Thuja é uma árvore perene nativa do leste da América do Norte. Desde os tempos antigos, suas partes superiores de cura são usadas pelas tribos indianas para tratar resfriados, bem como para aumentar a imunidade e fortalecer o corpo humano como um todo. Informações detalhadas sobre o uso e os danos do thuja e como ser tratado com sua ajuda, leia mais no material.
Que substâncias contém thuja
Os galhos de thuja recém-cortados contêm:
óleos essenciais | 0,6% |
polissacarídeos solúveis em água | 4,9% |
minerais solúveis em água | 2,11% |
ácido | 1,67% |
taninos | 1,31% |
Para obter óleos essenciais, é aconselhável usar árvores com mais de 15 anos de idade. Os óleos obtidos a partir deles são considerados os mais úteis.
O extrato de óleo é obtido a partir de galhos triturados com agulhas e fragmentos de casca que passaram pelo processo de destilação. Contém 65% de tujona, 8% de isotujona, 8% de fenhona, 5% de sabina e 2% de α-pineno. Tem cheiro de cânfora, falta adstringência e se assemelha a óleo de cedro ou tansy.
Fontes médicas fornecem muitos estudos sobre a eficácia dos efeitos das substâncias contidas no thuja no corpo humano.
Na maioria desses trabalhos científicos, a eficácia terapêutica dos materiais vegetais utilizados na medicina para o tratamento de infecções respiratórias agudas e resfriados foi comprovada. Além disso, houve um aumento significativo da imunidade em pacientes que receberam medicamentos de thuja.
Propriedades úteis para seres humanos
As substâncias biologicamente ativas contidas na planta afetam os tecidos vasculares, cutâneos e mucosos. Eles estimulam sua atividade normal, contribuem para a restauração das células, inibem o desenvolvimento de crescimentos e verrugas.
Importante! O veneno neurotrópico tujona contido no óleo é muito tóxico e venenoso. Portanto, é proibido levar produtos de thuja em quantidade não controlada.
Usado em uma variedade de condições dolorosas, incluindo:
- bronquite;
- tosse
- doenças articulares e musculares;
- infecções bacterianas e virais (por exemplo, faringite aguda, vírus do herpes simplex);
- dores musculares;
- osteoartrite e neuralgia do trigêmeo (dor crônica e intensa que afeta o grande nervo da cabeça).
Também pode ser usado como diurético popular para melhorar a micção e para interromper a gravidez.
Thuja tem um efeito enorme no tratamento da dependência de álcool, tabaco, drogas recreativas (especialmente maconha), bem como o consumo excessivo de chá, café, doces e sal.
Também é eficaz no tratamento de neurose, depressão e outros transtornos mentais.. A planta pode regular ciclos menstruais anormais. Alivia a dor que as mulheres sentem durante esse período. Há evidências de que medicamentos à base de thuja podem ser usados para tratar cistos ovarianos.
- Entre as propriedades úteis e comprovadas da planta:
- diuréticos;
- anti-séptico;
- anti-inflamatório;
- antiviral;
- antibacteriano;
- regenerativo;
- imuno-fortalecimento;
- tônico;
- hemostático;
- fortalecimento geral;
- calmante.
Você sabe A madeira de Thuja contém um produto químico chamado thuyaplicin. Atua como fungicida e bactericida. E esta é a principal razão pela qual as placas thuja são resistentes à podridão.
Métodos de preparação e uso
Thuja pode ser tomado por via oral (oral) ou aplicado topicamente na pele. Os medicamentos estão disponíveis na forma de pó seco, infusão, tintura de álcool. Todos eles são vendidos na farmácia sem receita médica.
Quando ingerida por via oral, a quantidade recomendada de matéria seca é de 1 a 2 g e tome 3 vezes ao dia.
Para uso tópico na pele, a dosagem usual varia de 0,1 ga 2 g de matéria seca. É aplicado nas áreas afetadas da pele na forma de aplicações ou pomadas.
- Os principais tipos de substâncias medicinais e seu uso:
- O óleo tem um efeito irritante no intestino e nas membranas mucosas. Esta propriedade é usada para expulsar parasitas intestinais.
- Uma decocção pode ser usada para aliviar o inchaço, reduzir a dor com reumatismo.
- O chá é preparado para tratar a tosse e doenças do trato respiratório superior.
- Uma pomada à base de agulhas é usada topicamente no tratamento de contusões e cortes.
Pomada
Pomada à base de Thuja pode ser comprada em uma farmácia ou preparada por conta própria. Nutre a pele, alivia a inflamação, melhora a estrutura, restaurando as células. Pomadas e cremes podem variar em textura, de espessa a líquida. Depende da quantidade de umidade presente no medicamento resultante.
Tecnologia de preparação de pomadas:
- Você precisará de pó seco de agulhas ou galhos de arborvitae finamente picados. Volume - 100 g.
- Thuja é misturado com óleo em uma jarra. Volume - 200 g O óleo de amêndoa ou azeite de oliva pode atuar como transportador.
- Misture delicadamente até ficar homogêneo.
- Feche o recipiente com uma tampa e coloque em banho-maria. Aqueça lentamente e depois cozinhe, mantendo uma temperatura constante de cerca de + 110 ° C durante o dia.
- Retire do fogo. Deixe esfriar um pouco para que a massa fique quente.
- Coe para remover ervas secas da mistura.
- Armazene em uma jarra hermética em um local escuro e fresco. A vida útil é de 1 ano.
- Antes de aplicar, aplique uma pequena porção da substância na pele para verificar a presença ou ausência de uma reação alérgica.
- A pomada é usada para tratar arranhões, cortes, queimaduras.
Importante! Para tornar a pomada mais espessa, você pode adicionar cera de abelha durante o cozimento. Também é permitido adicionar ao seu produto quente os óleos essenciais de sua escolha para aromatizar.
Tintura
A tintura é um extrato concentrado de agulhas e brotos jovens, no qual o álcool é usado como solvente. O álcool também pode ser vodka e outras bebidas alcoólicas.
Quaisquer outros solventes como glicerina, água ou vinagre permitem a preparação do extrato, mas não são adequados para tintura. Use o medicamento com água ou adicionando ao chá. A frequência da admissão depende do objetivo do uso, da saúde geral, da idade do paciente e de outros fatores.
Preparação da tintura:
- Dobre as agulhas picadas em uma jarra de vidro escuro com uma tampa selada, preenchendo 3/4.
- Despeje o álcool no topo.
- Feche a tampa.
- Coloque em um local escuro para insistir por 6-8 semanas. Agite a mistura todos os dias.
- Em seguida, abra a jarra, filtre a tintura pela gaze.
- Aplique 15 gotas meia hora antes das refeições. Você pode fazer isso 3 vezes ao dia.
Se o álcool tiver evaporado um pouco e a grama não estiver completamente submersa, certifique-se de adicionar. Caso contrário, o ar no frasco pode causar mofo.
Vídeo: Tui tui em água quente
Decocção
As infusões são preparadas se as matérias-primas forem macias e gramadas. As agulhas e cones de thuja pertencem a matérias-primas sólidas. Portanto, eles não precisam ser insistidos, mas fervidos. Um caldo é criado fervendo as agulhas picadas em água. Beba uma bebida preparada apenas na hora.
Em outros casos, os óleos essenciais terão tempo para desaparecer e os componentes ativos terão tempo para reagir com o ar ou o recipiente em que são preparados, reduzindo assim sua utilidade.
Importante! Certifique-se de moer matérias-primas vegetais. Isso aumenta a área que pode reagir com o líquido e nutri-lo com componentes biologicamente ativos úteis.
Caldo de cozinha:
- Despeje 1 litro de água fria na panela.
- Coloque 50 g de arborvita picada. Em matérias-primas frescas, a porcentagem de líquido é maior. Portanto, usando matérias-primas secas, aumente a quantidade de água em que é fervida.
- Deixe ferver e deixe ferver por 25 a 30 minutos.
- Em seguida, retire do fogo. Legal.
- Coe o caldo com a gaze.
- Leve à geladeira e consuma por 48 horas.
Óleos
O óleo de cura é obtido por imersão de materiais vegetais em um óleo transportador. Esse produto pode ser armazenado por até 1 ano. Ele será usado externamente para tratar feridas, cortes, aliviar inflamações e estimular células da pele.
Confira
Para cozinhar, você precisará de:
- água destilada: 200 ml;
- óleo de amêndoa: 150 ml;
- óleo essencial de thuja: 2-3 gotas;
- cera de abelha: 30 g.
Instrução:
- Misture o óleo e a cera de abelha em banho-maria e aqueça suavemente até que o último esteja completamente dissolvido.
- Arrefecer até à temperatura ambiente.
- Bata a mistura resfriada lentamente com um liquidificador, adicionando água à composição.
- Observe que durante a chicotada, a massa não deve amolecer e derreter. A re-liquefação não contribuirá para criar a textura certa.
- A mistura batida deve adquirir uma tonalidade branca.
- Adicione 2-3 gotas de óleo essencial de arborvitae.
- Coloque o produto cozido em um recipiente de vidro e guarde na geladeira ou em local seco e fresco. Prazo de validade - 1 mês.
Aplique no tratamento de queimaduras, cortes e arranhões.
Danos e contra-indicações
O Thuja é seguro para uso em pequenas quantidades recomendadas para uma forma de dosagem específica. Mas seu uso em quantidades que excedem a norma pode ser perigoso devido às substâncias tóxicas contidas nela.
Você sabe Traduzido do latim, "thuja" significa «sacrifício». Pela fumaça de seus galhos, os povos antigos agradeciam aos deuses em seus ritos.
Uma overdose causa os seguintes efeitos colaterais: náusea, vômito, diarréia, irritação intestinal e sangramento. Há também informações sobre a ocorrência de ataques de asma, danos ao fígado e rins, convulsões e até morte.
- Contra-indicações:
- Não use medicamentos à base de thuja na presença de doenças gastrointestinais: úlceras, inflamação do estômago.
- Não use durante a gravidez e lactação.
- Se os sintomas para os quais você usa thuja forem piores, pare de tomá-lo e consulte um médico.
- Consulte o seu médico se você tem diabetes ou má circulação sanguínea antes de aplicar a pomada na pele.
- O ácido pancreático no thuja pode causar dermatite de contato.
- Não tome medicações de thuja ao mesmo tempo que medicações que aumentam o risco de convulsões: antidepressivos, antibióticos, anestésicos, antipsicotrópicos, analgésicos fortes, imunossupressores, estimulantes.
As folhas de thuja contêm uma substância chamada tujona. Quando tomado por via oral, pode causar convulsões, danos no fígado e nos rins, cãibras musculares e alucinações. Portanto, se você tomar outras ervas, que também contêm tujona, não deixe de consultar o seu médico.
As ervas que podem conter esta substância incluem:
- zimbro;
- absinto;
- thuja oriental;
- sábio;
- tansy;
- musgo de madeira;
- absinto amargo.
Antes de tomar qualquer novo medicamento, incluindo produtos naturais para a saúde, consulte o seu médico.O Tuya é um dos remédios homeopáticos mais poderosos. As infusões e decocções de ervas são capazes de restaurar a saúde no menor tempo possível. E cozinhá-los é muito simples. O principal é observar a dosagem correta dos agentes terapêuticos.