Muitas vezes, jardineiros e jardineiros têm um problema: os cogumelos começam a crescer em um gramado caro recentemente plantado. E na maioria das vezes são mergulhões, difíceis de remover, mesmo com o uso de drogas profissionais. Este artigo descreve as principais causas do problema e apresenta os métodos mais eficazes de controle.
As razões para o aparecimento de cogumelos no gramado
Pode haver muitas razões pelas quais os cogumelos podem crescer em um gramado fresco. É importante determiná-los antes mesmo do uso de qualquer agente fungicida, para não introduzir em vão uma composição química prejudicial no solo.
Você sabe Uma atração única do parque nacional em Ofenpass (Suíça) é o cogumelo, que tem uma área total de 40 hectares (800 × 500 m).
Entre os motivos mais comuns pelos quais os cogumelos aparecem no gramado, podemos destacar os seguintes:
- Foi comprado um gramado muito barato, feito de misturas de baixa qualidade de grama e flores. Muitas vezes, esse produto contém micélio, ou seja, um micélio já preparado. Além disso, os especialistas observam que na maioria das vezes o aparecimento de cogumelos ocorre na compra de um gramado enrolado.
- Muitas vezes, surge um problema semelhante com a rega frequente do território, que provoca estagnação da água nas camadas superiores do solo e, como resultado, o desenvolvimento ativo dos esporos, o que leva ao crescimento de fungos. Uma situação semelhante pode ocorrer devido à ingestão constante de urina animal na grama.
- Alguns especialistas não recomendam a colocação de turfa sob o gramado, pois, neste caso, muita umidade aparece sob o gramado, o que também pode se tornar um impulso para o desenvolvimento do micélio.
- A causa mais simples e mais comum desse problema é a proximidade imediata do local com a floresta ou com várias plantas infectadas com micélio (árvores frutíferas, arbustos com menos frequência) que crescem perto de um gramado em um raio de vários metros. Nesse caso, as disputas simplesmente transportam o vento por todo o território próximo.
Na melhor das hipóteses, os esporos de champignon caem no gramado, embora isso seja extremamente raro. Mesmo neste caso, eles não são categoricamente recomendados para alimentação, porque não se sabe como os esporos caíram no gramado. Deixar cogumelos no local descoberto para maior crescimento como decoração também não deve ser feito, especialmente se houver animais de estimação ou crianças pequenas em casa (eles podem comer um cogumelo por engano). Todos os representantes mais venenosos deste reino devem ser eliminados rapidamente.
Como lidar com cogumelos no gramado
De qualquer forma, assim que vir os cogumelos no gramado, você imediatamente precisará começar uma briga com eles. Os métodos mais comuns que permitem que você se livre deles em pouco tempo são descritos abaixo. Vale a pena notar que o uso de apenas um desses métodos geralmente é ineficaz, - é por isso que é necessário realizar uma série de ações destinadas a combater o micélio tenaz.
Clima desfavorável para cogumelos
Uma das maneiras mais fáceis de se livrar dos cogumelos é criar um microclima inaceitável para eles. Para fazer isso, você precisa executar várias ações para alterar seu site.
Entre eles, os mais importantes são os seguintes:
- recomenda-se aumentar a cobertura do local (isso pode ser feito transplantando para outro local pequenos arbustos ou árvores que obscurecem o gramado);
- não permita que os animais defecem no gramado, pois seus excrementos aumentam a umidade e criam um ambiente favorável para a reprodução de bactérias;
- é necessário limpar regularmente as folhas, bem como tocos de árvores podres e vários detritos orgânicos, localizados no local;
- regar o gramado não vale a pena com muita frequência: isso deve ser feito apenas se necessário para evitar a estagnação da água nas camadas superiores do solo;
- sempre que possível, você precisa cortar a grama nos locais onde o micélio está localizado (todos os cogumelos encontrados neste caso devem ser queimados para evitar a propagação de esporos na área no futuro).
Aeração e escarificação
Muitas vezes, procedimentos como aeração e escarificação são usados para eliminar o micélio do local. Sua essência é remover as camadas superiores do solo e perfurá-lo para uma melhor absorção de água e nutrientes. Devido a isso, o fluxo de água da superfície do solo é otimizado. Às vezes, os jardineiros simplesmente soltam o solo com um ancinho padrão - essa também é uma maneira bastante eficaz de melhorar a qualidade do solo.
O primeiro procedimento de aeração deve ser realizado em abril, após o qual sua regularidade é reduzida a cada segundo corte de grama. Quanto à escarificação, é realizada apenas duas vezes ao ano: em abril e setembro. Para esse fim, você pode usar não apenas um ancinho ou outros dispositivos improvisados, mas também aeradores especiais.
Eles podem ser de dois tipos:
- Elétrico - possuam lâminas afiadas, com a ajuda das quais são feitas pequenas incisões no sistema radicular das plantas. Graças a isso, a grama cresce mais densamente e uniformemente. O número predominante de modelos tem uma potência de 1200 watts. Ao mesmo tempo, o preço médio desse dispositivo começa em US $ 80. Um bom produtor é Sadko.
- Gasolina - distinguem-se pelo maior ruído, embora possuam quase as mesmas características técnicas. A única coisa que se pode notar é a grande potência e autonomia dos aparelhos a gasolina, embora ao usá-los para fins domésticos, uma diferença especial não seja perceptível. Entre as melhores empresas estão Bosch e Husqvarna. Ao mesmo tempo, o preço desses aeradores é mantido em US $ 450.
Com o uso, os procedimentos de aeração e escarificação levam apenas alguns minutos, porque a velocidade do trabalho e a cobertura da área aumentam significativamente. Nesse caso, as lâminas não podem ser imersas no solo a mais de 10 cm, para não prejudicar gravemente o sistema radicular das plantas. Caso contrário, o gramado poderá começar a secar.
Calagem e lixamento
Esses procedimentos também são bastante populares na luta contra o micélio que apareceu no gramado. No caso de calagem, o solo é enriquecido com calcário, o que ajuda principalmente a reduzir significativamente a acidez. Este é um fator desfavorável para o desenvolvimento posterior de cogumelos no local: em tais condições, eles morrem rapidamente. O único inconveniente é que esse procedimento só possa ser realizado no final do outono.
Se cogumelos foram encontrados no gramado no início do verão, a espera é simplesmente impraticável. Nesse caso, o procedimento de lixamento é mais adequado. Para fazer isso, é necessário espalhar uma fina camada de areia com cerca de 2-3 mm de espessura na superfície da terra (pode ser misturada com cal em proporções iguais). Isso se tornará um tipo de drenagem para as plantas, o que também não permitirá que a umidade permaneça nas camadas superiores do solo por muito tempo.
Importante! Se você parar de regar a área onde os cogumelos foram encontrados, o micélio não se desenvolverá rapidamente e novas amostras não aparecerão por muito tempo.
Coleta manual
Especialistas também dizem que você pode tentar colher cogumelos manualmente. Esse procedimento leva muito tempo e esforço, mas é bastante eficaz. Se realizado regularmente, o número de cogumelos no local diminuirá significativamente, de modo a minimizar o risco de esporos no gramado. Nesse caso, é aconselhável remover os cogumelos, cortando-os diretamente sob a base.
Métodos populares de destruição
Existem muitos métodos populares que são eficazes no combate ao micélio no gramado. Um dos métodos mais eficazes é chamado de uso de agentes anti-sépticos. Eles ajudam a se livrar dos cogumelos, mas apenas se um grande número de tratamentos for realizado.
Para preparar um agente de pulverização para o local, é necessário combinar 40 g de sulfato de cobre em uma concentração de 0,2%, bem como 200 g de sulfato de ferro e 100 ml de detergente para lavar louça. O concentrado resultante deve ser dissolvido em 10 litros de água e depois despeje a área infectada com um regador.
É necessário realizar esse procedimento todas as semanas até que os cogumelos sejam completamente removidos.
Também existem casos mais negligenciados quando certas seções do gramado já estão muito escuras e se tornam completamente secas. Isso significa que a vegetação está completamente ausente deles. As pessoas chamam esse problema de "círculos das bruxas".
Nesse caso, é ideal remover o solo superficial até 15 cm, coletar novo solo, fertilizá-lo, tratá-lo com fungicidas e só então plantar um novo gramado, certificando-se de que o micélio se foi. Após as ações descritas, é necessário realizar um cuidado cuidadoso com o gramado para impedir que o micélio retorne ao seu habitat anterior.
Você sabe No final do século passado, o maior cogumelo porcini da história das observações documentadas foi encontrado em Wisconsin (EUA). Seu peso era superior a 140 kg e seu diâmetro era de 2 m.
O uso de fungicidas e fertilizantes
É ideal limpar o gramado de fungos com fungicidas que contêm nitrogênio. Isso ajuda a reduzir drasticamente o número de cogumelos, além de atrasar seu desenvolvimento e crescimento. Vale a pena prestar atenção que é necessário pulverizar não áreas individuais, mais afetadas, mas colônias de cogumelos inteiros. Também existem drogas em comprimidos e cápsulas que são depositadas diretamente no fundo da terra, no centro do micélio.
Uma das drogas fungicidas potentes é Agat-25K, que ajuda a proteger o gramado do desenvolvimento de fungos parasitas, além de melhorar a uniformidade do crescimento da camada gramada. A substância ativa desta ferramenta são bactérias inativadas.
O fungicida é vendido em pequenas garrafas com um volume de 10 G. Ao mesmo tempo, é necessário usar uma colher do medicamento (fornecido no kit), que é diluído em 3 litros de água. Depois disso, as plantas são abundantemente pulverizadas. Até 4 desses tratamentos são realizados com um intervalo de 20 dias entre cada um deles.
Não menos eficaz é o fluido de Bordeaux. Este é um fungicida clássico, feito com base em cobre. Não é apenas adequado para o tratamento de micélio, mas também lida com outras lesões e doenças de plantas, como oídio ou manchas pretas na superfície de arbustos e flores. O uso de líquido Bordeaux é necessário apenas nas proporções prescritas nas instruções da ferramenta.
A droga é usada como spray, que corta abundantemente as pernas dos cogumelos. Especialistas são de opinião que a pulverização deve ser feita uma vez por mês até a completa destruição do micélio. A frequência dos tratamentos pode ser aumentada em 2 a 4 vezes com fortes chuvas. A eficácia desta ferramenta na luta contra o micélio é de 85%.
Bastante popular no mercado é um medicamento chamado Chistotsvet. Sua vantagem é que ele é vendido na forma diluída, para que você possa usar o produto imediatamente após desembalar. O ingrediente ativo deste fungicida é o octanoato de cobre em combinação com vários ácidos graxos.
Também é importante o fato de que o nível de concentração do produto químico, embora afete os fungos, protege o restante do gramado contra queimaduras químicas. Você não deve usar esta ferramenta em tempo chuvoso, porque leva cerca de 48 horas para absorver a droga. É necessário fazer até 5 tratamentos com um intervalo de 4 semanas entre cada um deles.
Importante! Freqüentemente, o uso de fungicidas sistêmicos prejudica não apenas os fungos, mas também todas as culturas que estão dentro do raio da substância. Ao mesmo tempo, danos consideráveis são causados ao solo, o que reduz significativamente o rendimento.
Se você seguir todos os métodos acima, poderá se livrar rapidamente de um problema como os cogumelos no gramado. O principal é não executar o site no futuro, mantendo o nível desejado de umidade nele. Também é importante para um residente de verão trazer em tempo útil substâncias úteis e conduzir a aeração do território.