordo com crenças populares, é capaz de trazer sorte e prosperidade para a casa.