Muitas pessoas sonham em ter uma palmeira real em uma grande banheira de madeira em casa, mas nem sempre é possível encontrar a quantidade necessária de espaço para essa árvore alta e extensa. Felizmente, existem tipos especiais de palmeiras, como se fossem especialmente projetados para o cultivo interno. Eles não ocupam muito espaço, mas são muito decorativos. Um exemplo impressionante de tais palmeiras em miniatura é o estupro. Contaremos mais sobre isso.
Descrição botânica da planta
O conceito de "rapis" (Rhapis) combina o gênero de palmeiras de bambu com espessas baixas, que inclui cerca de 10 espécies diferentes. A pátria dessas plantas, também chamada Lady Palms, é o território do sudeste da Ásia, capturando parcialmente a China, o Japão e o arquipélago malaio. No entanto, quase 2,5 séculos atrás, essas palmeiras foram trazidas para a Europa e se enraizaram bem ali, principalmente como plantas de interior.
Tamanhos máximos | De 1,5 a 3 m - dependendo do tipo |
Sistema raiz | Tipo poderoso e horizontal, profundo da superfície da Terra, não desaparece |
Caule | Tipo de cana (bambu), fino (diâmetro de 3-4 cm), densamente coberto de fibras |
Forma de folha | Em forma de leque, composto por 7 a 10 segmentos em forma de dedo. A largura de cada segmento na base pode ser de até 5 cm, o comprimento de até 30 cm.A dissecção das folhas é muito profunda, não inferior a 2/3, e às vezes quase até a própria base. O pecíolo curto tem o mesmo revestimento felpudo que as hastes. Tamanhos pequenos de folhas |
Cor da folha | Verde escuro com um brilho bonito |
Estrutura foliar | Difícil |
Inflorescência | Tipo axilar ramificado, coletado em um pincel |
Forma da flor | Cálice com 3 dentes, com corola em forma de taco (em flores masculinas) ou ovóide (em flores femininas) e 6 estames |
Tipo de flor | Bissexual e do mesmo sexo |
Cor da flor | Marfim |
Tipo de fruta | Baga carnuda esférica |
Cor da fruta | Branco |
O sabor da fruta | Os frutos não são comestíveis |
Importante! O estupro jovem forma folhas, nas quais apenas dois segmentos são formados pela primeira vez, o que incomoda muito os jardineiros inexperientes que acreditam que adquiriram por engano alguma outra planta. De fato, essa é a característica relacionada à idade da palmeira de bambu: à medida que cresce, suas folhas adquirem a forma desejada de leque.
Tipos principais
Entre as espécies mais famosas de Lady Palms, que hoje são distribuídas muito além das fronteiras de sua terra natal, o seguinte deve ser mencionado:
- Rhapis humilis (baixo rapis). Esta palmeira é originária da China. Tem dimensões compactas, não cresce acima de um metro e meio de altura e até recentemente era a única variedade de Lady Palms que podia ser comprada em lojas de flores. Na aparência, a planta se assemelha a um arbusto esférico exuberante, composto por um grande número de folhas decorativas em forma de leque. Existem variedades especialmente criadas de Rhapis humilis, cujas folhas são variadas. Essas palmeiras são especialmente populares e costumam ser usadas para decorar escritórios modernos e apartamentos urbanos com reformas de designers.
- Rhapis excelsa, também conhecido como Rhapis flabelliformis (colza alta ou folhas de leque). Esta variedade é de origem japonesa. Parece bom em quartos mais espaçosos, por esse motivo, não é adequado para todos. No entanto, nos corredores do hotel ou em grandes casas particulares, uma planta tão espetacular parece única. Ao contrário de Rhapis humilis, Rhapis excelsa alta e fina pode ser vista claramente em hastes longas e semelhantes a bambus, mas terminam com folhas espalhadas características desse tipo de palmeira, divididas em segmentos em forma de dedo. Em altura, a árvore pode crescer até 3 m. Existem exemplares com folhas variadas.
- Rhapis multifida (raspis multifraturado). Externamente, essa variedade de palmeira de bambu quase não difere de Rhapis humilis. No entanto, sua principal característica é que o número de segmentos em uma placa foliar em Rhapis multifida não é o habitual de 7 a 10 peças, mas muito mais - em plantas adultas, esses dedos podem ter entre uma e meia a três e meia dúzia em cada folha. Rhapis multifida é uma variedade bastante rara de Lady Palms, embora, de acordo com muitos jardineiros, essa planta seja a mais espetacular.
- Rhapis subtilis (rapis fino). Essa espécie de palmeira de bambu nativa da Tailândia, Laos, Camboja e ilha de Sumatra é ainda menos conhecida do que seu "parente" multi-dissecado. Atinge uma altura de 3 m. A principal característica distintiva da espécie não é tanto suas características externas, como condições habituais. Se as palmeiras de bambu listadas acima crescem nos subtrópicos, então Rhapis subtilis é uma planta verdadeiramente tropical. Não tolera o ar frio, é bastante exigente com a umidade, por isso é cultivado com menos frequência em casa.
Condições de cultivo da casa
Freqüentemente, a tentação de obter uma palmeira como uma flor da casa é mantida pelo fato de que em casa não será possível criar condições favoráveis para esse habitante dos trópicos, em particular, fornecer luz suficiente e um nível adequado de umidade.
Tais medos são parcialmente verdadeiros, mas, de todos os tipos de palmeiras, a raspis é talvez uma das mais despretensiosas. É por isso que ele é tão amado pelos jardineiros.
Iluminação
Todas as palmeiras, como qualquer outra planta tropical, precisam de muita luz. Mesmo os raios diretos do meio-dia para essas árvores são menos perigosos do que uma sombra opaca. No entanto, em condições internas, ainda é recomendável colocar o vaso perto de janelas voltadas para o lado leste ou oeste, e nas janelas sul no verão, leve sombra para manter a luz espalhada.
As palmeiras internas têm a capacidade de se adaptar às condições de iluminação propostas e se adaptar a novas com muita força, de modo que o vaso não deve ser movido de um lugar para outro, mas a flor recém-adquirida deve primeiro ser sombreada e, em seguida, a iluminação será adicionada gradualmente.
Importante! Para variedades variadas de palmeiras de bambu, a boa iluminação é especialmente importante. Se essas plantas não recebem uma quantidade suficiente de luz solar, suas folhas perdem a decoratividade e se tornam monofônicas.
Mas, ao mesmo tempo, para que a planta se desenvolva uniformemente e forme uma linda coroa de todos os lados, ela deve ser rotacionada periodicamente em torno de seu eixo para que todas as folhas recebam a mesma quantidade de luz.
Airing
Se for possível levar um vaso de flores com palmeira de bambu ao ar livre (para uma varanda ou residência de verão) no verão, isso deve ser feito. Uma estadia constante em ambientes fechados diminui o desenvolvimento de uma flor despretensiosa, mas uma brisa leve reforça sua imunidade e a protege de doenças por um longo tempo. Se a planta for mantida no escritório, a janela próxima à qual ela cresce precisa ser aberta com mais frequência em períodos quentes, fornecendo ar fresco às folhas. No entanto, a ventilação deve ser diferenciada da corrente de ar, seu efeito é prejudicial tanto para as flores quanto para as pessoas.
Modo de temperatura
O Rapis se desenvolve bem em temperatura ambiente comum. Somente as diferenças de temperatura são indesejáveis devido aos aparelhos de ar condicionado ligados no verão, e o modo favorito de +18 ºC para muitos trabalhadores de escritório de uma palmeira ainda é muito legal. As condições ideais para a planta variam entre +20 e +22 ºC, e podem ser aderidas tanto no inverno quanto no verão.
Você sabe A palma mais alta do mundo é Ceroxylon quindiuense, ou palma de cera Kindio. Esta maravilhosa árvore está crescendo na Colômbia, atingindo mais de cinquenta metros de altura por mais de cem anos de vida, enquanto possui um diâmetro de tronco de apenas meio metro na base.
Na estação fria, muitas flores de interior precisam de um período adormecido, acompanhado por uma diminuição da temperatura e uma diminuição da intensidade da irrigação; no entanto, essa condição não é necessária para uma casa de palmeira decorativa, decídua e praticamente não florescente. Se a flor não estiver contida na sala de estar, a fase de repouso não a prejudicará; no entanto, neste caso, é aconselhável garantir que a temperatura não caia abaixo de +16 ºC (+10 ºC para uma planta termofílica é um indicador criticamente baixo).
Humidade do ar
Ao contrário dos medos frequentemente expressos, as palmeiras de bambu não sentem a necessidade de alta umidade. Os parâmetros normais para um espaço de 60 a 65% são bastante aceitáveis para esta planta. No entanto, o rapis reagirá a um banho refrescante e a pulverização regular de folhas com grande gratidão, é especialmente importante realizar esses procedimentos em salas onde o ar é quente e seco, e a ventilação não é realizada (durante o período de aquecimento, essas condições estão presentes em muitos apartamentos e escritórios da cidade) .
Como cuidar em casa
Cuidar de Lady Palms é fácil. Você só precisa conhecer os requisitos básicos para regar e adubar, transplantar a planta a tempo e garantir que ela não dói nem fique exposta a ataques de pragas.
Rega
Todas as palmeiras precisam de rega abundante. O volume de aplicação frequente, mas limitado, do fluido no solo leva à secagem das raízes; portanto, durante a irrigação, é muito importante garantir que não apenas a camada superior do solo, mas também todo o pedaço de terra seja umedecido no fundo. Uma evidência vívida disso é o aparecimento de água na panela, que, no entanto, não precisa ser deixada nela: deve ser cuidadosamente drenada.
É necessário regar o colza com água morna e morna até +20 ... + 23 ° C. É melhor não usar água da torneira para esses fins, mas se não houver escolha, ela deve ser defendida em um recipiente aberto por pelo menos um dia.
No inverno, independentemente de a planta ser introduzida na fase adormecida, a rega geralmente é reduzida, porque, devido à falta de iluminação e temperatura do ar mais baixa, os requisitos de umidade da flor são bastante reduzidos.
Juntamente com a rega das raízes, também é útil usar água de superfície pulverizando água quente de um frasco de spray nas partes verdes de uma palmeira. O último método não deve ser usado se a temperatura ambiente cair abaixo de +18 ° C.
Top vestir
Para que o estupro se desenvolva com sucesso, ele precisa ser alimentado regularmente. Esse procedimento deve ser realizado apenas durante o período de vegetação ativa (começa no final de fevereiro com um aumento na duração da luz do dia e termina em meados do outono). A frequência do procedimento depende das condições da flor e do tempo decorrido desde que foi transplantada para um novo substrato fértil, mas, em média, os fertilizantes são aplicados cerca de duas vezes por mês.
Em lojas especializadas, você pode encontrar uma ampla variedade de fertilizantes complexos para palmeiras, por exemplo, entre as marcas mais populares estão:
- Activina;
- Sr. cor. Palmeira ";
- Bon Forte;
- "Florovit";
- "Crescimento" (Palm);
- "Sucesso";
- fertilizante cristalino "Para palmeiras" TM Royal Mix;
- "NPK padrão para palmeiras" e muitos outros.
Antes de aplicar a solução nutritiva no solo, ela deve ser abundantemente regada, caso contrário a mistura mineral concentrada pode queimar as raízes. Após o transplante e durante a doença, as plantas de interior não fertilizam.
Poda
As palmeiras de bambu não precisam formar ou rejuvenescer a poda, mas no início da estação de crescimento, a fim de aumentar a decoratividade da planta e dar-lhe nova força ao crescimento, remova cuidadosamente todas as folhas secas, amareladas e murchas.
Para evitar a infecção da parte aérea da flor com uma infecção fúngica ou bacteriana que pode entrar em uma ferida aberta, inclusive com água, o colza não deve ser pulverizado após a poda por pelo menos uma semana.
Transplante
Ao contrário de muitas outras plantas de interior que precisam ser replantadas anualmente, o estupro não tolera esse procedimento e, portanto, não deve ser realizado com muita frequência. Atualizar a mistura do solo na panela é suficiente para derramar uma nova camada diretamente sobre a antiga.No processo de crescimento da palma, seu sistema radicular preenche todo o vaso e, se você não fornecer à planta uma área adicional para o desenvolvimento, ela começará a doer e poderá até morrer. É fácil determinar o momento crítico: se, ao pegar uma flor, você vê fragmentos de raízes saindo dos orifícios de drenagem da panela, significa que a palma da mão já está apertada em sua capacidade anterior.
Como mudar para um novo local para um estupro sensível a mudanças nas condições externas é um estresse sério, é melhor adiar o transplante por cerca de duas semanas. Em outros casos, o procedimento é melhor realizado no final do inverno ou no início da primavera, no início de um novo ciclo de vegetação.
As palmeiras, especialmente os adultos, precisam ser transplantadas exclusivamente por transbordo, tentando não perturbar o sistema radicular e não destruir o caroço de terra.Importante! Independentemente do tamanho do vaso, as plantas de interior compradas em lojas de flores sempre devem ser transplantadas para novas terras. Isso é explicado pelo fato de os fabricantes usarem substratos especiais de transporte para venda, que contêm uma quantidade maior de vitaminas, mas são completamente inadequados para flores como solo permanente.
As raízes do estupro estão localizadas perto da superfície da Terra e crescem horizontalmente, e não verticalmente; portanto, é melhor escolher um vaso amplo e não muito profundo. Apesar da atitude dolorosa da planta em relação ao transplante, você não deve tomar um vaso muito maior que o anterior. Para facilitar o enraizamento de uma flor, encostada nas paredes da panela, é melhor dar preferência a um recipiente cujo diâmetro é apenas 2-3 cm maior que o tamanho da primeira.
Primeiro, a drenagem é introduzida no pote preparado. A argila expandida é tradicionalmente usada nessa capacidade, mas, em vez disso, você pode levar pequenas pedras, peneiramentos, pedras trituradas ou areia grossa. A espessura da camada de drenagem deve ser pelo menos ¼ do volume do vaso.Em seguida, uma pequena quantidade de mistura de solo é derramada no tanque. Para isso, é melhor comprar substratos especiais para palmeiras, embora você possa preparar o solo. Para fazer isso, o solo do turf, o composto apodrecido e a turfa são misturados em proporções iguais, após o que um pouco de areia do rio, hidrogel ou musgo do pântano é adicionado à mistura resultante para aumentar sua leveza.
Após a preparação da panela, a palma da mão deve ser cuidadosamente removida do recipiente anterior, colocada em uma nova e compactada rapidamente com a mistura fresca do solo por todos os lados. Muita terra é adicionada à superfície da panela para que pelo menos 2 cm permaneça na borda, caso contrário a planta ficará difícil de molhar. Depois de encher a panela, o substrato deve estar bem compactado e, se necessário, adicionar uma camada adicional de terra.
É aconselhável proteger a palma recém transplantada durante as primeiras três semanas da luz solar direta, não para fertilizar, mas para regar e ventilar regularmente.
Reprodução
Existem três maneiras principais de reproduzir as palmeiras de bambu:
- filhos de raiz;
- divisão do rizoma materno;
- sementes.
Se a raiz, que pôde ser separada junto com a alça, for muito pequena, a parte aérea poderá ser colocada por algum tempo na água com a adição de uma preparação estimulante para o enraizamento. Quanto aos outros dois métodos de propagação do estupro, precisamos falar sobre eles com mais detalhes.
Divisão rizoma
Durante o transplante de uma palmeira de bambu bem coagulada em vez de uma panela maior, você pode simplesmente dividir a planta em várias partes, cada uma das quais pode ser plantada em um vaso de flores separado. Nesse caso, é aconselhável não destruir completamente o pedaço de terra e não expor as raízes.
Com uma faca afiada, a partir da superfície da terra, o arbusto é cortado em altura em 2 ou 3 partes para que cada fragmento tenha um número igual de brotos e rizomas. Então, com cada parte, o procedimento usual de transplante é realizado de acordo com o esquema descrito em detalhes acima. A quarentena de tal planta deve ser fornecida por mais tempo, porque os danos ao sistema radicular são sempre um estresse sério para a palma da mão.
Sementes
Cultivar palmeiras a partir de sementes é um negócio a longo prazo, mas é fascinante.
Importante! As sementes da palmeira de bambu precisam ser plantadas imediatamente após a coleta ou aquisição, pois a germinação é inversamente proporcional à vida útil.
Antes do plantio, o material da semente é embebido por 5 dias em um estimulador de crescimento (você pode usar “Kornevin”, “Zircon”, “Epin”, “Fumaru” e outras preparações semelhantes). Então, cada semente deve ser cuidadosamente perfurada com uma agulha para destruir uma cápsula densa, mas não danificar o embrião.
No recipiente preparado (você pode usar uma caixa, uma caixa, um cassete para mudas ou copos plásticos comuns) com orifícios de drenagem feitos anteriormente para drenar o excesso de água, a mistura do solo é derramada e regada abundantemente. Quando a água drena e evapora um pouco, as sementes são levemente pressionadas no solo com uma incisão para baixo. Não é necessário enchê-los de terra, pois esticará o já longo processo de germinação.
Após o plantio, o recipiente é apertado com um filme ou coberto com vidro e colocado para germinação em local levemente escurecido a uma temperatura de + 22 ... + 27 ºC. Antes da emergência (esse processo pode se estender por dois e às vezes três meses), a estufa deve ser ventilada regularmente, removendo o filme ou o vidro por um tempo. Após a germinação da cobertura da palma é removida.
O plantio de colza em vasos separados pode ser realizado quando as mudas jovens atingem um crescimento de 4 cm.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar uma palmeira de bambu, você pode encontrar essas dificuldades:
- Secagem e amarelecimento das folhas, começando nas pontas. Isso geralmente acontece se o ar na sala estiver muito seco e sem ventilação. O problema é resolvido por pulverização regular da planta com água morna.
- O aparecimento de manchas amarelas em uma placa de folha. Geralmente indica uma queimadura de sol. A flor deve ser protegida dos raios diretos e as folhas afetadas devem ser cuidadosamente cortadas.
- Manchas marrons nas folhas. Eles ocorrem em temperaturas elevadas, combinadas com ar seco. É tratado por ventilação, pulverização e colocação da panela em um local mais fresco.
- Folhas murchas. Eles sinalizam a secagem do solo (ou sua camada inferior) e a necessidade de rega abundante.
- A combinação de folhas escuras e murchas - Um sinal claro de que a palma está congelando. A flor deve ser transferida para uma sala quente.
- Crescimento atrofiado. Duas razões são possíveis: solo empobrecido (falta de fertilizante) ou vaso pequeno demais (é necessário transplante).
- Abertura prematura das folhas. Tal sintoma específico nas palmeiras ocorre em caso de danos ao sistema radicular. Às vezes basta apenas reduzir a rega, mas se o problema não for resolvido, a planta precisará ser replantada com a desinfecção simultânea das raízes.
Das pragas por estupro, as mais perigosas são:
- escudo de escala - caracterizado pelo aparecimento de placas marrons em uma placa de folha;
- ácaro - facilmente identificados por fios específicos esticados entre as folhas e seus segmentos;Andaime e ácaro
- feltro - manifesta-se na presença de nódulos brancos semelhantes ao algodão, acumulando-se na base da folha.
Os parasitas visíveis a olho nu devem ser removidos com um palito de dente ou um algodão embebido em álcool. Um remédio popular eficaz para combater qualquer uma das pragas mencionadas é tratar as partes verdes da palma com uma solução de sabão, na qual se pode adicionar alho ou cebola esmagados.
Você sabe A planta mais venenosa do mundo tem um nome completamente pacífico e até divino - a palma de Cristo. Este perene também é conhecido como ricina, óleo de mamona ou óleo de mamona. O veneno mortal é encontrado nas sementes de uma planta que não é realmente uma palmeira.
Se tais medidas não derem resultados, é necessário o uso de inseticidas (remédios contra parasitas de insetos), acaricidas (remédios contra carrapatos) ou pesticidas universais projetados para combater essas duas categorias de pragas. Exemplos destes últimos incluem drogas como Fitoverm, Vermitek, Aktofit, Actellik, Akarin, Apollo e outros.
Sinais e superstições
Com plantas de interior associadas a muitos sinais e superstições. Acredita-se que algumas flores carregam um fardo positivo e prometem felicidade e prosperidade, enquanto outras, pelo contrário, são melhores para não entrar em casa, pois atraem forças do mal, gastam energia e podem até causar doenças graves e morte de um dos membros da família.
E aqui está o que é interessante: propriedades sobrenaturais positivas e negativas podem ser atribuídas à mesma flor. Um exemplo é a palmeira. Existem muitas superstições que dizem que essa árvore nunca pode ser mantida em casa e aproximadamente o mesmo número seguirá uma direção diretamente oposta.
Quem gosta de prestar atenção a todo tipo de superstição deve levar em conta esse conselho dos esoteristas:
- você não pode manter uma palmeira em uma banheira apertada, uma vez que a energia negativa liberada pela planta afetada será transmitida às famílias;
- o poder místico da árvore terá uma orientação positiva, se você colocar a panela no canto sudeste da sala, onde há muita luz e espaço livre;
- Palmeira é boa para decorar a sala de estar, corredor ou corredor, estudo, salão, sala de jantar, mas no quarto e, principalmente, no quarto das crianças, a energia dessa flor mostra seu lado negativo.
Quanto mais bondade, riso e emoções positivas estiverem presentes na sala em que a banheira com a árvore estiver, mais confortáveis as pessoas na casa se sentirão. E vice-versa. O motivo é simples: tudo o que a palmeira incorpora é então jogado de volta ao ambiente externo.Você sabe Há uma crença de que, se o rapis aparecer na casa de uma família sem filhos, o reabastecimento estimado espera pelo casal em um futuro próximo.
Se as folhas da planta parecem saudáveis, densas e de um verde brilhante, isso significa que os bons poderes governam a casa. Caules e folhas escuras indicam que a árvore está lutando contra o mal que penetrou na casa.
Muitas religiões orientais associam a palma à energia do sol, que se acumula no tronco de uma árvore. Daí vem a crença de que é bom decorar salas nas quais as pessoas praticam ioga, exercícios de bem-estar de qigong chinês, Pilates e outros tipos de exercícios físicos que não são muito tradicionais para os europeus.
Rapis é uma palmeira interna versátil que se encaixa igualmente bem no interior de um pequeno apartamento da cidade, bem como no espaçoso salão de uma casa de campo, em um escritório de prestígio e até em um hotel ou restaurante da moda. Com altas qualidades decorativas, esta planta é muito despretensiosa e não requer cuidados especiais, por isso é ideal para jardineiros iniciantes ou pessoas que não estão dispostas a gastar muito tempo em poda, transplante e outras manipulações com flores de interior.