Os cogumelos Dunka ou, como os especialistas o chamam, os porcos (nome latino Paxillus) são populares entre as donas de casa devido à sua adequação às preparações de inverno para salga a frio. Este material fornece uma descrição, fotos, variedades comestíveis e venenosas de porcos como um cogumelo popular.
Descrição do cogumelo
Os burros têm um chapéu pequeno, denso e solto, com um diâmetro de 10 a 12 cm. No processo de crescimento, dobram-se para um formato de funil, como mostra a fotografia.
Aqui está o que distingue cogumelos dessa variedade de outros representantes:
- a cor depende da idade - os jovens são mais verde-amarelos e os adultos são vermelho-oliva;
- externamente, a planta pode ser pegajosa, lisa, úmida ou seca. Tudo depende do clima em que o porco cresce;
- a pele amarela pálida endurecida e às vezes marrom pode ser dura ou macia. Lugares danificados escurecem imediatamente;
- a perna densa, cinza e opaca do cogumelo é bem pequena - 8 a 9 cm de comprimento e 2 cm de espessura;
- distribuído em agosto - novembro.
O porco cru quase não tem cheiro ou sabor. Porém, após o tratamento térmico (fritura ou cozimento), ele pode ser conservado em conserva ou cozido em uma mistura com outros tipos de cogumelos.
Vídeo: Posso comer porcas
Prevalência
Os porcos crescem em grandes quantidades. Nesse caso, o cogumelo difere externamente significativamente da descrição clássica e varia de acordo com o habitat. Na maioria das vezes são encontradas nas margens, clareiras de florestas de coníferas ou caducifólias com alta umidade do solo, com menos frequência - em áreas de prados ou ao longo do pântano. Os cogumelos crescem em tocos ou em velhas árvores caídas. E às vezes se instalam nas paredes de casas de madeira, enquanto destroem a estrutura.
Propriedades venenosas
Anteriormente, as porcas eram consideradas bastante inofensivas e eram frequentemente usadas na culinária. Mas desde os anos 80 do século passado, vários casos de intoxicação começaram a ser notados em alguns países, após os quais os médicos atribuíram por unanimidade esse tipo à categoria de cogumelos venenosos.
- Por que os porcos prejudicam o corpo:
- Cogumelos contêm lectina venenosa, que causa anemia. Isso se deve ao fato de a toxina dos fungos entrar na corrente sanguínea e provocar a destruição dos glóbulos vermelhos.
- Se a porção da substância nociva for desprezível, pode ocorrer uma forma aguda de neuropatia, icterícia ou insuficiência renal.
- O uso de grandes doses acarreta náusea, diarréia, intoxicação, bradicardia, deficiência visual. Entre as consequências mais graves estão insuficiência respiratória e edema pulmonar.
- O consumo excessivo de porcas também causa dependência de drogas.
Ao mesmo tempo, diferentemente do envenenamento venenoso por mergulhões, o veneno de uma porca é muito lento e os primeiros sintomas podem aparecer após um longo período de tempo.
O efeito mais prejudicial que eles têm no corpo das crianças. Da mesma forma, isso se aplica a pessoas que tiveram uma doença grave, sofrendo de urolitíase ou manifestação de várias formas de alergias. Além disso, foi comprovado que a muscarina, um alcalóide encontrado em cogumelos vermelhos, foi encontrada em porcas.
Importante! Não é recomendável usar porcos enlatados ou cozidos como aperitivo para bebidas alcoólicas. Essa combinação causa alucinações vívidas e assustadoras. Tal efeito é causado pela presença de colinomimético muscarínico na composição dos porcos.
Sintomas e tratamento de envenenamento
Toda a dificuldade é que é muito difícil estabelecer o envenenamento por porcas, uma vez que não aparece imediatamente. Mas ainda existem vários indicadores que indicam a presença de veneno no corpo:
- sentindo-se mal por um longo tempo;
- náusea
- indigestão
- aumento do peristaltismo;
- dor abdominal
- palidez
- a icterícia se desenvolve;
- bilirrubina aumentada;
- diminuição na urina diária;
- oligoanúria (com intoxicação muito grave);
- visão prejudicada, ritmo cardíaco e respiratório.
Se o uso de cogumelos venenosos for minimizado, os sintomas poderão se manifestar na forma de letargia, diminuição da imunidade, náusea e diarréia, que desaparecem sozinhos. Às vezes, a vítima pode não entender que foram os porcos que causaram o envenenamento. Em outros casos, um exame médico e hospitalização não podem ser evitados.
Você sabe Bilhões de esporos de cogumelos pairam no ar e, se você colher uma amostra em qualquer sala, eles também estarão presentes lá. Isso se deve ao fato de os fungos se multiplicarem por esporos, e mesmo um simples champignon pode lançar mais de 40 milhões de substâncias no ar a uma velocidade de 90 km / h.
Após os primeiros sinais de envenenamento por cogumelos, chame imediatamente uma ambulância. Em seguida, forneça uma série de ações urgentes:
- Provoque náusea com uma solução de sal e água, mostarda ou bebida pesada. Graças ao vômito, o estômago pode ser libertado de resíduos de cogumelos. Nesse caso, é importante estar consciente, porque, em estado inconsciente, o paciente pode engasgar com o vômito.
- Lave o estômago. Por exemplo, você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio, tomar carvão ativado ou outro absorvente disponível.
- As reações alérgicas auto-imunes podem ser reduzidas com a utilização de anti-histamínicos (Suprastin, Fenistil, Cetrin, etc.).
É importante considerar que não existe um antídoto único e a assistência prematura pode levar a consequências fatais. A recuperação é possível somente após a prestação de cuidados médicos qualificados.
Variedades
Hoje identificamos dez variedades de porcas. Além disso, a composição de cada espécie inclui substâncias nocivas em diferentes quantidades. Alguns deles pertencem à categoria de venenosos. O mais comum será discutido mais adiante.
Porco magro
Porco magro (em latim Paxillus involutus) tem várias características:
- parte superior do corpo curvada para cima ou direta do fungo;
- a cor é cinza-oliva ou marrom brilhante;
- aveludado ao toque com bordas macias e curvas;
- amarelo sem gosto, carne macia e frouxa;
- camada tipo placa de placas raro vermelho-amarelo. Às vezes, eles são combinados por membranas, criando uma camada externa aberta;
- pernas grandes, com um comprimento total de 1-2 cm e 9 cm de altura.
Porco amieiro
As espécies de porcas comestíveis concentraram-se em florestas decíduas, com alta umidade do solo e presença obrigatória de amieiro.
A visualização pode ser descrita da seguinte maneira:
- chapéu convexo com um diâmetro de 8-15 cm, com bordas onduladas finas;
- depois é nivelado e pressionado, as bordas são niveladas ou abaixadas;
- seco, macio ao toque com pequenas rachaduras;
- a cor é marrom ocre, marrom com amarelo ou marrom alo. Às vezes adquire um tom de azeitona que escurece quando pressionado;
- superfície lamelar do fungo;
- placas de densidade média ou forte, oblongas com juntas no centro da base;
- uma perna em forma de cilindro, amarelo-escarlate ou verde-marrom, a seção transversal é de 1 a 2,5 cm e a altura é de até 8 cm;
- polpa macia e compactada de cor amarela ou vermelho-amarela. Escurece quando cortado.
Porco em forma de orelha
O porco em forma de orelha, ou como também é chamado de forma de panela, é descrito a seguir:
- chapéu grosso e denso com diâmetro de até 12 cm;
- uma superfície fofa ou suavizada em forma de leque;
- bordas ásperas, rasgadas ou onduladas;
- a cor varia do marrom amarelado ao vermelho escuro;
- polpa elástica-emborrachada de cor amarelo-branco ou castanho claro, que fica marrom em um corte;
- o porco em forma de orelha na maioria dos casos não tem uma perna ou cresce, mas é muito curto.
Que tipo de porcos posso comer
Há alguns anos, as porcas eram consideradas uma espécie comestível de cogumelos, apesar de pertencerem ao quarto grupo de espécies inseguras (esses cogumelos podem ser consumidos após um longo processamento e imersão). Atualmente, eles são muito tóxicos e a coleta desses cogumelos venenosos é estritamente contra-indicada.
Importante! Distinga lugares de cortes de enterro venenoso de comestível. A polpa do fungo absorve bastante a umidade, portanto, quando pressionada, torna-se muito escura. Isso indica que o porco contém uma grande quantidade de toxinas.
Ignorando os avisos, os catadores de cogumelos costumam coletar uma porca gorda condicionalmente comestível para consumo.
Quais regras de processamento são importantes a serem observadas para minimizar o dano de fungos tóxicos:
- Dunks devem ser limpos imediatamente após a coleta, frescos.
- Os cogumelos processados devem ser embebidos em água, sal e suco de limão por 24 horas, enquanto a água deve ser trocada 3-4 vezes. Essas ações ajudarão a livrar o produto de radioisótopos e sais de metais pesados.
- Em seguida, as porcas devem ser fervidas em água salgada (tempo de cozimento - 5 minutos), depois escorra a água e ferva duas vezes por 30 minutos, cada vez que a água for limpa. Após o processamento, lave os cogumelos novamente.
Após o resfriamento, a carne de porco pode ser usada como recheio ou como acompanhamento saboroso separado, picles, ensopado, frito, etc.
Como você pode ver, a maioria das porcas pode causar envenenamento grave e causar danos irreparáveis ao corpo. Você pode cozinhá-los, mas eles não são desejáveis para adicionar aos alimentos, pois um estudo recente da composição de Paxillus provou a impossibilidade de destruir toxinas prejudiciais. Assim, o uso do fungo na culinária é um grande risco, que pode ser evitado ao se saber como as porcas venenosas e condicionalmente comestíveis podem parecer.