Muitas vezes, nos jardins de regiões quentes, você pode encontrar um arbusto curto de cor verde escuro, pontilhado de pequenas flores de cinco folhas brancas e vários tons de rosa. Isto é catharanthus. É cultivada em jardins e em vasos em casa. A flor é fácil de cultivar a partir de sementes, e como fazê-lo melhor é descrito no artigo.
Descrições de plantas botânicas
Acredita-se que o catarhus venha de Madagascar, como é encontrado aqui com mais frequência, mas cresce em toda a zona tropical. Sob condições naturais, pode crescer até 150 cm; os espécimes internos crescem de 50 a 60 cm.O sistema radicular é poderoso, central, com muitos ramos laterais.
Hastes eretas, ramificadas no topo. Eles são densamente cobertos com folhas verdes escuras oblongas com cerca de 70 mm de comprimento. Sua superfície é brilhante. A veia central é leve, as veias laterais são ligeiramente mais escuras que ela.
Catharanthus floresce no final da primavera - início do verão e dura de 60 a 70 dias. Neste momento, é coberto com flores arredondadas de cinco folhas. Seu diâmetro é de 3-5 cm e são pintadas em tons de rosa, branco e creme com um tom de tom diferente.No final do período de floração, uma folha dupla marrom oblonga é formada. No interior, contém cerca de uma dúzia de sementes oblongas.
Você sabe A designação do gênero "katarantus" vem das expressões gregas antigas "katharos" e "anthos", que significa "flor impecável".
Cultivo de mudas em casa
Sementes para mudas podem ser compradas no mercado ou em uma loja de flores. Sua escolha é grande, pois a flor tem várias espécies, mas todas as sementes têm a mesma aparência: oblongas, de cor marrom escura.
Quando plantar
Você precisa planejar a semeadura de mudas no final de fevereiro - início de março, para que a floração coincida com o início do verão. Se a semeadura for feita mais cedo, no momento do plantio no solo, o solo ainda não aqueceu e não é recomendável superexpor as mudas. É indesejável realizar uma aterrissagem posterior.
Tanques de aterrissagem e solo
Qualquer capacidade de semeadura é adequada: xícaras, recipientes para mudas, vasos pequenos. Ele precisa ser preenchido com solo solto e leve: pode ser uma mistura de folhas, terra, turfa e húmus, em quantidades iguais. Para a desinfecção, pingue algumas gotas de uma solução de permanganato de potássio no substrato.
Se não houver desejo de preparar a mistura do solo de forma independente, ela poderá ser comprada na loja. Solo adequado para a floração de plantas de interior.
Preparação de sementes
As sementes compradas estão sujeitas a um procedimento de descontaminação. É embebido em uma solução de permanganato de potássio (2 g por 1 litro de água). Para não coletar a semente sobre toda a capacidade posteriormente, é melhor envolvê-la em gaze. Nesta forma, é imerso em uma solução por 30-40 minutos. A semente não precisa de outros tipos de tratamento.
Semeando sementes para mudas
Como é desejável semear catharanthus, de acordo com qual esquema, dependerá da capacidade selecionada:
- as sementes são colocadas em xícaras, uma de cada vez, no centro;
- em vasos pequenos - 3 cada, aleatoriamente, mas para que houvesse uma distância de 15 a 20 mm entre eles;
- eles podem ser colocados em recipientes seguidos, também com um intervalo de 15 a 20 mm.
Eles não precisam ser enterrados no solo, apenas deitados na superfície e polvilhe com uma fina camada de solo (50 mm). Com a ajuda de um tablet, você precisa pressionar levemente o solo e cobrir o recipiente com um filme.
Cuidados adicionais com as mudas
É melhor esperar o surgimento de mudas em um local escuro e quente com uma temperatura de +20 ... + 24 ° C. O solo precisa ser umedecido regularmente através de um frasco de spray. As mudas podem ser esperadas em uma semana ou duas. Com a aparência, as mudas são transferidas para um local claro e mantidas a uma temperatura não superior a + 20 ° C.
O filme não precisa ser removido, uma vez que é preferível alta umidade para um jovem cataranthus.
Importante! Se o filme não for removido, é necessário garantir que as mudas não toquem. Se necessário, é melhor substituí-lo por vidro que não ceda.
Quando dois pares de folhas verdadeiras aparecem perto das mudas, deve-se escolher. É aconselhável realizar o procedimento o mais cedo possível, pois, se o sistema radicular da planta crescer muito, sofrerá um pior transplante. A colheita é realizada em vasos separados, com um beliscão preliminar da raiz em um terço.
Esse procedimento contribuirá para um desenvolvimento mais poderoso do sistema raiz.
A terra usada para mergulho é a mesma que para a semeadura. É aconselhável fertilizá-lo aplicando nitrofoska (1 colher de sopa. L. A 3 l. De solo). No plantio, as mudas são aprofundadas em 50 mm. A rega das mudas em um novo local é realizada ao longo da borda da panela. Após 14 dias, você precisa reaplicar a fertilização. Desta vez, o fertilizante mineral usual para mudas é adequado.À medida que as mudas crescem, elas precisam ser transferidas para vasos de plantas mais espaçosos, pois se o sistema radicular dos catharanthus preencher todo o espaço da panela, seu crescimento diminuirá. Após cada transbordo, uma semana depois, é realizada a cobertura.
Importante! Como a catarata é uma planta venenosa, o contato com ela é necessário apenas com luvas. Não é permitido que crianças nem animais entrem.
Plantio de mudas em campo aberto
Embora o catharanthus tenha se enraizado bem em um clima temperado, é difícil para esta planta tropical suportar invernos rigorosos; portanto, com o início do tempo frio, a flor plantada em campo aberto precisa ser movida para um local quente. Caso contrário, não há problemas especiais em cultivá-lo no jardim.
O momento
É possível plantar mudas em campo aberto somente após o congelamento na superfície do solo. Uma planta termofílica é muito sensível a flutuações significativas de temperatura e, se o termômetro cair abaixo de + 5 ° C, pode morrer.
Por esse motivo, se você tiver um clima muito instável na região, é melhor cultivar catharanthus na rua, não no solo, mas em vasos de plantas, pendurando plantadores, para que, se necessário, possa ser rapidamente transferido para o calor.
Seleção de assento
Para catharanthus, você precisa selecionar uma área bem iluminada, na qual uma sombra aparecerá parcialmente durante o dia. Além disso, este local deve ser fechado contra ventos frios.Muitas vezes, o catharanthus é usado para criar composições de jardim. Combina perfeitamente com petúnias, bálsamo e lobelia. Eles podem até ser plantados em uma panela.
Uma planta adulta também precisa de solo leve, solto e nutritivo, como mudas. Sua reação deve ser levemente ácida, o teor de sal é pequeno. Se o solo não é adequado no local, sua acidez é normalizada e os buracos cavados sob as mudas são preenchidos com uma mistura de turfa, areia, húmus, folhas e terra.
Para folga, a perlita é misturada. Você pode preparar outra mistura: duas partes de turfa, parte do solo do jardim e parte da areia.
Importante! Qualquer que seja a mistura que você escolher, ela deve ser cozida no vapor. Para fazer isso, ele pode ser colocado por uma hora em banho-maria.
Esquema
Katarantus tende a crescer, então você precisa deixar mais espaço entre os arbustos. Não tenha medo de que haja manchas “carecas” na cama - as folhas cobrem rapidamente o solo e preenchem todo o espaço livre em três anos.
Além disso, é difícil soltar um canteiro densamente plantado e a umidade sempre fica estagnada sob um denso tapete de folhas após a chuva, o que não é muito bom para as raízes, para que você possa deixar 30 a 45 cm entre os arbustos.
A profundidade do sulco deve ser tal que todo o sistema de sarampo caiba livremente nele, e a roseta basal esteja no nível do solo.
Cuidado ao ar livre
A flor ama a umidade, mas não tolera baías - elas provocam um golpe. Se a umidade estagnar regularmente, a planta morrerá. A nova irrigação deve ser realizada somente quando o solo superficial estiver seco.Mas a planta não precisa ser seca demais - então suas folhas começarão a enrolar.
Deve ser regada para que o solo fique bem saturado com a umidade.
Após cada rega, as camas certamente se soltam - o solo denso não deixa ar nas raízes e a flor começa a morrer. A remoção de ervas daninhas é realizada conforme necessário.
Para que em dias quentes a planta não exista umidade, ela deve ser pulverizada regularmente.
Se a catarata estiver em crescimento há muito tempo, não fará mal alimentá-la com microelementos para florescer em abundância.
A poda de uma planta é necessária para que o arbusto fique mais magnífico. Passe principalmente na primavera. Se você precisar corrigir a decoratividade da planta, a poda de verão também será realizada. Por causa disso, o caule principal torna-se mais rápido e amadeirado, e as flores aparecem após 2,5 a 3 semanas.
Com a poda convencional, os rebentos são encurtados em um terço. Brotos secos, danificados e doentes também são removidos e a forma desejada do mato é criada.
Você pode adicionar esplendor ao arbusto beliscando a parte superior dos brotos. Então o crescimento ocorrerá não em altura, mas em largura.
Você sabe Katarantus contém alcalóides venenosos, com base nos quais eles preparam medicamentos para a leucemia.
Cuidado ao ar livre em vasos de flores
Cuidar de uma flor que vive em um vaso não é diferente de cuidar de uma planta que cresce em um jardim. Também é abundantemente regada, fertilizada e cortada. Regar a flor em um vaso de flores é mais fácil do que no solo - todo o excesso de umidade é coletado em uma panela e simplesmente drenado, tornando mais difícil absorver a planta.No inverno, quando o vaso é transferido para o calor, o solo é umedecido uma vez por semana. No verão, a frequência da irrigação pode ser a cada 4-5 dias. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar a condição do solo - se estiver bem seco, você poderá regá-lo.
Alimentam a flor na primavera com fertilizantes líquidos destinados a plantas com flores.
Como você pode ver, o processo de cultivo de catharanthus a partir de sementes não é nada complicado e, no geral, não difere do cultivo de hortaliças comuns. Portanto, se você tiver experiência trabalhando no terreno, não será difícil cultivar com sucesso uma flor magnífica e decorar com ela a sua horta.