Violeta Panacota vai agradar quem prefere cultivar Saintpaulias de cor clara com flores grandes e duplas. Tal planta se tornará uma decoração de uma estufa doméstica, o principal é organizar adequadamente as condições de cultivo e garantir os cuidados adequados. Isso será discutido mais adiante.
Descrição botânica da planta
AV-Panakota é uma cultivar híbrida de violetas, resultado do trabalho do criador de Moscou A.P. Tarasov, que introduziu a flor no mundo em 2013. Por 5 anos, sua criação de flores conseguiu conquistar o reconhecimento de floristas de diferentes países.
Você sabe Na Itália, Panacotta é chamada de sobremesa muito suave, leve e arejada, feita com creme e gelatina. Literalmente, esse termo se traduz em "creme cozido".
Entre as características da variedade estão as seguintes:
- flores grandes (de 7 a 8 cm de diâmetro) com bordas onduladas e uma cor predominantemente branca (uma cor rosa claro pode ser vista apenas no centro das pétalas e babados verdes brilhantes nas pétalas inferiores);
- as folhas da planta são verde-escuras, ligeiramente onduladas nas bordas e alongadas em comprimento;
- roseta de folhas - tamanho médio, ligeiramente elevado acima da superfície do solo.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Para as violetas de Panacota, é importante colocar adequadamente em casa, com a organização de iluminação suficiente, mantendo o nível de temperatura necessário e indicadores de umidade adequados.
Colocação e iluminação
Um bom lugar para colocar vasos de flores são os peitoris das janelas sudeste e leste, fornecendo um fluxo de luz por 10 a 14 horas todos os dias. É verdade que, na hora do almoço, você precisa sombrear as janelas, protegendo as folhas violetas do aumento da atividade solar, o que pode deixá-las queimaduras pouco atraentes.
Importante! Se a temperatura ambiente cair acentuadamente e o violeta cair, tente aquecê-lo o mais rápido possível. Ao remover oportunamente o tecido danificado e impedir a propagação da podridão, você ainda pode salvar a flor.
Pelo mesmo motivo, não é recomendável colocar vasos nos parapeitos das janelas ao sul, onde a exposição ao sol na maioria das vezes não pode ser chamada de suave. Se você deseja estender o florescimento das violetas para o período de inverno, terá que providenciar iluminação artificial com lâmpadas fluorescentes, acendendo plantas nos períodos em que não há tanta luz solar natural como no verão.
Temperatura e umidade
Como muitas outras senpólias, o Panakota prefere um clima quente, portanto, no lugar de seu crescimento, os valores de temperatura não devem cair abaixo de + 20 ° C, e para plantas jovens é desejável aumentá-los para + 25 ° C. A umidade ideal do ar varia entre 50-60%. A redução da temperatura afeta negativamente a aparência da flor e, em primeiro lugar, é perceptível pela folhagem murcha e pelos pedúnculos banhados.
Regras dos Tribunais
O cuidado com as violetas fornece a organização de rega oportuna, conformidade com o regime de alimentação, poda parcial ou completa da colheita e transplante à medida que crescem. Considere cada um desses processos em mais detalhes.
Técnica de rega
A rega das violetas de Panakota é realizada conforme necessário, ou seja, levando em consideração o estado da camada superior do solo no vaso. Assim que condensa e seca 2 cm de profundidade, é hora de pegar o regador. A água para irrigação deve ser estabilizada, à temperatura ambiente (não inferior a + 16 ° C) e isenta de cloro ou metais pesados.
Você sabe Além de decorar a casa, as violetas "limpam" o ar. Essas plantas secretam fitonídeos voláteis, que têm um efeito benéfico no estado psicológico de uma pessoa, normalizam sua freqüência cardíaca e aumentam a eficiência.
Quanto ao método de irrigação, é melhor que seja radical, com uma direção clara da corrente fina sob a haste da violeta. As folhas e flores da planta devem ser protegidas de uma possível umidade, que reterá sua atratividade externa por um longo tempo. Em média, no verão, o umedecimento do solo em uma panela com violeta é realizado após 1-2 dias e, com o advento do tempo frio, é reduzido para uma vez por semana.
Top vestir
As violetas precisam de nutrição durante um período de crescimento intensivo e a formação de pincéis de flores, e fertilizantes minerais complexos com alto teor de potássio, fósforo e outras micro e macrocélulas úteis são adequados para o papel dos nutrientes. Às vezes, compostos orgânicos também são usados para acelerar o crescimento das flores: uma solução de esterco ou húmus misturada com água na proporção de 1:15.No entanto, você precisa ser extremamente cuidadoso com eles, porque um alto teor de nitrogênio no solo pode danificar a floração. Durante a estação de crescimento, a frequência de aplicação do fertilizante deve ser de 1 vez em 2-3 semanas, e a cobertura deve ser combinada com a rega. Na sua forma pura, substâncias minerais e orgânicas podem queimar as delicadas raízes de uma flor.
Importante! Uniflor, Mr. Color, Etisso e Pokon são considerados fertilizantes complexos comprovados para estimular a floração das violetas hoje em dia, cuja dosagem e regras de uso são sempre indicadas na embalagem.
Poda
A poda das violetas Panakota é realizada apenas com o objetivo de livrar a planta de partes murchas, secas e danificadas. Além disso, para aumentar as propriedades decorativas, os cultivadores de flores geralmente removem as folhas inferiores, principalmente se tocam a superfície do solo e podem causar o desenvolvimento de processos putrefativos.
Você pode cortar o excesso de peças apenas com uma faca bem desinfetada e, principalmente, na primavera, quando a flor sair do estado de dormência no inverno. Trate os pontos de corte com carvão vegetal ou carvão ativado, o que impedirá a podridão da colheita.
Transplante
As violetas são transplantadas devido ao seu tamanho aumentado principalmente na primavera, mas a troca do vaso devido ao desenvolvimento de processos putrefativos ou a qualquer outra boa razão pode ser feita em qualquer época do ano. Em média, a senpolia de Panacot é transplantada com uma regularidade de uma vez a cada 1-2 anos, quando o vaso anterior se torna pequeno e a deficiência de nutrientes no solo já é perceptível: a cor das flores diminui, elas desaparecem e as folhas da planta murcham.A nova capacidade de aterrissagem deve ser 2-3 cm maior que a anterior, o que proporcionará à planta condições confortáveis de crescimento. Como um novo substrato, você pode usar o solo preparado para plantas com flores (vendido em floriculturas) ou pode prepará-lo misturando, por exemplo, 3 partes de solo de turfa, 1 parte de solo foliar, uma parte de vermiculita e perlita e ½ de carvão vegetal . Antes do plantio, é útil derramar o solo em vasos com preparações fungicidas (por exemplo, Fitosporin), desinfetando-o e destruindo patógenos.
Importante! Deixe pelo menos 1 cm de espaço livre entre a borda da panela e o chão, o que facilitará o processo de irrigação e evitará o vazamento de fluido pela parte externa da panela. Com subsidência excessiva do solo, ele sempre pode ser complementado com o restante substrato.
O processo de transplante de violetas Panakota é simples e consiste em:
- Preparando o pote com as camadas de drenagem e solo cobertas (o nível deste último deve corresponder ao meio do tanque).
- Extrair uma flor de uma panela velha (para facilitar a tarefa e não danificar o rizoma violeta, vale a pena regar a planta com bastante água morna).
- Colocar a cultura em um novo tanque e preencher o espaço restante com a mistura de solo preparada.
Vídeo: transplante violeta
Como propagar em casa?
Mais frequentemente, a violeta Panakota é propagada por uma folha cortada, isto é, por estacas, mas em alguns casos, quando a planta cresce muito, pode ser propagada dividindo o mato ou destacando as crianças. Considere cada uma das opções.
Estacas
Cortar violetas envolve um corte limpo da planta mãe de uma folha saudável de tamanho médio e seu enraizamento na água ou no solo, com o plantio adicional em um vaso separado. É aconselhável procurar uma haste adequada no meio de uma saída de folhas, escolhendo apenas uma amostra limpa e até levemente brilhante, sem o menor sinal de dano por doenças ou pragas.
Após o corte com uma faca afiada (o local do corte é polvilhado com carvão picado), ele é imerso em água e colocado em um local sombreado para a formação das raízes. É desejável que o recipiente para enraizamento das estacas seja feito de vidro escuro, e dentro dela tenha sido água fervida gelada com um comprimido de carvão ativado dissolvido nele.
O caule da folha é imerso no líquido por mais de 1 cm e, depois de alguns dias, fica menor - você sempre pode adicionar mais água limpa. Será possível transplantar o pedúnculo no solo quando as raízes surgidas do corte crescerem até 1 cm de comprimento.
Se você tem medo de que a folha cortada na água comece a apodrecer e você perca o material de plantio colhido, tente enraizar parte da violeta diretamente no solo, vertida em copos descartáveis, com orifícios no fundo. É necessário colocar a alça em tal recipiente em um ângulo de 30 a 45 °, para o qual o solo é levemente batido e a placa da folha é apoiada com um palito de dente.
Para acelerar o processo de germinação, é importante cobrir os copos com um saco plástico, obtendo assim um efeito estufa. Uma violeta cultivada é transplantada para um local constante de crescimento somente quando suas novas folhas atingem um diâmetro superior a 3 cm.
Vídeo: propagação de violetas por estacas
Dividindo o mato
Quando cresce, a violeta Panakota forma o início de novos arbustos e, em alguns casos, estabelecimentos jovens até interferem no mato principal, ocupando o espaço destinado a ele. Nessas situações, a propagação de plantas dividindo o mato não é apenas justificada, mas também necessária, pois garante o desenvolvimento posterior da forma materna.
O processo de propagação de uma flor dessa maneira consiste em:
- Extraia cuidadosamente o soquete da planta mãe da panela.
- Ramo de uma saída jovem (você pode cortá-la cuidadosamente no cruzamento com a bucha-mãe) e remover as folhas longas do fundo.
- Transplante do material de plantio apreendido em um novo substrato ou recipiente com água, se o sistema radicular nas saídas estiver pouco desenvolvido.
Vídeo: propagação de violetas dividindo o mato
Dificuldades crescentes
As dificuldades no cultivo de violetas são quase sempre associadas a doenças e pragas. Na violeta Panakota, insetos como pulgões, springtails, moscas brancas e baleias, cada um dos quais esgota as reservas nutricionais da planta e leva a um crescimento e fragmentação limitados das flores. Característica para esta variedade de doença senpolia: podridão cinzenta, oídio e mancha de folhas, estragando significativamente a aparência da planta.
As maneiras mais eficazes de eliminar esses problemas são o uso de fungicidas e inseticidas, entre os quais os mais eficazes são Actellik, Aktara, Fitoverm, Iskra (ajudar a lidar com insetos nocivos), bem como Previkur, Topaz, "Fundazol", "Fitosporin-M", que são usados na luta contra doenças fúngicas e podridão.
Sujeito às regras padrão para o cultivo de violetas, não devem surgir problemas sérios com o cultivo de Panakota, porque não difere no aumento da demanda por plantio e cuidados adicionais. A recompensa pelos esforços será uma Saintpaulia suave e leve, agradável aos olhos durante todo o ano.