Um mirante é o sonho de muitas pessoas que possuem uma casa com um jardim ou um terreno. Ele não apenas executa funções práticas, mas também pode se tornar uma excelente adição visual ao espaço da paisagem. O artigo abordará os tipos de mandris, a escolha dos materiais e as medidas práticas para sua construção no pátio de uma casa particular.
Tipos de mandris
Gazebo conveniente e prático no jardim - uma solução simples e útil para a melhoria e decoração do site. Aqui você pode organizar um local de descanso, reuniões, abrigo contra o sol quente, chuva ou vento de verão, equipar uma oficina para trabalhos confortáveis e precisos, uma academia, um home theater, um parque infantil ou apenas ler um livro em silêncio e solidão, se houver iluminação adequada.
Existem pavilhões abertos de verão e construções fechadas que podem ser usadas o ano todo. Às vezes, existem opções intermediárias quando a estrutura do verão é isolada por períodos frios, mas esse uso requer custos adicionais de materiais e tempo para arranjo. A escolha de erguer um mirante com ou sem paredes depende do objetivo da estrutura. Se este é apenas um local de descanso e solidão, os modelos fechados com uma entrada são ideais e, para um local de reunião, é melhor equipar uma estrutura aberta por todos os lados, onde todos os convidados terão livre acesso ao centro.
Pavilhões também podem ser construídos de madeira. Uma grande variedade de formas e estilos de gazebos, bem como planos para estruturas destacadas e de convés, oferecem uma ampla escolha para o proprietário do site e a possibilidade de imaginação criativa ao implementar o projeto.
Se você quiser equipar um local sombreado no jardim, poderá construir uma pérgola para isso, que proporcionará sombra e um pouco de luz solar, uma vez que não possui um teto em branco. Mas, para proteger da chuva e organizar uma área de churrasco, um mirante sob o teto será uma excelente solução. Deve ser grande o suficiente para acomodar um conjunto confortável de móveis de jardim e para todos os membros da família e convidados.
Se uma grade for usada no mirante, deverá ser fornecido um orifício de ventilação, e muitas vezes uma das paredes perto da qual um incêndio é aceso é feita de pedra. Não é apenas prático e seguro, mas também tem aparência moderna, embora aumente os custos de construção. Uma estrutura simples pode ser construída perto da cerca ou ao lado de uma casa de campo na forma de uma varanda com um dossel, que tem um teto comum com a estrutura principal. Esta versão do gazebo é fácil de construir e econômica.
Você sabe O caramanchão redondo é chamado de rotunda, e a construção em uma colina para admirar a vista ao redor é um mirante. Os ingleses chamam de gazebo, e os eslavos - altanka.
O gazebo tradicional do jardim tem paredes, um telhado e um piso. No entanto, você pode fazer uma versão mais barata na forma de um pavilhão. Esses tipos de estruturas são desprovidos de pisos e paredes laterais. Os pavilhões mais leves são feitos de grades de aço envernizado, cobertas com tecido impregnado (à prova d'água). A montagem rápida e fácil e os materiais leves tornam possível mover a estrutura para lugares diferentes e, no inverno - desmontar e armazenar até a primavera, por exemplo, em uma garagem.
Onde colocar no quintal
Os dias em que móveis de plástico e bancos simples martelados dominavam os jardins são coisa do passado. Hoje, o jardim deve ser considerado como outro cômodo da casa, uma sala verde de verão, no dispositivo e no interior do qual se deve investir amor e imaginação. Afinal, é aqui que os dias e as noites de verão são passados ao ar livre, e esse local deve oferecer um mínimo de furtividade e acesso conveniente. Dois pontos principais na escolha de um local é a aparência do mirante, para que ele não viole a harmonia do jardim e se encaixe na paisagem e no local, proporcionando um aconchegante canto com sombra.
Para relaxar, escolha um lugar calmo e tranquilo, de preferência na parte de trás do jardim, longe da entrada principal e da rua. Pode ser um gramado, um território à sombra de árvores e arbustos, por um riacho ou um reservatório artificial. Um local para almoçar ao ar livre ou para festas é melhor equipar-se mais perto de casa para facilitar a arrumação da mesa. Idealmente, quando o caramanchão é cercado por vários lados por uma vegetação exuberante, isso permite, em certa medida, isolar o local e proporcionar maior liberdade no uso diário. E, é claro, você precisa construir um mirante longe da garagem, da lata de lixo e do banheiro.
Trabalho preparatório antes da construção
Construir um mirante pode ser um projeto de construção simples ou complexo, dependendo do plano escolhido, portanto, antes de começar o trabalho, avalie corretamente seu nível de habilidade e capacidade material, colete mais informações sobre os métodos.
Seleção de assento
O trabalho preparatório começa com a seleção de um local para construção - o terreno deve ser suave, sem declives, falhas e outras irregularidades. Depois de escolher um local para construção futura, é necessário limpar, remover detritos vegetais, cortar e arrancar o mato e as árvores. É muito importante que a base sob a estrutura esteja bem alinhada, o que garante a subsequente montagem correta da estrutura e sua estabilidade.
Preparação do desenho
Pérgulas são freqüentemente usadas em paisagens de jardins, e os projetos variam de complexos e caros a simples, com um investimento mínimo. Muitas vezes, o design clássico minimalista é composto principalmente por quatro pilares e barras transversais ao longo do topo.
Mesmo uma estrutura tão pequena e simples requer algum design e preparação do desenho para estimar os custos do material, fazer uma referência ao terreno, levar em consideração o cultivo de árvores e não se confundir durante o processo de construção na sequência de montagem da estrutura, fabricação das peças necessárias.
A escolha do material para construção
A construção deve começar com a seleção dos materiais de construção mais importantes, cuja lista exata deve ser preparada juntamente com os desenhos do projeto e comprada tudo o que for necessário. Se falamos de materiais de construção, a lista é muito extensa, mas o custo do projeto dependerá da escolha dos componentes utilizados - madeira, metal, concreto, plástico, vidro, madeira serrada, parafusos, porcas e parafusos para conexão.
Importante! O material que será usado para a fabricação da estrutura deve estar bem protegido contra condições climáticas adversas.
Os mandris de madeira são considerados os mais simples, pois esse material é fácil de usar, não requer ferramentas especiais e as habilidades de trabalho são fáceis de dominar. Está sendo fabricada madeira impregnada com proteção contra umidade, mofo, fungos e insetos. Em muitos supermercados, você pode encontrar kits prontos e itens individuais fornecidos com as instruções de montagem.
Eles incluem:
- vigas de suporte de estrutura;
- uma viga de madeira medindo 9 × 9 cm;
- tábuas aplainadas 2 × 20 × 200 cm - podem ser usadas para paredes e telhados;
- elementos a céu aberto que são ótimos para paredes decorativas.
Durante a montagem, prendedores de madeira, acessórios, espaçadores e âncoras de aço que serão incorporadas à montagem também serão úteis. Materiais alternativos para o gazebo são aço, vidro, pedra e plástico.
O mirante feito de peças forjadas ou tubos de metal curvos é uma construção leve e se encaixa bem em uma pequena área do jardim. Todos os elementos devem ser pintados para proteger o metal da corrosão. Um edifício de pedra pode ser projetado a partir de uma parte de tijolo, concreto ou base de pedra das paredes e o topo, retirado por uma estrutura de treliça ou vidro. Esse design pode ser usado como armazenamento de inverno.
Construção passo a passo
Escolhendo um local, elaborando um desenho e decidindo sobre os materiais, você pode prosseguir diretamente para a construção. É aconselhável ter habilidades básicas nesse assunto, especialmente se ele deve funcionar com pedra ou metal. No entanto, não se trata de criar um edifício residencial, portanto, os requisitos para a construção não são tão rigorosos.
Colocação de fundações
A primeira etapa da construção é a preparação e assentamento da fundação. A estabilidade e durabilidade da estrutura dependem do trabalho realizado corretamente. Irregularidades, direções mal calibradas, impermeabilização inadequada podem levar à destruição do edifício.
A área da árvore é marcada com estacas com uma corda esticada. Em seguida, eles começam a formar a base do mandril.Em geral, os pilares de concreto sobre a argamassa de cimento são depositados no solo a uma profundidade de 70 a 80 cm, com um intervalo de não mais de 1 m. Ancoragens ou perfis de metal são anexados a eles, nos quais o restante da estrutura é montada.
O número de fundações de pontos depende do número de colunas de suporte verticais anexadas a elas. Para estruturas abertas leves, com uma fina grade inglesa e um telhado simples, basta colocar várias lajes de concreto ou pedras de pavimentação para nivelar a base. Se o caramanchão for pesado (com pilares de tijolo ou pedra), forme uma laje de fundação de concreto com uma espessura de 15 a 20 cm Para proteger a estrutura da água, a fundação deve estar pelo menos 10 cm acima do solo.
Arnês inferior
A confiabilidade e a durabilidade do mirante dependem de peças fundidas de alta qualidade. O arnês inferior distribui a carga e serve como um suporte sólido para as vigas de retração do piso e das paredes; portanto, ele deve ser fixado com segurança à fundação da estrutura, aguardando a secagem completa do concreto. Essa é a chave para uma vida útil longa e estabilidade estrutural.
Ancoragens ou perfis de metal são presos à fundação e a estrutura de madeira do mirante é montada sobre eles. A madeira não deve entrar em contato direto com o solo ou o concreto - tijolos queimados ou blocos envoltos em material impermeabilizante são colocados sob as vigas.
O mirante com o chão também pode ser colocado diretamente no chão, desde que o solo esteja perfeitamente nivelado e compactado, e o material do mirante da parte inferior esteja bem saturado. Nesta fase, o mais importante é que as vigas estejam perfeitamente alinhadas e localizadas em ângulos retos.
Importante! O nivelamento deve sempre ser verificado com um nível de líquido e uma linha de prumo.
Pilares e trilho superior
Quando o chicote inferior estiver pronto, você poderá começar a instalar os suportes verticais, determinando sua posição usando o nível e a fita métrica. Todo o trabalho é realizado da base ao telhado. O trabalho começa em uma parede, fixando suportes de madeira verticalmente a distâncias iguais, com a ajuda de cantos e lança de metal, e o piso é disposto com vigas. Para fixações e juntas, são utilizados perfis metálicos, âncoras, conexões, parafusos, pregos e parafusos.
Para um design simples, basta quatro colunas que formam o quadro da estrutura. Eles devem ficar em cada canto do mirante ou estar a uma distância de cerca de 1,5 m um do outro na forma de uma estrutura redonda, e o teto deve repousar sobre postes. O arnês superior foi projetado para combinar as paredes da estrutura em um único todo. Distribui uniformemente a carga entre as paredes, o teto e o piso.
Nas vigas da parede, o arnês superior do mirante é construído a partir de tábuas com perfis especiais. Depois de colocar a primeira camada, o ângulo reto entre as paredes é verificado. Os elementos individuais são empilhados um sobre o outro e cuidadosamente batidos com um martelo de borracha usando uma placa de montagem. Com a fixação correta dos pilares e chicotes, a carga na fundação é distribuída uniformemente, as partes individuais da estrutura são firmemente conectadas, o que garante a estabilidade da estrutura como um todo.
Telhado e coberturas
No arnês superior do caramanchão, são colocadas vigas do piso e, em seguida, as vigas e vigas do telhado são montadas. Os telhados dos mandris podem ter formas diferentes, dependendo das preferências individuais - plana, empena, seis eixos, abobadada e toldo.
Os telhados dos edifícios modernos dos jardins são geralmente cobertos com telhas de madeira ou betuminosas. Esta é uma solução barata e fácil, mas não a única. O telhado pode ser feito de chapa metálica leve (por exemplo, aço corrugado) ou ardósia de pedra. Uma alternativa interessante é um telhado de esteira de palha de estilo rústico.
Tipos de materiais de cobertura:
- Telhas de madeira É uma prancha de carvalho, abeto, abeto e larício, dividida ou cortada, extremamente resistente a influências ambientais negativas. É estético e se encaixa perfeitamente no ambiente, o que é muito importante para os mandris de jardim.
- Telhas É feito de fibra de vidro (núcleo) cercada por betume, o que garante estanqueidade e durabilidade, e a camada superior é prensada ou pintada em pó mineral ou cerâmico. Coloque-o em telhados com uma inclinação de mais de 12 graus. Em superfícies mais planas, recomenda-se o uso de uma camada de primer, que garanta estanqueidade. A instalação é simples, rápida e segura - eles começam na linha inferior, subindo gradualmente até o topo do telhado e sobrepondo faixas de telhas com uma sobreposição. Uma vantagem importante é a leveza do material, importante para os mandris de jardim, cuja estrutura de suporte geralmente não é muito durável.
- Telhados de plástico de policarbonato é uma solução alternativa para telhas. É um plástico forte e durável. As folhas são conectadas umas às outras com sobreposição ou com a ajuda de travas (elas também fixam plástico com vigas). Existem dois tipos - branco e transparente. As bolachas brancas transmitem cerca de 35% da luz difusa, agradável e macia, enquanto as bolachas transparentes transmitem até 72% da luz solar, por isso é recomendável que sejam usadas apenas em mandris onde é necessária luz natural intensa.
- Revestimentos leves de chapa ou metal corrugado barato, mas menos estético. Pode ser telhas de aço galvanizado, cobre, zinco ou alumínio. O último material é o mais leve, o que é importante na escolha de um telhado para um gazebo de jardim.
- Revestimento de palha ou cana Tem uma aparência original e elegante, mas, apesar da leveza do material, torna o telhado pesado, pois absorve a umidade e requer um sistema de suporte forte que pode suportar cargas pesadas. Esses tipos de telhados geralmente são colocados por especialistas e o trabalho dura vários dias.
- Ardósia de pedra - Este é um telhado de classe elite. Difere em durabilidade, durabilidade e beleza, material ecológico. O ladrilho assume várias formas e a solução mais simples são elementos retangulares ou arqueados (geralmente cobrindo o telhado com "escamas de peixe"). Como é um material pesado, eles não são recomendados para cobrir os telhados de mandris leves com uma estrutura de suporte fraca.
Sexo
A instalação do mirante no chão ou na grama, é claro, é uma solução simples e barata, mas o solo nem sempre é liso e, em condições climáticas adversas, a umidade e a sujeira entram no interior, o que pode danificar o próprio mirante. Ao escolher um material para o piso, você precisa prestar atenção à estética e funcionalidade. Deve ser bonito, fácil de usar, durável e não requer proteção adicional.
Para esse fim, uma variedade de materiais é adequada:
- a arvore - tem uma aparência natural, se encaixa perfeitamente no espaço do jardim e combina bem com móveis de jardim; as placas são montadas ao derramar a base de concreto sob o mirante.Mas a umidade afeta negativamente o piso de madeira, o que leva à destruição das tábuas. Proteção de impregnação é necessária para aumentar a durabilidade;
- telhas do terraço - O piso parece esteticamente agradável e resistente a mudanças atmosféricas. A variedade de espécies e variedades permite que você escolha um material que imita concreto, madeira ou pedra natural, e os azulejos resistentes ao gelo suportarão os longos meses de inverno;
- pedras de pavimentação - menos estético e frio, mas com alta resistência e durabilidade, não é danificado por insetos;
- lajes de concreto - se encaixam rapidamente, resistentes a mudanças nas condições climáticas e na umidade, duráveis, mas na categoria estética perdem para a madeira;
- pedra natural - o mais durável de todos os materiais, não tem medo de água, intempéries e danos mecânicos, parece esteticamente agradável, perfeitamente combinado com espaços verdes. Mas o processo de modelagem é complexo e requer certas habilidades;
- plástico - uma maneira rara de cobrir o chão de um prédio é despejar material de poliuretano em uma mesa preparada.
Decoração e decoração
Quando o mirante estiver pronto, você poderá começar a decorar - organizar o interior, planejar a iluminação e adicionar móveis e acessórios. Os móveis mais comuns são uma mesa grande, cadeiras e, possivelmente, um sofá. A escolha dos móveis deve depender não apenas do objetivo da estrutura, mas também de seu tamanho. Para uma empresa grande, em vez de cadeiras separadas, um banco é mais adequado e a mesa deve ser o local central do mirante.
Geralmente eles escolhem móveis de madeira, que, em regra, combinam com o estilo do caramanchão, mas a madeira não pode suportar as mudanças nas condições climáticas da rua. Portanto, vale a pena considerar a possibilidade de usar móveis de jardim de technotang, plástico ou metal, mas não parece mais tão bom.
Você sabe No Renascimento, os mandris se tornaram populares nos jardins dos mosteiros, como santuários e locais para meditação. Quatro mandris no Louvre foram construídos na França no século XIV, e o estilo francês influenciou seu design em outros países.
Embora os dias de verão sejam longos e o sol se ponha tarde, a iluminação adequada do mirante é de grande importância. Luz quente e não muito brilhante criará aconchego, e as lâmpadas localizadas corretamente irão decorar o espaço dentro do edifício. Você pode economizar um pouco no consumo de energia se usar fontes de energia solar.
O caramanchão, que é parte integrante do jardim, fica ótimo quando plantado com vegetação. Uma excelente solução seria flores em vasos, um jardim vertical verde, trepadeiras e arbustos. Alguns deles têm a capacidade de repelir mosquitos e podem ser inestimáveis nas noites quentes de verão. Para decoração, é aconselhável escolher um tema específico e selecionar acessórios neste estilo e cor. Podem ser pingentes de vários tipos, sinos que, quando o vento se move, emitem um som delicado. Extras práticos, como encostos macios e travesseiros, não devem ser esquecidos.
Portanto, um mandril bem erigido e cuidadosamente equipado pode se tornar o elemento central de qualquer jardim, onde os membros da família e os convidados se divertirão. Muitas opções diferentes de construção e decoração permitirão que você escolha um design que combine bem com a paisagem e enfatize a individualidade do proprietário.