O ciclâmen persa atrai com flores brilhantes de diferentes tonalidades, tornando-a uma das plantas mais populares para a floricultura em ambiente interno. Como crescer e propagar uma flor em casa é descrito em detalhes abaixo.
Descrição botânica da planta
A herbácea perene é originária dos países da região do Mediterrâneo e também é encontrada no norte da África.
Suas características são:
- raiz sob a forma de um tubérculo achatado com diâmetro de até 15 cm;
- folhas verdes coriáceas com formato de coração e padrão prateado característico;
- pecíolo da folha é longo, vermelho-marrom;
- pedúnculo com até 20 cm de comprimento;
- uma flor de 5 pétalas com uma pétala inferior dobrada lembra uma borboleta;
- as flores são brancas, tons de rosa e vermelho, roxo;
- frutas sob a forma de uma caixa com sementes.
Uma roseta densa de folhas e flores cresce a partir do topo do tubérculo, em algumas espécies isso ocorre simultaneamente.O longo período de floração e crescimento das plantas ocorre no período frio do outono à primavera. Após a floração, o pedúnculo gradualmente espirala e deposita uma caixa com sementes no chão. Então as folhas caem e a flor entra em um período adormecido.Você sabe A palavra "ciclâmen" vem do grego "cyclos", que significa "círculo" e está associada à forma do tubérculo. Outro nome para a flor é "pão de porco": no livro de Ambodik, o médico de Catarina II, "Substância médica" em 1758, É descrita a busca e a ingestão de tubérculos de ciclâmen por porcos.
Como escolher na compra
A melhor escolha seria uma planta na fase inicial da floração. Você também deve se certificar de que o ciclâmen é saudável.
Os atributos de uma amostra de qualidade são os seguintes:
- número mínimo de flores desabrochando;
- muitos brotos sob as folhas;
- pedúnculos verticais fortes;
- folhas elásticas sem amarelecimento;
- o tubérculo sobressai um pouco acima do solo.
Importante! O suco de ciclâmen é venenoso! A concentração máxima de substâncias nocivas está contida no tubérculo.
Às vezes, o ciclâmen é vendido na forma de um tubérculo. Neste caso, deve ser suave e pesado, com rins na parte superior.
Como cuidar imediatamente após a compra
Após a compra, você precisa inspecionar a condição do sistema radicular, de acordo com os resultados dos quais eles decidem sobre a necessidade de um transplante.
É necessário um novo local para o ciclâmen nos seguintes casos:
- raízes espreitam para fora do buraco no fundo da panela;
- o vaso contém turfa ou substrato de origem desconhecida, e não solo;
- se forem detectados sinais de podridão do tubérculo;
- com afogamento completo do tubérculo no chão.
Quais condições você precisa criar em casa
O ciclâmen persa é um efêmero, o que significa uma clara divisão do seu ciclo de vida em períodos de crescimento ativo e dormência. É frequentemente usado para decorar uma casa por apenas uma estação; no entanto, sob certas condições, a planta pode ser preservada e levar a uma repetição do florescimento.
Colocação e iluminação
A flor precisa de uma cor difusa brilhante e a janela oriental será o melhor lugar para ela. Por falta de sol, as folhas podem ficar amarelas e os raios diretos podem causar queimaduras.
A planta é exigente com ar limpo e não tolera fumaça de gás e tabaco. Deve ser evitada a corrente de ar frio e o calor dos aparelhos de aquecimento.
Não mantenha as plantas em um local apertado, pois a falta de ar fresco pode levar à decomposição. Após a floração, a planta descansa e o vaso precisa ser reorganizado em um local sombreado até o final do verão. Alguns jardineiros recomendam colocar a panela com o tubérculo de lado.
Em casa, você pode cultivar plantas decorativas como:
Modo de temperatura
Uma das condições mais importantes para o ciclâmen com floração é a temperatura baixa. Durante o dia, o termômetro deve registrar + 12 ° C a + 15 ° C e, à noite, pode ser reduzido para + 10 ° C.
Se o ar aquecer até + 20 ° C, a flor pode entrar no modo de hibernação. Nesse calor, os ácaros também são ativos, o que pode causar a morte da flor. Durante a dormência, a planta é mantida a uma temperatura de +18 ... + 22 ° C.
Humidade do ar
A planta adora alta umidade e suas folhas são pulverizadas regularmente. Um vaso de flores pode ser colocado em uma bandeja com argila expandida umedecida. Quando os botões aparecem, a umidade das folhas é interrompida. Gotas caindo nas pétalas podem causar deterioração.
Como cuidar no futuro
Os cuidados com o ciclâmen no período ativo incluem rega adequada e cobertura. Ao trabalhar com a planta, use sempre luvas.
Rega
A rega regular durante a estação de crescimento deve ser moderada. É necessário aguardar um pouco de secagem da camada superior na panela antes de regá-la novamente.
Importante! Ao regar, a água não deve entrar no tubérculo, portanto o fluxo é direcionado estritamente ao longo da borda do recipiente ou a imersão em água é usada por 15 minutos.
Anteriormente, a água para irrigação é mantida e sua temperatura não deve ser superior à temperatura ambiente. Durante o descanso, a rega não para completamente, umedecendo a terra ao redor do tubérculo, conforme necessário.
Aplicação de fertilizantes
A cobertura é adicionada durante a estação de crescimento a cada duas semanas. O fertilizante deve ser abrangente e projetado para plantas com flores. A dosagem é reduzida pela metade. A quantidade de nitrogênio na cobertura deve ser mínima, caso contrário, apenas um aumento na massa verde ocorrerá.Durante a dormência, os ciclâmenes não fertilizam.
Poda
O cíclame não requer corte. Os talos de flores murchas podem ser removidos se o florista se enroscar com sementes e não gostar do cultivador. No entanto, eles não são cortados, mas cuidadosamente torcidos no fundo, no ponto de crescimento.
Quando a planta entra em hibernação, as folhas ficam amarelas e caem. A folhagem não pode ser removida à força, mesmo que tenha chegado um período de descanso.
Transplante
Além das condições listadas acima para transplante após a compra, o ciclâmen é transferido para uma nova panela a cada 2-3 anos no início do outono. O sinal para o início do transplante pode ser considerado o aparecimento das primeiras folhas jovens.
O recipiente para a planta não deve ser muito grande; caso contrário, a planta gastará as principais forças no crescimento do tubérculo e das folhas, e a floração será fraca. A profundidade do vaso pode ser estimada com base no diâmetro do tubérculo: o terceiro deve estar acima da superfície do solo.
Em média, você precisa desses recipientes:
- para uma planta de 1 a 3 anos, é necessário um vaso com um diâmetro de 7-8 cm;
- é provável que uma flor com mais de três anos precise de um vaso com um diâmetro de 10 a 15 cm.
Você sabe Na Roma antiga, as propriedades protetoras eram atribuídas à flor e as mulheres grávidas usavam ciclâmen como jóias.
Uma mistura produzida por si mesma deve consistir nos seguintes ingredientes:
- húmus, areia e turfa em partes iguais;
- três pedaços de terra arborizada.
Então você precisa executar essas ações:
- Coloque luvas e remova o tubérculo da panela, limpe-o do solo velho e corte as raízes danificadas ou podres. Polvilhe as fatias com pó de carvão.
- Despeje o solo novo em uma panela com drenagem e coloque o tubérculo para dentro, de modo que sua parte superior se projete um terço acima da borda.
- Para encher a terra restante.
- Mova a panela para um local fresco e despeje.
Após um mês após o procedimento, o ciclâmen pode ser alimentado.
Vídeo: Transplante de ciclâmen
Como propagar em casa
Para o ciclâmen persa, apenas a reprodução de sementes é usada. Se você dividir o tubérculo, na maioria dos casos, as partes apodrecem.
As sementes amadurecem por vários meses e é melhor semeá-las imediatamente após abrir a caixa. A melhor época de semeadura é o início da primavera. Para melhorar a germinação, as sementes são tratadas em uma solução de "Epina", de acordo com as instruções. A semeadura é realizada em solo estéril, sem húmus.
Importante! Para obter uma variedade híbrida, as sementes devem ser compradas de um fornecedor confiável! As sementes auto-coletadas podem conter caracteres divididos após a polinização cruzada.
O processo é o seguinte:
- Em um recipiente raso, as sementes são colocadas a uma profundidade de 1 cm com um intervalo de 2-3 cm.
- Polvilhando os sulcos com o solo, eles são umedecidos do frasco de spray e cobertos com um filme preto ou uma cobertura opaca.
- Entre a superfície do solo e o abrigo, é necessário deixar 2-3 cm de distância do ar.
- A germinação requer uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C.
- O recipiente é periodicamente arejado e umedecido.
Os primeiros brotos podem aparecer em um mês, algumas variedades germinam por mais tempo. Após a emergência, o pouso é transferido para luz difusa brilhante na mesma temperatura.
Brotos de ciclâmen são plantados quando 2-3 folhas aparecem, pequenos tubérculos devem ser cobertos completamente. O segundo transplante em vasos com diâmetro de 5-6 cm é realizado após 6-7 meses. Nesse caso, os tubérculos ficam um terço aberto.
Na maioria das vezes, a primeira floração ocorre no segundo ano; no entanto, algumas cópias florescem tão cedo quanto 15-18 meses.
Dificuldades crescentes
O ciclâmen persa geralmente sofre de erros no tratamento.
Os principais problemas ao crescer são os seguintes:
O ciclâmen persa é altamente decorativo e tem um longo período de floração. Proporcionando à planta as condições corretas durante o período de dormência, é possível obter floração repetida e preservar a flor por muitos anos.