O pinho, como todas as plantas coníferas, é atraente para os paisagistas e apenas para os proprietários de terrenos pessoais, porque eles não perdem a coroa verde o ano todo. Porque muitos estão interessados em informações sobre doenças de pinheiros e parasitas que atacam esta planta. Particularmente agudo para as pessoas que cultivam pinheiros, os problemas de combater uma variedade de doenças são enfrentados na primavera, quando a árvore é enfraquecida pela secagem, infecção e queimação no inverno.
Doenças do pinheiro e seu tratamento
As doenças do pinheiro podem ser de dois tipos:
- infeccioso;
- não infeccioso.
As doenças infecciosas são causadas por vírus, fungos e bactérias. As doenças não transmissíveis não são contagiosas. Eles se manifestam pelo enfraquecimento da imunidade das árvores, devido à falta de nutrientes, solo úmido, danos à casca ou galhos quebrados da copa.
Se feridas, pequenas verrugas de tom preto (necrose) ou úlceras apareciam no tronco da planta, as agulhas perdiam sua densidade ou mudavam de cor e os galhos começavam a secar ou se deformar, o que significa que a árvore ficava doente. Mas essas manifestações não podem ser desencadeadas, porque se espalham rapidamente por toda a planta e a enfraquecem. Os pinheiros têm várias doenças, cujos sinais devem ser considerados com mais cuidado, além de remédios para elas.Você sabe Os pinheiros secretam produção volátil. Eles são muito apreciados pelos médicos como um meio de combater doenças pulmonares e brônquicas. Em combinação com o oxigênio saturado com sais marinhos, este ingrediente é considerado indispensável no tratamento de bronquite, alergias, tuberculose e asma.
Os danos às áreas coníferas são especialmente inseguros para os pinheiros jovens, uma vez que eles não têm brotos para adultos. Se as agulhas de uma planta tiverem mais de 2 a 3 anos, a árvore terá uma chance de correção.
Ferrugem
A ferrugem é causada por fungos que parasitam os tecidos vivos da árvore. Eles não são capazes de existir em um corpo morto. Os fungos sugam todos os nutrientes do pinheiro e infectam os próximos quando o proprietário anterior morre. Esta doença se manifesta na forma de esporos de uma sombra marrom ou laranja (ferrugem) na área afetada da planta. Eles se multiplicam rapidamente e em um curto período, de 1 a 2 meses, podem capturar toda a árvore. Além disso, os esporos desses fungos viajam pelo ar por longas distâncias e não perdem a viabilidade, mesmo quando atravessam o território de 10 mil km.
Existem 3 tipos de ferrugem:
- Ferrugem de agulhas de pinheiro. Causada por um fungo - Coleosporium, manifesta-se na forma de bolhas amarelas ou alaranjadas com um tamanho de 1 a 3 mm e uma largura de 1 a 2 mm. Durante o período de verão, os esporos amadurecem nessas formações que, amadurecendo, se instalam na árvore e nos hospedeiros intermediários (ervas daninhas ao redor do tronco). Lá, esses fungos passam pelas fases de amadurecimento restantes e na primavera passam novamente para as agulhas de pinheiro. A luta contra a ferrugem das coníferas consiste em remover as ervas daninhas da árvore e pulverizar as agulhas com uma mistura de Bordeaux a 1%.
- Ferrugem nos rebentos. Aparece devido a um fungo - Melampsora pinitorqua, que pode ser identificado no final da primavera ou junho pelo inchaço de uma tonalidade amarela em brotos jovens. Então, esses "travesseiros" escurecem, tornando-se vermelhos, e no final de agosto escurecem completamente. Esse tipo de fungo vence o inverno nas folhas caídas e, na primavera, infecta uma árvore, dobra seu tronco e pode até levar à morte do topo da planta. Em casos raros, o pinheiro morre. Para combater esta doença, retire as folhas caídas da árvore, isole as plantas já afetadas e trate os pinheiros com 1 a 0,5% de mistura de Bordeaux no final da primavera.
- Ferrugem da bolha. O agente causador do fungo - Cronartium, passa para os representantes do pinheiro de groselha ou groselha. Afeta o crescimento jovem no outono. Após 2-3 anos nos meses de abril a maio, ele aparece na forma de bolhas amarelas ou laranja cheias de esporos. Essas formações causam espessamento e, eventualmente, ferimentos nos galhos de pinheiro. A ferrugem da bolha é combatida removendo os galhos afetados por ela e isolando as plantas de pinheiro e groselha. Plantar entre qualquer outra groselha e pinheiro também ajuda.
Vertun
É fácil identificar uma doença como um giro, com isso os brotos da árvore são dobrados, sob a forma da letra inglesa "S". Processos danificados secam e morrem com o tempo. O fungo causa esta doença - acidia. Afeta a planta em maio-junho, parece uma sombra amarela inchada de 1-2 cm de comprimento e 1-3 mm de largura.
Amadurecendo até o final do verão, explode e adormece com esporos de árvores cor de laranja nas proximidades, álamos ou álamo. O cogumelo hiberna na folhagem caída dessas plantas, adquirindo uma cor preta, e no próximo ano, na primavera, entra em seu segundo estágio, na forma de um revestimento prateado, afetando completamente o pinheiro. O crescimento jovem do pinheiro é especialmente suscetível a esta doença.Importante! Entre choupos e choupos, você pode desenhar uma barreira natural criada a partir de outra cultura de árvores, por exemplo, bétula.
É necessário tratar a espadilha isolando os pinheiros jovens do álamo e do álamo e, na primavera, tratando o tronco e brotando com 1% de líquido Bordeaux, 0,8% de cineb ou 1% de policarbacino.
Oídio
Se uma gota do tipo gota de chuva aparecer em uma planta de pinheiro, semelhante aos resíduos da chuva, isso é um sinal de que a planta é afetada pelo oídio. De fato, a placa é um esporo de Erysiphales, um fungo parasita. Impede que a planta se desenvolva normalmente, bloqueando o acesso à luz solar. Por esse motivo, as agulhas escurecem e caem. Um pinheiro afetado pelo oídio torna-se mais propenso a mudanças de temperatura, enfraquece e perde a aparência "fofa".
O tratamento para esta doença é pulverizar com uma droga de foundationazol ou enxofre coloidal. O processamento deve ser realizado de 3 a 5 vezes por estação.
Fusarium
Fusarium se manifesta devido ao fungo - Fusarium. Como regra, plantas com baixa imunidade, localizadas em locais pouco iluminados, alagados ou com um plantio espessado, são suscetíveis a esta doença. O pinheiro de Crohn é propenso a afinar o fusário, adquirindo um tom vermelho ou vermelho. O fungo obstrui os vasos sanguíneos e as raízes da planta, interrompendo sua nutrição normal com substâncias úteis. Tal violação logo leva à morte da árvore. O crescimento jovem é mais suscetível a esta doença.
É difícil curar o fusarium, a prevenção é a seleção de material de plantio de alta qualidade e o cuidado rigoroso do plantio. Você também pode tratar árvores jovens, recém plantadas, com fungicidas, mas se a doença afetou a planta, a melhor solução é destruir o material afetado para impedir a propagação do fungo.
Schütte
Se as agulhas estiverem cobertas de manchas pretas, ficarem cinzas ou adquirirem uma tonalidade marrom, o pouso foi atingido por um shute. Esta doença aparece devido ao fungo - Colletotrichum gloeosporiordes. Se você executá-lo, as agulhas podem desmoronar quase completamente, e a árvore enfraquece e até morre. Esta doença deve ser tratada no outono, antes da queda da neve, a planta é tratada com enxofre coloidal ou solução fungicida.
Escleroderriose
O fungo, Scleroderris lagerbergii, causa esta doença. Ele ataca jovens pinheiros com menos de 3 anos de idade. A planta afetada perde agulhas, que primeiro caem com agulhas e depois se desfaz. Com formas avançadas de escleroderriose, as agulhas adquirem um tom de tijolo. Isso significa que o fungo penetrou nos tecidos da planta e em seu tronco.
Mudas infectadas com esta doença morrem rapidamente, árvores maduras podem durar vários anos, mas sem tratamento elas também morrem. Eles tratam a escleroderriose com agentes fungicidas, sulfato de cobre ou mistura de Bordeaux. As áreas afetadas da árvore são removidas.
Câncer de pinheiro
As doenças de câncer nos pinheiros surgem devido à derrota de seus patógenos.
Importante! O câncer não é um tratamento completo. O processo pode ser pausado ou desacelerado, mas a árvore não continuará ativa. Se apenas um pinheiro dentre muitos for afetado na área, é melhor removê-lo para não infectar plantas saudáveis.
Existem 4 tipos:
- Câncer de alcatrão ou peixe prateado, por causa disso a casca descasca e morre. A árvore vive, mas perde a aparência saudável, tornando-se anã, atrasando-se nas plantas saudáveis no crescimento e esplendor da coroa. É incurável, mas você pode suspender o processo se tratar o local da infecção com um dos medicamentos anti-sépticos biocidas.
- Câncer de ferrugem ou bexiga facilmente identificado por manchas amarelas nas agulhas. Depois de um ano, quase toda a árvore - a casca e os galhos se tornam um tom de laranja. Logo, a árvore afetada morre, perdendo gradualmente os galhos afetados.
- Câncer ulcerativo - como o nome indica, forma feridas ou úlceras no tronco e nos galhos. Eles são revestidos com resina e podem atingir metade do tamanho de uma árvore. Esse tipo de câncer é especialmente comum em plantações com solo úmido ou pantanoso. Eles lutam contra isso retirando o tronco de tecidos saudáveis e a área afetada também é tratada com agentes de fumigação.
- Atire em câncer - com ele, as agulhas ficam vermelhas, dobram-se para o fundo e, eventualmente, caem. Isso leva à morte de brotos no topo. Na casca da árvore, formações negras aparecem na forma de verrugas. Você pode tentar curar esta doença tratando as áreas afetadas com fungicidas.
Vídeo: câncer de troncos e galhos de pinheiro
Necrose
Um dos primeiros sintomas de necrose é a aquisição de agulhas e cascas de uma tonalidade vermelha. Em seguida, montes pretos aparecem no porta-malas. Isso leva à deterioração e à morte do tecido afetado. Logo, a árvore começa a perder agulhas, depois galhos e cascas. Especialmente pinheiros jovens com até 15 anos de idade são suscetíveis a esta doença. A doença por necrose leva à morte da planta.
Pragas e controle de pinheiro
Infelizmente, os pinheiros são o habitat de muitos insetos nocivos que se alimentam de agulhas que atingem as raízes, o tronco e os galhos da árvore. Em uma zona de risco especial, existem plantas jovens que crescem na área próxima ao pinhal "selvagem", na qual muitos insetos vivem, por exemplo, scutellaria vulgaris, que afeta as agulhas, bebendo todos os sucos. A atividade desses vizinhos minando as raízes e os galhos de um pinheiro leva ao enfraquecimento da planta, à suscetibilidade a várias doenças e, às vezes, no início do crescimento, à morte.
Você sabe A ciência esotérica dá a cada árvore sua energia característica. Segundo ela, o pinheiro simboliza poder espiritual, conhecimento e sabedoria.
Scoop
A lagarta chamada - colher de pinheiro, adora comer agulhas e brotos jovens. Durante 30 dias de existência, essas lagartas são capazes de comer a maioria dos brotos e levar à secagem de toda a planta. É fácil de detectar, uma vez que a atividade dessa praga causa danos visíveis nos brotos dos brotos das árvores jovens.
A maneira de lidar com a concha é pulverizar na árvore afetada com inseticidas ou "lepidocida".
Pulgões
Terrível antes de sua massa, ela ataca a árvore com grandes colônias. Na primavera, os pulgões comem brotos jovens e depois passam para galhos mais velhos. O ataque dela pode levar à morte de toda a planta. Ao atacar os pulgões, as agulhas ficam de cor escura ou marrom, enrolam e secam. Um método de combater essa praga é pulverizar toda a planta, e não apenas as áreas de secagem, com inseticidas convencionais (Lepidocida, Angio ou Karbofos).
Elefante pinho
O grande gorgulho do pinheiro, também chamado de elefante ou arboreto de abeto, vive em quase todas as zonas florestais da Rússia. A atividade desse parasita leva ao fato de que as agulhas e as cascas das árvores jovens primeiro ficam vermelhas e depois secam e desintegram, o que leva à morte do pinheiro. O comprimento deste inseto é de cerca de 15 mm; possui uma cor marrom ou castanha bastante brilhante, com faixas transversais de tonalidade vermelha.
A geração de elefantes leva 2 anos, as fêmeas depositam ovos em tocos ou árvores caídas. Os adultos podem viajar longas distâncias e viver de 5 a 6 anos. Pode afetar não apenas brotos e cascas jovens, mas também larvas nas raízes de pinheiros.
A maneira de lidar com a concha é pulverizar na árvore afetada com inseticidas ou "lepidocida".
Existem muitas maneiras de lidar com esta praga:
- evite plantar plantas jovens perto dos locais de corte;
- pulverizar pinheiro com piretróides ou um inibidor da síntese de quitina;
- coloque um alimentador em uma árvore, atraindo pássaros para ela, que adoram se deliciar com esse inseto.
Você sabe As coníferas são amplamente utilizadas em cosmetologia, devido aos óleos essenciais que estimulam a regeneração da pele, rejuvenescem e removem a caspa.
Peixinho
Como o nome indica, o besouro tem uma cor metálica brilhante com muitos tons - verde, preto ou cobre. Seu tamanho também pode variar de 10 a 30 mm. Zlatka é perigoso para um pinheiro porque deposita seus ovos sob a casca. Crescendo, as larvas roem o tronco da árvore, causando danos irreparáveis. Uma planta jovem pode secar, uma planta mais adulta se torna suscetível a várias doenças.
Medidas de controle de ouro:
- plantas de pulverização com inseticidas;
- atração pelo bosque de pássaros que se alimentam de insetos;
- criação de plantações protetoras em torno de um jovem bosque.
Weevil
O gorgulho do pinheiro vive no solo, no musgo ou sob a casca das árvores. Este besouro de 8 a 12 mm de tamanho é prejudicial na primavera, começando a devorar agulhas jovens e latir nos brotos. O crescimento jovem do pinheiro é especialmente prejudicial. Suas larvas vivem em raízes de pinheiro, comendo-as, o que pode levar à morte de uma planta jovem. A cor de um adulto é cinza ou esbranquiçada.
Eles combatem esse parasita tratando as árvores afetadas com preparações de bifentrina (Talstar ou Caesar).
Besouros de casca
Com base no nome desse inseto, fica claro que ele adora se deliciar com a casca de pinheiro. Além disso, os besouros da casca atacam as raízes da planta, criando um perigo, principalmente para as árvores jovens. Este parasita se multiplica muito rapidamente, em uma estação o bug é capaz de produzir 3 gerações.
A infecção da planta pelo besouro da casca é difícil de determinar, no início pode haver vestígios de serragem ao redor do pinheiro. Com mais danos à árvore, as agulhas ficam amarelas e a casca cai, expondo o tronco. A cura para esse inseto são as preparações e inseticidas de bifentrina, que devem ser pulverizados com pinho do meio da primavera até o final do verão.Importante! Se a árvore for completamente afetada pelo besouro da casca, o tratamento não ajudará, a planta deverá ser destruída e seu tratamento será preventivo para que o besouro não seja transferido para outras árvores.
Serra de pinho
Esse representante de insetos parece uma larva de cor turquesa, com cerca de 0,8 cm de diâmetro. A mosca danifica as agulhas ao comê-la. Se a planta é afetada por essa praga, suas agulhas se enrolam e ficam cobertas de manchas amarelas sujas. A coroa não fica seca apenas, mas um exame atento mostra que está danificada.
Existem vários remédios para esse inseto:
- afrouxando o solo ao redor da árvore para destruir as larvas;
- tratamento da planta afetada com um inseticida ("Lepidocida" ou "Karbofos").
Hermes
Hermes é um pulgão comum, parasita as agulhas de pinheiros, sugando nutrientes deles. Se as agulhas da planta estiverem cobertas com um revestimento esbranquiçado, ela deverá ser estudada com mais cuidado. Uma vez que esta formação pode vir a ser uma colônia de pragas. Se nada for feito, logo as agulhas mudam de verde para amarelo e caem.
As plantas afetadas devem ser tratadas com inseticidas, Karbofos ou Decis. Isso deve ser feito todos os meses, antes do início do inverno, pois os pulgões são muito tenazes e mudam rapidamente suas gerações.
Ácaros
A atividade do ácaro pode destruir completamente o pinheiro. Este inseto não apenas bebe substâncias benéficas dos brotos, mas também as cobre com teias de aranha, impedindo a planta de realizar fotossíntese normal. Sob a influência desse inseto, as agulhas assumem uma tonalidade vermelha e a cor do caule muda de marrom para preto.
A arma mais importante desta praga - a web, é a sua fraqueza, porque é fácil de detectar por causa disso. Aos primeiros sinais de atividade de um carrapato em uma árvore, ele precisa urgentemente ser pulverizado com inseticidas ou enxofre coloidal. Partes fortemente danificadas da planta devem ser aparadas.
Prevenção de Doenças e Pragas
Medidas preventivas que protegem o pinheiro de doenças e organismos prejudiciais devem ser iniciadas mesmo na escolha de mudas. Você deve estudar cuidadosamente a condição do material adquirido, para que o barril não tenha manchas vermelhas ou brancas, a condição do barril deve estar limpa, sem vazamentos de resina. Se alguma das opções acima estiver presente no crescimento jovem, ela deverá ser colocada em quarentena antes do pouso.Além disso, mesmo uma planta de aparência saudável, adquirida recentemente, deve ser mantida de 2 semanas a um mês longe do resto do jardim, pois algumas doenças têm um período de incubação muito longo.
O bosque deve ser constantemente inspecionado para identificar oportunamente a infecção por uma praga ou qualquer uma das doenças. Não devemos esquecer que as árvores adequadamente tratadas têm maior imunidade e são menos suscetíveis a várias doenças.
O cuidado adequado é:
- rega constante;
- cobertura superior sazonal;
- proteção do solo ao redor da árvore;
- limpeza oportuna das áreas danificadas da planta.
Vídeo: plantando e cuidando de um pinheiro
Se o pinheiro está crescendo lentamente, suas agulhas empalidecem, ficam amarelas ou vermelhas - isso significa que a imunidade caiu. a planta carece de nitrogênio, ferro ou fósforo. A árvore precisa ser alimentada. É melhor usar fertilizantes que são especialmente produzidos para coníferas. Também é necessário alternar a saturação da árvore, mudando a cobertura foliar e a raiz, para que sejam melhor absorvidas.
O Pine irá decorar qualquer lote doméstico, com os devidos cuidados, sempre agradará aos proprietários com ricas agulhas verdes e aroma de resina.