Os gabiões como elementos decorativos elegantes e funcionais são amplamente utilizados como elementos de melhoria do jardim. Eles ficam ótimos no cenário dos edifícios modernos da cidade e, ao mesmo tempo, combinam bem com a paisagem rural. Neste artigo, você aprenderá sobre o uso de gabiões no design de jardins, tipos de produtos e materiais, o processo de criar essa estrutura com suas próprias mãos.
O uso de gabião no paisagismo
Os gabiões são estruturas volumosas de formas geométricas feitas de malhas ou hastes de metal e cheias de pedras. Este é um material moderno e elegante para a construção de elementos de jardim, especialmente cercas, reforços de retenção, ornamentos decorativos e móveis de jardim.
Até recentemente, eles eram usados principalmente para fortalecer declives e construir aterros em estruturas hidráulicas e de engenharia. Hoje, são cada vez mais utilizados pelos paisagistas para decorar e melhorar o jardim.
Uma das razões para a popularidade dos gabiões é sua versatilidade: tradicionalmente, eles são usados como muros e cercas, para criar labirintos bizarros e canteiros de flores elevados, permitindo que você crie uma bela paisagem em socalcos dividida em diferentes níveis em uma superfície inclinada.
Você sabe Os gabiões vêm das fortificações militares durante o cerco e a defesa, e o nome se traduz em "big cell" (francês. Gabion ou italiano. Gabbione).
Pequenas estruturas de malha são adequadas para paisagismo como bancos e bancos fechados, prateleiras para colocação de vasos de plantas no exterior. Eles são adequados para decorar lareiras e lareiras, escadas de jardim, colunas de mandris, criando esculturas decorativas.
Se você colocar elementos de LED dentro da estrutura, poderá obter algum tipo de lâmpada para iluminar o jardim. Você pode até fazer fogo no interior, mas as estruturas com fogo aberto exigem uma seleção especial de carga para suportar altas temperaturas e garantir uma operação segura.
Vantagens e desvantagens do uso de gabiões no projeto paisagístico
Os gabiões como elementos de paisagismo têm algumas vantagens.
Importante! Por razões de segurança, a cerca do gabião não deve ser superior a 2 m para evitar tombar.
- Entre eles estão:
- estética e valor arquitetônico - as pessoas adoram materiais naturais no jardim e o uso de cargas naturais (pedras ou seixos) em uma estrutura de malha é mais atraente do que paredes de concreto ou cercas de metal;
- respeito pelo meio ambiente - ao criar desenhos, aplique 90% dos materiais naturais;
- força, capacidade de suportar cargas pesadas, com instalação adequada, eles não precisam de fundação e suportam totalmente seu peso;
- alta permeabilidade e durabilidade - o ar e a água passam por eles sem danificar a integridade da estrutura e sem causar desgaste e corrosão do material; não é necessário um sistema de drenagem adicional;
- facilidade de instalação e uso - pode exigir apenas um pouco de trabalho preparatório na área selecionada para garantir a estabilidade;
- a estrutura não está presa ao chão, por isso é com relativa facilidade pode ser movido de um lugar para outro.
A desvantagem dos gabiões pode ser sua segurança, especialmente quando eles são preenchidos com materiais menos duráveis. Se os elementos de enchimento se desintegrarem na base, o gabião deve ser desmontado e todo o enchimento removido. Várias sujeiras e folhas podem se acumular entre as pedras - elas devem ser limpas regularmente, de preferência com água pressurizada.
As redes são muito duráveis, mas se você danificar o revestimento ao encher com pedras, precisará de tintas adicionais com verniz. A falta de projetos pode ser considerada a complexidade da instalação de seções grandes e altas, cuja instalação é desejável atrair especialistas.
Tipos de gabião
Os termos e definições de gabiões geralmente levam as pessoas que não encontraram produtos específicos a trabalhar com muitas perguntas - em primeiro lugar, o que são gabiões e o que significa "colchão" na terminologia da construção. Além disso, essas questões são consideradas em detalhes.
Todos os tipos de gabiões (em forma de caixa, cilíndricos, colchões) diferem:
- por características físicas e técnicas - parâmetros de malha, forma, dimensões;
- aplicação funcional - construção, assuntos militares, projeto de jardins.
Vídeo: Cerca de Gabion Pebble
Gabiões de caixa
Esse tipo de construção possui um retângulo na base e é feito de arame de aço torcido duplo com células hexagonais. A resistência do aço aumenta a confiabilidade da estrutura e distribui uniformemente a pressão na superfície do duto. A tecnologia de torção dupla impede que a malha se abra em caso de ruptura.
As dimensões da estrutura podem variar no intervalo:
- 1,5; 2; 3; 4 m de comprimento;
- 0,5; 1 m de altura;
- 1 m de largura - esse valor garante a confiabilidade de todo o design unificado, independentemente da aplicação funcional.
As caixas de malha com mais de 2 m são providas de divisórias a uma distância de 1 m uma da outra e de paredes externas, o que aumenta a rigidez, a estabilidade e a resistência da estrutura à pressão do material de enchimento na parte frontal. A força é aumentada pela fixação adicional na forma de cintas de arame em lados opostos.
Além dos materiais de malha, as caixas são feitas por soldagem de barras de metal. Nessas montagens, as células têm uma forma quadrada e os pontos de contato são conectados por soldagem.
As caixas de gabião são usadas principalmente como:
- muros de contenção, maciços e reforçados;
- proteção de taludes, fortalecendo as margens de reservatórios e rios;
- cercas, telas acústicas, desenho de flores;
- limiares, degraus, bacias hidrográficas, fundações com cargas aumentadas;
- elementos da pequena arquitetura - bancos, fontes, móveis de jardim, vasos de flores.
É indesejável instalar a caixa de lado para reduzir o tamanho para 0,5 m - a carga de pedra desmorona e a estrutura é deformada. Além da forma cúbica básica, as caixas têm muitas opções geométricas - elas podem ser esféricas, cônicas, piramidais e outras configurações complexas. Uma variedade de aparência torna essas estruturas atraentes para o paisagismo do site.
Gabiões de colchão e colchão (colchões Renault)
Uma característica dos colchões de gabião é a baixa altura em comparação com outros tamanhos. Estes são elementos em forma de cubos planos, cuja altura geralmente não excede 30 cm. Os colchões Gabion também são chamados de colchões Renault e representam até 80% das vendas. Eles são caracterizados por elasticidade e flexibilidade, o que permite a instalação em solos em movimento e superfícies irregulares; enquanto o design não perde propriedades funcionais.
Os colchões Renault são feitos de malha de arame torcido hexagonal (hexagonal), que é muito resistente à corrosão devido ao revestimento adicional com zinco e polímero. Para colchões de gabião de malha, as alturas padrão mais comuns são 17, 23, 30 cm, determinadas pelo tamanho da célula. O comprimento dos colchões pode ser de 3, 4, 5, 6 me o tamanho mais típico em uma vista superior é 3 × 2 m.
Através de cada medidor, partições transversais são instaladas para aumentar a rigidez. Os colchões Reno são assentados na base das paredes de retenção para distribuir as cargas, usadas na construção da paisagem para evitar o encolhimento da fundação.
Além disso, eles:
- revestimento de lugares, inclinações e declives suavemente inclinados;
- distinguir limiares, degraus, escadas;
- conserte o fundo dos reservatórios e piscinas.
Depois de comprar colchões com parâmetros padrão, você pode adaptá-los à superfície selecionada usando pinças e um fio de tricô, usando uma partição como montagem lateral.
Importante! O design dos colchões Renault é flexível, portanto, não é recomendável instalá-lo em uma nervura ao formar uma cerca sem prendedores adicionais na forma de vigas ou perfil de metal.
Gabiões cilíndricos
O nome dessa configuração fala por si só - é um formato cilíndrico de uma malha de aço hexagonal de tecido duplo com uma carga de pedra. O comprimento pode ser de 2, 3, 4 m, o diâmetro geralmente é de 65 cm. Nos gabiões cilíndricos não existem diafragmas e divisórias de rigidez, portanto são mais flexíveis e móveis, o que é conveniente para colocar em uma superfície irregular e cria uma pressão uniforme no solo.
Os cilindros são usados para proteger contra a erosão das margens dos rios, apoios de pontes. Colocados uns sobre os outros, eles formam uma estrutura compacta de pedra. A malha é feita de arame de aço de alta qualidade, revestido com uma espessa camada de zinco ou liga de zinco, que fornece resistência à ferrugem. Em um ambiente particularmente agressivo, bem como onde é necessária uma vida útil mais longa, o fio é revestido com um revestimento de polímero de proteção adicional.
Para reforçar o design, o fio das superfícies da aresta tem uma seção transversal maior que o material principal da malha. A flexibilidade da estrutura, a capacidade de suportar cargas externas e distribuí-las uniformemente ao longo da base possibilita o uso de gabiões no projeto de terraços e fortalecimento do solo em encostas e próximo a corpos d'água, criando ilhas artificiais, cercas, paredes, pilares e colunas decorativos.
Que materiais são necessários para os gabiões
As características dos materiais utilizados na fabricação de gabiões dependem da finalidade e das condições de uso das estruturas - muros de contenção, cercas altas, lagoas de reforço ou ornamentos decorativos.Em caso de dúvida, você pode verificar com os profissionais quais são os materiais mais adequados para o seu projeto.
Malha de metal
A escolha do tamanho da malha e da espessura do fio será um compromisso entre a rigidez das paredes do gabião, o tipo de carga utilizado e a quantidade de custos do material.
Na fabricação de gabiões, são utilizados dois tipos de malha:
- tecelagem dupla com uma célula hexagonal ou retangular;
- soldado - com células retangulares ou quadradas. Nesses gabiões, você pode escolher qualquer combinação de tamanho de malha e espessura do fio.
A durabilidade dos produtos é fornecida por uma malha de metal revestida com uma camada de liga de zinco e alumínio e protegida adicionalmente por uma camada de polímero. Isso confere resistência à corrosão, e o gabião pode durar até 100 anos.
A escolha dos parâmetros da malha (diâmetro do fio 3, 4, 5 mm) depende da carga planejada na estrutura. O fio para a fabricação da malha deve estar completo, não danificado, com as extremidades presas pelo método de torção, e a emenda é permitida apenas uma vez em um segmento de 20 m e não deve exceder 20 mm.
Hoje, a maioria dos gabiões é feita de aço galvanizado revestido ou aço inoxidável com pesos diferentes e diâmetros diferentes - pode ser hastes chatas, hastes. A malha de arame de metal em torno do material de enchimento é muito mais forte do que parece e, quando usada corretamente, atua como o principal reforço da estrutura, e não apenas da estrutura.
Pedra de enchimento
Para um uso mais prático dos gabiões, materiais pesados, fortes e sólidos são usados como material de enchimento e, na maioria das vezes, pedras são usadas como material de enchimento. Podem ser pedras grossas, cascalho, paralelepípedos, rochas a céu aberto, basalto, granito, mármore, calcário, ardósia, dolomita.
As pedras de preenchimento do Gabião estão associadas à natureza natural e combinam perfeitamente com a decoração da paisagem do jardim. Usando uma variedade de cores, você pode obter combinações e ornamentos de cores interessantes - por exemplo, uma base escura e um tampo claro.
Os elementos de enchimento devem ser pelo menos 60% maiores que as células da malha para não cair. Porém, amostras grandes não devem ser coletadas, uma vez que numerosos vazios são formados e a estrutura se torna escassa, imprecisa e menos estável. Estruturas maciças de pedra não apenas criam cercas duráveis, mas também suprimem perfeitamente ruídos - os sons são efetivamente espalhados na superfície irregular do material de enchimento.
Outra vantagem é a possibilidade de construção em uma superfície irregular, sem preparação preliminar do solo, devido ao grande peso do enchimento. Gabiões cheios de pedras resistentes às intempéries praticamente não desmoronam e não requerem manutenção. Eles também são ecológicos.
Outros enchimentos
Além das pedras, para um uso mais artístico dos gabiões, você pode usar como recheio tudo o que corresponde ao seu design, estilo, para dar ao jardim uma aparência especial:
- peças coloridas de azulejos e cerâmica;
- cortes de madeira, cones, cascas de coco, caules de bambu;
- latas de metal, pedaços de tubos e perfis;
- telhas, tijolos quebrados, panelas de barro velhas;
- Recipientes e caixas de plástico;
- Garrafas de vidro coloridas e pedaços de vidro;
- pedra artificial.
A luz penetra através dos preenchimentos transparentes de vidro e plástico, adicionando cor à composição. O efeito pode ser aprimorado instalando faixas de LED entre os blocos de vidro. Inicialmente, esse tipo de carga parece interessante, mas com o passar dos anos se deteriora, desmorona e é lavado pela chuva.
No entanto, é possível abrir gabiões e substituir o enchimento. Às vezes, outras espessuras de arame são usadas, pois pode ser necessária uma malha mais fina para evitar o vazamento de materiais de preenchimento menores.
Processo de criação de bricolage
Você pode criar um gabião a partir do estágio inicial - tecendo a base ou conectando elementos de redes compradas prontas. Como o escopo dos gabiões é amplo, uma variedade de produtos requer uma abordagem diferente para a fabricação. Abaixo está uma breve instrução sobre como fazer um canteiro de flores ou um vaso de jardim do gabião. Este design pode ser fixado na parede do jardim ou instalado no jardim.
Você sabe O primeiro, gabiões militares, consistia em leves cestos de vime cheios de terra, grama, folhas, senões e eram instalados na forma de "paredes" protetoras ao redor das armas.
Para a fabricação, você precisará de uma malha de arame galvanizada básica com uma espessura de 1,4 mm, um fio de tricô para montar os componentes estruturais em uma única unidade, grampos em forma de C, luvas, pinças, alicates, pedras com diâmetro maior que o tamanho da malha, sua planta favorita.
Procedimento
- Corte os elementos da malha de construção que formarão o fundo e os lados do gabião.
- Conecte a malha nos cantos à forma desejada com um fio de tricô para criar uma cavidade de enchimento interna.
- Depois de dobrar os fios, prenda a parte inferior do gabião se você tiver uma cesta pendurada em mente.
- Preencha o espaço entre as duas paredes com pedras. A cada 5-7 cm de enchimento, os elementos da malha devem ser presos com jumpers em forma de C, para que a malha não diverja sob o peso das pedras.
- Coloque os vasos de flores dentro da caixa de gabião e eles ficarão muito decorativos.
Ao criar um canteiro de flores do jardim, falta o fundo do gabião. A agrofibra é colocada no chão sob a construção, para que as ervas daninhas não germinem e a sujeira não chegue ao material de enchimento durante a rega ou chuva. Dentro da cesta, é instalada uma barraca tipo tubo soldado, que é preenchida com terra e uma planta é plantada lá. Projetos mais massivos são executados pelo mesmo método, apenas uma malha com uma grande seção transversal do fio é selecionadapara que o gabião não perca a forma sob o peso das pedras e forneça estabilidade, resistência e confiabilidade ao produto.
Os gabiões podem parecer um pouco rudes, mas seu charme depende de como e como são preenchidos. Pedras coloridas, pedaços de vidro, ornamentos forrados ou outras idéias interessantes tornam o jardim realmente atraente. A grande vantagem dos gabiões é a relação custo-benefício e a facilidade de instalação, e o design montado vai durar muito tempo.