Juníperos horizontais (juníperus) - uma cultura com qualidades decorativas bastante atraentes. Um dos representantes mais populares desta espécie é o Príncipe de Gales. Este é um arbusto de coníferas bastante despretensioso e atraente, que recentemente se tornou cada vez mais popular.
Descrição botânica
O Juniper Prince of Wales é uma variedade criada no Canadá com base em uma espécie curta e de crescimento selvagem. É o mais baixo de todos os zimbros horizontais. Sua resistência ao gelo é de até -30ºC, invernos sem abrigo. As únicas exceções são plantas de 1 a 2 anos de vida, cultivadas em condições adversas.
Características da variedade
Sua altura máxima não é superior a 20 cm. Este arbusto não possui tronco central, forma brotos que se espalham horizontalmente no solo em um raio de até 1,5 m. Primeiro, crescem galhos únicos mais raros. À medida que a planta se desenvolve, os brotos superiores formam novos cílios que cobrem os inferiores. Desta maneira Prince of Wales forma um sólido tapete de coníferas, enquanto ele desenvolve um sistema radicular bastante poderoso com até 50 cm de diâmetro.
Você sabe Juniper — Esta é uma planta recorde para fitonídeos. Em um dia, 1 ha desses estandes produz até 30 kg dessas substâncias. Essa quantidade é suficiente para limpar a atmosfera de uma grande cidade.
As habilidades de crescimento do Príncipe de Gales são bastante modestas: 5–6 cm de largura e 1 cm de altura. Ao mesmo tempo, vale considerar que próximo aos reservatórios e à sombra parcial, o arbusto pode se desenvolver mais intensamente e atingir tamanhos maiores. No início da estação de crescimento, as plantas jovens têm agulhas verdes delicadas.
À medida que envelhecem, o arbusto adquire uma tonalidade prateada. Uma característica do Juniper Prince of Wales é a capacidade de alterar a cor das agulhas de inverno para ameixa-arroxeada. Graças a isso, torna-se uma curiosidade espetacular que parece especialmente bonita no cenário do jardim de inverno.
Outra propriedade interessante deste arbusto é a fruta. Estas são bagas azul-prateadas que podem ser consumidas. Como regra, eles são usados como temperos para pratos de carne e peixe. Eles incluem muitos oligoelementos, vitaminas, óleos essenciais. Eles são usados para a fabricação de tinturas alcoólicas. Juntamente com o cozimento, essas frutas são amplamente utilizadas em cosmetologia.
Recursos de desembarque
Os princípios gerais para o desembarque do Príncipe de Gales são simples. Este arbusto conífero se adapta perfeitamente a qualquer solo solto, embora possa não ser muito nutritivo ou mesmo salino. Solos com reação neutra ou levemente alcalina são ideais. O solo ácido por vários meses antes do plantio deve ser "extinto" com farinha de cal ou dolomita.
Importante! Para evitar a infecção do Príncipe de Gales com ferrugem, o zimbro não deve ser plantado próximo a arbustos de frutas.
O Príncipe de Gales mostra bem suas propriedades decorativas sob a luz do sol, embora adquira um tamanho maior, crescendo em sombra parcial. A principal condição é a umidade estável no solo, sem estagnação das águas subterrâneas. O arbusto não deve ser plantado em plena sombra, porque perderá completamente sua atratividade.
Você pode plantar o príncipe de Gales na primavera e no outono, ele tem a capacidade de criar raízes bem.
Preparação do local
Ao escolher um local para plantar essa planta, é necessário considerar que ela possui um diâmetro grande. Para plantar Prince of Wales, você precisa preparar a mistura do solo.
É melhor adquiri-lo em uma loja especializada. Ao preparar o solo de forma independente, eles levam as mesmas partes de turfa, solo e areia e adicionam parte da farinha de cinzas ou dolomita à mesma.
Seleção e preparação de mudas
Também é recomendável comprar mudas de zimbro em um viveiro comprovado. Ao comprar, você precisa prestar atenção ao estado do sistema raiz. Deve ser bem desenvolvido. Ao desligar, as mudas não podem cair livremente do recipiente. Os galhos devem ser elásticos, de cor intensa.
Algoritmo de pouso
Para pousar, você deve executar uma série das seguintes ações:
- cavar um buraco de diâmetro igual a dois volumes do sistema radicular (contêiner de aterrissagem), em altura - 2 volumes mais 15 cm para a drenagem;
- colocar a drenagem no fundo do poço de aterrissagem;
- encher o fundo do poço com metade da mistura de plantio, compactar;
- coloque a muda no centro do buraco, ajustando a posição do colo da raiz (deve estar 2 cm acima do nível do solo) para evitar a morte da planta;
- encher o buraco com o solo restante, regar a planta, se o solo afundar fortemente, despeje-o.
Se você precisar transplantar uma planta adulta, faça o seguinte:
- os galhos são cuidadosamente levantados, amarrados com tecido e corda;
- cavar uma raiz de zimbro em um raio não inferior a meio metro a uma profundidade de 40 a 50 cm;
- remova cuidadosamente o arbusto;
- mais aterrissagens ocorrem de acordo com o esquema indicado acima.
Como cuidar de uma planta
As regras de cuidados do Príncipe de Gales são padrão: rega, cobertura, cobertura, modelagem, aquecimento. Esta planta é despretensiosa. Mas exige atenção, especialmente nos primeiros anos de sua vida. Nesta fase, você deve ser extremamente cortês com zimbro.
Rega e alimentação
Arbustos recém-plantados precisam ser regados na ausência de chuva diariamente durante as duas primeiras semanas. Para isso, é melhor usar água parada aquecida ao sol durante o dia, enquanto a aspersão é boa.
Os zimbros são alimentados principalmente com fertilizantes minerais especiais, de acordo com as instruções da embalagem. Desde o terceiro ano após o desembarque, o Príncipe de Gales não precisa de nutrição adicional, porque, graças ao seu poderoso sistema radicular, pode extrair todas as substâncias necessárias para a vida por conta própria.
Importante! O primeiro curativo é realizado em abril, o segundo pode ser realizado no verão em clima úmido. Se a planta tiver uma aparência saudável, não é necessário se vestir novamente, pois isso pode causar danos.
Mulching e cultivo
A cobertura morta é uma importante técnica agrícola para o cultivo do Príncipe de Gales. Sem ele, o cultivo bem-sucedido de arbustos não é possível. O material ideal para isso é a casca de madeira, mas palha, folhagem seca, grama cortada, grama seca e materiais não tecidos que permitem a rega também são adequados.
O afrouxamento é realizado antes da colocação de uma nova camada de cobertura morta, que deve ser atualizada periodicamente. Outras vezes, é impraticável, porque as ervas daninhas não crescem sob a cobertura e é mantido um microclima natural do solo.
Moldagem e corte
Devido ao crescimento lento, o príncipe de Gales não exige cortes de cabelo frequentes. No início da primavera, se necessário, faça a poda do bem-estar, removendo galhos secos ou não saudáveis. Os cortes de formação são feitos dependendo das preferências do projeto. O arbusto tem um efeito decorativo natural e não requer formação especial.
Muitas vezes, quando cortam, eles simplesmente encurtam os galhos mais longos que violam o design da paisagem.
Invernada
O abrigo para o inverno é necessário apenas para plantas jovens do primeiro ou do segundo ano de vida. Para isso, é melhor usar ramos de abeto, pois contribui para uma boa retenção de neve. Mas, na sua ausência, qualquer material improvisado pode ser usado: para construir um pequeno abrigo a partir de arcos e material de cobertura não tecido, para cobrir com uma camada de palha de pelo menos 30 cm, etc. .
Importante! Ao se preparar para o inverno de zimbro do Príncipe de Gales, não se esqueça da rega de outono com recarga de umidade!
Métodos de criação
A maneira mais simples e eficaz de propagar o zimbro do Príncipe de Gales é arrancar camadas de arbustos uterinos. Este método é melhor usado na primavera. Para fazer isso, você precisa escolher um ramo de dois anos sem cortar o mato, aprofundar um pouco no lugar de enraizar no solo, fixá-lo ao solo (você pode usar colchetes especiais), polvilhe com terra na forma de uma colina, cobertura morta.
Além disso, é necessário manter um ótimo equilíbrio de umidade, o mesmo que para a planta mãe. Este procedimento pode ser realizado com várias ramificações ao mesmo tempo. As mudas jovens estarão prontas para o plantio na próxima primavera.
Outra maneira acessível de criar esse arbusto de coníferas é enraizar por estacas. Para isso, são cortadas estacas de 10 a 15 cm de galhos de dois anos na primavera, colocadas em recipientes com substrato nutritivo, cobertos com material transparente (plástico, filme) e germinados a uma temperatura do ar de + 18 a 21ºC por 2 a 4 semanas (até o enraizamento).
Para estacas, você pode construir mini-estufas a partir de garrafas plásticas. O principal é não esquecer a drenagem para evitar a estagnação da água. Esse método é bom, pois a planta pode ser cultivada em um recipiente até o plantio, o que pode ser feito a qualquer momento conveniente, por exemplo, no verão.
Existem dois outros métodos de propagação do zimbro do Príncipe de Gales - este é o enxerto e a propagação por sementes. Mas, no primeiro caso, o método não se justifica devido à sua complexidade e baixa sobrevivência do descendente. E no segundo - as mudas recebidas não herdarão características maternas. Por via de regra, o príncipe de Gales não procria assim.
Você sabe Durante a Grande Guerra Patriótica, em um dos hospitais da Criméia, os cirurgiões operaram os feridos em zimbros, usando a capacidade aumentada da planta de secretar fitonídeos. Depois deles, as complicações pós-operatórias nunca ocorreram.
Aplicação de desenho paisagístico
A massa verde sólida deste arbusto é percebida como um gramado. Além disso, a capacidade de crescer em qualquer solo e a capacidade de limpar o ar fazem do Prince of Wales uma planta favorita dos paisagistas. Ele pode ser usado com sucesso tanto para o projeto de paisagens urbanas de zonas de parques quanto para jardins e pátios particulares em jardins de rochas, jardins ornamentais e para o design das margens de pequenos reservatórios.
É bom como pano de fundo para todas as plantas com flores, fica ótimo em longas aterrissagens nas encostas. É usado com sucesso como planta de contêiner para dar o efeito decorativo de varandas, cornijas, galerias, etc.
Doenças e Pragas
O Juniper Prince of Wales não tem medo de praticamente nenhuma doença além da ferrugem. A causa de sua ocorrência pode ser um excesso de umidade e a proximidade de plantas infectadas. Para prevenção, é necessário monitorar o balanço hídrico.
Se forem detectados sinais dessa doença fúngica, que se manifesta na forma de crescimentos vermelhos nas agulhas, as áreas afetadas devem ser removidas e o zimbro deve ser tratado com sulfato de cobre ou outros fungicidas apropriados.
As pragas escolhidas pelo príncipe de Gales são um ácaro, um mosca de zimbro, um escudo e pulgões. Sinais de sua aparência é uma mudança na cor e na aparência das agulhas. Se houver suspeita de pragas, a planta deve ser inspecionada para determinar o tipo de inseticida necessário para controlá-las. Como regra, todas as pragas, exceto o ácaro, podem ser destruídas por um tipo de droga.
Com a propagação do ácaro nas agulhas, uma teia de aranha aparece. É uma praga muito perigosa, extremamente difícil de se livrar. O tratamento com enxofre coloidal ou outros inseticidas direcionados especificamente à sua destruição é necessário. Para consolidar o resultado, o tratamento deve ser repetido após 10 a 14 dias.
Importante! O ácaro se espalha em clima quente e seco. Para evitar sua ocorrência, é necessário borrifar frequentemente com maior secura do ar.
Os designers se apaixonaram pelo zimbro Prince of Wales por sua despretensão às condições de cultivo e propriedades decorativas de suas agulhas. Ele é especialmente bonito no inverno. E a capacidade de crescer em contêineres é uma grande ajuda para quem não tem grandes áreas de jardim, mas gostaria de decorar adequadamente sua varanda ou varanda, cornija ou teto.