À primeira vista, uma escada que leva a uma varanda ou terraço pode parecer um detalhe insignificante, feito de acordo com o princípio residual. De fato, isso está longe de ser o caso. Antes de tudo, os passos para entrar na casa devem ser convenientes e práticos, para não tropeçar neles diariamente. Evidentemente, o componente estético deve ser levado em consideração: afinal, a entrada da sala de estar é um grupo de fachadas, em certa medida, a “face” de todo o edifício. E a primeira impressão da casa mais bonita e prática pode ser estragada por uma escada analfabeta projetada que leva à habitação.
A escolha de materiais para construção
A escada (entrada para a varanda) está localizada ao ar livre e está sujeita a várias influências climáticas (chuva, neve, sol). Portanto, se você deseja que essa construção dure por tempo suficiente, leve sua construção a sério.
Na maioria das vezes, esses materiais são usados para a fabricação de escadas:
- Árvore. A vantagem deste material é a simplicidade de trabalhar com ele; não é necessária a compra de ferramentas especiais. A maioria das pessoas com pelo menos a menor habilidade em carpintaria pode trabalhar com madeira. E o design das escadas é bastante simples, basta ter uma experiência de construção mínima e seguir as instruções exatamente. Além disso, as estruturas de madeira são ótimas e, se forem fabricadas com matérias-primas de alta qualidade, durarão mais de uma dúzia de anos. Porém, para isso, carvalho, faia ou larício precisam ser tratados com compostos protetores de pragas e os efeitos de ambientes agressivos.
- De metal. Uma excelente solução para a fabricação de escadas, no entanto, possui várias desvantagens significativas. Não é fácil trabalhar com metal, você precisa de habilidades no uso de uma máquina de solda, de dobradeira etc. Se você não tiver essa experiência, precisará entrar em contato com um especialista, o que implica custos financeiros, e o metal não pode ser chamado de opção de orçamento em termos de preço. Se você conhece o encanamento e a questão do dinheiro não o assusta, o metal é exatamente o que você precisa. Uma escada feita a partir dela durará mais tempo do que a própria estrutura. E sujeito a tratamento de superfície regular contra corrosão, ficará ótimo. Embora esse material seja utilizado com mais frequência, na fabricação de caixilhos e elementos individuais, os degraus e trilhos são feitos de madeira.
- Betão. Material universal, apesar de sua simplicidade e despretensiosidade em termos de status, esta é uma excelente solução do ponto de vista prático. O concreto pode ser combinado com qualquer outro material, e a própria estrutura pode receber qualquer forma arbitrária que sua imaginação possa suportar. Das deficiências, deve-se dizer apenas sobre a necessidade de preencher a fundação e por um longo tempo até que ela seque completamente (pelo menos quatro semanas).
- Tijolo. Material excelente, com algumas qualidades em comum com o concreto (facilidade de instalação, versatilidade), mas desprovido de muitas de suas deficiências: não há necessidade de fazer reforço de ferro, a forma correta do tijolo permite que você construa praticamente qualquer estrutura desejada etc. como para estruturas de concreto.
Requisitos de projeto
Apesar de as estruturas feitas de vários materiais possuírem características próprias, todas elas possuem características comuns e devem atender a certos requisitos, independentemente do que sejam feitas.
Entre esses pontos, cabe destacar:
- para estruturas de concreto e tijolo, é necessário fazer uma fundação monolítica;
- para a segurança das escadas, é aconselhável equipar a cerca com uma grade;
- altura do degrau - 17 a 20 cm, largura - 30 a 34 cm. Essas dimensões são ditadas pelas características anatômicas da pessoa comum. Esses parâmetros permitem que a maioria das pessoas desça e suba os degraus em um passo natural, "na máquina". Se a altura ou largura for alterada para um lado maior ou menor, a etapa se desviará;
- se o espaço permitir, o ângulo da escada não deve exceder 45 °;
- a largura mínima da escada, suficiente para um movimento confortável, é de 90 cm;
- é desejável que o número de etapas seja ímpar.
Você sabe Varanda - um anexo aberto ou envidraçado do edifício é um tipo de terraço. Essas estruturas arquitetônicas são familiares ao homem - o primeiro e talvez o mais famoso desses edifícios foram os famosos jardins da Babilônia.
Opções de etapa para a varanda
Primeiro você precisa decidir que tipo de escada você construirá. É necessário entender claramente o que exatamente você deseja ver, que tipo de estrutura você criará. A escolha do design é extremamente importante, pois será muito difícil refazer algo durante a construção. Além disso, o custo do trabalho depende do tipo de etapa que você instalará.
Entre toda a variedade de escadas, os desenhos dessas variedades podem ser distinguidos:
- Escada em caracol. Esse tipo de estrutura tem muitas vantagens (requer pouco espaço, parece ótimo). É uma excelente opção para a instalação de degraus projetados para elevação para o segundo andar. Mas há uma desvantagem significativa - é muito difícil calcular corretamente todos os detalhes dessa estrutura sem conhecimento específico. É necessário levar em consideração a altura do piso, a área disponível, a inclinação das escadas, a largura dos degraus e a massa de outros fatores.
- Marchando escadas em várias encostas. O design é bastante simples nos cálculos, fácil e rápido de instalar. Além disso, o princípio de construção de estruturas de madeira e metal é semelhante, apenas as características estruturais dos elementos de fixação diferem.
- Escada de canto com uma ou mais voltas. É usado em edifícios com um porão alto, com um porão no térreo, para elevar para o segundo andar. A resistência da estrutura é fornecida por plataformas intermediárias que são fixadas nas paredes do edifício da rua.
- Tijolo e concreto degraus de qualquer forma (oval, semicircular, etc.). Isso não quer dizer que essas estruturas sejam muito complicadas de fabricar, mas requerem alguma habilidade e paciência na construção. Mas esses esforços são mais do que justificados pela versatilidade e durabilidade das escadas. Além disso, você pode definir um limite de quase qualquer forma.
Depois de decidir sobre o tipo de design, você deve pensar em como as etapas serão anexadas.
Existem três métodos comuns de conexão:
Desenvolvimento do projeto
A próxima etapa é o desenvolvimento de um projeto detalhado e sua incorporação no desenho. Para que você não tenha nuances indesejáveis durante a construção, você precisará de um desenho em qualquer caso. Isso é necessário para que você possa verificar o projeto de construção a qualquer momento e, se necessário, fazer alterações. Antes de tudo, é necessário calcular o comprimento das escadas, a altura e a largura dos degraus.
Faça o seguinte:
- Usando um nível, desenhe uma linha horizontal no topo da escada. O comprimento total da estrutura deve ser indicado ao longo da borda do primeiro passo.
- Divida o comprimento total por 28 (a largura de um estribo) - você obterá o número de etapas. As frações são arredondadas de acordo com as regras da matemática.
- Usando uma linha de prumo, determine a altura geral da estrutura. Esse número deve ser dividido pela altura média de um degrau - 18 cm. Por exemplo, se a altura da borda do piso da varanda for 86 cm, 86/18 = 4,77. Arredondando esta figura, obtenha o número de elementos da escada - 5 peças.
- O próximo passo é calcular a altura exata dos passos. Para isso, 86 cm (altura total da escada) devem ser divididos pelo número de degraus - 5, obter 17,2. Essa será a altura de cada elemento.
- Agora você precisa calcular a largura das etapas. Para fazer isso, divida o comprimento total da escada pelo número de etapas. Por exemplo, a distância do piso da varanda até a borda do degrau inferior é de 1,24 cm. Ao dividir 124 por 5, você obtém 24,8 cm - a largura de uma banda de rodagem.
- Em seguida, você precisa determinar o número de kosour. A distância entre duas tranças não deve exceder 40 a 45 cm, ou seja, para uma escada com uma largura de 90 cm, devem ser feitos 3 elementos, para degraus com uma largura de 1,2 a 1,3 m, são necessárias 4 partes.
- Agora você precisa marcar os recortes sob as etapas no Kosoura. Para fazer isso, você precisa de um quadrado de banco. A marcação é bastante simples: marque a altura de um lado do quadrado e a largura do piso do outro.
- O primeiro em um futuro Kosoura deve indicar a altura do degrau. Para fazer isso, 34–36 cm devem ser retirados da borda do quadro e desenhar um ângulo reto a partir deste ponto, um lado da qual é a altura do elemento e o segundo é a largura.
- Desenhe a próxima saliência do ponto que limita a primeira, e assim por diante - todas as 5 etapas.
Construção por turnos DIY
Abaixo estão descritas em detalhes as principais etapas da fabricação de escadas a partir de vários materiais.
Fundação sob as escadas
Em princípio, não é necessário fazer uma fundação para uma estrutura de madeira, embora seja melhor prestar atenção a esse elemento. A madeira não será tão propensa a deterioração e deterioração, repousando sobre um travesseiro de pedra ou concreto triturado. Além disso, a presença da fundação não permitirá que a estrutura se estabilize com o tempo.
Importante! Independentemente do tipo de estrutura que você decidir construir, regularmente, em cada estágio, verifique a horizontal e a vertical usando o nível e o prumo.
Para uma escada de madeira, basta cavar um buraco com 30 a 35 cm de profundidade, cobri-lo com areia (10 a 15 cm) e cascalho ou cascalho por cima e bater no travesseiro. Então você pode derramar com cimento, mas pode deixá-lo desta forma, ele vai lidar completamente com sua tarefa. Para a construção de estruturas de concreto ou tijolo, é necessário preparar uma fundação reforçada monolítica.
Algoritmo de ações:
- Cavar um buraco 8-10 cm mais largo e mais longo que a base da escada. Profundidade - 35–40 cm Nas placas ou na folha OSB, faça a cofragem e instale-a no recesso. É bom derramar os elementos de madeira com água para que eles inchem e as lacunas entre as tábuas se tornem menores.
- Cubra o fundo do poço com material de cobertura. Conecte a gaiola de reforço do reforço e o fio de ferro, coloque-o dentro. Prepare uma argamassa de concreto da marca M-250. É feito de cimento, areia, cascalho e água (2: 4: 7: 1).
- Encha o poço da fundação com concreto, coloque a malha de reforço por cima e deixe secar completamente.
Escada em madeira
Para fazer uma escada de madeira, você precisará dessas ferramentas e materiais:
- placas (25 × 250 mm);
- impregnação protetora;
- serra manual ou serra de vaivém;
- serra;
- um cinzel;
- canto de metal;
- um martelo;
- chave de fenda;
- unhas
- parafusos autorroscantes;
- quadrado;
- nível;
- linha de prumo;
- um lápis
Importante! É permitido no processo de derramar a fundação para fixar cantos nela - para uma fixação mais baixa das escadas. Mas não há necessidade urgente disso: o design ainda se manterá normalmente, e a fixação adicional apenas complicará a tarefa de instalação, pois será necessário ajustar os elementos com maior precisão.
O procedimento para a construção de uma escada de madeira é o seguinte:
- No local selecionado, faça todas as medições necessárias (altura da escada, distância do degrau mais baixo até a borda do piso da varanda etc.), elabore um projeto e prepare um desenho.
- Na base da escada, despeje uma base de areia, cascalho e cimento. Reforçar esse fundamento não é necessário.
- Se a largura da estrutura for de 1 metro, é necessário fazer 3 kosour. Para que todo o kosour seja o mesmo, faça um pedaço de madeira compensada, no qual todos os elementos da escada são cortados. Para que os padrões e, posteriormente, os espetos, fiquem suaves, é necessário usar o quadrado de uma marcenaria.
- Usando um quadrado, levando em consideração todas as medidas, marque as placas (25 × 250 mm) sob a trança e corte as partes correspondentes. Os elementos podem ser cortados com uma serra manual ou uma serra.
- Em seguida, corte os degraus e degraus. Processe todos os elementos com um moedor.
- Quando todas as peças são polidas, você pode começar a montar e instalar a estrutura.
- Primeiro, as bordas superiores do kosour devem ser presas ao quadro, que será fixado diretamente na varanda. É melhor fazer isso com a ajuda de cantos e parafusos.
- As bordas inferiores do kosour também são interconectadas usando cantos de metal e uma placa que fica sobre uma placa de concreto.
- Após a instalação do kosour, são montados degraus (degraus) e tirantes.
- As etapas podem ser feitas de forma que o piso fique nivelado com o riser ou se sobressaia ligeiramente acima dele. Nos degraus, faça furos para o passado. O corrimão em si, além de contar com o passado, é anexado à varanda, por um lado, e ao degrau mais baixo, por outro. Corrija o pólen com pregos de metal ou madeira.
Antes da instalação, todos os elementos de madeira devem ser cobertos com impregnação de proteção da madeira, como “Tikkurila Eko Wood”, “Luxens”, “Pinotex Ultra”. Então seu design vai durar muito tempo.
Escada de ferro
Para criar uma estrutura metálica, você precisará de:
- perfil de metal 40 × 20 mm;
- máquina de solda e eletrodos;
- quadro 25 × 250 mm;
- madeira 30 × 50 mm;
- parafusos, porcas e arruelas;
- chaves de boca;
- cantos de metal;
- esmalte para trabalhos em metal externo.
Os princípios básicos da construção de uma estrutura metálica são, em muitos aspectos, os mesmos de uma escada de madeira. A diferença está no fato de que a estrutura e os espetos são cortados de um perfil ou canto de metal.
O progresso geral do trabalho é o seguinte:
- Primeiro você precisa construir uma base. Para tal estrutura, será suficiente cavar um buraco do tamanho apropriado e uma profundidade de 30 a 35 cm.Deite uma camada de areia (10 a 15 cm) no fundo, pedras trituradas do topo até a borda do recesso. Aperte bem a fundação e despeje-a com uma argamassa de cimento.
- As peças de metal devem ser conectadas usando uma máquina de solda. Dessa forma, são feitos espetos e elementos transversais, que os conectam em um único quadro.
- A partir do perfil de metal, crie os elementos do corrimão, o passado será soldado nas laterais das escadas, na parte superior - um canto ou canal de metal sob o corrimão. Todas as peças metálicas devem ser escovadas e pintadas com esmalte para uso externo (PF-115, Tikkurila Panssarimaali, ALPINA DIREKT AUF ROST, etc.)
- Quando a estrutura é montada, sua borda superior deve ser parafusada na borda da varanda com parafusos e porcas. Em seguida, a base de metal deve ser revestida com pisos de madeira. A decisão de configurar os risers depende de você, mas você pode ficar sem eles.
- Coloque grades de madeira em trilhos de metal, cubra-as com impregnação e verniz.
Estrutura de concreto
Para fazer uma escada da maneira acima, você precisará dessas ferramentas e materiais:
- cimento;
- areia;
- pedra britada;
- agua
- placas de cofragem;
- acessórios e fios de metal;
- malha de reforço;
- perfil de metal para guarda-corpo 40 × 20 cm;
- linha de prumo e nível;
- viga de madeira 30 × 50 mm;
- baldes;
- misturador de concreto (se houver);
- regra e espátula para concreto;
- azulejo de frente.
Você sabe Atualmente, para a construção de varandas e terraços, eles usam madeira termográfica - uma madeira especialmente tratada (até indicadores acima da temperatura de queima do material). Ao mesmo tempo, a estrutura molecular da madeira muda e torna-se imune a temperaturas extremas, precipitação, luz solar intensa e outros fatores ambientais agressivos.
Uma escada de concreto é uma ótima opção para a varanda. O principal é fazer a cofragem corretamente.
A ordem do trabalho é a seguinte:
- Primeiro você precisa preencher a base reforçada monolítica, sobre a qual a varanda será construída posteriormente. Como fazer isso foi descrito em detalhes acima.
- Cortar elementos de cofragem de placas ou placas OSB: dois elementos laterais e tirantes.
- Instale a cofragem pronta no local onde as etapas serão construídas. Todos os elementos de madeira do lado de fora devem ser reforçados com suportes, caso contrário, a cofragem pode desmoronar sob o peso do concreto.
- Coloque a gaiola de reforço dentro da cofragem. Deve ser feito de peças de reforço interconectadas por um fio de metal.
- É possível soldar uma estrutura que consiste em uma estrutura quadrada (será instalada diretamente na fundação) e 4 postes verticais (dois baixos e dois altos) a partir de um perfil de metal. Este será o passado, no qual você precisará soldar as guias dos trilhos.
- Para as etapas de vazamento, o concreto da marca M-250 é adequado. Como fazer isso foi descrito em detalhes acima.
- A construção de concreto deve ser regada periodicamente com água (se estiver quente na rua), no piso havia uma malha de reforço.
Dependendo das condições climáticas, a escada levará quatro semanas para secar completamente. A estrutura acabada pode ser coberta com ladrilhos e os trilhos de madeira podem ser reforçados nos trilhos de metal.
Vídeo: etapas concretas de DIY
Feito de tijolos
Para fazer uma escada de tijolo, você precisará desses materiais:
- tijolo;
- cimento;
- areia;
- agua
- baldes;
- espátula para trabalhar com tijolos;
- um martelo;
- nível e prumo;
- perfil de metal 40 × 20 cm;
- revestimento de azulejos;
- madeira 30 × 50 mm;
- verniz para cobrir trilhos de madeira;
- esmalte para pintura de peças metálicas.
Você pode construir uma escada de tijolos desta maneira:
- De acordo com um desenho previamente preparado, disponha os elementos estruturais: primeiro os elementos laterais e o estágio inferior.
- No nicho formado entre o degrau e as paredes laterais, despeje escombros, é bom compactá-lo.
- Na almofada de entulho, construa o segundo estágio para que os tijolos se sobreponham parcialmente ao primeiro estágio. Encher o nicho resultante com escombros e assim - até o topo.
- Cada superfície horizontal e vertical é monitorada por nível e prumo.
- Nos dois lados dos degraus inferior e superior, entre os tijolos, coloque peças de reforço para que se projetem de 3 a 4 cm para o exterior.Nelas, depois que toda a estrutura secar, uma peça será soldada na qual o corrimão precisa ser instalado.
- A estrutura final pode ser ladrilhada, mas o tijolo em si parece bom, para que você possa deixar as escadas dessa forma.
Você pode fazer uma escada para a varanda a partir de uma variedade de materiais. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. E embora as especificidades de trabalhar com madeira, metal, tijolo ou concreto sejam significativamente diferentes, as estruturas desses materiais têm muito em comum. O principal é conhecer os princípios básicos da construção e seguir rigorosamente o desenho, observando certas regras.