A tulipa Miranda, uma flor encantadora com pétalas de felpo, atrai jardineiros e jardineiros com sua beleza. A aparência dessa variedade não deixa ninguém indiferente: a cor saturada do perianto em combinação com o verde das folhas deixa a flor entre outros representantes da espécie. Para aplicar a variedade Miranda no paisagismo, você precisa conhecer as regras básicas para o cultivo de tulipas, que serão discutidas no artigo.
Descrição da classe botânica
Devido ao fenômeno de mutação na seleção de tulipas, nasceram inflorescências de terry. No lugar da espiral interna (parte do órgão axial da planta), uma segunda flor se desenvolveu e, em vez de estames, três pétalas adicionais se formaram. Por esses motivos, as variedades de terry são chamadas de forma pioneira. Miranda pertence às tulipas tardias.
A descrição da variedade é a seguinte:
- altura da flor: 45-60 cm;
- tamanho do botão: altura - 6 cm, diâmetro - 12-15 cm;
- tempo de floração: grupo 3, série 11 (começa no final de maio e dura duas semanas);
- família: lírio (Liliaceae);
- despretensão ao solo: médio (solo argiloso ou argiloso);
- requisitos para as condições: local de pouso ensolarado, presença de proteção contra o vento;
- reprodução: bulbo (por crianças; graças aos bulbos uma planta perene) ou semente;
- cor do botão: vermelho;
- haste: reta;
- folhas: verde com um tom azulado (revestimento de cera), alongado;
- fruta: caixa;
- a presença de um estolão (haste interna): disponível;
- número de pétalas: a partir de 15 (existem cerca de 5 camadas).
Recursos crescentes
A principal característica de Tulipa Miranda é o tamanho grande da flor: o pedúnculo é muito pesado, o que torna o caule propenso a quebrar. Para evitar danificar a tulipa no jardim e nos canteiros de flores, é útil amarrá-las. Mas é melhor plantar essa variedade ao lado da cerca para protegê-la do vento.
Importante! O local de plantio de tulipas deve ser alterado. Faça isso uma vez a cada 4 anos de cultivo de flores.
Regras de desembarque
Para começar a falar sobre o plantio de tulipas, você deve primeiro falar sobre a qualidade do solo para este evento. Como já mencionado, o solo argiloso e argiloso é adequado para essas cores, mas o mais importante é que não é ácido. Ele deve ser neutro ou levemente alcalino, e fertilizantes com cal são usados para neutralizar o equilíbrio alcalino. A adição de turfa ou areia facilita o solo.
É importante que o solo seja:
- solto;
- drenado;
- umedecido com moderação.
O plantio de bulbos é realizado em meados do outono. É produzido antes do início do tempo frio (2-3 semanas antes da geada). Se a região é caracterizada por baixas temperaturas - o tempo de pouso chega mais cedo. A propósito, você pode até medir a temperatura do solo - para um período ideal de plantio a uma profundidade de 10 cm, deve ser +9 ... + 10 ° C. É costume plantar tulipas de jardim com 15 a 20 cm de profundidade e tulipas botânicas - 10 cm.Como Miranda é uma flor grande, é necessário calcular a distância entre os bulbos (e as plantas): ela não deve ser inferior a 10 cm (máximo - 20–25 cm). Portanto, as flores terão espaço suficiente para o desenvolvimento livre. Observe que apenas lâmpadas inteiras e saudáveis devem ser plantadas. Antes do plantio, é útil embeber o material de plantio selecionado em uma solução de alguma preparação fungicida (Fundazole ou outro agente).
Você sabe A profundidade ideal de plantio foi inventada pelos jardineiros: é igual a três tamanhos (altura ou diâmetro) da própria lâmpada.
Um esclarecimento útil separado será a indicação da hora de desenterrar tulipas desbotadas - ocorre quando as folhas começam a ficar amarelas. Em seguida, os bulbos são lavados, secos e armazenados para armazenamento até a data do plantio.
As sutilezas do cuidado
As tulipas de Terry se estabeleceram como variedades despretensiosas. Eles precisam de rega e cobertura.
As regras de irrigação são as seguintes:
- não crie excesso de umidade no solo (para evitar podridão e doenças fúngicas);
- observar regularidade e rega moderada;
- além de regar, solte e remova as ervas daninhas;
- Também é importante não secar o solo;
- ao regar, não molhe as folhas;
- use água parada;
- as tulipas precisam de mais umidade antes da floração;
- 10-15 dias antes de cavar as lâmpadas, pare de regar;
- certifique-se de que o solo esteja moderadamente úmido.
A cobertura é realizada de acordo com essas regras:
- realizada 2-3 vezes por ano (no início da primavera, durante a formação de botões e após a floração);
- estrume fresco não é usado (pode danificar o sistema radicular).
Primeira alimentação isto é feito: pegue 30 g de fertilizantes fosfatados e nitrogenados e 20 g de potássio em um balde de água, misture a solução e derrame o solo quando as mudas aparecerem.
Importante! É útil uma vez por mês para a prevenção de tratar flores com uma solução fraca de permanganato de potássio e plantar plantas próximas a tulipas que repelem pragas.
Segundo implementar antes da floração (quando os botões estão amarrados). Para fazer isso, você precisará de 20 g de produtos de potássio e nitrogênio e 30 g de fósforo. A alimentação é completada da seguinte maneira: 30 g de fósforo e 20 g de preparações de potássio são adicionados por 1 balde de água.Após a floração, quebre a caixa com sementes, deixe o pedúnculo. Devido a isso, os nutrientes fluirão para o bulbo. Quando chegar a hora de cortar o pedúnculo, será importante deixar as folhas - elas esconderão a seção nua.
Pragas e doenças
Para a prevenção de doenças, são realizados os seguintes procedimentos:
- desinfecção do instrumento que corta o caule;
- escavação e destruição da planta afetada (e parte do solo ao redor da flor);
- compra de lâmpadas apenas de vendedores confiáveis;
- durante o tempo chuvoso, para evitar doenças fúngicas da planta - regar 20 g de fungicida por 1 balde de água;
- o uso de drogas contra pragas sem cloro.
As principais doenças das tulipas:
- podridão cinza;
- vírus variegado;
- Fusarium
- Doença de Augusto;
- podridão esclerótica (branca);
- faixas brancas;
- podridão botrítica;
- podridão bacteriana suave.
Você sabe Segundo uma antiga lenda uzbeque, a felicidade é armazenada em uma tulipa amarela: um garotinho ajudou a abrir a primeira flor desse tipo e a alegrar a todos.
As dicas a seguir ajudarão você a detectar sinais de doença e combatê-los:
- Podridão cinza fúngica. Os caules e os brotos estão deformados, as flores podem não aparecer. Use 1% de líquido Bordeaux para pulverizar as lâmpadas ou espaná-las com TMTD com enxofre e éter-sulfonal (2: 1: 1) com este cálculo: 8 g da composição por 1 kg de lâmpadas.
- Pétalas. Doença viral, manifestada no aparecimento de manchas e listras nas corolas das flores. Destrua plantas doentes e também trate contra pulgões que carregam o vírus. Rasgue os ovários para não transmitir a doença através do pólen.
- Fusarium - doença fúngica. As flores torcem, tornam-se pequenas. Lâmpadas escurecem e apodrecem. Grave os bulbos 3 semanas antes de plantar com “Fundazole” de acordo com as instruções. Use uma solução de formalina a 1% antes de plantar os bulbos - deixe de molho por 8 horas.
- A doença de agosto é de natureza viral. Folhas e caules são cobertos com pinceladas marrons. A planta dobra, manchas, murchas, manchas podres de cor marrom aparecem no bulbo. Destrua as tulipas afetadas. Desinfecte o solo e vaporize o solo. Verifique se não há danos mecânicos nas plantas.
- Podridão branca. O vírus é expresso na irregularidade dos brotos, manchas acinzentadas nos brotos, placa branca nos bulbos. Cultive o solo um mês antes de plantar os bulbos: use uma solução de carbathion a 2-3% (10 litros por 1 m² de superfície do solo). Remova as lâmpadas doentes. Desinfetar ferramentas (para plantio e outras).
- Doença viral raia branca. As flores desfiguram, desbotam, listras brancas são visíveis nas folhas e pétalas. Adicione potássio e magnésio - eles neutralizam a acidez do solo.
- Podridão botrítica causada por fungo. As lâmpadas são macias, marrom escuro. Corpos de cogumelos são visíveis. As plantas podem não germinar. Grave as lâmpadas com fungicida antes de plantar. Evite danos a eles.
- Podridão suave. A natureza fúngica da doença. As lâmpadas ficam rosadas e cheiram desagradáveis. Tulipas brotam, mas logo apodrecem. Remova as partes danificadas das plantas. Use permanganato de potássio: deixe as lâmpadas de molho por 25 minutos antes de plantar, enxaguar e secar. Destrua todas as tulipas infectadas.
A principal praga da planta é o carrapato da cebola. Mas existem outros: o urso comum e o pulgão com efeito de estufa. O urso danifica as raízes e os bulbos. Para combatê-lo, você precisa cavar o solo e remover as larvas de insetos. Durante a estação de crescimento, o solo deve ser tratado com uma mistura de fosfeto de zinco com grãos e óleo de girassol. Os ácaros também prejudicam as lâmpadas - sugam o suco. Prevenção é o cumprimento das regras da tecnologia agrícola.
E o método de luta é o uso de drogas como Bazudin, Actellik, Carbation, Etafos. Um pulgão com efeito de estufa se instala em tulipas e se alimenta da seiva da planta. A prevenção será a mesma medida contra a escavação de ursos. E tulipas danificadas são tratadas com inseticidas três vezes durante a estação de crescimento.
Uso em paisagismo
Para desenhar uma imagem do seu jardim ou de qualquer canteiro de flores da cidade, use as dicas que já foram testadas por muitos designers em paisagismo:
- Desembarques em grupo. Para que uma bela tulipa felpuda não se perca no contexto geral, plante o máximo de bulbos da mesma variedade possível. Miranda olhará de forma sucinta e brilhante em um grupo. Use manchas coloridas e toque em contraste. Para sombrear um ao outro, cada variedade será composta por linhas, grupos ou círculos - nesse caso, uma certa variedade se destacará em comparação com a vizinha.
- Desembarque nivelado. Plantio em altura - se o seu site permitir. As tulipas felpudas são grandes e altas; portanto, elas podem ser localizadas perto da cerca viva, o que as ajudará com o vento, e na frente delas é lógico plantar variedades anãs.
- Cumprimento de prazos. É simples: você deve combinar tulipas de diferentes tipos de floração a tempo. Use a alternância de floração precoce com tarde, que são felpudas.
Com outras plantas, essas flores graciosas são combinadas da seguinte forma:
- eles são sombreados contra o fundo de pequenas flores;
- parece espetacular ao lado de samambaias;
- as variedades de terry parecem interessantes ao lado dos arbustos floridos;
- ao lado das coníferas, todos os tipos de tulipas parecem muito concisos.
As tulipas perenes de terry são despretensiosas e bonitas. Um representante brilhante disso - a variedade Miranda - decorará qualquer jardim, olhando com elegância e graça os canteiros de flores. Ao cultivar bulbos, lembre-se das regras gerais básicas que afetam a escavação da parte subterrânea, o plantio no outono, o plantio adequado e os princípios para cuidar da planta.
Sujeito à agrotecnia necessária para tulipas felpudas, um jardineiro preciso terá uma composição encantadora de jardins, você só precisa pensar sobre o design e o estilo do site com antecedência.