Em lojas especializadas, um substrato pronto para cultivo de cogumelos é vendido, mas também pode ser fabricado de forma independente. Abaixo, são consideradas as condições necessárias para o crescimento de micélio e é descrito um método passo a passo de compostagem dos ingredientes para o substrato.
Condições de cultivo de cogumelos
Para um alto rendimento em uma plantação de cogumelos, é necessário preparar o meio nutriente correto.
Você sabe Os champignons são recomendados como um meio de se livrar do excesso de colesterol, porque contêm substâncias que causam a quebra das placas de colesterol.
Sua estrutura deve ser suficientemente fibrosa e incluir as seguintes substâncias (valores médios do peso seco):
- 2% de azoto;
- 1,5% de potássio e fósforo;
- até 4% de cálcio.
A mistura não deve conter mais de 0,1% de amônia e sua acidez deve ser mantida na faixa de 7,3 a 7,5 pH. É necessário controlar uma umidade constante de 65 a 70%.Manter um equilíbrio de nutrientes é a chave para obter uma mistura na qual você pode cultivar uma boa colheita. Composto muito nutritivo levará a um aumento de temperatura durante o período de crescimento de micélio, e os champignons crescerão mal.
As condições importantes para o cultivo de champignon também são:
- a temperatura para a formação de micélio dentro de + 23 ... + 25 ° C e para o crescimento de cogumelos + 15 ... + 17 ° C;
- sala bem ventilada, sem correntes de ar;
- umidade 75-85%.
Os cogumelos não precisam de iluminação especial; portanto, na maioria das vezes são criados em porões, onde é fácil obter os parâmetros ambientais acima. A sala também deve ter um piso de concreto, não de terra. Os cogumelos também são cultivados em estufas, protegendo-os artificialmente do sol e, às vezes, em camas em locais sombreados do local.
Vídeo: champignon em crescimento
Ingredientes para cozinhar
O processo de preparação do substrato é chamado de compostagem. Dependendo da disponibilidade, os ingredientes podem variar, enquanto a própria tecnologia permanece inalterada. As principais partes do composto são palha e estrume de vários tipos, devendo-se notar que durante o processo de fermentação, os ingredientes estabelecidos perdem até 30% em peso.
Palha
A palha de trigo ou centeio é usada para fazer o composto. Nas áreas onde o milho é cultivado em massa, suas espigas secas são frequentemente adicionadas à mistura. A alfafa seca também pode ser parte integrante da receita, pois o substrato deve ser preparado com pelo menos 100 kg de palha (ou meia palha e milho ou metade da alfafa e milho), caso contrário, o processo de fermentação não será iniciado.
Serragem
Se a fazenda tiver acesso à serragem, elas podem se tornar uma matéria-prima valiosa para o composto. Devido à sua capacidade de reter a umidade por um longo tempo, esse componente ajuda a manter o nível de umidade necessário. Para o cultivo de cogumelos, apenas madeira de lei (tília, bétula, viga, etc.) é adequada. O tamanho ideal de serragem é de 2-4 mm e eles precisam de tratamento térmico preliminar para evitar mofo.
Uma mistura é preparada com palha por apenas 15 dias, com duas interrupções de acordo com esta receita:
- 100 kg de palha de trigo e serragem;
- 10 kg de carbonato de cálcio;
- 15 kg de malte e 5 kg de uréia;
- 3 kg de tomoslag.
Estrume
O estrume de cavalo é o melhor ambiente para o cultivo de cogumelos, mas pode ser substituído por gado ou ovelhas, além de excrementos de pássaros. Para 100 kg de base vegetal, tome de 75 a 100 kg de esterco ou lixo.
Outros componentes
Algumas fontes recomendam adicionar uréia à composição da primeira camada de palha à taxa de 2 kg de fertilizante por 100 kg de palha. Se excrementos de pássaros estiverem envolvidos na mistura, isso não deve ser feito, pois já existem compostos nitrogenados suficientes.
Importante! O composto de verbasco aquece mais lentamente, por isso levará de 25 a 28 dias para cozinhar.
Para cozinhar, você também precisará de gesso e água. Para 100 kg de uma mistura de estrume e palha, são necessários 30 kg de material de ligação e um total de até 2.000 litros de água. A adição de gesso permite controlar a umidade da massa, para que o valor fornecido seja ajustado dependendo da condição específica do substrato.
Etapa de cozimento
O adubo é preparado em uma área aberta com um revestimento de concreto protegido da chuva por um dossel. A base do local também pode ser asfaltada, revestida com telhas ou, em casos extremos, revestida com filme denso. A mistura de composto disposta em camadas é chamada de ombro e sua largura deve ser de pelo menos 180 cm.A altura do substrato dobrado é de cerca de 1,5-1,7 m, e seu comprimento dependerá do tamanho do local (uma média de 2,5 m). Como a preparação envolve mover a mistura de um lugar para outro, o local deve ter uma área livre para esse procedimento.
Importante! A temperatura ambiente para fermentação da mistura não deve cair abaixo de + 10 ° C.
O processo de preparação do substrato é realizado de acordo com este algoritmo:
- Despeje a mistura de palha ou vegetal abundantemente com água (350-450 litros de água por 100 kg) e deixe por 3-5 dias.
- Coloque a primeira camada de palha ou serragem com cerca de 30 cm de espessura no local.
- Coloque uma camada de estrume por cima.
- Umedeça o ombro com água e bata.
- Disponha as seguintes camadas, regando e compactando-as. Você deve obter 5-6 camadas de cada material.
- Durante os primeiros 5 dias, regue o ombro 2 vezes ao dia.
- No sexto dia - espalhe uma camada de gesso por cima e gradualmente transfira toda a massa com um forcado para um local vazio. Agite cada parte que é movida de cada vez e misture bem. Umedeça os locais secos. Para determinar com precisão a temperatura de aquecimento do composto, um termômetro pode ser instalado na mistura, cuja escala deve atingir + 100 ° C.
- Após a primeira interrupção, realize a rega duas vezes novamente por 5 dias.
- No décimo segundo dia, transfira a mistura novamente, mas o gesso não deve ser adicionado. Os próximos 3 dias também exigirão hidratação dupla.
- Pela terceira vez, quebre a coleira nos dias 16 e 17 e umedeça novamente.
- A quarta interrupção é realizada sem adição de água por 21 a 22 dias.
- Após 3 dias, o substrato estará pronto para o plantio de micélio.
O composto acabado deve ser marrom escuro e solto, após a compressão na mão, não grude e não libera líquido.
Vídeo: compostagem
Outras dicas de culinária
Se houver a possibilidade de desinfecção adicional por tratamento a vapor, a quarta interrupção não é realizada. Após a terceira transferência, o substrato no décimo terceiro dia é transferido para uma sala especial para vapor quente. O procedimento é realizado a uma temperatura de + 60 ° C por 10 horas. O vapor mata ovos de pragas e patógenos. Nos próximos 6 dias, a mistura é mantida a uma temperatura de + 52 ... + 48 ° C, purificando-a de amônia e microorganismos perigosos.
Você sabe Os champignons contêm uma alta porcentagem de lisina e arginina, que melhoram a atividade cerebral humana.
Com a terceira agitação, para melhorar a qualidade do substrato acabado, você pode adicionar brotos de malte na proporção: 8 kg por tonelada de composto. A preparação de um substrato para o cultivo de cogumelos requer proporções, uma plataforma especial e interrupção oportuna. O composto de alta qualidade permite obter um alto rendimento de cogumelos. Após o cultivo, a mistura de composto pode ser usada como fertilizante orgânico no jardim.