Hoje existem tantas coníferas à venda hoje que é fácil ficar confuso para um proprietário inexperiente, escolhendo plantas para decorar seu local. Se a área do pátio permitir que você coloque não apenas zimbros anões, mas também uma árvore alta, o proprietário deve prestar atenção a uma árvore de Natal coreana muito bonita e despretensiosa com cones elegantes de cor azul ou roxa. Uma descrição detalhada desta planta sempre-verde, bem como dicas para cuidar dela, estão abaixo na revisão.
O nome de abeto com cones roxos
Para ser mais preciso, a árvore em questão (o nome latino é Abies koreana) não é abeto, mas abeto. Na vida cotidiana, pode ser chamado de maneira diferente - abeto coreano, abeto coreano e até pinheiro coreano; além disso, às vezes a palavra "coreano" nas três variações do nome é substituída por "chinês" ou "careliano". No entanto, para não cometer um erro ao escolher, é preciso lembrar que, de toda a variedade de nomes, apenas dois estão corretos - Abies koreana ou abeto coreano.
Estes são sinônimos e significam a mesma planta. Na versão russa, é permitido chamar a árvore apenas de coreano (no caso extremo, chinês, devido à proximidade geográfica desses países), e esse refinamento rigoroso não é acidental. O fato é que, entre as variedades de abetos e pinheiros, há espécies com o nome "coreano", mas estamos falando de plantas completamente diferentes do ponto de vista botânico, e os cones dessas árvores têm uma cor lilás marrom comum e não uma requintada cor lilás.
Portanto, o nome latino do abeto coreano é Picea koraiensis, pinheiro coreano (também conhecido como cedro coreano ou Manchu ou pinheiro coreano) - Pinus koraiensis. Mas o pinheiro da Carélia, com o qual, devido à consonância do nome, também pode ser confundido com Abies koreana, é na verdade uma espécie de pinheiro comum (Pinus sylvestris).
Você sabe A etimologia do nome latino do abeto - "Abies" - está enraizada na palavra indo-ariana "abh", que pode ser traduzida como "abundância", "abundam". Os cientistas sugerem que isso pode ser explicado pelas agulhas densas da árvore ou por suas fortes ramificações, e possivelmente por ambas.
Finalmente, Abies koreana externamente é muito semelhante a outro abeto - Abies veitchii (abeto Vicha). Essa árvore também é muito decorativa e tem até cones roxos, mas o cuidado com ela é um pouco diferente; portanto, plantas confusas ainda são indesejáveis.
Descrição da planta
O local de nascimento de Abies koreana, como o nome indica, é de fato a Península Coreana, mais precisamente sua parte sul, bem como a ilha adjacente de Jeju. Sob condições naturais, a árvore prefere crescer nas encostas das montanhas, a uma altitude de 1 a 1,8 km, em florestas mistas. Os vizinhos naturais são pequenos abetos e vidoeiro de pedra. Desde o início do século passado, ele tem sido cultivado ativamente na Europa.
Descrição da árvore botânica:
Dimensões | Em condições naturais: altura - até 15 m, largura da copa - até 3 m, diâmetro do tronco - de 0,5 a 0,8 M. Em forma decorativa, geralmente não cresce acima de 4 m, enquanto a taxa de crescimento é muito baixa, especialmente em jovens mudas. |
Forma da coroa | Correto, cônico. |
Casca | Em tenra idade, o cinza claro com um tom vermelho e suave, adquire uma cor de tijolo à medida que envelhece, fica coberto de sulcos profundos e esfoliações salientes características, semelhantes às escamas. |
Tiros | À medida que crescem, eles mudam de cor de amarelo para quase vermelho, e a estrutura muda de fraca, macia para lisa. O sulco é fraco. |
Rim | Redonda, revestida com uma fina camada de resina. |
Agulhas | Pequena, brilhante e muito grossa, como uma árvore de Natal. A estrutura é inicialmente espinhosa e depois fica mais macia. Cresce quase perpendicular ao rebento. A cor é verde escuro, na parte inferior de cada agulha existe um par de faixas claras, que permitem reconhecer a espécie entre coníferas semelhantes. A forma das agulhas é curvada na forma de um arco, pequenos entalhes podem estar presentes na parte apical. |
Solavancos | Em tenra idade, eles têm uma cor roxa brilhante e um revestimento de resina densa. De formato cilíndrico, com até 7 cm de comprimento e diâmetro médio de 2,5 cm, o arranjo é vertical, o que dá à árvore uma semelhança com uma árvore de Natal decorada com velas. À medida que amadurece, o cone não cai, mas se abre diretamente na árvore, soltando escamas e deixando um núcleo vazio. |
Flocos | Cobertura - até 0,5 cm de comprimento no ápice, afunilando para 0,2 cm até a base - sementes ovais em tamanho médio de 1,3 × 0,4 cm, sentadas em uma perna curta de até 0,5 cm. |
Sementes | Em forma de cunha, marrom com tonalidade vermelha. |
Sistema raiz | Poderoso e profundo, bem ramificado |
O aparecimento de cones no abeto coreano começa a partir dos sete anos de idade, no futuro eles são formados todos os anos, mas em números diferentes. A árvore entra na fase de frutificação completa a partir dos 17 anos, a descarga das sementes ocorre no outono.
Você sabe Quanto à origem da palavra russa "abeto", existem duas versões: uma de cada vez — o nome vem do kareliano "pihka", ou seja, "resina" e está associado a um alto teor de resina na madeira, nos brotos e cones da árvore, por outro - a palavra é emprestada do alemão e vem de "fichte", ou seja, "abeto".
Atualmente, os criadores criaram várias variedades de abeto coreano, que diferem entre si em tamanho e em algumas características externas. Entre os novos produtos, há árvores anãs (por exemplo, Diamond, Compact ou Dwarf Gnome), que são adequadas até para proprietários de pequenas áreas e, se desejado, podem ser plantadas em banheiras.
Das outras variações de Abies koreana, vale a pena mencionar:
- Adelba;
- Alpin é velho;
- Aurea;
- Blau Zu;
- Esquimó de Blau;
- Blau Piff;
- Contras azuis (cones azuis - cones azuis);
- Bonsai Blue;
- Brevifolia;
- Padrão azul
- Magia Azul (Magia Azul);
- Molly
- Pikkalo;
- Silberlock;
- Silverberg
Aplicação de desenho paisagístico
Devido à sua coroa compacta, o abeto coreano é frequentemente usado por paisagistas para decorar áreas com uma área relativamente pequena. Uma árvore parece igualmente boa como um elemento central em uma composição de grupo ou em uma única planta. Neste último caso, muitos proprietários plantam abeto coreano de forma que, antes do Ano Novo e do Natal, tenha uma "árvore de Natal" ao vivo no pátio, que pode ser decorada para o feriado na rua sem cortá-la.
Importante! Quanto melhores as condições serão criadas para a árvore, mais decorativa ela parecerá no local.
O único problema associado ao uso de Abies koreana no projeto paisagístico é que a árvore despretensiosa cresce muito mal em condições de poluição urbana dos gases, de modo que somente áreas suburbanas onde o ar é relativamente limpo podem ser ajardinadas.
Condições de crescimento
Para que o abeto coreano se desenvolva bem, é necessário criar condições adequadas. Felizmente, para a maioria dos requisitos agrícolas, essa árvore conífera é tolerante.
Tudo o que você precisa saber antes de decidir se deve plantar Abies koreana é mostrado na tabela:
Iluminação | Uma área ensolarada é desejável, mas a sombra parcial é aceitável. Uma muda jovem precisa de um leve sombreamento para evitar queimaduras. |
Localização do lote | Aberto, mas protegido de correntes de ar e vento. Tais problemas não são assustadores para uma árvore adulta, mas é melhor economizar abeto no estágio de formação. A elevação e a inclinação são permitidas; a planície é indesejável. |
Solo | Em geral, qualquer um fará. A opção ideal é hidratação abundante, mas uniforme, reação ácida ou neutra, alto teor de matéria orgânica (húmus) e areia (proporciona leveza e boa respirabilidade). Por tipo de solo, arenito ou barro é mais adequado. |
Tolerância à seca | Baixo |
Resistência ao gelo | Alto. |
Resistência à inundação | Baixo |
Distância mínima para árvores vizinhas | 2,5–5 m (dependendo da composição - em um grupo, aterrissagem no beco, a distância pode ser ligeiramente reduzida, enquanto se forma um painel de mixagem - reduzido ao mínimo). |
Regras de desembarque
O abeto coreano é propagado por estacas, estacas, sementes ou brotações, no entanto, é mais fácil plantar uma muda já cultivada em um viveiro especializado para plantar em um viveiro especializado. A idade ideal da planta é de dois a quatro anos; é mais fácil tolerar um transplante do que um adulto ou, inversamente, um abeto muito pequeno. Árvores com mais de 10 anos, de acordo com a prática geralmente aceita, não são transplantadas para um novo local, pois não se enraízam.
Importante! A melhor época para plantar uma muda de abeto coreana é o início da primavera (se falamos da zona central da parte européia da Rússia, depois de abril), mas para uma árvore com sistema de raízes fechadas, também são permitidas opções de verão e outono - o procedimento pode ser realizado do final de agosto até o final de setembro.
Os especialistas recomendam a compra de uma muda com um sistema radicular fechado (no recipiente); então, durante os primeiros anos, você não pode se preocupar com fertilizantes, porque no solo "nativo" da árvore tudo já está presente e, nos viveiros, nesses casos, misturas de nutrientes de ação prolongada são usadas.
Se você tiver um recipiente, o próprio processo de transplante é mais conveniente: a árvore é cuidadosamente removida do contêiner junto com um pedaço de terra, o sistema radicular não é danificado e o estresse transferido é minimizado. O tamanho do poço de aterrissagem deve ser pelo menos duas vezes maior que o volume do pedaço de abeto na terra.
Importante! O pescoço da raiz do abeto coreano deve permanecer na superfície da terra, caso contrário a árvore não enraizará e apodrecerá.
As dimensões mínimas são 60 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro. No fundo do poço, a drenagem é feita na forma de pedra britada, peneiras ou tijolo quebrado. Para alumina e outros tipos pesados de solos, essa precaução é necessária; em outros casos, é desejável.
No topo da drenagem, você precisa derramar um pouco de solo fértil misturado com fertilizantes nesta composição:
- solo de folha - 2 partes;
- húmus ou composto - 3 partes;
- turfa - 1 parte;
- areia - 2 partes;
- argila - 1 parte;
- serragem - 3 partes;
- "Nitroammofoska" (fertilizante mineral complexo nitrogênio-fósforo-potássio) - 250-300 g por árvore.
Em uma camada dessa mistura de solo, você precisa instalar uma muda cuidadosamente removida da panela e, em seguida, adicionar o substrato ao redor da circunferência da cova com socos periódicos até que todos os vazios sejam eliminados. Após o plantio, é necessário regar a terra abundantemente, esperar até que a água seja absorvida e cobrir o círculo do tronco com serragem ou turfa. O abeto coreano também pode ser cultivado a partir de sementes. Só é importante coletá-las na mesma região em que a árvore será cultivada, caso contrário, a taxa de germinação já baixa (até 30%) cai ainda mais.
Primeiro, as sementes germinam em casa, elas não crescem em campo aberto. É melhor fazer isso em caixas de madeira. O recipiente é preenchido com a mistura de solo compilada de acordo com a fórmula acima (a proporção de areia pode ser aumentada), após o que as sementes recém colhidas são dispostas e polvilhadas com uma camada de substrato nutriente com espessura não superior a 2 cm. Quando as mudas atingem uma altura de 5 cm, é realizada a colheita - as plantas são plantadas em vasos separados com um diâmetro não mais que 7 cm, no futuro todos os anos um transplante é realizado em vasos maiores.
Assim, os abetos jovens crescem até atingirem 3-5 anos. Na primavera, os vasos são transferidos para o ar livre (por exemplo, para a varanda) para que a árvore seja temperada, mas no calor eles precisam ser escondidos à sombra. As mudas jovens devem inverno a uma temperatura de pelo menos 0 ° C. Finalmente, quando o abeto atinge a idade necessária para transplantar em campo aberto, é plantado em local permanente, de acordo com a tecnologia descrita acima.
Estacas - Outra maneira possível de cultivar coníferas, no entanto, o abeto coreano se presta muito mal a esse procedimento, portanto, em casa, é quase impossível torcer o caule. Aqueles que ainda decidiram experimentar, os especialistas são aconselhados a usar ativamente estimulantes modernos de enraizamento.
Recursos de Cuidados
O cuidado completo do abeto coreano é necessário apenas durante os primeiros 2-3 anos após o plantio; no futuro, a árvore cresce com quase nenhuma ajuda adicional.
As atividades agrícolas básicas devem ser reduzidas aos seguintes procedimentos:
- Rega. É necessário umedecer abundantemente o solo, mas não com muita frequência, a fim de evitar, por um lado, a estagnação da água e, por outro lado, secar as raízes devido à irrigação superficial e superficial. A frequência do procedimento depende do estado inicial da terra (quanto mais pesado o solo, menos frequentemente ele precisa ser regado) e das condições climáticas atuais. A irrigação pode ser realizada ao mesmo tempo que a irrigação, e é muito útil adicionar um pouco de quelatina à água - um fertilizante líquido especial para coníferas, do qual as agulhas adquirem uma cor mais saturada e um brilho saudável.
- Cobertura do solo. Essa técnica substitui imediatamente dois trabalhos desagradáveis - afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Além disso, a cobertura morta adequadamente selecionada é um fertilizante orgânico de ação prolongada, pois se transforma em humato puro à medida que se deteriora. Para o abeto coreano nesta qualidade, lixo de coníferas, pernas de pinheiro ou turfa são perfeitos. Todos esses tipos de produtos orgânicos aumentam a acidez do solo, o que tem um bom efeito no desenvolvimento de Abies koreana, mas no caso dos dois primeiros ocorre um enriquecimento adicional do solo com micélios de cogumelos especiais, criando uma simbiose natural com o sistema radicular das coníferas e protegendo-o de várias pragas (essa conexão é chamada "micorriza"). ").
- Top vestir. Não é necessário abusar de fertilizantes, 1-2 procedimentos são suficientes durante a temporada. Para não se enganar com as dosagens, é melhor usar fertilizantes minerais complexos para coníferas. Esses medicamentos estão na linha de muitos fabricantes, por exemplo, podem ser comprados sob as marcas comerciais Agricole, Yara Vila, Kemira, Gilea, Helprost, Vila Sprint, Plantafol, Master, "Biopon", "Planta", "Planton", "Green Field" e muitos outros. outro
- Poda. O abeto não gosta muito de poda cardinal e, depois disso, pode se recuperar por muito tempo, o que, dada a taxa de crescimento da árvore não muito rápida, não é muito desejável. No entanto, na primavera, a planta deve ser libertada de galhos danificados, quebrados e congelados, ou seja, a poda sanitária é necessária.
- Preparações de inverno. Árvores adultas Abies koreana tem alta resistência ao inverno e ao gelo e não precisa de abrigo para o inverno. É suficiente no final do outono realizar rega abundante para evitar o congelamento do sistema radicular em solo seco e também para renovar a camada de cobertura morta. Recomenda-se que as mudas jovens, especialmente em regiões com invernos frios, ventosos e sem neve, sejam protegidas com mais cuidado - embrulhe com fiado, serapilheira, fibra ou papel agrotécnico, é importante que o material seja necessariamente leve, caso contrário a árvore superaquecerá e se espalhará ao sol.
Doenças e Pragas
Abies koreana tem uma imunidade bastante forte a doenças e pragas, mas às vezes, especialmente no contexto de cuidados inadequados e condições climáticas adversas, ainda podem surgir problemas. Assim, a partir de infecções por fungos, a árvore é mais frequentemente afetada por vários tipos de ferrugem, fusarium e shute marrom.
Você sabe As florestas de abetos intransitáveis, ainda preservadas no sul da Sibéria e Altai, às vezes são chamadas de taiga preta ou preta.Devido ao denso arranjo das árvores, a luz do sol não passa por suas coroas fechadas; portanto, apenas musgos e alguns tipos de samambaias podem crescer sob essa cobertura - mesmo o próprio crescimento do abeto não tem chance de sobreviver sob a pressão de seus “pais”.
Para o tratamento, recomenda-se o uso de fungicidas, preferencialmente biológicos, não químicos. Das pragas, o maior perigo para Abies koreana é o hermes - um tipo especial de pulgão.
Para evitar danos, é desejável realizar um tratamento preventivo com medicamentos inseticidas com objetivos restritos, como, por exemplo:
- "Actellicus";
- "Aktara";
- Angio
- Confidor
- Decis Profi.
Além de pulgões, no abeto coreano também pode parasitar:
- abeto escudo falso;
- ácaro;
- mariposas de abeto e pinheiro;
- folha de abeto;
- pinha;
- besouro quebra-nozes;
- barbela de abeto preto;
- besouros de casca.
Com os devidos cuidados, uma árvore forte é capaz de lidar com essas pragas por conta própria, de modo que tudo o que é necessário do proprietário é proporcionar ao abeto condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento. Se o problema persistir, preparações inseticidas e acaricidas são usadas para o tratamento, selecionadas de acordo com o parasita em particular.
O abeto coreano é uma árvore sempre-verde, muito decorativa por si só, mas os cones roxos brilhantes, que começam a aparecer nas mudas a partir dos sete anos de idade, conferem-lhe elegância e incomum especiais. Depois de plantar uma tal conífera em seu local, o proprietário pode resolver vários problemas - criar uma composição vívida da paisagem, resolver o problema da aquisição anual da árvore do Ano Novo e sua subsequente disposição, além de encher o quintal com um aroma agradável e muito saudável de agulhas frescas. Uma vantagem adicional do Abies koreana é sua despretensão e capacidade de crescer em quase todas as condições, perdendo apenas um pouco a decoratividade com um tratamento francamente inadequado.