Hortênsias com flores luxuriantes vão decorar o jardim da cidade e a cabana de verão. Entre os arbustos altos com uma coroa larga, um local especial é ocupado por variedades de forma compacta, atraindo a atenção de jardineiros com um local limitado para o plantio. Devido ao seu tamanho pequeno, a hortênsia de Dharuma é adequada para cultivo em pequenos jardins, em áreas urbanas adjacentes e em fronteiras de mistura. Abaixo estão as principais características da variedade e uma descrição básica da tecnologia agrícola da cultura.
Descrição da hortênsia Daruma
Daruma pertence a espécies de hortênsias em panículas e é um arbusto decíduo de tamanho compacto.
A variedade de origem japonesa é caracterizada pelos seguintes recursos:
- altura e largura de uma planta adulta - até 1,2-1,5 m;
- os brotos são fortes, eretos, marrom-avermelhados;
- as folhas são alongadas, oblongas, verdes, algumas fontes observam um tom vermelho de folhagem;
- inflorescências de panículas de tamanho pequeno (proporcional ao mato), cônicas;
- flores em inflorescências com diâmetro de cerca de 2 cm;
- com o tempo, a cor creme claro muda para rosa.
A cultura da floração começa em meados de junho e termina no outono, em setembro-outubro. A variedade é caracterizada por alta resistência ao gelo (até -23 ° C) e resistência a doenças e pragas.
Recursos crescentes
A hortênsia é uma colheita relativamente despretensiosa. A chave do sucesso é a escolha certa do local com o tipo adequado de solo. A seguir, consideraremos os recursos de plantio e cuidado, que podem ser aplicados a qualquer variedade em panículas.
Você sabe Nome botânico da planta — "Hortênsia" — traduzido do grego antigo como "um vaso com água", e o nome japonês para a flor é "adzisai" significa "flor roxa ensolarada".
Seleção e aterrissagem de sites
A hortênsia em panículas prefere a penumbra à luz, uma vez que a luz direta do sol afeta negativamente a decoratividade das inflorescências. Recomenda-se evitar locais muito soprados.
As melhores condições para a planta são solo bem drenado, com uma reação ácida ou neutra, fértil e úmida. A hortênsia é mais frequentemente plantada na primavera, quando há uma ameaça de geada, mas em regiões com um longo e quente outono, o plantio em setembro também é possível.
Importante! O sistema radicular da hortênsia é superficial e, portanto, é indesejável plantar cebola ao redor do arbusto, exigindo escavações anuais (tulipas, gladíolos, etc.).
Tendo escolhido um local adequado, o pouso é realizado da seguinte maneira:
- Prepare um buraco correspondente ao tamanho do sistema radicular da muda. Em média, é feito um recesso com uma profundidade de 40 cm e uma largura de cerca de meio metro.
- O plantio do solo é preparado misturando 2 partes do solo do jardim e do húmus com turfa e areia (uma parte cada). Também é recomendável adicionar 1,5 colher de sopa. eu uréia e sulfato de potássio e 4 colheres de sopa. superfosfato.
- As raízes das mudas devem ser espalhadas no centro do poço. Em seguida, o solo é derramado ao redor da planta e ligeiramente compactado. O pescoço da raiz deve ser visível acima do solo.
- Hortênsia é abundantemente regada e coberta com turfa ou agulhas caídas.
Cuidado
Uma muda nova exigirá mais atenção do jardineiro. É mais importante para uma planta adulta fornecer rega suficiente, cobertura e poda adequada.
Vídeo: Cuidando da hortênsia da panícula
Rega
Para a irrigação de hortênsias, deve-se usar água livre de cloro, da qual possa ser defendida ou chover. A umidificação deve ser realizada, em média, 2 vezes por semana, despejando cerca de 3 baldes de água sob uma planta. A cobertura do círculo do tronco reduz esse valor, preservando a umidade recebida por um período mais longo.
Fertilizante
Ao plantar em uma mistura fértil, uma muda jovem não precisará ser alimentada no primeiro ano de vegetação.
Além disso, você pode fazer fertilizantes de acordo com este esquema:
- misturas minerais complexas - quando os primeiros rebentos aparecem;
- uma solução de superfosfato e sulfeto de potássio (4: 7, 100 g por balde de água) - durante a formação de gemas;
- infusão de verbasco (1 parte de esterco em 3 partes de água, após uma semana de infusão, diluída com água na proporção de 1:10) - no final do verão.
Poda de hortênsia
A hortênsia em panículas é cortada na primavera, antes da abertura dos brotos, deixando brotos com 3-4 brotos. Os galhos congelados durante o inverno também são removidos, cortando-os em um local de moradia. Se a planta precisa de rejuvenescimento, todos os brotos são cortados no nível do tronco.
Você sabe As inflorescências de hortênsias são decorativas mesmo após a floração. Brotos secos com “gorros” são usados para fazer buquês de inverno.
Nesse caso, o arbusto crescerá uma nova coroa somente no segundo ano.A poda completa é indesejável no outono, pois essa planta hiberna pior. Você pode remover apenas grandes inflorescências para evitar a quebra de galhos sob o possível peso da cobertura de neve e para executar medidas sanitárias.
Preparando hortênsia para o inverno
Dependendo das condições climáticas específicas da região, o método de inverno das plantas é escolhido. A hortênsia adulta nos jardins da região central pode permanecer em campo aberto sem proteção. Abrigos de inverno são obrigatórios para arbustos jovens, especialmente após o plantio no outono. Também é recomendado proteger hortênsias em locais com fortes geadas.
O círculo do tronco antes do abrigo deve ser preenchido com uma alta camada de cobertura morta (até 30 cm). Em seguida, as estacas são acionadas em torno da bucha, na qual o material de cobertura é puxado.
1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Reprodução
Embora a planta possa ser propagada por sementes, esse método raramente é usado na jardinagem amadora devido à sua duração. Na maioria das vezes, a flor é propagada por estacas ou camadas.
Hortênsia de estacas
O material para enxerto é coletado no início da primavera, mesmo antes da abertura dos rins ou no meio do verão:
- No procedimento de mola, o corte deve ser feito em ângulo, deixando pelo menos dois botões na alça. O plantio é realizado em areia ou turfa, inclinando a parte aérea em cerca de 60 graus. Nesse caso, o rim inferior deve atingir uma profundidade de 3 cm. Após a rega, o pouso deve ser coberto. Hortênsia enraizada é transplantada para o jardim na próxima primavera.
- Durante as estacas de verão, as folhas inferiores devem ser removidas da parte aérea cortada e as demais devem ser reduzidas pela metade. As estacas são tratadas com um agente de enraizamento e plantadas em um recipiente com uma mistura de turfa e areia, que é colocada à sombra. O plantio deve ser coberto (com uma jarra ou uma cobertura de estufa) e regado 2 vezes por semana. Quando o enraizamento ocorre, o recipiente é aberto e, durante o inverno, é transferido para uma adega ou outro local com temperatura baixa. Hortênsia é plantada em campo aberto em um local permanente no final do próximo verão.
Hortênsia em camadas
Um arbusto grande pode ser propagado por camadas no início da primavera, antes que os botões inchem. Para fazer isso, escolha a parte inferior e adicione-a a um recesso de cerca de 15 cm, próximo à planta uterina. O galho é fixo, por exemplo, com uma pedra ou um gancho de arame. Pingando regado.
Novos brotos das camadas devem aparecer em agosto. Quando o comprimento se aproxima de 15 a 20 cm, eles realizam um corte com intervalo de uma semana, elevando a colina da terra a uma altura de 20 a 25 cm, e, dessa forma, a hortênsia parte para o inverno. No próximo ano, as mudas jovens podem ser separadas do licor mãe e transplantadas.Importante! No primeiro ano após o transplante das plantas de mudas ou mudas para um local permanente, os brotos de hortênsia devem ser cortados e o arbusto deve brotar.
Controle de Doenças e Pragas
Essa cultura é bastante resistente a doenças e pragas. Mas, em alguns casos, esses problemas podem aparecer:
- Oídio e podridão - consequência de umidade excessiva a baixas temperaturas. Neste caso, o tratamento do arbusto com líquido de Bordeaux, Purebloom, Fundazol e preparações semelhantes de acordo com as instruções ajuda.
- Clorose - pode ocorrer com deficiência de ferro e metabolismo inadequado. Para o tratamento, os medicamentos Quelato de Ferro, Agricole, Anticlorose, etc. são adequados.
- Mancha viral do anel - Esta doença, infelizmente, é incurável. Esse arbusto deve ser removido e destruído.