A tulipa é uma planta ornamental muito popular no mundo. Isso confirma o interesse constante de criadores e paisagistas. Uma grande variedade de espécies, variedades, cores e formas tornam esta flor atraente para decorar campos, jardins, parques da cidade.
Tulipas em paisagismo
A cultura tradicionalmente descrita é plantada em canteiros de flores. Em uma composição paisagística, plantas com flores do mesmo esquema de cores ou tons diferentes podem estar presentes.
Freqüentemente, a cultura descrita é cultivada em maciços, onde outras lâmpadas, como narcisos, muscari e jacintos, também são colocadas.
Você sabe Hoje, 92% de todo o comércio internacional de bulbos de tulipa é controlado pelos Países Baixos. No mesmo estado, 88% de todas as plantações de tulipas estão localizadas.
Os paisagistas recomendam cultivar a cultura descrita das seguintes maneiras:
- Em grupos: em um esquema de cores, usando tons contrastantes, com uma transição suave das cores claras para as saturadas.
- Altura: as flores são dispostas de tal maneira que nenhuma delas obscurece a planta vizinha ou em degraus - altos ao fundo, médios no centro, baixos no primeiro plano.
- Em recipientes: vasos podem ser instalados na entrada da habitação ou colocados ao redor do jardim.
Tulipas no jardim, na casa de campo
Quando cultivadas em hortas, as flores descritas são plantadas em círculos de tronco de árvores de árvores frutíferas (macieiras, cerejas, ameixas) e arbustos. Se essa opção não for adequada, um território separado deve ser separado para essa cultura. Por muitos anos nos jardins, eles também usam plantios comuns. Para isso, a horta é dividida em zonas e em cada uma delas uma variedade é plantada em sequência.
Ao dividir o jardim em zonas, também são usadas monofloras retangulares. O território do site é dividido em setores, em cada um dos quais as flores são plantadas no mesmo esquema de cores. Tais segmentos combinam-se harmoniosamente entre si. As zonas são cercadas com plantas de tecelagem.Uma técnica eficaz é plantar várias variedades com diferentes espécies de cortinas, na forma de um vernissage ao longo do caminho.Além disso, você pode colocar uma decoração em cerâmica - figuras encaracoladas, azulejos etc.Você sabe Pela primeira vez, os residentes dos países do Oriente Médio começaram a se envolver no cultivo de tulipas. No século XI, essa planta era um símbolo da cultura da tribo seljúcida.
Como os arcos perenes são combinados com tulipas, é bom combinar essas culturas nas camas. Se o território da dacha é grande, a cultura descrita pode tomar um canto separado nas profundezas do jardim. Na primavera, durante a floração, tornar-se-á um ponto brilhante contra o fundo da folhagem jovem das árvores e, no verão, após a perda de decoratividade, ficará escondido atrás da vegetação de grandes plantas.
Outro elemento interessante é um canteiro de vários níveis. Isso é feito plantando variedades altas ao fundo, com crescimento médio no centro e anãs na frente e nas bordas.
É possível plantar tulipas na forma de um caminho sinuoso. Para esse elemento, são adequadas flores de um grau e tom ou de um grau, mas em tons contrastantes. Ao longo das bordas devem ser plantadas plantas com plantas pequenas, sombreando o caminho da tulipa.
Onde é melhor plantar tulipas
Na cabana de verão, a cultura geralmente ocorre em um canteiro de flores em frente às janelas ou na entrada principal. Além disso, é plantada perto de um reservatório artificial.
Esta flor também é adequada para plantar sob um banco de jardim. Uma solução interessante seria instalar não um banco de madeira tradicional, mas um de plástico, mesmo transparente. Outra maneira favorita de cultivar flores é pelos caminhos.Vídeo: Plantio incomum de tulipas
Com o que as tulipas combinam?
Nos plantios em grupo, recomenda-se que a cultura descrita seja cultivada em conjunto com essas plantas:
- Hosta e outras plantas perenes com folhas grandes;
- daylilies;
- flox;
- gerânios;
- amêndoas de estepe, magonia padonbubiana, spirea japonesa e outros arbustos ornamentais;
- lilás comum;
- narcisos;
- jacintos;
- samambaias;
- Muscari
- Grão
- coníferas.
Essas plantas parecem muito impressionantes quando plantadas no fundo de um gramado bem aparado. Muitas vezes, eles também são usados para bordas - nessa composição, é usada uma combinação de tulipas com outras plantas, geralmente cobertura de solo com flores, bem como flores altas e perenes que podem "cobrir" as flores depois de perderem a decoratividade.
Ao fazer composições de borda com tulipas, para prolongar seu efeito decorativo, plantas com um curto período de floração são plantadas em cestas, que são extraídas após a floração. E em seu lugar são colocadas mais anuais "posteriores".
Padrões de plantio de tulipa
Existem muitos exemplos de como plantar as flores descritas de uma maneira original e bonita. Abaixo estão selecionados os mais populares deles.
Esquema 1. Forma de composição: retangular, quadrada, redonda, angular. | Plantas: thuja ocidental Smaragd, magonia holly, anfitriões, tulipas com um período de floração médio, de preferência com pétalas amarelas ou alaranjadas (Monte Carlo, toque sensual). |
Esquema 2. Forma de composição: desconto. | Plantas: Híbridos de Darwin, uma simples tulipa precoce, Rembrandt, tulipa Triumph, muscari armênia. |
Esquema 3. Forma de composição: canteiro alongado. | Plantas: hosta, stonecrop, lyatris, tulipa, peônia, localização exata, rizoma gerânio, gaillardia, açafrão. |
Esquema 4. Forma de composição: canteiro redondo levantado. | Plantas: Abeto vermelho canadense Konika, rose rugosa, euonymus da Fortune, buxo, zimbro, íris, hosta, lavanda, hemerocallis híbrido, tulipa, bérberis japonesa. |
Como plantar tulipas para que o canteiro floresça durante todo o verão
Você pode escolher plantas decorativas para que o site pareça decorativo por um longo período. Isso é conseguido com o plantio de várias culturas com diferentes períodos de floração e diferentes alturas.
Assim, quando inflorescências em algumas plantas florescem, brotos em outras florescem. Essa sequência pode ser alcançada plantando flores com períodos de floração precoce, média e tardia em um canteiro, bem como colhendo gramíneas com um longo período de preservação da decoratividade das folhas.
As tulipas têm um curto período de floração - não mais que três a quatro semanas. As primeiras variedades (Christmas Marvel, Montrex, New Design) florescem no final de abril, o meio (Dinamarca, Havran, White Dream, Barcelona) floresce em meados de maio e as tardias (Finola, Stement, Orange Angelica, Cafe Naur) no final de maio. . Depois de plantar 8 a 10 bulbos de cada uma dessas variedades, é possível conseguir que o canteiro se delicie com a floração exuberante por 1-1,5 meses.Importante! No mesmo local, as tulipas devem ser cultivadas não mais que quatro a cinco anos. Para que, no futuro, continuem agradando com flores abundantes, precisam ser transplantados para outro local.
Para que o jardim permaneça decorativo no futuro, você pode plantar essas plantas:
- hospedeiro
- astilbe;
- brunner;
- Miosótis.
São essas plantas que começam a florescer quando os botões das tulipas secam. Se os bulbos são cavados, então sálvia, áster, malmequeres, lobelia e ageratum podem ser plantados em seu lugar.
Assim, o uso de tulipas no site permite obter composições decorativas bonitas e originais. Esquemas incomuns de pouso podem ser inventados independentemente ou usar soluções prontas. Para que as flores sejam saudáveis e cresçam bem, é necessário realizar um plantio adequado e produzir cuidados de qualidade oportunos.