Cada vez mais, os paisagistas escolhem implementar o abeto vermelho na arte do paisagismo. Eles não exigem cuidados, suportam baixas e altas temperaturas e são sempre agradáveis em verde. Uma das coníferas mais populares para o design é considerada Picea abies Inversa, que será discutida no artigo.
Descrição e história da variedade
A primeira menção da variedade remonta a 1855. O britânico R. R. Smith, que conduziu sua pesquisa em Shropshire, é considerado seu descobridor. Desde então, a árvore ganhou popularidade considerável no design paisagístico moderno, apesar das semelhanças gerais com outros representantes de sua família botânica, o abeto Inversa possui características. Sua coroa é visível de longe - eles a formam exclusivamente artificialmente.
Para isso, é utilizada a técnica de enxertar ou amarrar galhos. O proprietário pode escolher independentemente a aparência futura da árvore, tendo-a formado em um estágio inicial de crescimento.Uma característica da variedade também é considerada que o abeto não possui um tronco principal. Por esse motivo, é necessário escolher a maior brotação e fortalecê-la com a ajuda de suportes.
Você sabe A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga em 1510.
De acordo com a descrição geral, uma árvore pode crescer até um máximo de 8 m. Sua altura média é de 5 a 6 m.O diâmetro da coroa geralmente atinge 2 ou mais metros. Ao atingir 10 anos de idade, o abeto pode crescer até 1,5 m por estação. Essas características são características das plantas selvagens. Árvores cultivadas e formadas artificialmente podem não corresponder a elas.
Aplicação de desenho paisagístico
Graças à sua aparência incomum, o abeto Inversa pode dar um apelo especial a qualquer jardim. Comparado a outras variedades, pode ser usado mesmo em pequenas áreas ou em escorregas de pedra. A conífera descrita se encaixa perfeitamente em qualquer composição composta de plantas em recipientes. É permitido plantá-lo no gramado e como parte de um grupo de flores ou arbustos decorativos.
Além disso, o abeto pode ser plantado nas seguintes composições:
- Em um canteiro de flores com flores perenes.
- Como uma única árvore.
- Em grupos dendrológicos.
- Hedge.
- Para criar bordas.
- Jardim ornamental.
- Pouso em grupo. Nesse caso, outras variedades de abetos se tornarão seus vizinhos.
- Jardim de pedras.
- O arco.
As opções de design são realmente uma grande variedade. Nesse caso, o jardineiro pode conectar sua imaginação e, independentemente, criar um local para o futuro plantio de árvores.
Aterragem
Uma muda comum pode ser comprada em um viveiro especializado. O desembarque é recomendado no final do outono ou no inverno. Acredita-se que durante esse período a probabilidade de danos ao sistema radicular por podridão seja minimizada. No entanto, a maioria dos jardineiros prefere o início da primavera, quando o solo começa a ser enriquecido novamente com oligoelementos úteis após o inverno.
Onde plantar
O rebento de Inversa é equivocadamente considerado amante da sombra. Esse mito apareceu devido ao fato de que a maioria das matas onde as coníferas crescem praticamente não é iluminada pela luz do sol; portanto, arbustos e até grama raramente crescem neles. De fato, a planta pode crescer bastante efetivamente à sombra, mas suas agulhas e coroa mudam.
As patas perenes ficam mais escuras. Nesse caso, a coroa se desenvolverá apenas de um lado ou perderá completamente sua forma natural. Variedades que não são muito altas não podem crescer na sombra. Portanto, designers e jardineiros recomendam a escolha de uma área ensolarada.Você sabe Pela primeira vez, a venda de abetos como árvore de Ano Novo começou nos EUA em 1850.
Além de escolher um território, você definitivamente deve garantir que o solo seja selecionado corretamente. Os abetos vermelhos inversos são considerados mixotróficos: em outras palavras, eles estão interconectados com hifas de fungos subterrâneas. Graças a esta simbiose, a árvore recebe nutrientes adicionais. Nesse sentido, a acidez do solo deve estar na faixa de pH 4,5–6. Caso contrário, a destruição de fungos começará, o número de microorganismos e bactérias benéficos diminuirá.
A aterrissagem é realizada no solo, que passa bem pelo ar e permite drenar rapidamente a água das camadas superiores. Mesmo em terra arenosa ou pobre, o abeto Inversa se sentirá confortável.O único fator desfavorável que leva à morte da árvore é considerado excesso de umidade.. Nesse caso, a planta pode se desenvolver com sucesso por vários anos e morrer repentinamente. Por esse motivo, o fluxo de água deve ser monitorado de perto, especialmente durante a estação chuvosa.
Algoritmo de pouso
Para que a variedade européia se enraíze bem em nosso país, o plantio deve ser realizado estritamente de acordo com o algoritmo:
- Uma depressão é escavada no solo - 10 a 15 cm abaixo do pescoço basal, para que a drenagem possa ser realizada. A largura deve ser aumentada em vários centímetros em todos os lados do mesmo indicador do sistema radicular.
- A drenagem é colocada no fundo do poço. Na maioria das vezes, é pequena pedra esmagada ou tijolo quebrado.
- A muda é cuidadosamente removida do recipiente. É colocado em um recesso e escavado com terra.
- Somente a planta plantada é regada em abundância. Recomenda-se derramar água nesses poucos centímetros do lado de fora do poço que foram deixados quando ele foi criado.
- Se necessário, o primeiro curativo é introduzido, a pulverização de pragas e doenças é realizada.
Cuidado
Após o plantio e nos próximos anos, a árvore deve ser cuidada com cuidado. A coroa precisa de atenção especial. A proteção contra doenças e pragas também é importante. Cuidados abrangentes são muito importantes para o desenvolvimento normal da árvore.
Rega
Uma árvore adulta tolera um período de seca, que pode durar várias semanas. Uma árvore jovem precisará de aplicação artificial de água. Se não seguir, o abeto pode morrer em breve, especialmente quando foi plantado ou transplantado no inverno. Spruce Inversa é regado ativamente na primeira temporada depois de ser colocado em campo aberto.
A rega deve ocorrer para que a umidade não entre nas agulhas. Para evitar a deterioração das raízes localizadas nas proximidades da superfície da terra, é criada uma camada de cobertura morta que absorve o excesso de umidade. Crie a partir de serragem, casca ou agulhas de pinheiro. Dessa forma, a composição do solo nas raízes do abeto também pode ser melhorada.Se a cobertura morta não for realizada, o jardineiro terá que afrouxar constantemente a terra ao redor da planta.
Top vestir
A variedade européia em questão não é exigente na cobertura. Deve ser realizado, mas você pode usar qualquer fertilizante orgânico e mineral disponível. Pelo menos uma vez por ano, a árvore precisa ser fertilizada com compostos orgânicos e químicos. Este método é chamado complexo. O estrume ou a turfa podem ser efetivamente combinados com qualquer fertilizante de madeira macia disponível no mercado.
As plantas que foram transplantadas recentemente podem ser tratadas com compostos que fortalecem as raízes e ativam o crescimento. É permitido pulverizar agulhas com Ferravit já na primeira semana após o plantio em campo aberto.
Afrouxamento do solo
É necessário afrouxar o solo de tempos em tempos. Este procedimento é realizado com os seguintes objetivos:
- fluxo de ar para as raízes;
- remoção de ervas daninhas.
O sistema radicular do abeto está localizado muito perto da superfície do solo, por isso precisa garantir um fluxo constante de ar. Isso permitirá que a árvore se desenvolva ativamente.O abeto Inversa, como qualquer outro representante dessa família de coníferas, não está inclinado a tolerar a proximidade de nenhuma planta, principalmente se for uma planta daninha. Consequentemente, durante o afrouxamento do solo, a remoção de ervas daninhas também é realizada.
Mulching e preparação para o inverno
Além da cobertura morta, que é realizada durante o plantio ou transplante, é necessário fazer o mesmo procedimento antes do início do inverno. É especialmente importante esconder as raízes nos primeiros dois anos de vida que comeram em campo aberto. Para isso, o lapnik é usado.
Se a coroa foi formada, no inverno ela deve ser amarrada com arame. Isso é feito se muita neve cair no inverno e os galhos começarem espontaneamente a dobrar sob seu peso.
Formação da coroa
A formação da coroa do abeto Inversa é considerada um dos procedimentos de cuidado mais difíceis. A razão para isso é a falta de um tiro central e tronco. Seus galhos começam a crescer e imediatamente se estendem para a superfície do solo. Para garantir o crescimento em altura, é necessário escolher um dos brotos e direcionar usando suporte artificial. A cada novo desenvolvimento do ramo, ele é novamente amarrado com barbante ou fio.
Vídeo: Aparar e modelar abetos
O crescimento continuará até que o suporte esteja disponível. O resto do abeto pode se desenvolver lateralmente ou para baixo. Se você realizar um procedimento regular de compressão, poderá obter um novo formato de coroa. Assim que o jardineiro decide que o crescimento para cima não é mais necessário, o suporte é removido. Depois de algum tempo, a fuga em si chegará ao chão.
Reprodução
Existem duas maneiras diferentes de aumentar o número de abetos inversos em um gráfico:
- Estacas.
- As sementes
A descrição desse processo na botânica é denominada propagação vegetativa e generativa, respectivamente.No primeiro caso, são utilizadas estacas e estacas. Para criar novas mudas, use os brotos que estão em abeto por mais de duas temporadas. Um rim apical deve se formar no ápice. Como todas as plantas coníferas têm um tipo de ramificação monopodial, é necessário um rápido crescimento ascendente.
Estacas são criadas no início da primavera. Ao mesmo tempo, novos brotos ainda não devem florescer. O ramo é cortado com uma lâmina afiada ou tesouras de podar. A parte aérea deve ter entre 6 e 10 cm de comprimento.Para obter um bom sistema radicular, é permitido mergulhar a haste em uma solução do acelerador de crescimento. Em seguida, é colocado em um substrato. É permitido o uso de uma mistura de turfa e areia na proporção de 3: 1.Após o plantio, o caule é pulverizado e coberto com um filme para preservar a umidade. A umidade deve estar na faixa de 80 a 85%. Para manter esse nível, basta umedecer o próprio filme. Se a temperatura começar a cair, o processo de pulverização deve ser interrompido para evitar apodrecimento. A temperatura dentro da tampa não deve exceder + 25 ° C - para isso, são feitos orifícios de ventilação.
Importante! A seleção de inseticidas e fungicidas é ampla e variada. Você deve escolher apenas aqueles que são adequados para uma determinada variedade ou família de plantas.
A reprodução do abeto vermelho inverso usando sementes é um processo minucioso e demorado:
- A semente é extraída do cone formado, mas ainda não aberto. Para isso, as frutas são secas. Assim que abrem, extraem as sementes.
- Depois disso, são colocados na areia, que é misturada com turfa, e colocados no refrigerador a uma temperatura de +2 ... + 3 ° C por várias semanas.
- Então eles são removidos, eles começam a regar abundantemente.
- Os primeiros brotos aparecem no final do inverno ou no início da primavera, quando os primeiros raios de sol se tornam mais quentes.
- Nesse momento, você deve regar a planta com muito cuidado, pois a umidade excessiva causará o processo de deterioração das raízes.
Doenças e Pragas
Embora o abeto Inversa, como qualquer outro representante desta família, seja considerado uma planta resistente, algumas doenças ainda podem afetá-lo. O mais perigoso é uma infecção fúngica. Uma das linhagens mais perigosas é chamada shute: quando aparece, as agulhas começam a ficar marrons e caem. Você pode reconhecer a doença por faixas escuras específicas que aparecem nas agulhas já amareladas.
Também o mofo cinzento aparece no abeto - mais frequentemente em coníferas anãs e mudas jovens. As causas são umidade e sombra de brotos densamente crescidos.Para garantir a proteção, as árvores são pulverizadas com qualquer solução fungicida disponível.
O mais comum e perigoso para o carrapato de abeto. É muito difícil perceber e, portanto, é difícil tomar contramedidas em tempo hábil. Um sinal de infecção é uma alteração na cor das agulhas - geralmente fica marrom.
Hermes de abeto também afeta freqüentemente plantas jovens. Este inseto deixa galhas após si mesmo: os pulgões começam a se desenvolver neles. Assim que essas neoplasias foram notadas, os galhos são cortados e queimados e a árvore é tratada com inseticidas.
Um serrador pode viver em um abeto jovem. Devido à sua atividade de vida, um revestimento marrom característico permanece nas agulhas. Para a destruição, também são usados vários inseticidas coníferos.
Besouros de casca e barbel podem causar danos irreparáveis à casca e ao tronco. É quase impossível destruí-los, portanto, medidas exclusivamente preventivas são aplicadas. No início da primavera, as mudas são tratadas com inseticidas. Na categoria de risco máximo estão as árvores pouco desenvolvidas.
Com a ajuda de um inseticida, você pode se livrar dos pulgões verdes. Afeta quase toda a árvore e suga os sucos. Se o jardineiro for o mais reverente possível sobre suas plantações de abetos Inversa, a árvore o deliciará com sua forma incomum por mais de um ano. Somente uma reação oportuna e a observância das regras de cuidados garantem um bom desenvolvimento da árvore em uma casa ou jardim de verão.