As sempre-vivas atraem a atenção de jardineiros, experientes e amadores. Um desses espécimes é o spathiphyllum do Cupido. Seu cultivo será discutido na atualidade
Características e descrição da planta
A planta spathiphyllum foi descoberta por Gustav Wallis durante uma expedição à Colômbia em meados do século XIX, e a variedade Cupido foi criada na Holanda várias décadas depois. A variedade é destinada ao cultivo em casa. Compacto e magnífico dos verdes, o arbusto cresce até meio metro de altura.
Spathiphyllum não possui hastes pronunciadas; em seu papel, os pecíolos de folhas longas crescem diretamente do solo. As folhas são grandes, brilhantes, ovais, com extremidade pontiaguda, veia central pronunciada e veias laterais paralelas que se estendem a partir dela. A cor da folhagem é brilhante, verde escuro.
A planta floresce em adultos, no segundo ano de vida, tendo passado por todo o estágio de desenvolvimento. Em março, o spathiphyllum lança até 10 pedúnculos, dos quais até 3 inflorescências florescem simultaneamente. A floração da planta é longa, inclusive até maio. Muitas vezes, ocorre um florescimento repetido após um descanso na estação outono-inverno.
Cupido tem uma flor incomum: orelhas de cor creme ou amarelo pálido, protegidas por uma colcha branca de neve de uma única pétala, cujas bordas estão ligeiramente dobradas no meio. A forma da pétala é alongada, oval, com uma ponta afiada, como nas placas das folhas, as veias passam por toda a superfície.
Você sabe O Spathiphyllum é capaz de absorver impurezas tóxicas no ar, em particular os vapores de formaldeído usados na fabricação de móveis.
As seguintes subespécies da variedade são populares:
- Pronto cupido - Tem uma folhagem verde clara. Ao florescer, forma um véu branco com uma ponta verde e uma veia central clara de cor verde.
- Cupido de prata - folhagem diferente cor incomum, placas verdes entre as veias são pintadas de cinza prateado. A flor é branca, a capa é levemente ondulada.
- Pearl Cupido - cresce até 30 cm de altura, quando floresce, forma uma orelha arredondada e encurtada, que se projeta para a frente, afastando-se da colcha. A colcha é alongada, estreita, branca com veias verdes.
Adaptação após a compra
Depois de comprar uma planta, ela deve ser deixada em seu recipiente nativo por 2 semanas para dar a oportunidade de se acostumar com a mudança de cenário. Um novo microclima, capacidade, novo solo ao transplantar uma flor é estresse para ele. É aconselhável consultar o vendedor sobre as condições de manutenção do Cupido na loja e alterá-las gradualmente.
Condições de cultivo da casa
Ao criar condições para uma flor, é necessário considerar que seu habitat natural são florestas tropicais quentes e úmidas.
Preste atenção a tipos de spathiphyllums como Chopin e Wallis.
Localização e Iluminação
Para um desenvolvimento normal e florescimento abundante, a planta precisa de iluminação brilhante, mas sem luz solar direta. O melhor lugar para guardar a flor serão as direções leste e oeste das janelas. No sul, existe o risco de queimaduras de folhagem suculenta e, no norte, a luz será insuficiente.
Modo de temperatura
Durante a estação de crescimento e floração (primavera-verão), a faixa de temperatura do conteúdo varia de + 21 ... + 24 ° C. No final do outono, se o produtor decide descansar a flor, a temperatura é reduzida para + 18 ° C.
Importante! A uma temperatura de + 10 ° C, a planta começa a enfraquecer, seu sistema radicular pode apodrecer. Permitir tal redução, bem como mudanças bruscas de temperatura, não é altamente recomendado.
Humidade do ar
Folhas grandes precisam de muita umidade no ar. Se estiver seco, as pontas das folhas começam a secar. Para manter o nível de umidade adequado (70-75%), um umidificador (por exemplo, uma bandeja com argila expandida úmida) deve ser colocado próximo à planta. Regularmente precisa pulverizar a flor. Não se preocupe com o acúmulo de gotas de água nas folhas, sua forma, inclinando-se para baixo, não permite que o fluido permaneça.
Características dos cuidados com as plantas em casa
Cuidar de uma planta decorativa é simples, o principal é observar a dosagem de rega e cobertura, sua frequência. Também é importante familiarizar-se com as regras para podar e replantar uma planta com flores.
Rega
A planta precisa de umidade o ano todo. A rega é realizada através de uma panela ou por irrigação do solo. A água é mantida por pelo menos 20 horas; sua temperatura deve corresponder à temperatura do ar na sala.
A frequência da rega é determinada pela taxa de secagem do coma do solo. Se o produtor escolheu uma rega mais baixa, a camada superior do solo deve ser verificada. Se a irrigação for realizada por irrigação, é necessário verificar a secura a uma profundidade da panela de até 5 cm.A folhagem é regularmente limpa com um pano úmido para remover a poeira.
Top vestir
No período de março a outubro, a flor é fertilizada uma vez a cada 10 dias. No período outono-inverno, o intervalo é aumentado para uma vez por mês. Spathiphyllum responde igualmente bem a compostos orgânicos e minerais.
Se o florista tiver oportunidade, durante a estação de crescimento, você pode usar a infusão de verbasco, diluída na proporção de 1:20.
Dos complexos minerais, os fertilizantes são usados para plantas com flor sem cal, por exemplo, "Azalea". A concentração da solução não é superior a 1,5 g / 10 l de água.
Poda
O único tipo de poda que o spathiphyllum é realizado é o procedimento sanitário. As folhas secas ou doentes são removidas, é necessário remover os pedúnculos murchados. Os pedúnculos restantes enfraquecem o mato, consumindo a maior parte da umidade e de nutrientes.
Transplante
Depois de esperar um período de 2 semanas após a compra, é aconselhável transplantar a planta. Em casa, é possível criar uma mistura mais nutritiva para a flor do que aquela em que foi exportada.
Um transplante padrão é realizado anualmente na primavera, antes da floração. Em espécimes adultos, as raízes que olham para fora do solo sinalizam a necessidade do procedimento.
Os seguintes componentes são usados para uma mistura nutritiva do solo (na proporção de 2: 2: 0,5: 0,5: 1):
- solo encharcado;
- solo de folha;
- húmus;
- turfa;
- areia grossa.
Importante! O solo deve ser descontaminado: calcina no forno a uma temperatura de + 100 ° C.
A panela pode ser feita de qualquer material, mas sempre com um orifício para drenar a água. Seu tamanho deve ser vários centímetros maior que a capacidade anterior.
Tecnologia de transplantes:
- Antes do processo, a flor precisa ser regada: para que o solo fique mais fácil de se afastar das paredes da panela. Dado o frágil sistema radicular, a flor é extraída por transbordo.
- No fundo do novo tanque, há 2-3 cm de drenagem, uma colina de terra é derramada sobre metade do tanque.
- A planta purificada é colocada em uma colina de solo, as raízes são endireitadas.
- Uniformemente nas bordas, acrescentam solo e calcário.
- Conclua o procedimento de regar e pulverizar a folhagem.
Como propagar uma flor
Um método ideal para a propagação de spathiphyllum na floricultura doméstica é a divisão dos rizomas. Execute o procedimento simultaneamente com o transplante. É aconselhável conduzi-lo em uma sala quente a uma temperatura de + 20 ... + 23 ° C.
Tecnologia de processo:
- Uma planta adulta é dividida em várias partes, cada uma das quais contém uma parte da raiz e um mínimo de 3 folhas.
- Todas as seções disponíveis são tratadas com carvão ativado em pó. Deixe por 15-20 minutos.
- O substrato e a capacidade são desinfetados (calcinação, solução de permanganato de potássio).
- No fundo de um pequeno tanque estava a drenagem. Se você pegar uma panela grande, a flor colocará toda a sua força na construção do sistema radicular, em vez de desenvolver massa verde.
- Os divisores estão sentados em recipientes separados. O cuidado com as mudas é o mesmo que com uma planta adulta.
- Spathiphyllum não se multiplica com estacas frondosas: desprovidas de raízes, elas simplesmente apodrecem.
Possíveis dificuldades crescentes
A vantagem indubitável do hóspede tropical é que ele não atrai insetos. Um ácaro pode ocasionalmente atacar uma flor, mas apenas devido a erros de cuidados com a florista. A aranha é atraída pelo ar super seco. Para combatê-lo, o acaricida Agarvertin é usado a uma taxa de 2 ml / 1 litro de água (pulverização).
Outros problemas de desenvolvimento e suas soluções:
- Dicas de folhagem amarelada - ar insuficientemente úmido. Aplique a pulverização, coloque um umidificador perto do vaso.
- Torção de folhagem - solo seco, baixa temperatura. Condições corretas de temperatura e rega.
- Folhas de estiramento - falta de iluminação. Mova a panela para um local mais iluminado.
- Não há pedúnculos - falta ou excesso de fertilização. Ajuste a dosagem e a frequência dos fertilizantes, estude cuidadosamente a composição dos complexos adquiridos.
- A aparência do preto na folhagem - podridão da raiz. A causa da doença é excesso de umidade no solo. A rega deve voltar ao normal. O tratamento é realizado com o fungicida "Alirin-B", regando o solo com uma solução preparada na proporção de 1 comprimido / 5 l de água.
Spathiphyllum Cupid é uma flor despretensiosa nos cuidados, por isso não apresenta dificuldades no crescimento. Especialmente apreciado pelos jardineiros é o fato de ser resistente a pragas e doenças.Você sabe No esoterismo, spathiphyllum também é chamado de “felicidade feminina”, pois acredita-se que essa flor traga felicidade pessoal para uma mulher, ajude a encontrar sua alma gêmea e promova o nascimento de um filho.